Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot demorado, Windows 10 pro com SSD, motivos?


Heitor1552

Posts recomendados

Olá  caros amigos,

De uns tempos para cá, o meu computador começou a demorar para dar o boot.

Tenho um ssd de 240 gb kingston e sempre reiniciou em menos de 5 segundos.. agora demora em torno de 5 minutos! Posso mais dois discos rígidos.. um de 1 tera e outro de 500 Gb.. já  tentei dar boot, com um de cada.. mas o problema persiste.. Fica numa tela preta escrita "Aorus" e um círculo carregando.. (em anexo)

Tenho uma placa-mãe Z390 Aorus pro wifi com fast boot ativado.. 

Pergunto a vocês, qual será o motivo disso?

Se alguém puder me ajudar, agradeço demais!

20210127_220456.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Essa demora também acontece com os HD? se sim, então você tem o w10 neles, já trocou o boot do windows apenas para o disco do SSD? Se sim, talvez seja algo no chipset, já rodou algum aplicativo para testar a velocidade dele?

O W10 está instalado no SSD apenas.. ainda não testei a velocidade, como posso fazer isso?

13 minutos atrás, Pepse disse:

desative o Fast-Boot da Mobo

se o problema persistir talvez o SSD esteja morrendo ou o cabo ou o conector,etc

também pode ser o processador com problema a

podem ser várias coisas mas acredito que o problema seja ou na placa,cabo ou SSD

Vou tentar..

 

7 minutos atrás, f_neto disse:

Faça um teste deixando somente o SSD no computador, está com cara de problema em algum hardware 

Vou testar..

Obrigado a todos, logo posto o resultado dos testes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, f_neto disse:

Faça um teste deixando somente o SSD no computador, está com cara de problema em algum hardware 

Tentei de todos os jeitos.. não funcionou..

Agora quando tento dar boot com meu hd de 500gb junto aparece uma mensagem escrita "sistema operacional não encontrado, desconecte os hds que nao contenham sistema operacional " agora deixo só o Ssd e o Hd de 1 Tb para dar o boot.. mas ainda está demorando..

52 minutos atrás, Pepse disse:

desative o Fast-Boot da Mobo

se o problema persistir talvez o SSD esteja morrendo ou o cabo ou o conector,etc

também pode ser o processador com problema a

podem ser várias coisas mas acredito que o problema seja ou na placa,cabo ou SSD

Isso também não funcionou..

 

33 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Há muitos aplicativos para isso, normalmente o mais famoso é o Crystal

Rodei e tenho os seguintes resultados:

20210127_230838.jpg

20210127_232051.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Heitor1552 disse:

Rodei e tenho os seguintes resultados:

Estranho, nesse tipo de caso seu ssd está funcionando totalmente bem, e bem rápido, já viu se você tem alguma configuração de inicialização customizada? Ou algum processo esteja rodando de padrão no startup? Como checar algo no PC e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Estranho, nesse tipo de caso seu ssd está funcionando totalmente bem, e bem rápido, já viu se você tem alguma configuração de inicialização customizada? Ou algum processo esteja rodando de padrão no startup? Como checar algo no PC e etc.

Então, como ele começou a apresentar essa demora.. eu fiz a redefinição do sistema, pelo próprio Windows 10, apagando todos os meus arquivos..
No inicializar está somente isso:

pc.png

1 minuto atrás, Heitor1552 disse:

Então, como ele começou a apresentar essa demora.. eu fiz a redefinição do sistema, pelo próprio Windows 10, apagando todos os meus arquivos..
No inicializar está somente isso:

pc.png

Engraçado que agora percebi, ele diz ali que a Bios durou  apenas 7,9 segundos..
Mas ele fica carregando na tela da placa-mãe uns 5 minutos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ArielBeaul disse:

Será que não é algum problema da mobo então? Pode ser que já tenha carregado o sistema porém ele ainda esteja mostrando em sobreposição de tela a inicialização

Para eu saber isso, só trocando a placa? pior que ela tem um ano só.. 😔

Mas também é o único "defeito", estranho não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Heitor1552 disse:

Para eu saber isso, só trocando a placa? pior que ela tem um ano só.. 😔

Mas também é o único "defeito", estranho não..

Se tiver garantia tudo bem, não vai ser perda, mas não vejo como resolver isso, então seria uma tentativa válida, porque o SSD tá lendo e escrevendo normalmente, talvez o registro da bios esteja certo mas não sei quanto ao menu da placa-mãe de inicialização

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Se tiver garantia tudo bem, não vai ser perda, mas não vejo como resolver isso, então seria uma tentativa válida, porque o SSD tá lendo e escrevendo normalmente, talvez o registro da bios esteja certo mas não sei quanto ao menu da placa-mãe de inicialização

Vejo isso pela Bios? por lá consigo ter uma ideia se está com mal funcionamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Heitor1552 disse:

Vejo isso pela Bios? por lá consigo ter uma ideia se está com mal funcionamento?

Não é isso, to falando que a leitura de que o sistema iniciou está certa (7 segundos) porém que talvez a BIOS dela esteja deixando aquela tela da Aorus por não detectar que já iniciou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Heitor1552 disse:

Entendi...então não há nada ser feito né..

No meu ponto de vista não, nunca tive problema sobre boot, meu HD leva cerca de 30 segundos quando eu desligo de mal jeito e uns 20 se desligo normalmente, então SSD para 8 segundos e aquela info no Disk, é sinal de saúde total. Tente pesquisar exteriormente, Youtube e fórum da Microsoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica no gerenciador de tarefas o desempenho:

no meu caso o clock da CPU vai até 2,5 Ghz, e estava no máximo 0,4

se o seu estiver muito baixo também, pode ser o problema de gerenciamento de energia

Quando há algum problema na alimentação o gerenciador de energia da placa, diminui o a velocidade do processador ao mínimo possível para não ocorrer problemas físicos, no caso queimar.

Verifique usar sem a fonte, só com a bateria se ela estiver boa, se voltar a velocidade normal, o problema é a fonte ou no meu caso o pino que é muito curto dentro do plug que encaixa no not. quando forço ele para encaixar ele funciona normal.

Instalei um SSD também no lugar do HD e ficava lento, só descobri quando instalei um programa que forçava o processador a usar todo o clock, e achei o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...