Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"DPS" em casa sem aterramento


TheFoxx

Posts recomendados

Olá, recentemente me surgiu uma dúvida em relação ao uso de filtro de linha com DPS (iClamper Energia 5) o qual eu já possuo, mas na minha própria casa não tem aterramento para fazer o uso do terceiro pino na tomada. O que me gera uma dúvida, caso dê algum tipo de surto de energia o próprio filtro de linha protegeria o meu computador desarmando o disjuntor ou não haveria nenhum tipo de proteção desse tipo? Já que eu não possuo aterramento.

O que me leva a outra dúvida, tem um DPS da própria iClamper que utiliza apenas dois pinos da tomada que diz proteger mesmo em ambiente sem aterramento. Seria viável eu utilizar ele junto com o filtro de linha para "substituir" a ausência de aterramento?

Agradeço desde já.

 

Equipamentos citados:

DPS Pocket: https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-pocket-2pinos-20a/p

IClamper Energia 5: https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheFoxx  Neste caso,o seu filtro de linha ele acaba ficando sem poder cumprir seu papel corretamente,pois o aterramento serve para que quando houver um surto de energia,esse surto seja desviado justamente pelo aterramento.

Esses DPS sem pino de aterramento,ele é realmente para atender aqueles que não tem aterramento na residência,mas o sistema de proteção dele é utilizando o neutro como aterramento,o varistor é ligado em série com o fase e neutro,sendo assim quando acontece um surto ele desvia toda descarga para o neutro.

Acho mais seguro colocar aterramento na sua tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, TheFoxx disse:

@Willian_Souza Mas como uma solução provisória daria certo usar esse DPS em conjunto com o filtro de linha?

o nome disso é gambiarra, eu tenho minhas dúvidas sobre esses aparelhos que prometem essas magicas, mas dos males o menor, pega uma chave de teste e testa a saida da tomada, com o pino terra virado para cima o neutro deve estar do lado esquerdo e o fase do lado direito, se estiver invertido desliga o disjuntor, abre a tomada e inverte os fios, para essa gambiarra funcionar minimamente a ligação de fase e neutro deve estar ligada corretamente.

 

qualquer dúvida é só pegar qualquer cabo de força que ele vai ter um "n", "f"  ou "p" em alto relevo perto do pino , na parte de tras dá tomada tem um "n" no conector tb.

 

Se você quer proteção de verdade é melhor chamar um bom eletricista e colocar aterramento pelo menos na geladeira, chuveiro e no computador, nos dois primeiros porque eles podem te matar e no pc por proteção dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil pensar em DPS sem aterramento, pois no DPS, o componente principal é o varistor (resistor dependente da tensão elétrica), que tem a função de escoar para o aterramento a corrente no momento de um surto elétrico.


Quando acontece um surto elétrico, a resistência do varistor cai para perto de zero, nesta hora ele consegue direcionar o surto para o aterramento com segurança e poupar os equipamentos.


No caso dos DPS da linha Clamper, que prometem proteção sem aterramento, eles afirmam ter um sistema exclusivo SLFP patenteado, que funciona sem aterramento e independe também da polarização da tomada em fase e neutro.

 

surto.thumb.jpg.e8c2448d86412b4f3782ce029353b204.jpg

Agora se isso realmente funciona, não sei afirmar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheFoxx É só você trocar de tomada, é baratinho.  O aterramento NÃO é obrigatório pro funcionamento do filtro de linha. 

Na verdade a maioria dos surtos do dia a dia chega entre fase e neutro, pra proteger desse tipo de surto, seu filtro tem a proteção diferencial (F-N). Você precisa do terra em caso de descargas atmosféricas.

 Portanto o aterramento é importante.. mas não é essencial.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheFoxx O que eu lhe disse foi exatamente o que o @Marcelo Calazans especificou acima também.

Esses sistemas DPS da IClamper 3 pinos usam o sistema de aterramento pois ele faz o desvio dos surtos pelo pino terra através do varistor,agora sobre esses DPS de 2 pinos não tem lógica no meu ver pois como o @Shanks. os surtos atingem tanto o fase quanto o neutro,e esse DPS de 2 pinos utilizam justamente o neutro como um dreno, mas já que você tem um DPS de 3 pinos,não custa você colocar um aterramento na sua tomada,eu mesmo tive que colocar no meu também,comprei uma haste para aterramento e alguns metros de fio.

@Shanks. Concordo,na verdade os filtros de linhas do mercado são na realidade uma extensão,só tem um varistor dentro e um fusível,os mais caros sim que contam com uma espécie de DPS dentro dele mesmo,eu fiz uma gambiarra no meu filtro de linha,além do varistor que tem entre fase e terra,coloquei um entre o neutro e terra para drenar os surtos que vierem pelo neutro,claro que não é nada garantido,mas já ajuda.

Mas eu nunca deixo de recomendar que seja colocado um aterramento pelo menos no PC,posso dizer que ajuda muito na proteção do sistema,e para que componentes como DPS e filtros de linha possam funcionar de maneira proveitosa e garantida.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Willian_Souza disse:

@TheFoxx O que eu lhe disse foi exatamente o que o @Marcelo Calazans especificou acima também.

Esses sistemas DPS da IClamper 3 pinos usam o sistema de aterramento pois ele faz o desvio dos surtos pelo pino terra através do varistor,agora sobre esses DPS de 2 pinos não tem lógica no meu ver pois como o @Shanks. os surtos atingem tanto o fase quanto o neutro,e esse DPS de 2 pinos utilizam justamente o neutro como um dreno, mas já que você tem um DPS de 3 pinos,não custa você colocar um aterramento na sua tomada,eu mesmo tive que colocar no meu também,comprei uma haste para aterramento e alguns metros de fio.

@Shanks. Concordo,na verdade os filtros de linhas do mercado são na realidade uma extensão,só tem um varistor dentro e um fusível,os mais caros sim que contam com uma espécie de DPS dentro dele mesmo,eu fiz uma gambiarra no meu filtro de linha,além do varistor que tem entre fase e terra,coloquei um entre o neutro e terra para drenar os surtos que vierem pelo neutro,claro que não é nada garantido,mas já ajuda.

Mas eu nunca deixo de recomendar que seja colocado um aterramento pelo menos no PC,posso dizer que ajuda muito na proteção do sistema,e para que componentes como DPS e filtros de linha possam funcionar de maneira proveitosa e garantida.

 

 

 

as vezes  pode ser perigoso fazer aterramento somente com uma haste. Depende do solo, é claro. Mas precisa ver com terrometro pra ver se você consegue pelo menos abaixo d 30 ohm a resistencia. 

A maioria vai te dizer que o ideal é menos de 5, o que está correto, mas nem todo mundo tem condição de fazer uma malha de aterramento para chegar nesse valor. Abaixo de 30 pode proteger tua vida, mas precisa ter o IDR também

O Neutro passa corrente quando o circuito está fechado, o DPS classe III vai tentar sacrificar o varistor para salvar o equipamento

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Eu fiz um aterramento apenas para a tomada do meu PC,sabemos que o correto é um sistema de aterramento completo geral,incluindo tomadas,chuveiro e por ai vai.

Mas como eu não estava querendo ter todo esse trabalho,resolvi fazer um aterramento isolado de toda a rede da casa,apenas para o PC,quando eu fiz na verdade foi por que eu estava com problemas de interferência no acendedor do fogão que congelava o PC,ai quando fiz o aterramento,resolveu o problema e além disso me proporcionou mais segurança.

E sim com o circuito fechado o neutro passa corrente,pois ele é um retorno.

Mas falando referente a esses DPS,prefiro fazer um aterramento caprichado e utilizar um de 3 pinos.

Não confio nesses DPS de 2 pinos,apesar que o neutro é aterrado pela concessionária,mas mesmo assim prefiro ter um aterramento no QDC ou aénas para o PC como é meu caso e utilizar um de 3 pinos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Willian_Souza disse:

@donzmaker Eu fiz um aterramento apenas para a tomada do meu PC,sabemos que o correto é um sistema de aterramento completo geral,incluindo tomadas,chuveiro e por ai vai.

Mas como eu não estava querendo ter todo esse trabalho,resolvi fazer um aterramento isolado de toda a rede da casa,apenas para o PC,quando eu fiz na verdade foi por que eu estava com problemas de interferência no acendedor do fogão que congelava o PC,ai quando fiz o aterramento,resolveu o problema e além disso me proporcionou mais segurança.

E sim com o circuito fechado o neutro passa corrente,pois ele é um retorno.

Mas falando referente a esses DPS,prefiro fazer um aterramento caprichado e utilizar um de 3 pinos.

Não confio nesses DPS de 2 pinos,apesar que o neutro é aterrado pela concessionária,mas mesmo assim prefiro ter um aterramento no QDC ou aénas para o PC como é meu caso e utilizar um de 3 pinos.

 

Essa questão do acendedor do fogão desligar o pc será que não é porque a derivação do neutro da tomada do PC é a mesma do fogão? No caso o fio grosso do neutro que chega da concessionária deveria haver pelo menos 3 derivações: 1 pro chuveiro, uma para tomadas da cozinha e outras para tomadas do quarto. Quando falo nessa derivação é aquela principal e não as emendas

SOu leigo mas o ideal seria ter uma derivação de neutro para cada circuito: se sua casa tem 5 disjuntores com 5 circuitos você teria de ter 5 derivações do neutro feitas por barramento. Mas ter a da cozinha separado do resto da casa e do chuveiro já seria uma boa coisa

 

WYiTtDz.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Sim você está correto meu amigo,e como a tomada do meu computador estava ligada no circuito próximo ao fogão,eu retirei ela daquele circuito,e deixei ela mais distante e implementei um aterramento para a tomada,foi a unica solução,o PC não congela mais e nem gera interferências nas portas USBs.

A unica coisa que ele acaba dando uma leve interferência é no meu monitor fonte interna,e como eu não sei se foi feito uma derivação do neutro corretamente pois não fui em que fiz a instalação aqui de casa.

Mas resumindo : A interferência no PC em sí eu resolvi,caso não resolvesse eu ia fazer um sistema de filtragem com um capacitor bipolar em série com um resistor e ligar na tomada do fogão para tentar '' cortar ''  essa interferência, pois essa interferência gerada no monitor acredito que deve ser por conta da sensibilidade que monitores e TVs tem quando tratamos de interferência,inclusive se for observar,as vezes quando ligamos um liquidificador,ou até mesmo um ventilador,a TV apresenta interferências na imagem e as vezes até em aúdio,pois são sensíveis as ondas geradas por alguns aparelhos, ( incluive o acendedor elétrico do meu fogão como foi meu caso ),e apesar de na minha casa não haver aterramento em todas as tomadas,eu sempre aconselho que venha ser feito um aterramento geral para a instalação,nesses casos ajuda muito pois o acendedor do fogão por exemplo quando é utilizado ele gera um pique de tensão muito alto por conta da centelha gerada pelas bobinas ( funcionamento semelhante a de um carro nas velas de ignição ) pois bem,isso gera uma baita interferência.

Eu como disse acabei desmontando meu filtro de linha e coloquei outro varistor drenando o neutro para o terra para caso ocorra alguma sobrecarga no neutro,meu filtro de linha é desses bem baratinhos,mas por enquanto está me atendendo.

@gutopereira Sim ele funciona e acredito que devem ter videos ou testes que comprovam seu funcionamento na prática,pois como comentei acima,há algum tempo atrás eu vi um video de uma explicação de funcionamento desse IClampler 2 Pinos,e ele funciona daquela maneira que falamos aqui em cima,o varistor ligado em série com fase e neutro faz  com que todos surtos de tensão sejam drenados para o neutro.

Algumas concessionárias de energia elétrica adotam o aterramento do neutro no padrão de medição a fim de que correntes elétricas que retornam pelo neutro, devido a desbalanceamento de cargas, fluam pelo aterramento e não retornem para a rede de energia elétrica,então no fim se é que podemos dizer,o aterramento desse IClamper 2 pinos é feito através do neutro.

Mas eu disse que prefiro o de 3 pinos por que ai ele tem seu aterramento independente,como frisado acima quando o circuito está fechado o neutro passa corrente,então entre um que utiliza o sistema de poteção utilizando o neutro,prefiro o que possui eu aterramento próprio e que também possuem varistores ligados em série tanto com fase / terra quanto com neutro/terra.

.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...