Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Somente o LED da placa-mãe liga.


Posts recomendados

Saudações! Há alguns meses montei o meu primeiro PC e tava tudo lindo até ontem; cheguei em casa depois de uma tarde chuvosa e, como de costume, tentei ligar o computador. Nada. Nem um suspiro.

 

Inicialmente, troquei os pentes de RAM de lugar. Tirei os dois mais recentes. Deixei só um. Somente a luz laranja do LED existente na trilha de áudio da minha Asus Prime B450M Gaming/BR se manifestava.

 

Por ter sido um dia chuvoso, suspeitei que poderia ser a fonte, e com uma breve pesquisa, tive quase certeza que era isso. Como não tenho uma fonte extra disponível pra testar no meu PC, fiz o teste do curto entre o cabo verde e preto da alimentação da placa-mãe (24 pinos) e a ventoinha ligou! Ufa, a fonte não queimou... Eu acho... Há fóruns em que dizem que esse teste não é garantia...

 

Como ainda não arranjei uma fonte pra testar, eliminei por hora a fonte como causa do problema e segui com minha pesquisa atrás de uma causa; em um fórum alguém dizia que os parafusos ligando diretamente a MB com o gabinete poderia estar causando um curto a impedindo de ligar, porém, ao retirá-la do gabinete, confirmei que a havia fixado com espaçadores, eliminando essa possibilidade.

 

Montei ele em bancada, fora do gabinete. Mantive somente a alimentação do processador (8 pinos) e placa (24 pinos) e tentei fazer a "ligação direta" da placa causando um curto no Power SW. Sem sucesso. Brinquei com a posição dos pentes de RAM as limpei com uma borracha, mas o resultado foi o mesmo; nem um sopro, nem um sinal de que a energia circulava ali além da insistente e provocativa luz laranja...

 

Eu vou tentar arranjar uma fonte com um amigo para confirmar se o problema não é a minha, assim como uma MB pra fazer mais alguns testes, mas não sei se vou conseguir ):

 

O que vocês acham que pode ser? Tem alguma recomendação de teste? Devo levar a um técnico? Acionar a garantia? Se acionar a garantia, que peca ou peças devo enviar?

 

Acredito que não é o gabinete por não conseguir resultado positivo nem ao fazer a "ligação direta". Suspeito que possa ser a fonte não garantindo o fornecimento de energia (a ventoinha pode continuar funcionando mas algum componente interno pode ter fritado), ou está ocorrendo algum curto na placa-mãe.

 

A única coisa estranha que notei na placa, foi uma mancha, um pontinho branco na face superior de um chip próximo a pilha da placa, de inscrição "winbond 25q128fviq", cuja função desconheço. Não há sinais de circuitos queimados, baques, arranhões ou pinos soltos em nenhum lugar.

 

Seguem imagens descrevendo o meu Setup (preguiça de escrever mais), mostrando como fica a placa ao ligá-la junto a fonte, e detalhe do chip supracitado.

 

281283540_SetupPC.png.1aa2a15662ee9be5da284f9f069c8301.png 

 

placa_red.thumb.jpg.1cf30ac19807cd20ec5b1aaf74ef0e68.jpgdet1_red.thumb.jpg.f57dcf59108d8f39f5971be2b7b2102e.jpg

det2_red.thumb.jpg.6c9d98f4c82fbcbae4f55966ed9b3ca0.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Caique Salheb disse:

fiz o teste do curto entre o cabo verde e preto da alimentação da placa-mãe (24 pinos) e a ventoinha ligou! Ufa, a fonte não queimou... Eu acho... Há fóruns em que dizem que esse teste não é garantia...

Realmente, não é. Isso só indica que o primário da fonte está em ordem. Se o problema foi no secundário, então o micro não inicializa. 

 

32 minutos atrás, Caique Salheb disse:

cheguei em casa depois de uma tarde chuvosa e, como de costume, tentei ligar o computador. Nada. Nem um suspiro.

Se houve descarga elétrica e a tomada não conta com aterramento adequado, existe sim a possibilidade de danos ao equipamento. Podem ter sido danificados fonte, placa-mãe, hd. Recomendo que teste com outra fonte, que é normalmente quem segura a "bronca" nesses casos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Realmente, não é. Isso só indica que o primário da fonte está em ordem. Se o problema foi no secundário, então o micro não inicializa.

Quando você diz "inicializa", você quer dizer que ele liga, gira as coisas, mas não dá o boot? O que seria esse secundário?

 

18 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Se houve descarga elétrica e a tomada não conta com aterramento adequado, existe sim a possibilidade de danos ao equipamento. Podem ter sido danificados fonte, placa-mãe, hd. Recomendo que teste com outra fonte, que é normalmente quem segura a "bronca" nesses casos. 

Eu estava fora de casa o dia todo, foi uma tarde de chuva mas sem tantos relâmpagos na área, segundo meu irmão. Eu deixo ele ligado num filtro de linha DPS da DATEN... já estou encomendando uma da Clamper (antes tarde do que nunca). 

Se fosse problema no Armazenamento, os sintomas seriam outros, acredito (já passei por umas poucas e boas nesse sentido), então, após realizar teste com outra fonte, caso o problema persista, poderei afirmar que o problema está na placa-mãe, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Caique Salheb disse:

Quando você diz "inicializa", você quer dizer que ele liga, gira as coisas, mas não dá o boot?

Não... quando digo inicializa é inicializa mesmo, entrando no sistema operacional. 

 

26 minutos atrás, Caique Salheb disse:

Se fosse problema no Armazenamento, os sintomas seriam outros, acredito (já passei por umas poucas e boas nesse sentido), então, após realizar teste com outra fonte, caso o problema persista, poderei afirmar que o problema está na placa-mãe, certo?

Sim, o problema poderá estar na placa-mãe. Citei o armazenamento apenas pois pode ser um dos componentes danificados por descargas elétricas. Claro que o sintoma seria outro. Apenas para estar ciente que, sendo a fonte e sendo por descarga elétrica, pode ter danificado HD também. Espero sinceramente que não. 

 

28 minutos atrás, Caique Salheb disse:

O que seria esse secundário?

A fonte tem dois circuitos principais, o primário e o secundário. Neste artigo o @Gabriel Torres explica muito bem. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caíque já tive o mesmo problema com esse mesmo modelo de mobo e no final era a placa-mãe mesmo. Inclusive nesse momento já é a terceira placa-mãe minha que queima eu não sei mais o q fazer, uso nobreak e tudo, mas mesmo assim acontece igualzinho ao seu problema. O led das placas acendem, mas nada acontece, dentro ou fora do gabinete. E ate hoje só troquei as mobo, o resto das peças tudo continuam as mesmas e funcionaram em cada uma das mobo q tive por pelo menos um ano. Mas eventualmente acabam queimando. Se conseguir descobrir o motivo do problema, compartilha aí com a gente. Eu ia até criar um Tópico novo, mas achei o seu com o mesmo problema que o meu. Tamo junto!👊

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a minha situação: testei a minha fonte no PC antigo do meu amigo, funcionou perfeitamente. Depois testei o meu com a fonte dele. o problema persistiu. Portanto, deduzo que o problema é na placa-mãe. Já desmontei tele todinho e a placa já está na caixa só esperando agilizar os tramites pra acionar a garantia.

 

Em 27/01/2021 às 15:03, GustaTR disse:

Inclusive nesse momento já é a terceira placa-mãe minha que queima eu não sei mais o q fazer, uso nobreak e tudo

 

Cara, eu já li massivamente pelos fóruns que nobreaks e estabilizadores só pioram a situação. O que dispositivo que se deve comprar pra evitar o problema causado por descarga elétrica, que provavelmente é o nosso caso (foi um dia chuvoso e com muitos relâmpagos), é um Filtro de Linha ou Dispositivo Protetor de Surtos (preferencialmente de marcas renomadas, como a Clamper.

 

Eu já encomendei um pra linha de energia e outro pra linha de internet, me precavendo de todos os lados hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@GustaTR Fale, parceiro!

 

Acabei comprando outra placa, uma TUF gaming e a defeituosa já tá empacotada pra ir pra garantia. 

 

Me diz uma coisa, tu fazias limpeza usado aqueles pincéis de cerdas macias, de pintura mesmo, no teu PC?

 

Se sim, passavas ela pela placa-mãe toda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Caique Salheb disse:

@rafaqmont Fale! Cara, eu acionei a garantia, mas ainda não enviei pra eles analisarem...

 

Tu fazia limpeza da placa com pincel normal?

 

Cara, eu não fiz nenhuma limpeza ainda pois o meu computador foi montado a 2 meses atrás. Pesquisei pela internet e vi que essa placa-mãe está dando vários defeitos, acredito que o problema seja nela 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaqmont Sim sim...o problema foi eu ter visto esses relatos só depois de ter dado problema na minha... São vários relatos desse problema nessa mesma placa. Mas o que eu sempre vi, antes de adquirir, foram pessoas falando sobre o fato de ela não ter dissipador de calor no VRM, mas nada sobre curtos...

 

E sobre a limpeza, perguntei pois o próprio pincel pode causar um curto em algum componente da placa devido a estática (não sei bem o que significa). Tem um pincel específico pra realizar a limpeza de placas que não geram essa estática.

 

Pelo visto é um problema recorrente nessa marca, e o pior é que comprei outra ASUS kkk a TUF Gaming.

 

A que deu problema vou tentar ganhar uma nova do mesmo modelo com a garantia e vender ela kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Caique Salheb disse:

@rafaqmont Sim sim...o problema foi eu ter visto esses relatos só depois de ter dado problema na minha... São vários relatos desse problema nessa mesma placa. Mas o que eu sempre vi, antes de adquirir, foram pessoas falando sobre o fato de ela não ter dissipador de calor no VRM, mas nada sobre curtos...

 

E sobre a limpeza, perguntei pois o próprio pincel pode causar um curto em algum componente da placa devido a estática (não sei bem o que significa). Tem um pincel específico pra realizar a limpeza de placas que não geram essa estática.

 

Pelo visto é um problema recorrente nessa marca, e o pior é que comprei outra ASUS kkk a TUF Gaming.

 

A que deu problema vou tentar ganhar uma nova do mesmo modelo com a garantia e vender ela kkkk

Pois é! Já estou em contato com a amazon aqui pare receber um reembolso e comprar outro modelo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...