Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde pego o 5v isolado para o optoacoplador


Posts recomendados

Tenho uma dúvida ao fazer uma placa stand Alone c/ arduíno 

Vou utilizar optoacopladores para isolar o sinal 5v do ci para acionamentos de.mosfets e triacs que acionam 220v ou 24v. Mas minha dúvida é como isolo a saída isolada.

Cheguei a pensar em colocar um segundo regulador de.tensão para fornecer os 5v só para as saídas dos opto.

Ou posso solimplesmente usar os 5v que alimentam o ci, com alguma proteção (caso for isso, o que devo usar de componentes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O OPTO recebe os 5v do pino do micro,com isso ele 'fecha' contato em seus terminas na 'saída',na verdade os 5v que recebe do micro acende um led interno.

Com isso esses 5v que voce estava pensando em fornecer ao OPTO não existe ou tem função nenhuma em relação a 'saída'.

 

circuito-de-interface-para-microcontroladores-optoacoplador-circuito.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tenho saídas 24dc e 220ac

 

Vou utilizar o esquema do @vtrx no 24 e da @.if nós 220.

 

Vi que o esquema dc seria pra 12dc. Preciso mudar algo para 24?

 

 

Outra dúvida, aqueles módulos relé de arduíno, tem opto. Como seria o esquema deles?

O 5vdc do pino aciona o opto e o 5vdc geral que alimenta o módulo relé que aciona o relé em si. Isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Thiago Miotto disse:

. Como seria o esquema deles?

Google ajuda você...😁 (clique)

8channel_RelayModule-OptoRelayChannelDat

Pra operar, você precisa jumpear o jumper. Pra paranóia por isolação melhor e não usar o 5V do modulo arduino pra não sujá-lo, você precisa alimentar pino 1 Jumper e gnd E de Q1 com 5V independente.

No caso acima o relé é acionado com 0V... nível 0... digitalwrite(x,0) no pino do mc. Portanto o contrário de...

9 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O 5vdc do pino aciona o opto

😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Paranóia por isolação melhor e não usar o 5V do modulo arduino pra não sujá-lo

😁

O que ocorria enquanto eu fazia o software usando um uno e 3 módulos relé, é que as vezes o arduíno reiniciava sozinho durante o acionamento ou desacionamento dos motores.

 

Isso que eu alimentava o arduíno por fonte própria ligada nos 220v.

Então creio que o que fazia ele reiniciar seja o arco no 5v de acionamento.

 

Me passou algo pela cabeça agora, será que nao excedi a carga que o uno (que é um genérico smd) pode gerar, e isso que causava o reset?

 

De qualquer forma, estou pensando em usar 2 7805 (um pro mc e outro pra acionamento dos relés, triacs e mosfets), ou seria melhor usar só um regulador de tensão com mais corrente e com melhor capacidade de filtrar ruidos?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

as vezes o arduíno reiniciava sozinho durante o acionamento ou desacionamento dos motores.

Isso era devido à "frutisse" do arduino aliada a sua inexperiência pois há técnicas de blindagens em hw e sw que não sinto vontade de repetir. Pesquise minhas publicações 😁

Pode e deve sim usar um regulador exclusivo pro seu precioso sensível e outro pra parte "maxa" da coisa. Mas tem que prestar atenção à distribuição das correntes/layout e afins de modo que a maxa não parasiteie a do arduino (já publiquei sobre). E também há a questão da isolação pelo opto como me leu acima: 5v's isolados... pode ajudar.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Talvez eu esteja com muita pressa. Entendi que a demanda real é por uma fonte "garantidora", inclusive da qualidade (ou seja, sem ripple relevante), e não tanto por isolação.

 

Mas, voltando ao optoacoplador:

 

A corrente no LED interno altera seu brilho; por consequência o tanto que o sinal luminoso faz abrir a chave (analogicamente).

 

Um optoacoplador é uma chave com luz ao invés de contato elétrico. Eu entendo assim: o brilho do LED substitui o curso de um potenciômetro (que seria o que chamei de "chave analógica" — como uma torneira).

 

Mas @.if, fala aí, o que é o MOC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...