Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcas de Processador existentes


Posts recomendados

Gente, queria saber se tem alguma outra marca de processadores fora Intel e Amd.
Processadores para computador mesmo, de arquitetura x86 ou ARM.
Não tem problema ser marcas menores ou que é mais difícil de achar e tenha que importar de um país aleatório.
Se vocês conhecem alguma, por favor, poderiam me dizer? 🥺

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, jean quetes disse:

Processadores para computador mesmo, de arquitetura x86 ou ARM.

 

de computador desktop como conhecemos, so intel e amd..

 

agora outras marcas e produtos podem usar outros tipos de processadores, mas ai estamos falando de segmentos proprios ou da area de computadores portateis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jean quetes Comercializada no mundo inteiro para PC é só intel, AMD e Apple com seu novo M1 (mesmo que seja só do Macbook e futuramente do iMac).

Tem algumas outras empresas que usam ARM que criam CPU para servidor e PC mas são exclusivas de certos países, a china por exemplo tem uma (mas não lembro o nome de tal). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Não.

Pra começar o que tu se refere como "Processadores" são processadores da arquitetura x86 que surgiram nos anos 70 pela Intel. Hoje existem 3 empresas licenciadas para produzirem os x86 que são a própria Intel, a AMD e a Via, essa ultima parou de produzir processadores no final dos anos 2000 porque nunca teve uma fatia relevante do mercado. Hoje todos os processadores x86 são da variação x86-64 ou só x64 que foi criada em 2003 pela AMD (daqui vem a questão de programas 32 bits e 64 bits).

ARM também é processador (CPU mesmo) mas em outra arquitetura criado por uma empresa chamada ARM. Se popularizou muito em aparelhos moveis em especial smartphones e diferente da x86 a licença pra produção é mais acessível, por isso tem ARM da Apple, Nvidia, Qualcomm (os snapdragon tipo que tem no teu celular).

A questão da Nvidia com ARM é que a Nvidia queria comprar a empresa ARM, mas como a Nvidia teria interesse por exemplo de proibir outras empresas de produzirem processadores ARM a justiça britânica tava julgando se era uma compra valida ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Sim na pratica a resposta da pergunta é "não". Mas é que o M1 é ARM não x86 tanto que to vendo varios amigos que tem mac pra trabalho se questionar como vai ficar o ecosistema dos macs com essa mudança onde mac antigos em 2/3 anos vão parar de receber atualização de programas por serem em outra arquitetura, mas toda forma isso ja é outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...