Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de potência e corrente de trafo para amplificador multicanal.


Nelsaraiva

Posts recomendados

Olá, pessoal, boa-tarde.
Estou num dilema, aqui, do qual não sei a solução, porque sou aprendiz no assunto. É o seguinte. Em cada uma das saidas do meu amplificador estereo, tem-se: 22V, 60W em 8 Ohms. O trafo alimenta essas duais saidas.
Ocorre que quero adicionar mais 4 canais, ou seja, mais duas placas estereo, iguaizinhas às do amplificador, ou seja, cada canal mono tendo na saida 22V, 60W em 8 Ohms. Vejo evidente que o trafo, do amplificador, projetado para alimentar dois canais, não irá conseguir alimentar os seis canais simultaneamente. Entendo, pois, se faz necessário um outro trafo, mais potente, o bastante para alimentar as seis sidas, com uma muito boa folga. Mas eu não faço ideia de como calcular a potência/corrente do dito cujo. Pretendo um trafo toroidal, com alimentação de 120/240V 60Hz. Venho, pois, buscar socorro junto a vocês, a fim de que me ensinem a calcular os dados desse pretendido trafo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até pra mim que me distanciei das teorias há décadas, suponho que basta colocar um trafo com a potência proporcional à potência dos canais com uma margem acima. Penso que seu trafo deve fornecer uma potência de 1.2 a 1.5x a do seu som. É o máximo da matemática elétrica da sonorização que me aproximo. Aguarde alguem do ramo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigo .if. Eu vou encomendar o trafo à Toroid, mas já sei que terei que informar, além da potência do amplificador, também a corrente na saida. Se a potência total é a soma da potência dos 6 canais, então a potência total seria de 360w (em 8 Ohms). Se a corrente total for a resultante da soma da dos 6 canais, então seria: 6 x 2,75A = 16,5A. Tendo em conta a margem a que você se refere, de 150%, então teriamos uma potência total de 900W e uma corrente total de 24,75A.  O cálculo certo seria esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Nelsaraiva disse:

Se a corrente total for a resultante da soma da dos 6 canais, então seria: 6 x 2,75A = 16,5A. Tendo em conta a margem a que você se refere, de 150%, então teriamos uma potência total de 900W e uma corrente total de 24,75A.  O cálculo certo seria esse?

No total 20A da e sobra. 

 

Porém sai mais barato (e mais fácil) comprar outros dois transformadores. 

Assim aproveita o que já tem. 

Penso eu que o trafo seja do tipo 22+22V com corrente de 6A

Então basta mais dois desses. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Nelsaraiva disse:

16,5A. Tendo em conta a margem a que você se refere, de 150%, então teriamos uma potência total de 900W

Se minha calculadora e a lei de ohm não estiver errada, 22V*16.5*1.5 = 544W. E não consigo enxergar 22V no seu trafo. Apesar de conversarem entre si, potência sonora e de capacidade de trafo são entidades distintas.

Mas resumindo, sim se você pedir 22Vx20A, o cara do trafo vai saber o que fazer. Mas seu trafo tem várias derivações. É bom saber direitinho pra onde vai e qual corrente de cada. Pouco ou nada devo somar neste caso.

Em tempo: 6.3V era tensão típica dos filamentos das válvulas 😁

 

Ah... se este trafo for a saída pros a.f.s ...aff.. fica tudo ainda mais turvo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As saídas do trafo são duas: 30 + 30VCA e 36,3 + 36,3VCA. Após a retificação, as tensões ficam como mostradas na imagem. Quando informo "cada saída de canal", eu me refiro às duas saídas da placa amplificadora.

Retificado.png

Você vê que o trafo suporta duas cargas de 60W 8 Ohm, sendo de 22V a tensão na saída para o falante. A questão é saber qual a potência e corrente do novo trafo, que irá sustentar SEIS cargas de 60W 8 Ohm. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...