Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo para i5-9400F


Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

Fiz um orçamento de uma máquina e estou com bastante dúvida em relação à qual placa de vídeo colocar na máquina. Estou em dúvida entre a GTX 1050 ti, GTX 1060 ti e a RX 570 da AMD. Vejam abaixo minhas configurações de máquina:

1 - Processador Intel Core i5-9400F Coffee Lake, Cache 9MB, 2.9GHz (4.1GHz Max Turbo), LGA 1151, Sem Vídeo - BX80684I59400F

2 - placa-mãe ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR DDR4 SOCKET LGA1151 CHIPSET INTEL B360

3 - MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN Z 8GB (1X8) DDR4 2666MHZ VERMELHA, TLZRD48G2666HC18H01 ou Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB, 2666Hz, DDR4, C16, Preto - CMK16GX4M1A2666C16

4 - HD 1TB

5 - SSD ADATA 480GB 

 

Uma placa com 4 GB está ótima, mas vi no Kabum uma opção da GTX 1060 TI COM 6GB por um preço bem acessível, se comparada à GTX 1050 ti de 4GB.

 

OBSERVAÇÃO:

Optei por uma máquina com processador e placa-mãe da 9ª geração, pois está mais em conta e como não quero nada muito "top de categoria", para minhas necessidades está ótima.

 

Aguardo ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentre as que você citou, sem dúvidas a melhor é a 1060 6GB. Não existe 1060ti, é 1060 apenas.

Se encontrar uma 1650 Super por pouca coisa a mais, compensa mais ir nela. Porém, só se for pouca coisa a mais, visto que ela é quase nada melhor que a 1060 6GB.

Sobre o i5 de 9º geração, fica tranquilo que o desempenho dele em jogos é exatamente o mesmo do de 10º geração. (na verdade, tem sido assim desde a oitava geração)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lilisandro Obrigado pelas dicas. Vou ver essa opção da 1650 Super, qual o desempenho dela em comparação com as demais. A questão toda é que não quero gastar muita grana. Meu teto seria no máximo R$1.100,00, pois não quero rodar jogos pesados. É um computador para estudos, mas que volta e meia irei jogar um ETS2, ATS, e outros simuladores. O que significa que até a 1050 ti é mais do que o suficiente. Sobre o processador de 9ª geração, concordo com você. Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gildo Zounar Rodrigues Não recomendo hoje investir em 9400F. Plataforma morta. Pegue Ryzen, tem melhor custo/benefício até na primeira geração. Veja o comparativo: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-9400F-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-3-3100/3397vs2984vs3715

O Ryzen 3 3100 custa o mesmo que o 9400F, mas é compatível com OC o que o 9400 não é. Isso além de ter um desempenho multi threaded superior.

Para escolher a GPU não recomendo 10ª geração Nvidia a menos que o preço seja realmente muito baixo. Para ver o desempenho das GPUs atuais utilize a tabela abaixo.

 

VZVsTYRXsajfAC2fNeBu7j-970-80.png.webp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, dei uma pesquisada na internet, e devido à crise da pandemia não tem quase nada dessas placas disponíveis. De todo modo, à princípio decidi adquirir a GTX 1060 6GB. É uma excelente placa e o preço dela está atrativo. No momento, nem ela, nem a GTX 1650 têm a pronta entrega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gildo Zounar Rodrigues Reforço então minha recomendação. Não invista em 9400F. Um Ryzen 3 3100 terá maior desempenho e durabilidade de sua plataforma, custando o mesmo. De quebra vem pronto para OC, o que para você ter em um Intel teria que pagar bem mais caro. Comparativo de desempenho: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-9400F-vs-AMD-Ryzen-3-3100/3397vs3715

Sugeri vários orçamentos para um colega em outro tópico hoje. Recomendo que consulte lá: 

 

Com 5k você já joga muito bem hoje. Abaixo disso terá que fazer sacrifícios, mas dá para ir baixando aos pouquinhos, adiando a compra de certos componentes. Só de retirar um módulo de memória o custo já cai 300 reais, então dá para mexer muito em cada orçamento ainda. Memórias, SSD e outras coisinhas podem ser adquiridos depois sem grande impacto na funcionalidade da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods obrigado amigo. Talvez eu mude para AMD. E também talvez abra mão de 16GB de ram e inicie em 8GB. O SSD ainda não sei. Sobre a AMD, em vários técnicos eles não recomendam, porque dizem que esquenta mais etc. Eu não sei. Acho isso meio falso. Sou leigo nessa questão. Vou pesquisar sobre esse tema com mais profundidade. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gildo Zounar Rodrigues Sou técnico há mais de 20 anos. Ao contrário de muitos colegas, eu sei que Asus não é a melhor marca do mundo (isso é um mito de quando ela era basicamente a única marca de qualidade disponível no Brasil), que CPUs AMD não aquecem mais (mito que data de quando a AMD ainda estava entrando no mercado justamente uns 20 anos atrás), que drivers você tem que guardar (coisa que pré-data a internet por sinal), dentre centenas de outros mitos, muitos deles inclusive nocivos para a saúde do PC. Pasta térmica, por exemplo, tinha que ser trocada regularmente (porque era de má qualidade 20+ anos atrás). Hoje trocar pasta térmica é uma bela perda de tempo e desperdício de recursos, pois as atuais duram a vida inteira do PC facilmente.

Enfim, atualizar conhecimento no ramo da informática pode parecer algo basal, mas muitos não o fazem. Trabalhar com informática como ganha pão geralmente faz a pessoa perder o gosto da coisa e com isso se afastar o máximo possível da comunidade e da informação. Ainda bem que quem quer aprender tem tanto conteúdo disponível online hoje. Recomendo que leia um pouco das grandes revistas de hardware, assista vídeos, participe da comunidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Ótimos argumentos amigo. Estou nesse momento estudando um orçamento como opção por coisas da AMD (Processador e placa-mãe.). Uma dúvida: você acha correto e "sem gargalos", ter um processamento da AMD e uma placa de vídeo da Nvidia? Estou realmente interessado na GTX 1060 6GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Gildo Zounar Rodrigues disse:

@WOZ Dods Ótimos argumentos amigo. Estou nesse momento estudando um orçamento como opção por coisas da AMD (Processador e placa-mãe.). Uma dúvida: você acha correto e "sem gargalos", ter um processamento da AMD e uma placa de vídeo da Nvidia? Estou realmente interessado na GTX 1060 6GB.


Não existe gargalo causado entre hardware por serem de fabricantes ou marcas diferentes. O máximo que acontece de incompatibilidade nesse sentido é não conseguir sincronizar o RGB de tudo, e só. Fora isso, tudo é compatível com tudo.

Entretanto, entre a sua primeira opção, o 9400f, e a outra apresentada, o 3100, eu iria facilmente no primeiro. Inúmeras comparações, com a mesma configuração de hardware restante, mostram que, em jogos, o 9400f chega a ser mais de 10% superior ao 3100 em alguns casos. Só isso já encerra o assunto.
O melhor desempenho do 3100 em multitread parece interessante mas não é algo que tenha utilidade no dia-a-dia, pro usuário normal, e especialmente em jogos onde quem manda é o single-tread, onde o 9400f tem um pouco mais de superioridade.
 


Já argumentos do tipo "com o Ryzen você não precisa trocar de MB quando troca de geração de CPU" e nada são a mesma coisa. Primeiro que quem ninguém vai pegar um Ryzen 5900x, pra subir de patamar, e meter numa placa que foi criada lá atrás pro Ryzen de primeira geração. Segundo que essa compatibilidade se encerra agora, na quarta geração, visto que a próxima já não será compatível mais e já terá coisas novas como DDR5 e talvez até PCIe 5.0. Resumindo: essa compatibilidade de processadores de gerações diferentes com placas mais antigas não é algo que você vá usar no final das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Gildo Zounar Rodrigues disse:

@WOZ Dods Ótimos argumentos amigo. Estou nesse momento estudando um orçamento como opção por coisas da AMD (Processador e placa-mãe.). Uma dúvida: você acha correto e "sem gargalos", ter um processamento da AMD e uma placa de vídeo da Nvidia? Estou realmente interessado na GTX 1060 6GB.

GPUs e CPUs são coisas desconexas. Para a CPU funcionar você precisa de uma MB 100% compatível, mas é só. Para GPU você precisa de um slot PCIe única e tão somente. Se Nvidia ou AMD entrassem nesse tipo de briga de fazer suas GPUs e CPUs funcionarem mal com equipamentos uma da outra, o mercado perderia confiança e elas perderiam dinheiro. Não é assim que PCs funcionam. PC é algo modular desde a concepção e todas as tentativas de mudar isso fracassaram (nem a Apple conseguiu isso por sinal, não importa o quanto tenha tentado). 

 

Ano passado a AMD lançou sua série 6000 de GPUs RX. Criaram um recurso de acesso direto à memória que supostamente só funcionaria com MBs da AMD. Adivinha o que os usuários descobriram pouco depois? Que a tal tecnologia funciona com Nvidia também. FreeSync era só para AMD, agora todas as GPUs Nvidia fazem uso sem problemas.

 

Enfim, a única coisa que eu contemplaria como sendo negativa hoje seria usar GPUs PCIe 4.0 em MBs não compatíveis, mas isso não tem nada a ver com marca da GPU, mas sim com fabricante da MB e tecnologias implementadas nelas e nas CPUs.

42 minutos atrás, Lilisandro disse:

O melhor desempenho do 3100 em multitread parece interessante mas não é algo que tenha utilidade no dia-a-dia, pro usuário normal, e especialmente em jogos onde quem manda é o single-tread, onde o 9400f tem um pouco mais de superioridade.

O single thread de ambos é quase igual. Todos os jogos desenvolvidos a partir da terceira geração Ryzen (e muitos da primeira) são otimizados para multi thread. A tendência de mercado mudou justamente por causa dos Ryzen, pois a Intel tinha o hábito de cobrar caro pelos seus cores e a AMD criou um novo padrão de mercado. Daí sua adesão mundialmente ser maior hoje.

 

O teste que você postou, como todos de youtube, não esclarece metodologia nem equipamentos, mas mesmo assim tem algum conteúdo. Proponho que analise conteúdos também de revistas, feitos para o público entusiasta e que explicam todos os detalhes. Exemplo: https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-3-3100/15.html

Enfim, eu compreendo que fique impressionado com vídeos do youtube, mas ainda tem a questão de opções de upgrade, de capacidade de OC, de custo/benefício das MBs disponíveis (no caso daria para usar inclusive uma B550, que é bem superior em recursos), etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O teste que você postou, como todos de youtube, não esclarece metodologia nem equipamentos, mas mesmo assim tem algum conteúdo. Proponho que analise conteúdos também de revistas, feitos para o público entusiasta e que explicam todos os detalhes. Exemplo: https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-3-3100/15.html


Pelos testes desse site a vantagem do 9400f sobre o 3100, em jogos, é ainda maior do que no vídeo que citei do Youtube. De qualquer maneira, a ordem de grandeza é a mesma: 10 a 15%.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Lilisandro disse:

Já argumentos do tipo "com o Ryzen você não precisa trocar de MB quando troca de geração de CPU" e nada são a mesma coisa. Primeiro que quem ninguém vai pegar um Ryzen 5900x, pra subir de patamar, e meter numa placa que foi criada lá atrás pro Ryzen de primeira geração. Segundo que essa compatibilidade se encerra agora, na quarta geração, visto que a próxima já não será compatível mais e já terá coisas novas como DDR5 e talvez até PCIe 5.0. Resumindo: essa compatibilidade de processadores de gerações diferentes com placas mais antigas não é algo que você vá usar no final das contas.

Não meu querido, uma placa B350 ainda terá muitas opções de bom custo/benefício para upgrade por anos adiante, mas é uma placa budget. Se o usuário quiser usufruir melhor da capacidade de upgrade pode adquirir uma B450 ou B550 se tiver cash para isso. Terá então todas as CPUs da terceira e quinta gerações para upgrades futuros. Com nona geração Intel você só terá opção de nona geração, com toda a sua enorme gama de CPUs inferiores e obsoletos, mas que custam mais no geral. Não tem como comparar as duas coisas e descartar a conversação dizendo que AM5 virá algum dia do ano que vem é completamente improdutivo. 

@Lilisandro Concordo. Reparou na GPU usada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois dessa "chuva de argumentos", prefiro esclarecer o seguinte: Prefiro Intel, mas tendo em vista a possível questão da "obsolescência" daqui a quatro ou cinco anos da 9ª geração Intel, fico com medo de ter isso como problema no futuro. Minha ideia de máquina, é que dure aos menos cinco anos, sem qualquer problema de alguma peça ficar obsoleta. Talvez trocar placa de vídeo ou algo assim. Mas não quero um processador obsoleto. Até porque quero pô mais RAM com o tempo. Não quero ter problema com má desempenho da máquina, me entendm? Obrigado!

Lembrando sempre: eu quero uma máquina para estudo, usuário mais comum. Jogos de vez em quando e nada pesado. Então por isso optei por uma máquina mais mediana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RTX 2060 no caso. GPUs de menor desempenho tem menor impacto com a performance da CPU. O 3100 em GPUs inferiores basicamente empata com o 9400F. 

@Gildo Zounar Rodrigues Uma CPU fica obsoleta de acordo com os programas usados nela. O 3100 que indiquei é uma CPU mediana, boa para multi tasking e programas do dia a dia (melhor nisso do que o 9400F). Bem da verdade, para sua finalidade um Ryzen 5 1600 seria ideal, pois custa bem menos e oferece um desempenho similar na maioria dos cenários, sendo melhor em multitarefa inclusive: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-Intel-i5-9400F/3715vs2984vs3397

Com a diferença você investe em um bom SSD ou RAM adicional. O SSD que você escolheu, por sinal, é SATA não é? Poderia melhorá-lo para um M.2 NVMe se tiver interesse. Ganharia até 3 segundos no máximo de tempo de carregamento do windows e programas, mas vai de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...