Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de roteador, quais os cuidados necessários?


Posts recomendados

Bom dia,

 

Utilizo a internet VIVO Fibra de 100mbps e, para aqueles que conhecem, sabem muito bem que o roteador que eles disponibilizam é bem fraco. Já tentei solicitar a troca, mas não foi possível.

A pergunta é: Gostaria de comprar um roteador mais potente. É possível efetuar essa troca? Se sim, o que eu devo me atentar na hora de comprar um roteador novo? Existe algum tipo de modelo específico de roteador para funcionar?

 

Se for necessário mais informações, eu tento disponibilizar aqui.

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso depende do que você quer\precisa\tem.

 

Com 100 Mb de internet, o roteador da operadora funciona bem pois usando cabo de rede, você tem o mesmo limite de velocidade que a internet oferece. Dessa forma não tem gargalos.

Se você tem aparelhos em casa que são mais antigos e não possuem conectividade wifi padrão N ou superior, a internet não vai chegar a 100Mb neles, mas a culpa não será do roteador e sim desses equipamentos.

Se você tem vários equipamentos novos com conectividade superior ao padrão N mas não pretende ou não sente necessidade de migrar de plano para uma velocidade acima de 100mb, as coisas ainda vão funcionar bem.

Agora se você quer colocar 200, 300 ou mais Mb de internet, a Vivo tem de colocar um roteador/modem compatível, isso quer dizer que ela teria de colocar um equipamento com portas gigabit com Wifi AC(5) ou AX(6). O mesmo vale para caso você queira comprar um roteador para colocar na sua casa, precisa ser um modelo com essas características, mas novamente, se voce nao tem aparelhos em casa que usem isso tudo, de nada adianta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, dwatashi disse:

Para acessos Fibra é bom procurar modelos que possuem VLAN Id, caso contrário nem sempre se consegue substituir o equipamento.

 

Considerando investimento, recomendo roteadores AX já que usam a tecnologia mais recente.

 

A substituição quase sempre é impossível pois as operadoras tem feito a gerencia do equipamento remoto e não deixam mais os usuários acessarem ou terem o login de integração.

No caso, o indicado seria a aquisição de um roteador sem modem para colocar via cabo ligado depois do equipamento da Vivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, sdriver disse:

Isso depende do que você quer\precisa\tem.

Perdão, não deixei claro na minha pergunta. O real problema não é nem em questão da velocidade. No cabo e dentro do raio do wifi, ele oscila entre 90 e 100mbps. O problema é o alcance do wifi. 

Parece até exagero, mas a cada 5 passos que eu dou dentro da minha casa, sem paredes obstruindo, 1 barrinha do wifi cai. Isso aparenta ser um problema crônico nesses roteadores da vivo.

 

31 minutos atrás, sdriver disse:

o indicado seria a aquisição de um roteador sem modem para colocar via cabo ligado depois do equipamento da Vivo

Sobre isso, existe alguma consequência? Já tive algumas experiências ruins com repetidores, onde prejudicava consideravelmente a velocidade da internet. Isso aconteceria também? ou não tem nada a ver?

39 minutos atrás, dwatashi disse:

Considerando investimento, recomendo roteadores AX já que usam a tecnologia mais recente.

O meu orçamento está um pouco apertado. Diria que no máximo R$300 reais. Mas parcelado a gente sempre dá um jeitinho kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para melhorar alcance sem ter problemas com o efeito de atraso dos repetidores o melhor é comprar um roteador ou access point e ligar nas saidas do roteador da Vivo por cabo. Por R$300,00 teria de pesquisar reviews de roteadores para ver quais tem uma potencia e alcance bons. Eu comprei ah uns meses um Xiaomi AX1800 no Aliexpress por R$350,00. Na minha casa, tenho o roteador da operadora e o Xiaomi operando em frequências distintas e com SSIDs diferentes. Por hora nao tive necessidade, mas como o Xiaomi é mesh, se precisar eu posso comprar mais 1 e ligar na rede com o mesmo SSID e expandir o sinal sem perdas de sinal enquanto ando pela casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, sdriver disse:

Xiaomi AX1800

No meu caso, se eu comprar esse mesmo roteador, ele funcionaria então? Só conectar o Xiaomi ao roteador original VIVO através de um cabo de rede?

 

Aproveitando aqui. Não tenho a necessidade de algo MUITO potente, só queria aumentar um pouco o alcance desse meu roteador. Você conhece algum outro roteador Xiaomi (ou qualquer outra marca) que funcionaria igual? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...