Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RTX 3000 - fontes que desarmam e Tier List atualizada


Posts recomendados

Crio este tópico no intuito de elucidar as questões de consumo das GPUs RTX 3000 (ampere). 

Desde seu lançamento tenho lido relatos de que as GPUs dessa série causam desligamentos súbitos mesmo em fontes com potência muito superior à necessária (fontes de 1000W e mais, titanium em alguns casos). A questão já foi esclarecida em outros fóruns sobre não ser uma questão de potência das fontes, mas sim das proteções delas. As GPUs ampere tem "power spikes", que são aumentos de consumo muito agudos e breves. Estes spikes acionam as proteções contra sobrecarga (salvo engano) de muitas fontes presentes no mercado. 

 

Por esta razão tenho insistido em indicar fontes de 650W+ para RTX 3070 e 3060, 750W+ para 3080 e mais do que isso para 3090 (já vi casos de 1300W para a 3090). Apesar de minha indicação estar pareada com as indicações que vejo em alguns fóruns, ela não é tão correta. O mais importante é sabermos quais modelos de fontes não toleram os referidos power spikes. Tivemos casos de várias fabricantes de fontes que ao terem seu RMA acionado indicam o uso de certos modelos específicos (sejam de suas próprias linhas ou de outros fabricantes) para evitar o referido problema. 

 

Sugiro, então, que mantenhamos este tópico e depositemos nele as experiências que cada um tiver com o referido problema. Com o tempo, e a ajuda da moderação, podemos ir criando um spreadsheet com a lista das fontes que apresentam o problema e as que não apresentam.

 

O "PSU Tier List" foi recentemente atualizado para comportar essas informações, mas ainda está engatinhando e criar nossa própria tabela é invariavelmente benéfico para a comunidade como um todo. 

 

Para a lista de melhores fontes para RTX 3000 leia:

Best Power Supply for RTX 3070 [650W Recommended!]

Best Power Supply for RTX 3080 [750W Recommended!]

 

A lista para 3090 ainda não foi compilada, mas no artigo vemos a legenda da lista do LTT vemos alguns modelos de fontes que apresentam o referido problema, devendo então ser evitadas: 

PSU Tier List 4.0 rev. 14.6 - LTT - observe a legenda [1] - Units experiencing tripping issues with high transient power draw GPUs like AMD Vega and high-end nVidia Ampere. Includes Seasonic Focus based units made prior to Jan 2018, source.

 

Todas as contribuições para este tópico, tanto indicando as experiências de cada usuário quanto indicando material paralelo serão muitíssimo bem vindas.

  • Curtir 11
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Riibeiro Existe sim, substituir a fonte por uma que não apresente o problema. Viu na lista as que são indicadas?

Outra coisa, se sua fonte está apresentando esse problema talvez consiga solucionar acionando a garantia da corsair. Algumas fabricantes nos EUA estão oferecendo substituir a fonte por um modelo que não apresente o problema nos casos das RTX 3000 (pagando a diferença, claro). Se não estiver no período de arrependimento de 7 dias, onde você poderia facilitar sua vida devolvendo a fonte, então talvez o acionamento da garantia facilite um pouco a solução do seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@WOZ Dods Ótima ideia criando esse tópico, espero que ajude a orientar quem possui ou vai pegar uma RTX série 3000, vou compartilhar um pouco da minha experiência:

Em Janeiro montei um PC com uma RTX 3070 Gigabyte Gaming OC, com clocking em 1950Mhz, um 3700X e uma fonte de marca genérica 650W 80+ Ativo Titanium (Mais tarde confirmo a marca) e não cheguei a ter desligamentos, variações ou algo do tipo com a fonte, uso um filtro de linha com fusível onde deixo o PC, monitor e outras coisas ligadas, e por não ter a 3ª entrada para enterramento em minha tomada, optei por usar um adaptador 2 pinos temporariamente, o que um dia, após horas do computador ligado em jogo, acabou derretendo parte do adaptador e causando vários estalos (dava pra ver que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas creio que isso ocorreu devido ao alto uso da fonte, então uma fonte 650W é de fato o mínimo para uma 3060/3070). Após trocar a tomada para uma com 3 pinos, não tive nenhum problema até agora, com 2 meses de uso.

@Patrick Riibeiro Tenta usar um filtro de linha de qualidade para ver se resolve antes de investir direto em uma nova fonte, visto que a sua é de boa marca, mas ainda assim, optar por uma da lista de recomendadas é a melhor solução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Riibeiro @JeanLN Se algum de vocês estiver usando estabilizador, retire ele da equação pra ontem. Mesmo nobreaks sofrem dos mesmos problemas de estabilizadores comuns, que é fazer a fonte trabalhar dobrado. Para mais informações consultem o setor de fontes e energia (tópicos fixos) do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...