Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá, estou querendo montar um PC gamer na faixa de preço entre 6-7 mil, buscando 144Hz em 1080p. 

Estava pensando em uma:

B450 ou B550

Ryzen 5 3600, Ryzen 5 5600x ou Ryzen 7 3700x

RTX 2060 (Não tenho ainda nenhuma opção AMD)

2x8GB 3000mhz

Fonte: Super Flower LEADEX III 550W( criei um tópico recentemente para escolher a fonte)

 

Com essas mudanças de preço fica até difícil montar um setup bom e com um preço legal.

Alguma dica de peças que eu posso trocar para deixar mais barato e atingir uma média de 144Hz? 

 

 

Agradeço a quem responder! :) 

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danmorais B550M DS3H é uma boa opção pela estabilidade das memórias. Ryzen 5 3600 é mais que suficiente para jogar bem com a RTX 2060, mas se for para trabalho também o 5600X pode ser uma opção melhor. Memória recomendo 3200 MHz para Ryzen, pois isso aumenta seu desempenho e não custa mais. Marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG são ideais, pode pegar a mais barata que achar no link. A fonte escolhida é a melhor opção custo/benefício hoje, recomendadíssima.

Sobre a frame rate desejada, vai depender da resolução nativa do monitor, dos jogos que você vai jogar e da qualidade gráfica pretendida. A 2060 é uma GPU bem forte, mas mesmo ela vai sofrer para manter 144 Hz em jogos triplo A atuais. Lembre-se de que para utilizar o FreeSync você pode ter até metade da taxa de atualização do monitor em alguns modelos de monitores. 

 

Gabinetes e coolers também são um fator importante, sendo que indico a leitura deste tópico e as indicações que fiz nele:

Para SSDs recomendo as marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. Para HDDs recomendo WD e Toshiba, ambos em modelos de 7200 RPM que não sejam da linha "surveillance".

Lembre-se de acrescentar ventoinhas no gabinete como indiquei no outro tópico.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danmorais Sobre GPU a 2060 é uma boa custo/benefício para mid end hoje. A 3060 está chegando no final de fevereiro, então fique de olho nela e na 3060 TI que já existe no mercado. Ambas seriam ideal não fosse o custo adicional no Brasil. O 3600X, se em promoção por um preço similar ao 3600, vale sim a pena. Se estiver mais caro já não tanto. Veja a diferença efetiva de desempenho dos dois: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-3600X-vs-AMD-Ryzen-5-3600XT/3481vs3494vs3781

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A 2060 vai te dar 144 fps em jogos mais leves. Se quiser jogos pesados com esse desempenho, a 3060 TI vai dar uma margem boa se você otimizar as configurações, mas mesmo assim não chega, muitos vão ficar variando entre 90 e 120 fps, seria bom se o monitor tivesse G-Sync/Freesync.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danmorais Em testes ele tem mesmo desempenho que o 5900X para 4K. Abaixo de 4K ele vai perdendo desempenho por não conseguir acompanhar a GPU que está com folga. No geral o desempenho do 3600 é suficiente para manter boa qualidade com GPUs intermediárias ou High/mid end. Para 3060 e superiores recomendo 5600X se você quiser gastar bem seu dinheiro, mas acima disso ainda terá algum ganho a cada patamar. No geral o "sweet spot" hoje está com o 5600, quando até seu lançamento estava no 3600. Esse sweet spot significa a faixa de preço onde o ganho de desempenho justifica o gasto adicional. Acima do 5600 todos os modelos de CPU oferecerão ganhos, certamente, mas já fica tão desproporcional ao preço que não vale a pena.

 

Leituras recomendadas:

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-5-5600x-zen-3-review/4

https://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_5_5600x_review,26.html

 

Tem uma matéria específica sobre os gargalos na série RTX 3000, mas não achei a matéria agora. Se for pegar essa série lembre-se de que a fonte tem que ser robusta para aguentar. Leia esta matéria para referência, em especial a parte sobre RTX 3000: https://psutierlist.com/

  • Obrigado 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danmorais WC tipo AIO eu nunca indico. Considero desperdício de dinheiro, especialmente porque tem que ser substituído inteiramente quando falha. Um bom Air Cooler vai durar a vida útil do PC e mais um tanto, isso com performance similar ou superior à de WCs de mesma faixa de preço.

Para mais informações assista ao vídeo:

Spoiler

 

 

A CPU não é jamais o único componente que gera aquecimento e pode ser prejudicado por ele em um PC, então um gabinete de qualidade, com painel frontal em mesh, com ventoinhas suficientes e fluxo de ar equilibrado, é essencial para preservar a vida útil de seu PC como um todo. Tem vários gabinetes de qualidade no mercado hoje, sendo que o primeiro que indico é o Matrexx 55 Mesh, seguido do Aero One Frost e vários de várias marcas que aparecem e desaparecem do mercado a todo instante. Deixo a lista completa dos que conheço e indico abaixo.

Cooler para CPU eu recomendo o Hyper 212 Turbo, se o gabinete suportar coolers de 165 mm ou mais, ou o Hyper 212 normal (sem ser turbo ou BE) para gabinetes que suportam 160 mm ou menos. O MA410P, o MA410M e o MA620P todos são boas opções também dependendo do gabinete escolhido.

 

LISTA DE GABINETES:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini)
    Cooler Master Masterbox MB511 TG
    Corsair Carbide 275R Airflow
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Corsair iCUE 220T Airflow
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24
Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, WOZ Dods disse:

Memória recomendo 3200 MHz para Ryzen, pois isso aumenta seu desempenho e não custa mais. Marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG são ideais, pode pegar a mais barata que achar no link.

Não é melhor pegar essas de 3000mhz e fazer um overclock pra 3600? 

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RodrigoR5 OC não é garantido, sempre vai depender da qualidade de fabricação daquela amostra específica, bem como da CPU, da MB e da sua fonte. O garantido é comprar memórias que garantem seu desempenho, e o mínimo que indico para Ryzen 3000 é 3200 MHz. A diferença de preço delas para as de 3000 é inferior a 10 reais geralmente, não justificando a economia sob uma perspectiva que não tem qualquer garantia de funcionar.

Ah, e OC reduz a vida útil dos componentes, então eu evito indicar. Pessoalmente prefiro não fazer.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!