Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questão sobre transistores T305, T306 e T308, da PCI-230, linha Compo Gradiente.


Nelsaraiva

Posts recomendados

Olá, pessoal, boa-noite.
Aqui estou, de novo, com uma outra questão, que pode até simples demais para os que sabem, mas misteriosa para mim. É o seguinte: também eu gosto muito dos Gradiente linha Compo, tanto que tenho um M-1660 e um M-246. Ambos usam a mesma placa de potência -a PCI-230-, sem nenhuma diferença. Ocorre que -por razões que não merecem ser declinadas aqui- resolvi usam um outro gabinete, com dissipadores nas laterais, bem maiores que os originais Gradiente. O gabinete está pronto e também as placas do circuito -a do pré, a de tonalidade e a de potência, que é a dita cuja PCI-230. Acontece que, no gabinete original, essa placa tem, em cada canal, 3 transistores -o T-305 (BC548B), o T-306 (BC548B) e o T-308 (BC558B)- que ficam encostados (por meio de presilha mola) ao dissipador dos transistores de potência (T-318 e T-319). Ao encomendar o layout da placa de potência (uma placa para cada canal), eu solicitei ao profissional que projetasse um dissipador de aluminio para atender aos ditos transistores. O dissipador ficou projetado com as dimensões de 10mm x 10mm x 70mm.
Agora, na hora da montagem, ouvi comentários de que tais transistores seriam de um circuito "de proteção", motivo pelo qual os mesmos devem ficar encostados no mesmo dissipador dos transistores de potência, assim como o tiristor NTC-301.
E essa é a questão. O comentário é procedente? Caso não seja, usarei a placa que mandei fazer, a qual já tem um dissipador pronto para ditos 3 transistores  Mas, se procedente, então isso me obrigará a modificar o layout da placa, o que me tomará mais tempo e outros 500 reais. Dito isso, e trazendo a imagem do respectivo esquema (autêntico Gradiente) da dita cuja PCI-230, suplico, a quem souber, puder e quiser me dar uma ajuda, um esclarecimento acerca. Desde já, apresento minha gratidão pela atenção e gentileza que merecer.

 

1709429865_PCI-230(EsquemagenunoGradiente).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os transistores pequenos que ficam encostados no dissipador servem pra "sentir" a temperatura dos transistores grandes e adequar a corrente de acordo com o uso aparelho. 

 

Se não colocar os transistores lá o amplificador pode queimar, já que não haverá controle do ganho. 

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
22 horas atrás, Nelsaraiva disse:

Obrigado, Renato, pela confirmação, e obrigado BCP pela ótima dica, que vou adotar. Nesse caso, será que 10cm de fio seria um tamanho aceitável?

Os que já vi os fios eram de +ou- 5cm, mas não acredito que 10 cm seja muito prejudicial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BCP disse:

Os que já vi os fios eram de +ou- 5cm, mas não acredito que 10 cm seja muito prejudicial. 

Os resistores envolvidos nessa parte do amplificador fica na casa dos 1k, também não tem RF e sinais que podem captar zumbidos. 

Portanto os fios não influenciam muito no funcionamento. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...