Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terceira placa-mãe que isso acontece!!


Posts recomendados

Eai galera do forum. Estou com o seguinte problema, já é a terceira vez que esse problema acontece.

 

Desde que montei meu PC, em 2018, de la pra cá já foram 3 placas mãe "queimadas" que pararam de funcionar.

Sempre acontece o seguinte, de um dia para o outro o PC para de funcionar, nas três vezes o LED da placa

acende mas nada liga, não gira uma ventoinha sequer. Os outros componentes permanecem os mesmos, que são o seguinte:

 

PLACAS MÃE QUE NÃO FUNCIONAM MAIS:

• Asus Prime A320m - PRIMEIRA

• Asus Prime B450m Gaming - SEGUNDA

• Asus Ex-A320m Gaming - TERCEIRA

 

PEÇAS QUE ESTÃO DESDE O INICIO E CONTINUAM FUNCIONANDO:

• Fonte Corsair 600VS - TESTADA, INCLUSIVE TODAS SUAS VOLTAGENS

• Processador Ryzen 5 2600

• Memoria Ram 2x8gb ballistix 2400mhz

• Memoria Ram 1x8gb Corsair 2400mhz

• Placa de Video Geforce 1060 ZOTAC - Até Setembro de 2020

• Placa de Video Geforce RTX 2060 super - Atual

• HD 1Tb Toshiba

• SSD Kingston 120gb

• SSD M2 XPG 512gb

• Gabinete NZXT s340

• No-Break 1000VA

 

Sempre realizei alguns testes, como o de bancada com a placa fora do gabinete, testes

com outras memorias, com outros processadores, ja dei CLEAR CMOS, ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa, e infelizmente nunca resolveu sempre continuou do mesmo jeito, o LED acende mas não funciona nada.

 

Nas duas primeiras vezes eu nem quis saber e já comprei logo outra placa e pronto resolveu.

Mas agora na terceira vez eu tenho certeza q isso vai acontecer de novo daqui um tempo,

então eu preciso descobrir o motivo das placas pararem do nada, para poder fazer alguma coisa

contra isso, e impedir que isso ocorra novamente. 

 

Quem tiver uma luz, uma direção do que posso fazer, alguma dica mesmo, agradeço demais!!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, GustaTR disse:

Eai galera do forum. Estou com o seguinte problema, já é a terceira vez que esse problema acontece.

 

Desde que montei meu PC, em 2018, de la pra cá já foram 3 placas mãe "queimadas" que pararam de funcionar.

Sempre acontece o seguinte, de um dia para o outro o PC para de funcionar, nas três vezes o LED da placa

acende mas nada liga, não gira uma ventoinha sequer. Os outros componentes permanecem os mesmos, que são o seguinte:

 

PLACAS MÃE QUE NÃO FUNCIONAM MAIS:

• Asus Prime A320m - PRIMEIRA

• Asus Prime B450m Gaming - SEGUNDA

• Asus Ex-A320m Gaming - TERCEIRA

 

PEÇAS QUE ESTÃO DESDE O INICIO E CONTINUAM FUNCIONANDO:

• Fonte Corsair 600VS - TESTADA, INCLUSIVE TODAS SUAS VOLTAGENS

• Processador Ryzen 5 2600

• Memoria Ram 2x8gb ballistix 2400mhz

• Memoria Ram 1x8gb Corsair 2400mhz

• Placa de Video Geforce 1060 ZOTAC - Até Setembro de 2020

• Placa de Video Geforce RTX 2060 super - Atual

• HD 1Tb Toshiba

• SSD Kingston 120gb

• SSD M2 XPG 512gb

• Gabinete NZXT s340

• No-Break 1000VA

 

Sempre realizei alguns testes, como o de bancada com a placa fora do gabinete, testes

com outras memorias, com outros processadores, ja dei CLEAR CMOS, ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa, e infelizmente nunca resolveu sempre continuou do mesmo jeito, o LED acende mas não funciona nada.

 

Nas duas primeiras vezes eu nem quis saber e já comprei logo outra placa e pronto resolveu.

Mas agora na terceira vez eu tenho certeza q isso vai acontecer de novo daqui um tempo,

então eu preciso descobrir o motivo das placas pararem do nada, para poder fazer alguma coisa

contra isso, e impedir que isso ocorra novamente. 

 

Quem tiver uma luz, uma direção do que posso fazer, alguma dica mesmo, agradeço demais!!

 

 

 

 

Encoste a parte superior da mão no gabinete com o PC ligado , mesmo que não tem vídeo , para ver se toma algum choque , outra coisa que eu queria saber é se você usa air cooler grande , tipo gammax v2 , dex dx 2011. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas Asus Prime A320m, todas elas tem histórico de não ter uma boa dissipação nos VRMs, eu não recomendaria elas para um Ryzen 5. Agora, a Asus Prime B450m é uma placa de entrada, mas ela suporta bem um Ryzen 5 sem overclock.

 

Esse nobreak, qual a marca e modelo dele? Você realmente precisa de um nobreak? Pois a maioria deles (que custam menos de R$ 2.000,00) são estabilizadores com bateria e não fornecem energia de forma adequada para a fonte.

 

Fora isso, estou sem ideias do que pode ser.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, GustaTR disse:

Eai galera do forum. Estou com o seguinte problema, já é a terceira vez que esse problema acontece.

 

Desde que montei meu PC, em 2018, de la pra cá já foram 3 placas mãe "queimadas" que pararam de funcionar.

Sempre acontece o seguinte, de um dia para o outro o PC para de funcionar, nas três vezes o LED da placa

acende mas nada liga, não gira uma ventoinha sequer. Os outros componentes permanecem os mesmos, que são o seguinte:

 

PLACAS MÃE QUE NÃO FUNCIONAM MAIS:

• Asus Prime A320m - PRIMEIRA

• Asus Prime B450m Gaming - SEGUNDA

• Asus Ex-A320m Gaming - TERCEIRA

 

PEÇAS QUE ESTÃO DESDE O INICIO E CONTINUAM FUNCIONANDO:

• Fonte Corsair 600VS - TESTADA, INCLUSIVE TODAS SUAS VOLTAGENS

• Processador Ryzen 5 2600

• Memoria Ram 2x8gb ballistix 2400mhz

• Memoria Ram 1x8gb Corsair 2400mhz

• Placa de Video Geforce 1060 ZOTAC - Até Setembro de 2020

• Placa de Video Geforce RTX 2060 super - Atual

• HD 1Tb Toshiba

• SSD Kingston 120gb

• SSD M2 XPG 512gb

• Gabinete NZXT s340

• No-Break 1000VA

 

Sempre realizei alguns testes, como o de bancada com a placa fora do gabinete, testes

com outras memorias, com outros processadores, ja dei CLEAR CMOS, ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa, e infelizmente nunca resolveu sempre continuou do mesmo jeito, o LED acende mas não funciona nada.

 

Nas duas primeiras vezes eu nem quis saber e já comprei logo outra placa e pronto resolveu.

Mas agora na terceira vez eu tenho certeza q isso vai acontecer de novo daqui um tempo,

então eu preciso descobrir o motivo das placas pararem do nada, para poder fazer alguma coisa

contra isso, e impedir que isso ocorra novamente. 

 

Quem tiver uma luz, uma direção do que posso fazer, alguma dica mesmo, agradeço demais!!

 

 

 

 

Esse nobreak é o que mais me aparenta ser o problema

agora, fabkinder disse:

Ryzen 5

para o 5 até que tá de boa, se fosse uma 7 ou 9 seria muito puxado, principalmente por essa rtx 2060 super

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, GustaTR disse:

ja fiz ate o procedimento

do papel alumínio envolto na placa

isso ai não é recomendado! pode ser isso danificando suas placas.

 

esse gabinete não parece ter uma boa ventilação (vi de longe só) o superaquecimento também pode danificar trilhas e componentes (em especial capacitores  e semicondutores)

 

roda um stresstest no aida64 por 10 minuto (só no cpu) e um furrmark em paralelo, printe todas as telas do aida antes de interromper o teste e publique aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Encostei e não deu choque amigo, meu cooler é o que veio com o próprio processador mesmo.

@fabkinder Meu nobreak é um BMI maxxi power 2 1200va. Precisar, precisar eu não preciso, foi mais uma tentativa de proteger de alguma forma contra quedas de energia ou curtos, mas sem sucesso como pode ver...kkkk

@ArielBeaul Será se o nemisis e o nobreak mesmo?! Só for é muita ***** viu mermão..kkkkkkk

@Eder Neumann O lance do papel alumínio só fiz uma vez na terceiro placa, creio q nao seja o problema, e só fiz isso quando ja tinha testado todo o resto. Sobre o teste no CPU to impossibilitado de fazer pois nao tenho outra placa-mãe pra testa-lo..rsrsrs

@Felipinho13 Só pode ser isso mesmo, porque vou te falar viu, ta é amaldiçoada essa marca..kkkkkk

@Eder Neumann Sobre o gabinete pode ser tb, você recomendaria algum com boa refrigeração?

@Felipinho13 @Eder Neumann @ArielBeaul @fabkinder @Gustavo Muccelin Moreira  Se tiverem também alguma indicação de placa-mãe que eu possa pegar, até uns 1000,00 da certo.

Agradeço demais as respostas de todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GustaTR disse:

Se tiverem também alguma indicação de placa-mãe que eu possa pegar, até uns 1000,00 da certo.

Uma que está num bom preço pelo que oferece é a ASRock B450M Steel Legend:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100672

 

Uma mais barata e que o pessoal fala muito bem é a Gibabyte B450M DS3H:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, fabkinder disse:

Uma que está num bom preço pelo que oferece é a ASRock B450M Steel Legend:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100672

 

Uma mais barata e que o pessoal fala muito bem é a Gibabyte B450M DS3H:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076

@fabkinder Essa Asrock eu ja estava de olho, essa outra eu ja vou dar uma olhada.

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...