Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BSOD recorrente desde a formatação, safe mode funciona normal e UBUNTU também


Posts recomendados

Boa noite pessoal,  tudo bem?

 

Sigo com o seguinte erro,

 

Formatei o PC com a ISO cedida pela Microsoft, depois disso só tive dores de cabeça, BSOD atrás de BSOD, já mexi com as memórias, HDs, Placa de vídeo e não consigo descobrir o porque disso tudo, vou anexar os memorydumps para ver se algum de vocês consegue me dar algum luz.

 

Desde já grato!

 

Specs

 

CPU: AMD Ryzen 5 3500X
GPU: AMD Radeon RX550/550
SSD: Kingston A400 120GB
RAM: Kingston HyperX DDR4 2133 C14 2x4GB
MBD: Asus PRIME B450M-GAMING/BR

 

Minidumps.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema, eu estou procurando qual drivers está dando problema e não acho, já instalei todos os que estão no site da placa-mãe e o da placa de vídeo, mas mesmo assim os BSOD não param. Antes de eu formatar ele funcionava normalmente.

 

Obs.: Os BSOD começaram antes de eu instalar qualquer coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

4 dos 5 dumps estão apontando para o erro IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, sendo que o 5º dump aponta para SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED_M. Ambos estão relacionados a prováveis falhas de drivers (o que é confirmado pelo fato do problema não ocorrer no modo de segurança).

 

Os únicos drivers de terceiros que você tem no seu PC são da AMD, sinal de que foram corretamente baixados do site do fabricante e alguma versão bugada está causando o problema, ou foram baixados a partir de atualizadores de drivers.

 

image.png

 

1- Preciso saber:
- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
- Você faz overclock no seu PC?

 

2- Baixe o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Tire uma print APENAS da tela inicial e envie no seu próximo post:
https://www.ccleaner.com/speccy/download
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Samir Mathias Dificilmente será a memória RAM. Defeitos em memórias geralmente fazem com que diferentes erros de telas azuis sejam gerados, sendo que, no seu caso, 4 dumps apontam para a mesma falha.

 

Ficamos com duas opções:

1- Usar o DDU para remover o driver de vídeo e de áudio.

Citação

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo e o driver de áudio, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Não instale nenhum driver após fazer isso, tente utilizar o PC normalmente por algum tempo com os drivers-padrão fornecidos pelo próprio Windows e veja se o problema persiste.

Após esse teste, se o problema persistir, isso indica que o responsável não era o driver de vídeo.

Independente do resultado, vá no site do fabricante da placa de vídeo e baixe ali os drivers.

 

Como você disse que já instalou os drivers e o problema começou a ocorrer, tentaremos então utilizar uma versão mais antiga do mesmo driver.

Vídeo (Versão 20.9.1 16/9/2020) https://drivers.amd.com/drivers/win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.9.1-sep29.exe

 

Áudio (Versão 6.0.8702.12019/06/11): https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/01AUDIO/DRV_Audio_RTK_SZ_RTK_TSD_W10_64_VER6087021_20190611R.zip

 

Chipset (Versão 2.05.04.3522020/08/25) https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/03CHIPSET/DRV_Chipset_AMD_AM4_SZ_TSD_W10_64_V20504352_20200716R.zip

 

2- Execute um Driver Verifier para descobrir qual é o culpado pelo problema (siga atentamente os procedimentos deste tópico caso for executa-lo):

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

@Samir Mathias image.png

 

Dos 5 dumps, 2 estão apontando para o rt640x64.sys e afd.sys, que são drivers relacionados a rede.

 

image.png

 

Outro também está com registros apontando para tarefas que executaram procedimentos relacionados a rede.

 

image.png

 

Seu driver de internet está com a data de 26/05/2020. Recomendo que tente atualizar o driver diretamente do site da sua placa-mãe:

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/04LAN/DRV_LAN_Realtek_8111x_SZ_TSD_W10_64_V10425262020_20200717R.zip

 

Se não funcionar, baixe a versão mais antiga disponível no site da sua placa-mãe (desinstale o anterior antes de instalar este, pressionando Windows + R > digite "devmgmt.msc" (sem aspas) e tecle Enter > Adaptadores de rede > Botão direito no driver de rede > Desinstalar dispositivo > Excluir driver deste dispositivo > OK): 

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/04LAN/Realtek_LAN_Driver_WIN10-64_V10.26.328.2018.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa pela demora, o computador fica na casa da minha namorada então difícil conseguir acesso a não ser nos fds.

 

Resposta das perguntas

  • XFX 650 PRO
  • Diretamente na tomada
  • Nenhum periférico avulso
  • Sem overclock
  • Não foi utilizado nenhum atualizador de drivers (pois os erros começaram logo depois da formatação)

Desde já grato!

Samir Mathias

 

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, venho novamente recorrer a esse post e atualizá-lo com os mais novos minidumps.

Ultimas procedências:

- Dia 13/03 às 21h eu removi todos os drivers possíveis que podem ser baixados pelos site da placa-mãe e instalei aqueles de antes de outubro/2020 (que foi quando comprei a placa e a mesma estava funcionando perfeitamente).

- Desinstalei o driver Microsoft Kernel Debug Network Adapter.

- BSOD que ocorreu no dia 14/03 foi diferente dando o erro DPC Watchdog Violation.

 

Segue os LogsColetados.

 

Desde já grato!

Samir Mathias

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Samir Mathias Por algum motivo não recebi mais notificações desse tópico, exceto hoje... Peço desculpas.

 

image.png

 

Log acima indica uma falha de hardware.

 

image.png

 

raschap.dll e rasppp.dll são drivers relacionados a rede. Provavelmente isso indica uma falha na placa de rede.

 

1- Atualize seu BIOS (é perfeitamente possível um erro de BIOS fazer com que o Windows aponte para falhas de hardware).

 

2- Tente adquirir um adaptador wireless para utilizar a internet via Wi-Fi para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...