Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de potência e corrente de trafo para amplificador multicanal.


Nelsaraiva

Posts recomendados

Olá, pessoal, boa-tarde.
Estou num dilema, aqui, do qual não sei a solução, porque sou aprendiz no assunto. É o seguinte. Em cada uma das saidas do meu amplificador estereo, tem-se: 22V, 60W em 8 Ohms. O trafo alimenta essas duais saidas.
Ocorre que quero adicionar mais 4 canais, ou seja, mais duas placas estereo, iguaizinhas às do amplificador, ou seja, cada canal mono tendo na saida 22V, 60W em 8 Ohms. Vejo evidente que o trafo, do amplificador, projetado para alimentar dois canais, não irá conseguir alimentar os seis canais simultaneamente. Entendo, pois, se faz necessário um outro trafo, mais potente, o bastante para alimentar as seis sidas, com uma muito boa folga. Mas eu não faço ideia de como calcular a potência/corrente do dito cujo. Pretendo um trafo toroidal, com alimentação de 120/240V 60Hz. Venho, pois, buscar socorro junto a vocês, a fim de que me ensinem a calcular os dados desse pretendido trafo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até pra mim que me distanciei das teorias há décadas, suponho que basta colocar um trafo com a potência proporcional à potência dos canais com uma margem acima. Penso que seu trafo deve fornecer uma potência de 1.2 a 1.5x a do seu som. É o máximo da matemática elétrica da sonorização que me aproximo. Aguarde alguem do ramo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites