Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de placa-mãe para processador RYZEN 5 3600x


GLPZ

Posts recomendados

Prezados, boa tarde.

 

Pretendo montar um computador e gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual placa-mãe tiraria o melhor desempenho de um processador Ryzen 5 3600x (pode ser também os processadores parecidos, como o 3500, 3500x e o 3600).

 

Considerações:

* Não quero fazer overclock em nenhuma peça do computador;

* Não escolhi gabinete ainda, então tanto faz o tamanho da placa;

* Preferência que possua algumas portas USB 3.0 (ou melhor);

* Pretendo montar um computador para jogar jogos (porém não de forma competitiva) e para trabalhar home-office. Provavelmente não utilizarei placas de vídeo top de linha (pensei na 1660 ou equivalente da AMD);

* Que possua 4 slots para memória RAM (pretendo comprar 2x8);

* Custo máximo de R$ 1000 na placa-mãe. Mas o ideal seria de 600 a 800 :D

 

Agradeço desde já aos comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Gupelaez disse:

Prezados, boa tarde.

 

Pretendo montar um computador e gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual placa-mãe tiraria o melhor desempenho de um processador Ryzen 5 3600x (pode ser também os processadores parecidos, como o 3500, 3500x e o 3600).

 

Considerações:

* Não quero fazer overclock em nenhuma peça do computador;

* Não escolhi gabinete ainda, então tanto faz o tamanho da placa;

* Preferência que possua algumas portas USB 3.0 (ou melhor);

* Pretendo montar um computador para jogar jogos (porém não de forma competitiva) e para trabalhar home-office. Provavelmente não utilizarei placas de vídeo top de linha (pensei na 1660 ou equivalente da AMD);

* Que possua 4 slots para memória RAM (pretendo comprar 2x8);

* Custo máximo de R$ 1000 na placa-mãe. Mas o ideal seria de 600 a 800 :D

 

Agradeço desde já aos comentários.

B450 ou A320M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ArielBeaul disse:

B450 ou A320M

 

Tua resposta foi mais simples que a minha pergunta... Qual a diferença das placas B450 que custam R$ 1000 e as que custam R$ 600 ? 

Uma placa A320M já dá conta de usar todo o poder de processamento do 3600x com 16mb de RAM ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gupelaez disse:

 

Tua resposta foi mais simples que a minha pergunta... Qual a diferença das placas B450 que custam R$ 1000 e as que custam R$ 600 ? 

Uma placa A320M já dá conta de usar todo o poder de processamento do 3600x com 16mb de RAM ?

 

 

B450 tem diferença de suportes e compatibilidades, além de chipsets e tecnologias aplicadas claro

Sim, a A320M tem suporte até 32gb de RAM [16x16 para melhor funcionamento para dual channel] porém só tem 2 slots, as B450 e etc. Contam com 4 e 2 slots de GPU [que não é comum de alguém usar além de 1]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gupelaez disse:

 

Um placa sem disispador no VRM acaba por reduzir o clock do processador. Essas placas possuem dissipador nos VRMs ?

Sim, as B450 tem dissipador neles, assim como também você pode comprar kits de dissipadores

 

Numa A320M você pode usar um cooler mais largo e dissipadores, uso essa combinação na minha e é bem melhor do que os dissipadores nativos

 

Um gabinete que tem ventilação superior laterais e no topo também revertem na A320M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero montar um computador que me dure muitos anos sem trocar peças.

Meu interesse é jogar em fullHD (nada de 4k).

Acredito que um PC montado para jogar me atenda bem também para trabalho homeoffice e uso doméstico (pacote office, youtube)

Preciso montar um gabinete + monitor (mouse e teclado eu tenho).

Pretendo gastar até R$ 9 mil, porém preferiria perder um pouquinho de desempenho para gastar menos.

 

Faltam informações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gupelaez disse:

Quero montar um computador que me dure muitos anos sem trocar peças.

Meu interesse é jogar em fullHD (nada de 4k).

Acredito que um PC montado para jogar me atenda bem também para trabalho homeoffice e uso doméstico (pacote office, youtube)

Preciso montar um gabinete + monitor (mouse e teclado eu tenho).

Pretendo gastar até R$ 9 mil, porém preferiria perder um pouquinho de desempenho para gastar menos.

 

Faltam informações?

9 mil já dá pra fazer uma maquina c/ Ray Tracing 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Gupelaez disse:

Custo máximo de R$ 1000 na placa-mãe. Mas o ideal seria de 600 a 800

 

Tem muita placa nesses valores, até mais baratos inclusive e muito boas.

 

1 hora atrás, Gupelaez disse:

Uma placa A320M já dá conta de usar todo o poder de processamento do 3600x com 16mb de RAM ?

 

1 hora atrás, ArielBeaul disse:

porém só tem 2 slots

 

20 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

não compre placa A320

 

Tsc tsc tsc (brincadeira rs)

 

placa-mãe Asus EX-A320M-Gaming - R$ 470 Kabum

 

1 hora atrás, ArielBeaul disse:

Sim, as B450 tem dissipador neles

 

Nem todas possuem, precisa olhar nas fotos.

 

9 minutos atrás, Gupelaez disse:

Pretendo gastar até R$ 9 mil, porém preferiria perder um pouquinho de desempenho para gastar menos.

 

 

Pode gastar metade disso mais ou menos e montar uma ótima máquina:

 

Kit Upgrade, Core i5 10400F, ASUS TUF Gaming B460M-Plus, Memória DDR4 16GB (2x8GB) 3000MHz - R$ 2250 Terabyte

Placa de vídeo Asus Phoenix GTX 1660 Super - R$ 1875 Ciapc

Fonte Gamdias, Kratos E1, 500W - R$ 320 Terabyte

SSD Lexar 480 GB - R$ 350 Kabum

Gabinete escolhe um rs, uns R$ 250, de preferência com alguns fans, ou compre as fans separadamente (pelo menos uma é bom)

 

R$ 5045, o que me assusta inclusive, se quiser com Ryzen o preço pode subir por causa do processador ser bem mais caro, mas este está no nível do R5 3600 e custa menos. Dá pra economizar um pouco mais se pegar uma placa-mãe mais simples também

 

Monitor LG LED 23.8´ Widescreen, Full HD, IPS, HDMI - 24MK430H - R$ 750 Kabum

Monitor Gamer Bluecase LED 27´, 2.5K Quad HD - R$ 1600 Kabum

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...