Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quebrei os pinos do processador RYZEN 7 3700x - Sugestões?


erique
Ir à solução Resolvido por erique,

Posts recomendados

Prezados, Olá a todos, espero que estejam bem

 

Eu não acredito até agora que eu fiz isso, mas montando e desmontando uma máquina de um cliente, para testar as peças em outro PC devido a um problema de não estar ligando mais, eu acabei deixando o processador encaixado de mal jeito e ficou quebrado cerca de 14 pinos, e não tenho certeza mas parece ter 2 pinos que soltaram e estão pregados na placa-mãe.

 

Processador: AMD RYZEN 7 3700x - Preço Médio: R$2300,00
placa-mãe: Mãe Asus AMD Prime B450m-A AM4 DDR4 - Preço Médio: R$700,00

 

O que eu queria ajuda, era saber se realmente está pregado 2 pinos nessa placa-mãe, e se tem alguma dica de conserto, assistência técnica se da um jeito, ou não tem conserto mesmo e perdeu o processador.

 

20210127_210646.thumb.jpg.da753b5b6dbcbfa7ce64023f230a82df.jpg

 

20210127_210643.thumb.jpg.9222b6ddc8986ac61ce96590a885f166.jpg

 

20210127_210659.thumb.jpg.656a959828c3066af5124c52fde6f6fb.jpg

 

20210127_210710.thumb.jpg.ae11d50c3fb9da3586e5a9ce7365500b.jpg

 

20210127_210704.thumb.jpg.44e3df4e549a1a9bc343d13d2744ef63.jpg

 

 

 

Obs: Era um PC tão bonito, olha só o vídeo dele quando montei ele há pouco mais de um ano

 

 

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique meu amigo que zebra, como dizem aqui onde moro, sentou na graxa em.

 

faça o seguinte, com uma lupa e uma pinça, ou ponta de lapizeira, vá desentortando BEM MAIS BEM vagarosamente, nem que leve um dia inteiro, vá desentortando, com muitooo cuidado, ou leve em algum lugar que está disposto a correr esse risco para você, eu recomendaria tentar entrar em contato com o mw informática para ver se ele faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, wagner2029 disse:

Conserto=reparo

concerto=musica

caixão e vela preta.

cola uma chave pix ai, doeu no meu coração, queria dar uma força, um fumo desse tamanho em tempo de pandemia ninguem merece

Obrigado pela explicação, corrigi a frase.

 

E toda ajuda a bem vinda, vou correr atrás pra resolver o quanto antes isso

Screenshot_8.png.66aa0394bf4ce55b269e360a2fce3ba8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique

 

Vou te contar uma historia que talvez possa te ajudar.

 

Eu tive um Ryzen 2700x que quebraram alguns pinos, isso ocorreu por que eu usava o cooler da AMD e ele ficou preso ao processador quando eu fui remover o mesmo para trocar.

Na época eu lamentei o meu vacilo e acabei comprando um outro 2700x para substituir.

 

Algum tempo depois em outro forum eu descobri que um usuário teve o mesmo problema que eu e resolveu arriscar mandar para o RMA da AMD dizendo que esse problema do cooler ficar preso era algo recorrente em processadores AMD e segundo ele a AMD aceitou o RMA e trocou o processador dele.

 

Resolvi fazer a mesma coisa e não e que deu certo. No meu caso eu não recebi outro 2700X porque eles não tinha eles me mandaram o valor que paguei corrigido.

 

E uma dica se quiser arriscar pode ser que de certo também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique Mano, se quebrou lascou kkkkkkk mas se entortou ta suave, só desentortar, fui fazer uma limpeza e aplicação de pasta térmica no PC do amigo meu, maluco tem uma crosshair IV de 2010 e um phenom ii X6 1090t, fui tirar o cooler, saiu logo o processador colado nele kkkkkkkkkkkkk entortou uns 6 pinos, com muita calma e cautela com uma chave de fenda fui desentortando, mas tem que ficar certinho, senão não encaixa de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, leonardobr_ disse:

processador colado nele

Quando eu abri ele, ele também estava colado nele, parece que é bem recorrente esse problema com os AMD.

 

@Lenon_Fernandes Obrigado pela história, bem interessante mesmo, mas deixa eu te perguntar, ele ainda estava dentro da garantia certo? O problema é que esse processador foi comprado na kabum em novembro de 2019, já passou o primeiro ano de garantia, será a AMD aceita por essa condição que mencionou também, que foi de fato o que ocorreu comigo também, ela estava super grudado no cooler quando eu levantei o socket.

Screenshot_3.png.6a81e04576aece20d760c487e4cd2783.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Lenon_Fernandes disse:

@erique

 

Processadores da AMD tem 3 anos de garantia.

 

Então ainda está na garantia.

Bacana, isso é bem interessante na verdade.

 

Já vi todo o caminho para fazer isso através dos links

https://www.amd.com/pt/support/kb/warranty-information/pib

https://www.amd.com/pt/support/kb/warranty-information/rma-form

 

Porém, estou em dúvida se precisa também da caixa original caso seja necessário mandar, como foi no seu caso e do seu amigo?

Estou tentando escrever também na parte do problema exatamente o que ocorreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, erique disse:

Bacana, isso é bem interessante na verdade.

 

Já vi todo o caminho para fazer isso através dos links

https://www.amd.com/pt/support/kb/warranty-information/pib

https://www.amd.com/pt/support/kb/warranty-information/rma-form

 

Porém, estou em dúvida se precisa também da caixa original caso seja necessário mandar, como foi no seu caso e do seu amigo?

Estou tentando escrever também na parte do problema exatamente o que ocorreu.

 

Quando eu mandei eu só mandei com a caixa original nem cooler eu mandei.

 

Se você abrir o RMA quem vai entrar em contato com você e a Katia ela representa a empresa que presta RMA aqui no Brasil para AMD.

 

Ai você pode falar com ela. Ela e de boa Fala que você ta sem a caixa ela entende.

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mantendo atualizado a situação: o RMA da AMD me respondeu por e-mail que não vai cobrir a garantia.

-------

Encontrei 2 empresas que fazem esse tipo de serviço de desentortar em vez de tentar eu mesmo, já combinei com uma delas que vai recolher o processador comigo na segunda, e espero trazer novidades logo após isso se deu certo ou não.

 

O cliente optou por mesmo que dê certo ou não, ele quer que venda o processador porque quer outro melhor

Tenho outro tópico para ver essa questão quem puder me ajudar a encontrar um processador que tenha vídeo integrado e que aceite na placa-mãe dele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez fui fazer manutenção no meu R5 2600 e o WC não saia nem na reza brava. Não fiz esforço algum e incrivelmente o processador saiu grudado ao WC. Verifiquei atentamente com uma lupa e gloria a deus não entortou nenhum pino [sim, também não sei como], mas admito que fiquei com medo de ter quebrado algum pino.

Após isso, a melhor solução que encontrei para evitar isso é:

 

Após abrir o gabinete e soltar/desparafusar o cooler, dar umas leves giradas no cooler que ele vai se soltando lentamente e quando soltar de vez, puxar com cuidado e atenção para evitar que ainda saia grudado.

 

@erique Desejo-lhe sorte nesse 3700x, meu amigo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Uma empresa tinha aceitado pegar o caso e desentortou os pinos, mas o computador não ligou, acredito que tenha danificado o processador mesmo.

 

Mostrei ao cliente e ele pediu para trocar o processador e a placa-mãe para um Intel, só deixando aqui as fotos deles desentortado, obrigado a todos que me ajudaram durante o processo 

Spoiler

:cry:

 

01c71b5f-c6b8-4be4-9d76-24c125a7ee95.jpg

aa4c65a6-3985-4c6c-864e-6524b74af1b6.jpg

ce56878b-2e9d-4cde-aca8-3b8fc6aba097.jpg

fc58d585-1ddf-4739-b330-7d97aa4f5d4c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Conformei falei no post anterior a este, o processador não teve concerto mesmo, então foi vendido a alguém que tentou recuperar e não sei se deu conta de aproveitar algo do processador + placa-mãe.

 

Enfim, o cliente optou por adquirir nova placa-mãe + processador novo fazendo já um upgrade, e dessa vez um intel, então foi escolhido um: Gigabyte B460 HD3 + i7-10700F 10º geração

 

Resultado da máquina montada: 
 

 

Processador: i7-10700F 10º geração - R$2.599,90
Placa de Vídeo: RX 550 4GB - R$896,24
Memoria Ram: Corsair Vengeance Rgb Pro 2x 16gb DDR4 3200mhz: R$1.069,00
Fonte: Corsair 750w 80 plus - R$539,00
SSD - 240GB Kingston - R$193,00
HD: Seagate 2 TB -Valor: R$319,00
GABINETE AEROCOOL AERO 500: R$223,88
placa-mãe: Gigabyte B460 HD3 - R$749,90
4 Cooler 120mm - AKASA Piranha de 120mm - R$179,60

Total: R$6.769,52
Foi feito a montagem por mim este ano em 08/03/2021

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...