Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível falsificação de componentes eletrônicos (LM317, LM338, etc.)


ls.bastos

Posts recomendados

Caros, boa tarde. Estou desconfiado de componentes falsificados no mercado, principalmente reguladores de tensão da linha LMXXX. Abaixo, à esquerda, está um LM338T recente e, à direita, um LM317 que eu tinha comprado há vários anos atrás. Eu tenho reparado que o invólucro dos componentes mais antigos são trabalhados, possuem ângulos e cortes, enquanto dos mais novos, é apenas um retângulo. Repare na foto, o LM338T à esquerda em formato de caixa, e o LM317, mais antigo, com cortes e ângulos trabalhados. Reparem que até o dissipador do LM338T é reto e do LM317 possui cortes diagonais.

 

image.png.73b9ef5c9ecbfc9b85936b8347c4944c.png

 

Tentei usar diversos LM338T iguais a estes para montar fontes de alta corrente (30V/20A), mas sempre ou os transistores de saída ou o regulador queimavam (o regulador era utilizado para o controle, e os transistores, para potência). Tentei diversos tipos de arquitetura de circuitos. No simulador, funcionava que era uma beleza. Será que esses reguladores no formato retangular são falsos? Estava olhando o catálogo da Texas Instrument e o modelo deles possui ângulos e cortes, mas não acho para venda. Já li alguns comentários que alguns destes reguladores na verdade são falsificados e na verdade são um transistor com um diodo zener.

 

image.png.586515ae795d38a3307b97993520dac6.png

 

Além do mais, há um tempo atrás (uns 10 anos ou mais) era comum você comprar um componente e vir uma marca conhecida como ST Electronics, TI, etc. Hoje a maioria dos componentes são de marcas desconhecidas, isso quando vem alguma marca estampada!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o acabamento dos componentes existe casos e casos... 

Já comprei LM338T com o mesmo acabamento desse LM317 que parecia até ser de um estoque antigo, pois os terminais e a aleta do dissipador estavam até escuras (oxidadas). Acontece que nenhum dos três que comprei funcionou. Felizmente o dono da loja trocou dois, pois o terceiro eu soldei na placa e estourou. 

 

Os componentes da ST tem esse acabamento todo recortado, as outras marcas não tem. 

 

Também já comprei uns LM317 bem mal feitos, mas com o logo da Motorola. A aleta do dissipador era bem fininha, dava pra entortar com a mão. 

Decidi testar fora e funcionou normalmente, inclusive com a proteção térmica. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta semana eu estava com duas tv de plasma da samsung com as ysus queimadas, fiz o reparo e as suas tvs ligaram normal, mas depois de uns 5~10 minutos elas desligavam , analisando reparei que o transistor fgd4536 que eu tinha trocado esquentava até ferver quando muito quente a tv desligava, desconfiei deles e fui numa loja em outra cidade e comprei outros lá fiz a substituição e pronto as duas tv funcionando tranquilamente. resultado transistores falsos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte Minipa havia dado defeito. O 7812 estava pifado. Troquei por um Xing-Ling e ainda não tive mais problemas.

Meu hobby é projetar circuitos.

Tenho muitos componentes aqui em casa, pois nem loja de eletrônica tem aqui na cidade.

Comprei tudo muito barato no Ebay (Xing-Ling).

Nos projetos procuro sempre não utilizar os componentes em seus limites (tensão, corrente, potência e temperatura). Agindo assim, não tenho tido problemas.

As exceções são os kits.

Por exemplo os módulos de ultrasom. Vendiam 10 pelo preço de um. Comprei e tinham 8 bons. Valeu a pena.

A outra exceção é que tenho que lixar e estanhar todos terminais dos resistores, capacitores, etc.... até com os fios.

Ontem usei um trimpot multi-voltas. Era indústria brasileira. Os terminais não estavam oxidados.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho tido problemas com potenciometros usados como sensor de posição.. .. nenhum durou mais de meio ano em meu rotor de antenas.

 

Pelos datasheets eles deve suportar 5.000 operações antes de danificar ... então fiz uma montagem de teste :

 

peguei um motor de Passos, liguei num Arduino com um drive apropriado, e após alguns testes consegui fazer o eixo girar para esquerda e para a direita num total de 240 graus.

 

Acoplei um potenciometro no eixo, e liguei o potenciometro de 500 ohms como divisor de tensão, e o terminal do meio liguei na entrada A/D do Arduino em paralelo com um capacitor para dar uma filtrada.

 

Após 830 movimentos comecei a pegar saltos na tensão, significando falha mecânica em algum contato.

 

E com menos de 2000 movimentos , houve rompimento na trilha do potenciometro...

 

Comprei mais 4 de 500 ohms de fabricantes chines e nacionais, e todos apresentaram problemas semelhantes. NENHUM resistiu a mais de 3.200 movimentos , e todos falavam 5.000 !

 

Acabei pedindo para um amigo comprar um de uso militar na Mouser USA, US$ 42 ...  blindado e a prova de água, e por enquanto tudo bem.... funciona fazem 2 anos sem nenhum mal contato.

 

Não dá mais para confiar nem nos fabricantes nacionais... acredito que eles nem fazem mais testes de durabilidade, afinal nós, os trouxas, sempre compramos outros para trocar, sem desconfiar de nada ....

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR disse:

Comprei tudo muito barato no Ebay (Xing-Ling).

Nos projetos procuro sempre não utilizar os componentes em seus limites (tensão, corrente, potência e temperatura). Agindo assim, não tenho tido problemas.

Eu faço a mesma coisa. 

Uns 10 anos atrás comprei 100 daqueles 2N3055 falsos com logo da Toshiba num preço quase que de graça, uso como regulador de tensão junto com os LM317 que eu citei acima, até hoje nenhum queimou, pois deixo a corrente sempre na metade. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

... É Paulo!

Tem que considerar a relação custo/benefício.

Se for para situações extremas, como acredito ser o seu caso (deve ficar no exterior, trabalhando ao tempo) ...

13 horas atrás, aphawk disse:

Eu tenho tido problemas com potenciometros usados como sensor de posição.. .. nenhum durou mais de meio ano em meu rotor de antenas.

... vale o custo, pois acredito que este potenciômetro deva ficar em local bem alto e não compensa a sua troca constante.

Aliás, se os potenciômetros testados foram Xing-Ling, daqueles comuns, nem haveria como comparar com um ...

13 horas atrás, aphawk disse:

...  blindado e a prova de água

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, aphawk disse:

 

 

Não dá mais para confiar nem nos fabricantes nacionais... acredito que eles nem fazem mais testes de durabilidade, afinal nós, os trouxas, sempre compramos outros para trocar, sem desconfiar de nada ....

 

Paulo

Quanto a essa parte, eu diria que muito "fabricante" nacional, é revendedor de fabricante chinês com sua marca em cima......

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão boa ideia a do teste que fizeste. Poderias publicar as fotos e marcas em questão hein... um bom agregado ao forum e à sociedade eletrônica. S.F. o fabricante 😤. Teorizo também que mesmo sendo 'nacional' importa da china ou pelo menos a parte que lhe aprouver. Sai bem mais barato pra ele e claro, mais lucrativo. Quando ele ver sua publicação com fotos, de repente repensa sua estratégia de negócios.

Ah e o argumento tipo 'não quero queimar ninguém' não é totalmente válido. E o mais legal... você tem a verdade do seu lado!😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses problemas de componentes falsos tem me desanimado a montar projetos na área de eletrônica de potência, a que eu mais gosto.

 

Olhem só a foto deste LM338T do Aliexpress, bem diferente dos LM338T que vejo aqui nas lojas de eletrônica do Brasil. Possui cortes e ângulos no invólucro e no dissipador.

 

Minha vontade era fazer um mega kit de componentes eletrônicos, mas queria comprar tudo de uma vez só, e em alguma loja confiável.

 

image.png.d1e5d814897eae86b9728848807066ae.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, ls.bastos disse:

bem diferente dos LM338T que vejo aqui nas lojas de eletrônica do Brasil

Você também tem a oportunidade de fotografar o 'diferente' e falar em qual loja comprou. S.F. o lojista. Oportunidade de melhoria pra ele e seus amigos do ramo de potência 😁. Mas antes faça o teste = Paulão fez.

 

+ agregados úteis ao forum...dica: depois de comprar o do aliexpress faça o teste comparativo ligando-os simultaneamente com mesma carga, vê qual esquenta +, qual regula melhor, qual pifa por último e etc. 😁

Mas-porém-contudo-todavia-entretanto-no entanto veja 1º se é loja parceira do forum, aí tipo assim... sei lá entende? 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...