Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manter roteador-modem ligado em liga/desliga e queda de energia.


Posts recomendados

Olá, nos últimos dias ocorreram quedas de energia e liga/desliga na minha região e gostaria de saber o que pode

ser feito para evitar que o roteador-modem seja desligado durante estes eventos.

Minha ideia inicial era utilizar um nobreak simples, para uso somente do roteador, mas, pesquisando aqui no fórum,

aprendi que ele não seria eficaz para o liga/desliga devido à velocidade com que o evento ocorre.

Lendo sobre dispositivos DPS chegue à ideia de combinar um DPS com um nobreak, o roteador em questão é da

própria fornecedora de internet e não há preocupação quanto a forçar o aparelho com o nobrek operando como

estabilizador pois realizo reuniões em home office e a estabilidade da conexão é mais importante e valiosa que o roteador.

Já agradeço qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, tenho que reforçar que o nobreak ideal é o online dupla conversão. Mas se a intenção é apenas ligar ele no modem-roteador, não vejo motivo para pagar cerca de R$ 3000,00 em um nobreak online dupla conversão.

 

Os modelos mais simples, com onda senoidal por aproximação (quadrada), estão na faixa de R$ 400,00. Mas eu não aconselho esses aparelhos, nem para ligar apenas no modem-roteador, pois além de possuírem o afamado estabilizador interno a base de reles, essa onda senoidal por aproximação (quadrada) devia ser proibida de se comercializar.

 

A opção seria o meio termo (cerca de R$ 1500,00), um nobreak offline com onda senoidal pura, que vai ter o estabilizador interno a base de reles, mas sem o inconveniente da onda senoidal por aproximação (quadrada). Mas nesse caso, deve-se aceitar o fato de que o estabilizador interno a base de reles vai estar presente, o que não é muito bom.

 

Você deve avaliar e ver o custo x benefício, e o risco x benefício também de ter um nobreak com estabilizador interno a base de reles.

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alberto Cesar F  o que o @Marcelo Calazans disse realmente é uma verdade,mas os nobreaks com onda solenoidal pura tem um preço bastante alto, e pra ser sincero não vejo necessidade de adquirir um desses apenas para a ligação de um roteador,acho que um nobreak mesmo com onda senoidal por aproximação (quadrada) já ia te atender mas claro,estamos falando em ligar apenas um roteador! Para computadores e outros periféricos não é recomendado! Mas eu não vejo problemas em utilizar um desses para a ligação do roteador

( minha opinião ) mas se preferir pagar um pouco mais,tem este nobreak,onda solenoidal pura 700va,o preço é interessante

Link : https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=57500&gclid=EAIaIQobChMIybu6rvW87gIVgw-RCh1gbQdoEAQYASABEgJ8zPD_BwE

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Marcelo Calazanse @Willian_Souza, agradeço as informações e achei interessante essa recomendação do de 700VA, só fico em dúvida ainda se esse modelo evita o liga/desliga do roteador, na especificação cita 0,8ms para tempo de acionamento do inversor, isso protege qunato a essa condição ou é outro "termo propaganda" e na verdade ele demora mais pra responder e não resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alberto Cesar F Eu posso falar da minha experiência com algo mais ou menos similar, creio eu.


Já trabalhei em locais que usavam esses nobreaks de baixo custo com forma de onda quadrada e estabilizador interno, do tipo mais simples (aquele que eu citei acima que são ruins), e eles seguravam os equipamentos em quedas desse tipo “liga/desliga” que você cita. Quedas em que a lâmpada pisca cerca de 1 a 2 segundos e logo volta.


Mas não posso afirmar que o seu caso é o mesmo e que com você iria acontecer a mesma coisa.


Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...