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RT nos Jogos - vale a pena hoje?


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Pesado Desde o anúncio dos vídeo games da nova geração e posteriormente das novas placas de vídeo, a expectativa para a qualidade visual dos novos jogos era grande. Vocês acham que até momento ela está se concretizando? Vale o investimento pesado na compra de placas de vídeo? 

 

A NVIDIA está á frente (até agora)  com essa tecnologia em conjunto com o DLSS (se não estou enganado a AMD já tem uma similar). Seu marketing foca nisso. Mas a qualidade visual dos jogos em contrapartida a sua performance e bugs está correspondendo? 

 

Nos novos jogos encontramos o uso dessas novas tecnologias, mas trazem também bugs e problemas na performance (Cyberpunk, e agora The Medium). Parece que os dispositivos não tem poder de processamento para tanto. O fato de colocar reflexos, melhorar a iluminação e criar partículas ainda está pesado demais. 

 

O que estão achando dessas tecnologias até agora? E baseado nos jogos já anunciados para os próximos anos vocês esperam grandes avanços? 

 

A AMD por usar o novo sistema RNA 2 e servir de base para a construção dos novos consoles, pode se beneficiar quando esses jogos saírem pois usará sua tecnologia e assim terão atualizações no driver dessas placas fazendo assim diminuir a diferença entre ela e a NVIDIA? Ou melhor,, uma 6800XT conseguirá rodar os jogos numa qualidade igual ou superior ao Séries X? 

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cara sinceramente

depende do caso

se você quer um componente que ande junto com um I9 ou Ryzen 9 da vida você precisa comprar RTX que não só entrega essas tecnologias funcionais mas bugadas como também tem um desempenho BEM superior que as antigas GTX que a NVIDIA matou

mas se você vai montar um Ryzen 3 da vida a melhor coisa possível é as GTX série 16 pra ser específico

pois quando surgiu a série 20 de RTX a 1080 e 1080 TI ficaram lixosas pois pelo preço de uma 1080 TI hoje você compra uma RTX 3060 TI que destroi a 1080 e 2080

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Ray Tracing só da RTX3070 para cima.
Esqueça de tentar rodar isso em qualquer outra placa, a menos que esteja disposto a abrir mão de MUITO desempenho e outros quesitos gráficos.

Sendo assim, quando for pegar uma GPU, se for algo inferior a uma 3070, vá naquela que tiver maior desempenho bruto (por exemplo: entre a GTX1080 e RTX2060, vá na primeira que é mais forte no geral, mesmo sem o RT que a segunda "tem" mas não dá conta de rodar). Já quando for pegar uma GPU, se for algo de uma 3070, não abra mão do RT e DLSS: comprar uma placa de quase R$10 mil e que não tem RT decente (caso da 6800XT) é obliterar dinheiro.

 

1 hora atrás, mineirimbb disse:

Nos novos jogos encontramos o uso dessas novas tecnologias, mas trazem também bugs e problemas na performance (Cyberpunk, e agora The Medium). Parece que os dispositivos não tem poder de processamento para tanto. O fato de colocar reflexos, melhorar a iluminação e criar partículas ainda está pesado demais. 


Eu não vi bug nenhum, no que diz respeito aos gráficos. O que rola é que, naturalmente, à medida que novas tecnologias vão chegando, mais coisas vão sendo colocadas nos jogos. Já viu o quanto de coisa há no Cyberpunk? (pelo Youtube não conta)
As GPU, e isso eu tô falando das mais potentes topo de linha, são lançadas para, finalmente, darem conta do que passou, do que ficou para trás. Do que tá vindo, sempre vão passar aperto.

A primeira GPU feita para o 4K, cheia de propaganda em cima disso, foi a 1080ti. E ela mal dava conta do que tinha na época, passava aperto danado... pra atingir os 60fps tinha que ser jogo mais antigo. Agora, na 3080, é a mesma coisa: ela finalmente dá conta daquilo que a 1080ti não dava, mas para o que tá saindo nesse momento ela berra para conseguir. Não atinge 60 fps em 2160p com tudo no máximo nem no AC Valhalla e nem no Cyberpunk, mas atinge no The Witcher 3 (2015). É assim que sempre funcionou e é assim que sempre vai funcionar.

 

1 hora atrás, mineirimbb disse:

A AMD por usar o novo sistema RNA 2 e servir de base para a construção dos novos consoles, pode se beneficiar quando esses jogos saírem pois usará sua tecnologia e assim terão atualizações no driver dessas placas fazendo assim diminuir a diferença entre ela e a NVIDIA? Ou melhor,, uma 6800XT conseguirá rodar os jogos numa qualidade igual ou superior ao Séries X? 


Claro que vai. A GPU do Xbox Series X é muito inferior à 6800XT.

O PS5 (e eu tenho um) e o Xbox Series X prometeram 2160p, Ray Tracing, gráficos refinados, 60 ou até 120fps. Mas uma coisa que muita gente percebeu é que NÃO prometeram isso tudo AO MESMO TEMPO.

Se quiser bater 120 fps no console, só se for no Super Mario 3 de NES, amigão. Jogos com RT, vai ser a 30fps e com recursos gráficos no médio. Não tem jeito, nem adianta esperar algo diferente disso. Então, sendo assim, é claro que a 6800XT vai ser capaz de rodar melhor que o console.

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1 hora atrás, Pepse disse:

pois quando surgiu a série 20 de RTX a 1080 e 1080 TI ficaram lixosas pois pelo preço de uma 1080 TI hoje você compra uma RTX 3060 TI que destroi a 1080 e 2080

 

Vai com calma amigão. No desempenho BRUTO, as série 80 ainda são muito fortes. A 3060 só foi superar as 1080 agora, com a chegada da 3060 Ti, que ainda fica atrás no desempenho bruto comparando com a 2080.

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Estamos no momento de transição. Assim como comprar um carro elétrico hoje é caro e complicado de lidar com a demora para carregar as baterias e a autonomia que fica próxima de um carro a gasolina, o Ray Tracing está engatinhando. Mas não tenha duvidas, os carros eletricos serão maioria em 20 anos e o futuro (bem mais cedo, dentro de 3 a 4 anos) do design gráfico 3D, seja em jogos ou outras plataformas como na arquitetura e produção de filmes é o ray tracing. Nesses 2 últimos, inclusive ja é uma realidade há anos, apenas não era feito em realtime porque a tecnologia não deixava.

A grande vantagem do ray tracing sobre a rasterização é que o algoritmo faz o trabalho sozinho. Programadores de jogos a cada sala, a cada item que colocam num sala, precisam fazer ajustes e gastar muito tempo fazendo a programação de como a luz deve parecer, dos reflexos que devem ter, das sombras que esse objeto deve gerar.  Já ao fazer isso com RT, voce cria uma sala, diz de onde vem a iluminação e o algoritmo vai calcular sobras, reflexos, difusão e todas as propriedades de iluminação daquele objeto, mesmo que ele esteja em movimento.

Isso poupa incontáveis horas das equipes de programação. E deixa muito mais realista o ambiente. Além disso, fica fácil criar um banco de objetos 3D, pois voce reaproveita os itens muito mais facilmente em diferentes ambientes.

 

Os novos consoles são o ultimo prego no caixão dos jogos rasterizados. Claro que como algo novo, tanto os consoles como as placas de video são fracos para todo o potencial da tecnologia e por mais 2 anos pelo menos vamos ver os jogos saindo com esse misto de rasterização com RT. Mas até o final de 2022, vamos ter placas rodando RT liso e se não fosse pela pandemia, ja em 2022 também iriam começar a aparecer os jogos que usam somente Raytracing e quem tiver uma 1080 ou até as atuais AMDs não vão rodar esses jogos. Mas pode anotar ai, entre 2022 e 2023 já teremos jogos indie e talvez até um AAA que so vai funcionar em RT.

 

 

 

 

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@sdriver @XDRZ @Lilisandro Então a médio e longo prazo, é melhor ir de NVIDIA e RTX 3070 (para jogos em 1080?) e 3080 (para 1440?) para usar o potencial do RT?

E quanto aos serviços de streaming para jogos? Não acham que essa pode ser a última geração de consoles?

Eu estou testando o X Cloud e o serviço é bom, pena que tem o input lag no controle. Uns jogos mais e outros menos. Gostaria de testar o Luna da Amazon.

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Na verdade não.

Compensa agora pegar uma placa mais barata com bom desempenho na tecnologia atual e esperar o lançamento de novas placas focadas em RT para trocar.

As RTX20xx foram as primeiras a introduzir o RT, a serie 30 ja teve o refinamento do RT, mas ambas ainda tem grande foco em desempenho base para atender os jogos atuais.

Acredito que na serie 40 a Nvidia já mostre um novo direcionamento, com as placas perdendo potencia para uso em jogos normais e tendo um ganho muito alto em RT. Lembre-se que hoje uma 3060TI tem desempenho bruto similar a 1080TI, o que vai acontecer é lançarem algo com uma 4060 com desempenho equivalente a uma 1070 em jogos normais, mas rodando RT com 30% mais desempenho do que a 3060TI. Aí sim será a hora de migrar o sistema.

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@sdriver Não acha que talvez seja o último X Box que saiu? Já se especulava antes se a MS iria lançar um novo ou não, já que agora o foco é GamePass. E provavelmente será o futuro. Basta que arrumem o input lag e não será mais necessário comprar um console ou investir num PC para jogar. Ainda mais se contar que a maioria dos jogadores são casuais e não gamers propriamente ditos, as grandes empresas envolvidas (MS - Google - Amazon) esse futuro pode estar muito mais próximo do que imaginamos.

 

Se tivesse um serviço desses rodando jogos a 1080p ou 1440 entre 30-60 fps constantes, eu assinaria.

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@mineirimbb Respondendo a sua pergunta entre a 3080 e a 3070 para 1080p ou 1440p, recentemente fiz upgrade para uma 3070 e tenho que dizer: RT faz diferença sim, e não apenas na performance. Caso os dev incrementaram bem o rt no jogo (Cyberpunk) você sente uma diferença instantânea na qualidade e realismo, que consequentemente aumenta a imersão. Uso a minha 3070 em um monitor 1440p 144hz e obviamente nessa resolução não dá pra socar tudo no talo e rodar com 144fps, mas na casa dos 60-100, dá perfeitamente em jogos com RT e DLSS. Claro que uma 3080 aguenta mais tempo e se desempenha melhor, mas uma 3070 atende muito bem em 1440p. Como estamos no inicio das novas placas da Nvidia e AMD, os jogos ainda não são bem otimizados para extrair o máximo de desempenho delas, coisa que ira acontecer lá por volta de 2022, onde creio que Rt vai ser um recurso presente na maioria dos jogos.

No final, a questão de se compensa ou não o investimento vai do quanto você pretende investir, pois assim como o @Lilisandro  disse, RT só da 3070 pra cima, de resto você não vai ter um bom desempenho pelo investimento

@mineirimbb Agora que me toquei, você é aquele do forum sobre um PC para edição de videos/jogos high end, né ?

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@JeanLN Hummm então aguentaria sem problemas 1080p com DLSS ligado e RT performance, tudo no ultra a 60 fps sem problemas? Meu foco seria a qualidade em 60fps pra se manter constante. Se você joga a 1440 rodando de 60-100 então ela terá vida longa pra mim, já que gosto de jogos tipo plataforma (Sekiro, Ori, um RPG de mundo aberto) e não jogo nada de FPS (porque sou ruim mesmo!!!)

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@mineirimbb De qualquer maneira, o Ray Tracing é algo superestimado. Os jogos não precisam dele para serem bonitos, visto que Last of Us (2013) e até The Witcher 1 (2007) já mostram superfícies e espelhos que refletem os raios de luz e imagens. Além disso, jogos como AC Valhalla, mesmo sendo lançamentos, não contam com o recurso e até o Cyberpunk 2077, que tem o recurso, possui belos reflexos mesmo com o RT desativado.

O lance do RT é ele facilita a vida dos desenvolvedores, como explicado pelo colega lá em cima. Esse é o grande ponto.
Outro ponto é que os raios de luz e reflexos passam a ser reais, mas isso não necessariamente quer dizer mais bonito. Com RT ativado não é raro momentos nos quais você não consegue enxergar o rosto dos personagens conversando, mesmo em cutscenes, simplesmente porque não há luz real incidindo ali.
Mas uma coisa é certa: se for pra comprar GPU de R$10 mil, obrigatoriamente tem que pegar uma com o recurso né...

Sobre ficar mais belo ou não, ou existir a necessidade do RT ou não, veja este vídeo onde comparo o Cyberpunk 2077 num certo momento com o RT desativado e depois ativado:
 

 

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@mineirimbb Cara, o jogo mais pesado que tenho jogado ultimamente com ela é Cyberpunk (v1.1), tenho rodado com tudo no ultra apenas nuvens volumétricas desligadas e screen space reflections também (pois o RT fica ligado), RT Ultra com sombras RT desligadas pois n vejo diferença, e com DLSS no balanceado em 1440p pego 60-80 fps. Em outros jogos como Metro Exodus com RT e DLSS batem até a casa dos 100 fps ou mais. Ainda pretendo testar Control e Gears 5 esse final de semana e escrever um pequeno review que estou te devendo do outro post seu kkkkk.

Como você disse no outro post que precisava de uma maquina duravel, uma 3070 em 1080p vai durar muito e tenho certeza que pega mais de 60 fps com tudo no ultra nessa resolução. Dependendo de quando você for montar sua maquina já tenha sido anunciado a serie 3000 super, aí vai de quanto você quer investir.

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Sobre os consoles, acredito que vai sair mais 1 versão antes do fim. Mas não vai ser o PS6 e outro Xbox com nome aleatório. Deve sair um update com a versão Pro de cada plataforma aumentando a performance para rodar os jogos já lançados e em poucos anos, aí, será o fim dos videogames como conhecemos e olá planos de assinatura para game stream. Mas a plataforma PC ainda viverá um pouco mais, contudo será o fim das placa mid end. Ou você vai ter de comprar uma placa top super cara ou vai comprar uma placa simples para ter video simples em estações de trabalho.

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@Lilisandro Aí você apelou! Quando muito a 3070 já é difícil de comprar rs Pra quem entende um pouco de informática (nem digo jogos), saberia a diferença do reflexo no liquido que está no chão. Agora te pergunto: quantas pessoas sabem diferenciar o reflexo com e sem uso de RT? Durante o jogo, só quem fica reparando mesmo para achar essas diferenças. No gameplay normal acho que muitas vezes nem percebemos. (mas que fica mais bonito, fica)

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18 horas atrás, mineirimbb disse:

@Lilisandro Aí você apelou! Quando muito a 3070 já é difícil de comprar rs Pra quem entende um pouco de informática (nem digo jogos), saberia a diferença do reflexo no liquido que está no chão. Agora te pergunto: quantas pessoas sabem diferenciar o reflexo com e sem uso de RT? Durante o jogo, só quem fica reparando mesmo para achar essas diferenças. No gameplay normal acho que muitas vezes nem percebemos. (mas que fica mais bonito, fica)

Dependendo do jogo até que faz uma diferença bacana, mas não vale a pena na maioria dos casos. Por exemplo, entre rodar a 60fps com RT e 100fps sem RT, a segunda opção é muito melhor, para absolutamente qualquer jogo. Um pessoal pode até vir com papo de "single player não precisa de tantos fps", realmente, não é necessário, mas a diferença na fluidez é abismal se tiver um monitor que consiga exibir isso 

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1 hora atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Dependendo do jogo até que faz uma diferença bacana, mas não vale a pena na maioria dos casos. Por exemplo, entre rodar a 60fps com RT e 100fps sem RT, a segunda opção é muito melhor, para absolutamente qualquer jogo. Um pessoal pode até vir com papo de "single player não precisa de tantos fps", realmente, não é necessário, mas a diferença na fluidez é abismal se tiver um monitor que consiga exibir isso 


Com certeza. Eu só jogo com RT ativado hoje em dia porque a 3080 dá conta de empurrar alta taxa de fps junto com o recurso. Se não fosse capaz, certamente eu desativaria o RT para manter a fluidez do jogo.
Jogar a 100 fps (com monitor que reproduza isso) sem RT >>> jogar a 60 fps com RT.

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