Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC está dando choque


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

5 minutos atrás, Cleo Luiza Cardoso disse:

Gostaria de saber se este problema pode causar avarias nos componentes do PC, como queimar placa-mãe, processador, etc Obrigado

Olá @Cleo Luiza Cardoso , Sem aterramento seu PC e todos os equipamentos eletrônicos da sua casa estão desprotegido contra surtos de tensão ou descargas atmosféricas sem contar que também representa riscos para o usuário (choque elétrico). Esta situação infelizmente é bem comum no brasil.  A NBR5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc. Se no seu prédio não existe circuito de terra, reclame com o sindico do condomínio, pois é obrigação do condomínio manter  manutenção e bom funcionamento dos sistemas do prédio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cleo Luiza Cardoso

 

Tirando o choque, tem a possibilidade de danificar algo que você ligue ao PC, como um pendrive ou similares pois, se o PC tá dando choque, seria pra descarregar a energia estática da carcaça dele.. E isso vai acontecer de alguma forma, seja por você encostando nele ou outra coisa..

 

Pro PC em si, não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Permita-me visão prática...

Possua uma baratíssima chavinha de teste pra testar e evitar levar choque. Pode ser útil em outras situações.

Inverta o plug da tomada e reteste com sua chavinha adquirida no parágrafo anterior. Ou veja se reduz o choque.

O de 3 pinos não dá pra inverter. Use um adaptador mesmo que isso suscite vibrações de verdadeira agressividade técnica.

Pra aplacar o sentimento acima, lembremos que é só pra teste... ou não 😁

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, Eder Neumann disse:

mesmo com fase e neutro invertido na tomada o pc nao deveria dar choque

De fato. Mas tem equipamentos em que há um capacitorzinho muito chato entre o gnd do produto que geralmente vai no chassi e neutro da rede. P.ex. já vi em carregador de celular. Por isso é  recomendável seguir o padrão de conexões da tomada pois o fabricante supõe que tal conexão vai pro neutro. Na tomada tem até um indicador N zinho  quase invisível, ninguém dá bola penso que nem mesmo o instalador.

O próprio filtro de linha usa ter um par de capacitor entre as fases e terra. Caso não haja o terra ou este desconectado, pode haver sim um choquinho ou formigamento principalmente se for 220 fase fase.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Nunca soube se é melhor ter ou não ter capacitor cerâmico Y  entre fase-terra/neutro-terra pra quem não tem aterramento e utiliza a tomada padrão 3 pinos, mesmo essa tomada de 3 pinos faltando ligação do aterramento, com neutro e fase na polaridade correta.

 

o fabricante Clamper diz que é normal esse ''diferencial da metade da tensão ou seja,~ 57V em ~127V entre fase e terra..." só que eu, particularmente eu, não sei se é seguro.

 

Supondo que seja um capacitor cerâmico Y que é aprovado por orgãos internacionais de qualidade -- onde no curto dle não irá dar choque -- a tensão que ele ''descarregará'' no neutro ou no pino de terra é confuso pra um leigo como eu. Seja capacitor Y ou apenas os famosos 102 ou 103 1/2kV, eles jogam residual no neutro.

 

Um Clamper Multiproteção dos antigos  (2014)  na casa do meu primo sem aterramento estava descarregando 12V no neutro. Abri, retirei os capacitores entre fase-terra/neutro-terra (que na verdade não eram Y... eram 103 1kV) e o problema sumiu. Não aconselho ninguém a abrir filtro de linha e retirar esse capacitor. Se retirar de forma errada pode explodir a tomada ou dar choque. Como não sou engenheiro elétrico ou eletricista não vou recomendar ou desaconselhar filtros de linha com capacitor entre fase-terra e neutro-terra, porém em casas onde não tem aterramento e mesmo assim instalam a tomada de 3 pinos, eu prefiro filtros de linha sem o tal capacitor entre fase-terra/neutro-terra. Que eu saiba tem o Margirius 3001, porém ele não tem a função DPS. Existe até, mas é difícil encontrar o Margirius com filtro X2  (fase-neutro/fase-fase) com varistores, o mais comum é sem varistor, somente fusível de vidro + capacitor X2 fase-neutro

 

Esse tipo de questão só alguém com muito conhecimento pra explicar se há vantagem ou não, se há perigo....

 

Lembrando que dentro das fontes de PC há 4 ou até 5 capacitores Y(as fontes mais baratas usam o mesmo capacitor do iClamper 5 e 8, capacitores esses que são apenas cerâmico, não passaram por testes de segurança, ou seja, não são classificados como Y).

 

Eu esqueci qual usuário aqui uma vez recomendou gabinete com reforço em borracha com isolação, onde o ser humano não terá contato com a área metálica que possa dar "choquinho". Eu fiz testes e não recomendo: de pés descalsos com chave de teste na parte metálica de uma geladeira sem aterramento chegou a dar 46V. Com tênis esse valor caiu para mais ou menos 15V. O aterramento é extremamente importante e deve ser feito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...