Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe para Core i3 9100F


Ir à solução Resolvido por cleiton2040,

Posts recomendados

  • Solução

No caso do i3-9100F, você deve pesquisar por placas mãe de socket FCLGA1151 que suportem 9ª geração

Por experiencia pessoal, não recomendo nenhuma da PCWARE, eu compraria essa aqui, ou essa

 

Tem algumas mais baratas com chipset H110, mas não são tão boas quanto essa, o barato pode sair caro.

 

Se for procurar alguma por conta própria, não esqueça de verificar se ela suporta 9ª geração, já que o socket 1151 abrange 3 gerações (7ª, 8ª e 9ª),


A 9ª geração, do i3-9100F, é a geração mais atual do socket 1151, então, placas feitas antes da 9ª geração obviamente não sabem da existência da mesma, logo, se você tentar ligar provavelmente não vai dar vídeo, e pra resolver só atualizando a BIOS, e pra isso vai precisar de algum processador de geração mais antiga e algum conhecimento e experiência com isso, ou pode levar a um técnico

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JosephJr disse:

Tem algumas mais baratas com chipset H110, mas não são tão boas quanto essa, o barato pode sair caro.

Louvável a tentativa em ajudar, mas cuidado com as indicações. H110 não funciona com 8ª e 9ª gerações. Somente 6ª e 7ª. Mesmo que seja o mesmo socket, elas não tem retrocompatibilidade (obrigado Intel por criar essa lambança).

 

@Pedro Henrique Paranhos Não recomendo o 9100. A geração não é boa e já está morta. A 10ª é muito superior e a 11ª já está batendo na porta. Recomendo pegar o 10100. Ou então Ryzen. O 10100 é um 4/8 com bom desempenho em jogos e leva bem multitarefa. É um pouco mais caro? Sim. Mas durará muito mais tempo com um desempenho satisfatório. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Kleber Peters disse:

Não recomendo o 9100. A geração não é boa e já está morta.

então mano, eu não sei qual é o seu conceito de morto, mas pra mim morto é o meu phenom II x2 565, que é o motivo de eu querer trocar o processador e mudar pra ddr4 também, não jogo jogos muito pesados, costumo a jogar lol, csgo e gtaV e o 9100f roda bem esses 3 jogos, e já estou usando esse phenom a 10 anos, eu suporto bem suave usar esse i3 por mais 10 anos se for o caso, talvez se eu estivesse com um orçamento maior eu pegaria o 10100 mas não é o caso, mas de quaisquer forma agradeço sua recomendação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Henrique Paranhos EXATAMENTE, não entendo essa galera que fica falando de plataforma morta, o processador é bom? É BOM, roda os jogos que eu jogo? RODA, é mais barato que os ryzen? SIM, então já era po, só esse phenom seu é mais velho do que muita gente kkkkkkkkkkk isso sim é ultrapassado, eu usava meu fx6300 desde 2014 e ainda dava um caldo, esse ano peguei um i5-7500 e ainda fui julgado por pegar plataforma morta HUAEUAHEHA como se fosse um lixo o processador kkkkkkkkk 

@Pedro Henrique Paranhos Essa B365M da MSI é boa e suporta a 9° geração pode ir nela sem medo https://www.kabum.com.br/produto/114332/placa-m-e-msi-b365m-pro-vh-intel-lga-1151-matx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu recomendo esticar pouco mais o orçamento e pegar esses:

a320m

ryzen 5 1600

 

porque recomendo isso? processador com 6 núcleos e 12 threads, enquanto o i3 9100 é 2 núcleos e 4 threads, o ryzen vai ter uma vida muito maior, e rodará muito melhor seus jogos, sem falar enquanto em multi-tarefas, o preço com o ryzen e a a320m ficou 110 reais mais caro, eu investiria.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Em benchmarks naturalmente o Ryzen se sai melhor mesmo, por ter mais núcleos e threads, mas isso não significa que ele é superior em jogos, no dia a dia, processamento de vídeos e tal, sim ele é melhor, mas em jogos pode ver testes no youtube que o i3-9100f tem desempenho superior com mais FPS, porém o seu uso fica em 100%, normal pra um 4/4, diferente do ryzen que fica em uso mais baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
50 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@G7 log i3-9100f é 4/4, o ryzen tem mais cores e threads, mas 99% dos jogos não usam isso, tanto é que o ryzen fica em 60% de uso na maioria dos games, e tem FPS menor do que o i3 kkkkkkkkkkkkkkkkkk

41 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@G7 log Em benchmarks naturalmente o Ryzen se sai melhor mesmo, por ter mais núcleos e threads, mas isso não significa que ele é superior em jogos, no dia a dia, processamento de vídeos e tal, sim ele é melhor, mas em jogos pode ver testes no youtube que o i3-9100f tem desempenho superior com mais FPS, porém o seu uso fica em 100%, normal pra um 4/4, diferente do ryzen que fica em uso mais baixo.

O Ryzen 5 1600 AF é muito melhor escolha que um Core i3 9100F para jogos, conforme explicado, detalhe a detalhe, em resposta que já foi dada anteriormente:

 

 

 

O motivo de indicarmos processadores como o Core i3 10100 e o Ryzen 5 1600 AF no lugar de um Core i3 9100F é simples: o último geralmente é encontrado com preço muito próximo aos dois anteriores, enquanto ao mesmo tempo é muito mais limitado.

 

E, ao contrário do que você disse, o padrão atual dos jogos AAA (que realmente são pesados) é utilizar muito mais que 4/4. Não é à toa que mesmo os processadores de entrada agora são 4/8 (os 4/4 estão descendo a nível de Pentium, abaixo dos Core i3):

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, e não tem motivo para discordar que o R5 1600 é um processador melhor para jogos, porém como eu já disse antes o I3 9100F atende minhas necessidades(que já citei elas também) e o R5 1600 vai além delas, e para minha classe social, esses 100 reais é um dinheiro que faz bastante falta, tanto é que o pc que vou montar inicialmente vai ter apenas 4gb de ram só futuramente vou comprar mais um pente, já pesquei bastante sobre o 9100F e estou ciente das suas limitações, mas é o que eu posso pagar, obrigado pela recomendação de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pedro Henrique Paranhos disse:

então mano, eu não sei qual é o seu conceito de morto, mas pra mim morto é o meu phenom II x2 565, que é o motivo de eu querer trocar o processador e mudar pra ddr4 também, não jogo jogos muito pesados, costumo a jogar lol, csgo e gtaV e o 9100f roda bem esses 3 jogos

Bom, o conceito de morto é de uma geração que já não é mais fabricada e que tem, por consequência, opção de manutenção e upgrades limitadas por conta disso. OK. Seu objetivo é atendido hoje, mas e amanhã? Além de eu ter enganando dizendo que era bom se o fizesse, fica aquele gostinho de "podia ter gastado um pouquinho mais e agora não teria este problema". 

 

3 horas atrás, leonardobr_ disse:

EXATAMENTE, não entendo essa galera que fica falando de plataforma morta, o processador é bom? É BOM, roda os jogos que eu jogo? RODA, é mais barato que os ryzen? SIM, então já era po, só esse phenom seu é mais velho do que muita gente kkkkkkkkkkk isso sim é ultrapassado, eu usava meu fx6300 desde 2014 e ainda dava um caldo, esse ano peguei um i5-7500 e ainda fui julgado por pegar plataforma morta HUAEUAHEHA como se fosse um lixo o processador kkkkkkkkk

Quando você dá uma opinião para alguém num fórum, ela deve partir da premissa de que você está passando o melhor cenário possível. E não, não é um "bom processador" se, com um pouco mais, você compra algo muito melhor e que te servirá por muito mais tempo. O fato de atender suas necessidades agora podem te trazer uma frustração no futuro. Hardware no Brasil é muito caro e as pessoas ficam anos com seus equipamentos. Te dou toneladas de exemplos práticos sobre isso, mas citarei apenas 1: um amigo comprou uma RX550. Falei pra ele comprar uma mais forte, mas o argumento dele foi exatamente o seu: roda o que eu quero, meu monitor é 1366... etc. Depois ele passou a usar uma TV fullHD como monitor e saiu Red Dead 2. Adivinha? Não conseguiu jogar. Tá lá chateado, juntando uma grana absurda pra comprar uma placa nova pois na época não quis (e ele podia) gastar 400,00 a mais pra pegar uma 570. E dizer que você não fez uma escolha boa (algo óbvio) não é julgamento. É apenas uma informação para balizar uma escolha futura. Eu mesmo sempre aproveito as opiniões contrárias às minhas pra aprender. Eu mesmo uso um i5 2400 há vários anos e ainda me atende, apesar de minha glorioza HD6570 (que não me atendia mais) ter morrido ontem, após 11 anos de muito uso. Minha placa não reconhece a RX 550 e nem a GTX 1660S que peguei emprestado pra testar. 😢

 

1 hora atrás, Pedro Henrique Paranhos disse:

e para minha classe social, esses 100 reais é um dinheiro que faz bastante falta, tanto é que o pc que vou montar inicialmente vai ter apenas 4gb de ram só futuramente vou comprar mais um pente

Cara, realmente limitações de orçamento são complicadas. Hardware no Brasil está muito caro. Lamento sinceramente que você não possa comprar algo melhor. Nem entro no âmbito do merecimento, pois acredito que todos ralamos muito para conseguir nossas coisas. Espero que seu 9100F atenda suas necessidades e faça você feliz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Mas é exatamente isso que estou falando, você falou, falou e usa um i5-2400 kkkkkkkkk eu sou assim também, usava um fx6300, mas comecei a jogar warzone e dava umas lagadas, troquei pro i5-7500 ta safe, roda no médio a mais de 60fps, de resto não jogo nada pesado, então me atende perfeitamente, cada um tem seu estilo de jogo, tem os que querem rodar o jogo a 8k full ultra mega HD, tem os que querem jogar no médio e de boas e tem os que jogam tudo no low, cada um é cada um, por isso acho meio paia ficar falando que processador mais antigo ou que não seja lançamento é ruim ou fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Mas é exatamente isso que estou falando, você falou, falou e usa um i5-2400

Uso sim... mas agora na troca vai ser um R5 1600 AF. Queria um 3600x? Com certeza, mas aí não são 100,00 de diferença, são 1.300,00. M

eu i5 é bem melhor que era seu FX. É pouca coisa inferior ao seu i5 atual, cerca de 11%, e é CINCO gerações mais velho. Já da 9ª pra 10ª o salto foi gigantesco (gracias Ryzen) O 9100 me atenderia? Acho que não pois teria praticamente o mesmo desempenho e não faria sentido trocar. E depois, nova troca só daqui 10 anos novamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters É tudo muito relativo ao valor que você tem pra gastar, acho muito zoado quando o cara vem perguntando "quero uma placa-mãe para i3-9100f" ai vem gente falando que com 100-200 reais a mais da pra pegar um processador melhor, MAS É LÓGICO, quanto mais dinheiro mais produto melhor você adquire, só saber comprar, e no final ninguém responde a pergunta do post 😕 

@Kleber Peters Em relação ao comparativo que você fez entre o i5-2400 e o i5-7500 tem uma diferença bem grande, o i5 de 7° bate muito mais FPS do que o de 2°, só ver testes no Youtube, se fizesse o comparativo com um de 4° geração até que vai, mas o de 2° é forçar a amizade kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
22 minutos atrás, leonardobr_ disse:

...ai vem gente falando que com 100-200 reais a mais da pra pegar um processador melhor, MAS É LÓGICO, quanto mais dinheiro mais produto melhor você adquire, só saber comprar, e no final ninguém responde a pergunta do post 😕 

Há produtos que são, simplesmente, compras ruins. Não porque são necessariamente ruins, mas porque não compensam, já que o valor é alto em relação ao que oferecem considerando outros produtos à venda no mercado. E, sim, o Core i3 9100F é uma compra ruim por esse motivo. Sempre ressaltamos isso para que o autor do post leve em consideração. Algumas pessoas, ao tomar ciência do fato, preferem esperar mais um pouco para juntar algum dinheiro que garantirá um produto muito superior, e é por isso que destacamos a questão. ;)

 

Aí cabe ao autor do post decidir o que fazer. 

 

6 horas atrás, Pedro Henrique Paranhos disse:

Concordo, e não tem motivo para discordar que o R5 1600 é um processador melhor para jogos, porém como eu já disse antes o I3 9100F atende minhas necessidades(que já citei elas também) e o R5 1600 vai além delas, e para minha classe social, esses 100 reais é um dinheiro que faz bastante falta, tanto é que o pc que vou montar inicialmente vai ter apenas 4gb de ram só futuramente vou comprar mais um pente, já pesquei bastante sobre o 9100F e estou ciente das suas limitações, mas é o que eu posso pagar, obrigado pela recomendação de todos.

Por quanto você encontrou o Core i3 9100F? E qual seria o resto da configuração? Você tem uma placa de vídeo para usar com ele (pois não há vídeo integrado)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Em relação ao comparativo que você fez entre o i5-2400 e o i5-7500 tem uma diferença bem grande, o i5 de 7° bate muito mais FPS do que o de 2°, só ver testes no Youtube

Sério mesmo? Com qual placa de vídeo? Coloca uma placa mid que estes "muito mais FPS" vão para o espaço. Te pergunto: você coloca placa de vídeo top num i5? Acredito que não. Meu amigo tem um 7400 com uma 1050Ti. Não vi muita diferença pro meu rodando com uma 960. Coisa de 10 FPS no Black Ops III. Pra mim isso não é "muito mais"

55 minutos atrás, leonardobr_ disse:

e no final ninguém responde a pergunta do post 😕 

Mas ela já foi muito bem respondida pelo colega @JosephJr .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o porquê da discussão de socket morto, se é suficiente pra quem usa, então use, posso me botar como exemplo, eu uso um i5-2400 de 2011, é bem "antigo" e dá pra considerar como socket morto, mas e é suficientemente bom pra mim, consigo jogar todos os jogos que baixo, se é suficiente pra mim, então por que vou trocar por um i5 de 10ª geração? Se eu sentir que devo, posso só botar um i7-3770k e overclockar.

A mesma coisa acontece com o amigo @Pedro Henrique Paranhos, se ele julga um i3-9100F bom pro uso dele, então não tem motivo pra ir pra uma 10ª geração, ainda mais se ele só vai jogar, a diferença de FPS em diferentes gerações é mínima, pode usar esse video como exemplo, quase não existe diferença entre o meu i5 de 2ª contra um i5 de 8ª em FPS, já que o que mais determina desempenho em jogo é a placa de vídeo, então deixa ele ser feliz sem pensar "pô, a 11ª geração tá chegando ai né, vou ter que pagar 500 conto e ter que me preocupar em vender meu kit atual pra ganhar 2FPS", se ele por algum acaso sentir que o processador não tá rendendo, essas placas suportam até mesmo um i9-9900KS, quem é que vai dizer que um i9-9900KS não tá dando conta do recado?

 

Gostaria também de aproveitar pra corrigir minha recomendação, como o nosso amigo @Kleber Peters corrigiu, as placas com chipset H110 não suportam 9ª geração, as minhas 2 recomendações de placas por menos de 500 reais continuam

Caso queira desembolsar algo mais, ou só procurar por um chipset diferente, os chipsets que suportam 9ª geração são: H310, B365, B360, H370, C246, Q370, Z370, Z390

As diferenças são que os chipsets Z370 & Z390 suportam overclock de CPU, GPU e RAM (Caso queira overclockar, tem que ser um dos 2 chipsets)
Os chipsets B365 & Z390 suportam 9ª geração nativamente, o resto precisa de alguma atualização de BIOS pra ter suporte, e só dá pra atualizar com um processador de 8ª geração (esses chipsets não suportam 7ª geração), cabe ao vendedor ou fabricante verificar/atualizar a BIOS, a gente tá em 2021, acho difícil alguma placa nova vir com uma bios de 2017 ¯\_(ツ)_/¯ mesmo se tiver medo, pode pegar a placa-mãe que o colega @leonardobr_indicou, o chipset B365 vem nativamente com suporte a 8ª e 9ª geração, você só vai perder o 802.11ac integrado e vai ter uma litografia 8nm maior no chipset, mas vai ganhar suporte a RAID, Optane & Intel smart sound (Eu pegaria a B365M pelo suporte à RAID, não sei se é relevante pra você.

 

Caso queira ter uma lista completa, pode ver essa wiki em inglês na wikipedia, de onde extrai as informações acima

 

Eu disse qual placa compraria, mas não falei do processador, pois não é o foco do tópico, porém, caso queira minha opinião, eu compraria um i5-9400F ao invés do i3-9100F se o dinheiro desse conta, mas não tem problema caso não queira ou consiga, mesmo o i3-9100F sendo inferior ao i5-9400F, é superior ao meu i5-2400, que eu digo que é suficientemente bom pra tudo o que eu faço, se o i5-2400 é bom, o i3-9100F é melhor, e faço umas coisas bem pesadas, como jogar GTA 5 & fazer streaming com + de 10 abas do chrome abertas ao mesmo tempo (nesse momento tô com 19 abas abertas + vsc rodando um bot do discord + outros 7 aplicativos abertos & 0 lag), além de menos de 20% de uso da CPU (Por que vou querer comprar um i5 de 10ª geração?) 😛image.png.102e1936b356cb8b451e2e048a1146f5.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, cleiton2040 disse:

Não sei o porquê da discussão de socket morto, se é suficiente pra quem usa, então use, posso me botar como exemplo, eu uso um i5-2400 de 2011, é bem "antigo" e dá pra considerar como socket morto, mas e é suficientemente bom pra mim, consigo jogar todos os jogos que baixo, se é suficiente pra mim, então por que vou trocar por um i5 de 10ª geração? Se eu sentir que devo, posso só botar um i7-3770k e overclockar.

A questão não é usar socket morto, tanto que tenho um 2400 igual o seu firme e forte. Mas agora comprar um socket já morto. Enfim... Trocou de nick?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2021 às 16:56, KairanD disse:

Por quanto você encontrou o Core i3 9100F? E qual seria o resto da configuração? Você tem uma placa de vídeo para usar com ele (pois não há vídeo integrado)?

média 650 reais, a config seria, i9100f, 1x4gb 2400mhz GT730 1GB GDDR5(um dos motivos de estar economizando dinheiro no processador), Gigabyte H310M S2P 2.0 e uma CV450w da corsair

OBS: A placa de vídeo eu já tenho e uso ela a 2 anos já que o vídeo integrado do phenom não suporta os jogos então a 730 da um jeito ainda, e a fonte também já tenho e como o 9100f já vai sufocar minha placa de vídeo eu penso em comprar outra mais pra frente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Kleber Peters disse:

A questão não é usar socket morto, tanto que tenho um 2400 igual o seu firme e forte. Mas agora comprar um socket já morto...

Não considero alguém que tá pegando um i3-9100F como alguém que tá pegando um socket morto, não dá pra pegar uma 10ª geração, mas da pra upar pra i5, i7, i9..., não é um socket que você não vai ter chance de upgrade
 

 

17 horas atrás, Kleber Peters disse:

Enfim... Trocou de nick?

troquei sim, ontem tava ajeitando o meu perfil, botando uma foto, assinatura, vinculando conta, e resolvi trocar pro nome que uso em todo lugar, e também queria saber o que acontece com as menções (@Kleber Peters) quando alguém troca de nome

 

Em 25/01/2021 às 12:05, Kleber Peters disse:

Eu mesmo uso um i5 2400 há vários anos e ainda me atende, apesar de minha glorioza HD6570 (que não me atendia mais) ter morrido ontem, após 11 anos de muito uso. Minha placa não reconhece a RX 550 e nem a GTX 1660S que peguei emprestado pra testar. 😢

F pra sua HD 6570, o pc do meu amigo com i3 3240 também não reconheceu essas placas, e a gente tem a mesma placa-mãe, e acabou chegando à conclusão de que o fato da placa-mãe ser pcie 2.0, só suportar gpu 2.0 (a gente testou várias placas, todas 2.0 deram vídeo, nenhuma 3.0 deu, coincidência demais pra ser só coincidência), e como posso ver, a sua HD 6570 também é 2.0 image.png.77a3e9a8151b675cf7e3ff0b7daf1308.png, e a RX550 & GTX 1660S é PCIe 3.0. Só pra eu saber, qual é a sua placa-mãe? aparentemente o problema que eu e meu amigo tem é só de BIOS

Eu também tô procurando uma placa de vídeo pra substituir minha GT 520, jogo GTA online e na heist de cayo perico ela não dá conta, só fica acima de 24fps se eu olhar pro chão, não dá pra matar ninguém olhando pro chão, então, o que você conseguia rodar na sua HD 6570? só o que quero mesmo é fazer a heist de cayo perico liso, mesmo que seja no low

7 horas atrás, Pedro Henrique Paranhos disse:

média 650 reais, a config seria, i9100f, 1x4gb 2400mhz GT730 1GB GDDR5, Gigabyte H310M S2P 2.0 e uma CV450w da corsair

 

cara, você vai passar bastante sufoco com 1 pente em single channel de 4gb, só pra avisar, não sei se vai rodar muito jogo, a placa de vídeo é boa pro gasto, só o que mata é essa memória, só com chrome (4 abas) e discord aberto tô usando 4gb de ram, vai ser bastante sufoco
image.png.7780090b305b12775fc9953c8cb3dc23.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...