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Tela Azul Iniciando Windows e em momentos aleatórios


Ir à solução Resolvido por Frib 2K4,

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Ao iniciar o Windows me deparei com 2 erros seguidos de tela azuis, com o nome: auto boost lock acquisition with raised irql e em alguns momentos aleatórios de uso do computador recebo telas azuis como: page fault in nonpaged area. Todos os drivers estão atualizados, fiz a atualização pelo driver booster versão pro da STEAM. Fiz o procedimento do Driver Verifier e logo após a reinicialização foi mostrada uma tela azul, segue os arquivos .dmp em zip.

Screenshot_2.png

 

<download removido por GabrielLV>

 

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@JoãoGGP A primeira coisa a se fazer é desinstalar esse Driver Booster, drivers devem ser baixados do site do fabricante.

Envie o print dos outros dumps do BlueScreenView por gentileza.

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@Frib 2K4 Assino embaixo. Driver booster é enganação, instala drivers obsoletos e conflitantes, de quebra costuma trazer uns malwares. Driver bom é driver da fabricante da MB. No caso de GPU é só ir no site da AMD ou Nvidia.

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7 horas atrás, JoãoGGP disse:

Fiz o procedimento do Driver Verifier

Por a caso fez isso seguindo os procedimentos do meu tutorial? Se sim, peço que a partir de agora só pense em executa-lo novamente caso seja orientado a faze-lo (coisa eu eu explico no tutorial).

 

image.png

https://www.clubedohardware.com.br/topic/1511009-como-usar-o-driver-verifier-no-diagnóstico-de-telas-azuis/

 

7 horas atrás, JoãoGGP disse:

Fiz a atualização pelo driver booster

Analisando os dumps, não há um driver em específico sendo apontado como culpado. Fora que o driver verifier apontou uma falha para um driver do próprio Windows (o que iremos desconsiderar pois é muito raro o próprio Windows ser o responsável por uma tela azul, e também, nos procedimentos do driver verifier que explico no tutorial acima, você deve desmarcar TODOS os drivers da Microsoft da lista de drivers antes de executar a analise).

 

Drivers devem ser baixados do site do fabricante e não por programas de terceiros pois costumam causar problemas. O problema muito provavelmente está sendo causado por alguma atualização problemática feita por este software, portanto, acesse-o e desfaça toda e qualquer atualização que ele tenha feito. Após isso, desinstale-o do seu PC.

 

Caso não consiga reverter as atualizações, então tente restaurar o sistema com um ponto de restauração.

Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e tecle Enter > Restauração do sistema.

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@GabrielLV Certo, o problema é que não tenho nenhum backup antes da instalação destes drivers.

@Frib 2K4 Tinha um certo preconceito com o driver booster, não utilizava, porém vi uma postagem do Gabriel Torres indicando o software, pessoa que não é irrelevante no cenário.

@WOZ Dods Tenho uma B450M Aorus, poderiam indicar quais drivers devo baixar no site da Gigabyte?.

@GabrielLV Fiz o procedimento do driver verifier para agilizar o processo caso fosse requerido os dmp depois.

Teria alguma outra forma de remover os drivers baixados pelo Driver Booster? não possuo o backup.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

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@JoãoGGP Clique com o botão direito em Iniciar> Gerenciador de dispositivos, vai no driver que você atualizou> botão direito> propriedades> aba driver e vá em "reverter driver", faça isso com todos os drivers que você atualizou.

Essas BSOD's parecem algo relacionado ao kernel do Windows, você usa algum ativador ou programa crackeado?

Abra o Powershell ( Admin) e digite os códigos:

chkdsk /r 

sfc /scannow
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

Reinicie o PC, repare que pode demorar... NÃO interrompa o processo!

 

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31 minutos atrás, JoãoGGP disse:

Tenho uma B450M Aorus, poderiam indicar quais drivers devo baixar no site da Gigabyte?.

Chipset (o mais importante), Audio e LAN, o mais recente de cada categoria para seu sistema. Pode precisar do utilitário de controle de RGB e de atualização de BIOS futuramente.

32 minutos atrás, JoãoGGP disse:

Fiz o procedimento do driver verifier para agilizar o processo caso fosse requerido os dmp depois.

Teria alguma outra forma de remover os drivers baixados pelo Driver Booster? não possuo o backup.

Geralmente os drivers que você baixar no site do fabricante vão "sobrepor" os do driver booster, mas não custa ir no painel de controle, programas e recursos, e procurar o que quer que tenha sido instalado depois da data que o driverbooster foi instalado. Se identificar que foi instalado por ele, desinstale antes de instalar os drivers do fabricante.

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@Frib 2K4 Não, o office possui licença e o Windows está ativado com uma licença digital vinculada a minha conta.

 

O driver booster atualizou milhares de drivers, a melhor maneira não seria simplesmente formatar e reinstalar com os drivers sugeridos?

Screenshot_1.png

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1 hora atrás, JoãoGGP disse:

 

@GabrielLV Fiz o procedimento do driver verifier para agilizar o processo caso fosse requerido os dmp depois.

Então não faça de novo. Conforme eu explico no tutorial, você deve utiliza-lo SOMENTE se for orientado a faze-lo, sob o risco de corromper seu Windows e só conseguir restaura-lo com uma formatação.

 

Siga os procedimentos citados pelo @WOZ Dods para desisntalar os drivers que foram instalados pelo driver booster indo no gerenciador de dispositivos.

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@Frib 2K4

resultado SFC.png

Screenshot_2.png

@GabrielLV Não consegui encontrar nenhum driver em programas e recursos, e por ser a versão da steam o driver booster nem é exibido em programas e recursos. 

driver booster.png

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@JoãoGGP Você deve acessar o gerenciador de dispositivos, e não o programas e recursos.

 

Pressione Windows + R > Digite "devmgmt.msc" (sem aspas) e tecle Enter.

 

28 minutos atrás, JoãoGGP disse:

a melhor maneira não seria simplesmente formatar e reinstalar com os drivers sugeridos?

Caso seja mais conveniente para você, sim, afinal já sabemos que o culpado pelas telas azuis são drivers bugados.

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Lista de drivers do Driver Booster: 

 

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  • Solução

@JoãoGGP Reverta os drivers para a versão anterior e peça reembolso do Driver Booster se ainda é tempo.

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@Frib 2K4 fiz a formatação do computador e instalei os drivers direto da Gigabyte, infelizmente não dá mais tempo kkkk, vou só não usar mesmo. Estou atualizando o Windows 10 e irei reiniciar o computador com a esperança de que nenhuma BSOD venha me visitar novamente. Obrigado pela ajuda até aqui, farei atualizações da situação.@GabrielLV

 

OBS: Os drivers que eu baixei e instalei foram os de CHIPSET, LAN e ÁUDIO

links: 

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_612_realtekdch_6.0.9054.1.zip

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_2.09.28.509.zip

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_542_w10_10.038.1118.2019.zip

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@GabrielLV Tristes noticias, ontem após eu formatar e instalar os drivers direto do site da MOBO funcionou normalmente então eu desliguei a maquina isso era umas 20:00. Liguei o computador novamente as 2 da manhã e as 2:52 recebi uma BSOD com o erro BAD_POOL_CALLER. Após o computador reiniciar executei um SFC SCANNOW e ele encontrou arquivos corrompidos, irei anexar o LOG.

Screenshot_1.png

CBS.log

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Agora recebi essa BSOD.

Screenshot_2.png

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@JoãoGGP Windows está com todas as atualizações instaladas? Vá no Iniciar e pesquise por "winver" (sem as aspas) e mande um print aqui, eu estava tendo essas mesmas BSOD's que você postou por último e era algo relacionado ao Windows.

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@JoãoGGP Vish, colega, aí não sei, pois estava tendo esse ntoskrnl.exe + 3f5780 e não deu mais, aguarde mais alguém responder aqui...

Você chegou a fazer uma limpeza na RAM? Tente passar uma borracha dessas de escola mesmo e veja se não é ela quem está causando.

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@Frib 2K4 estou baixando o memtest86, irei fazer essa limpeza com a borracha e trocar o slot e realizar os testes.

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@GabrielLV Estou seguindo as suas dicas para testar a memória usando o MEMTEST86, irei deixar a noite rodando o teste pois imagino que seja demorado.

Segue os logs.

 

 

 

@GabrielLV mandei em .zip agora.

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Agora ligando o computador recebi outra tela azul, ainda não realizei o teste com o memtest, me parece que TODAS as BSOD´s são relacionas a drivers. 

Anexei o log de minidump.

Screenshot_1.png

 

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