Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo e não liga... Fonte? Placa?


Posts recomendados

Galera, montei um Pc há pouco menos de 4 meses. Está tudo ainda dentro da garantia. Estava usando normalmente até ontem de noite, desliguei e hoje pela manhã já não quis mais ligar (nem no teste da chave de fenda e nem trocando o Power sw pelo reset pra forçar inicialização pelo botão Reset). O headset conectado no USB do gabinete até fica com o LED aceso (aparentemente recebe energia como sempre), o led simples personalizado da placa Aorus B450M até pisca ao ligar e desligar a fonte. Onde será que tá o problema? Na fonte mesmo? Na placa-mãe? Alguma dica para que eu possa testar antes de mandar as peças isoladas para assistência?

 

Especificações do PC abaixo:

Gigabyte Aorus B450 M
AMD Ryzen 5 3400G
RAM Corsair 16GB 2666MHz
SSD Crucial BX500 240GB
HDD Seagate 1TB 5400RPM
Fonte Corsair CV550

 

Esqueci de dizer outros detalhes, então lá vai: já fiz o teste trocando de tomada e a rede elétrica não deve ser, há menos de 8 meses toda fiação da casa foi trocada. Ah, e nenhum cooler gira ao tentar ligar (nem do processador nem demais fans). Realmente não dá sinal de vida, só os leds rgb de periféricos conectados ao USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thalesmarcel Por ligar os Leds dos periféricos USBs,pode se caracterizar um defeito na placa-mãe ou fonte apesar que a fonte é de ótima qualidade.

Mas se está na garantia,leve o PC inteiro na loja que comprou,eles irão avaliar e a garantia ira cobrir o possível dano.

Uma pergunta : Utiliza estabilizadores ou filtro de linha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza filtro dps icampler 

 

Na vdd comprei as peças isoladas, vou ver se envio a placa e a fonte pra loja que explode olhar o que foi...

 

Tô fazendo agora um teste com a placa fora do cpu pra ver se não foi circuito do gabinete

Não consegui ligar também com os componentes fora do gabinete. Vou ver com algum técnico pra testar a fonte pra mim, senão será a placa-mãe mesmo. Não tem jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thalesmarcel Para testar a fonte,desconecte todos os cabos de alimentação dela dos periféricos,pegue o chicote principal que alimenta a placa-mãe e faça um jumper do fio verde com preto com um pedacinho de fio ou um clips mesmo.

Apesar de que deve-se levar em conta,que ele não é um teste tão preciso,pois as vezes a fonte pode testar com defeito de corrente baixa,e como estamos se tratando de um teste em vazio com a fonte,através desse teste não tem como identificar o defeito de corrente baixa.

Mas recomendo mesmo que mande para garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza fiz algo melhor, levei a fonte na casa de uma pessoa e testei se a minha fonte ligaria outro PC. Tudo ocorreu perfeitamente, então já descarto a possibilidade da fonte. Creio que seja placa-mãe ou processador (o que acho mais difícil visto que a placa-mãe que não tá repassando o comando pra ligar a máquina)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza olha só a resposta da garantia, eles testaram o processador e a placa-mãe, nada consta de problema no processador... Já na placa teve essa observação:

 

"A Placa-Mãe foi devidamente testada, e foi constatado que ela estava com a sua BIOS desatualizada para o modelo do processador em questão, portanto, foi atualizada para a última versão disponível no site do fabricante. Após isso, não foram encontradas nenhuma anormalidade em seu funcionamento. Foram testadas todas as saídas de vídeo, os slots PCI-E, de memória tanto em conjunto quanto separadamente, as portas SATA, USBs e Internet, e em nenhum momento o sinal de vídeo ou o funcionamento do sistema foi interrompido."

 

Será que por causa de uma desatualização ela não ligou? Estranho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thalesmarcel Pelo que pesquisei,memo que a BIOS esteja desatualizada,o PC não da video,mas ele liga! Como no seu caso,você disse que a placa-mãe ligava os Leds então certamente o PC ligava certo ? e ele ligava e não dava  video,realmente pode ser que a BIOS estava desatualizada mesmo.

Faça os testes pra ver se realmente o problema foi solucionado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza ligava os leds dos componentes conectados na porta USB, mas não dava um boot (ligar fans etc). Vou esperar as peças retornarem pra eu realizar esse teste. Achei estranho esse problema. Mas de qualquer forma foi bom ter enviado pra garantia, pois pra atualizar a BIOS eu iria precisar de um processador de geração antiga pra que a placa desse vídeo e pudesse ser atualizada, coisa que como um consumidor comum eu não possuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, feedback final: Já estou com o pc funcionando na mão, aparentemente ele não ligava porque a BIOS estava desatulizada. Acho que o técnico resetou e BIOS e depois atualizou. Como o técnico fez isso? Não sei, não foi explicado.

 

Caso apresente algo diferente, voltarei a comentar sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hm, interessante, infelizmente eu não sei dizer como ajudar, mas to passando por uma situação bem parecida, PC só ligava depois depois de um tempo na rede elétrica, mas o que posso dizer é pra não confiar nele ligando, fui confiar e quando vi ele não ligava mais por nada, fiquei um mês sem PC basicamente e troquei uma fonte semana passada, o técnico disse que era esse o problema, mas ele voltou a ficar sem ligar até que hoje ele ligou sem dificuldade alguma e sem nenhuma mudança :v


o que te faz achar que seja a umidade? eu encontrei um pouco de  informação sobre isso quando pesquisava, mas nunca muito infelizmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, chris2701 disse:

hm, interessante, infelizmente eu não sei dizer como ajudar, mas to passando por uma situação bem parecida, PC só ligava depois depois de um tempo na rede elétrica, mas o que posso dizer é pra não confiar nele ligando, fui confiar e quando vi ele não ligava mais por nada, fiquei um mês sem PC basicamente e troquei uma fonte semana passada, o técnico disse que era esse o problema, mas ele voltou a ficar sem ligar até que hoje ele ligou sem dificuldade alguma e sem nenhuma mudança :v


o que te faz achar que seja a umidade? eu encontrei um pouco de  informação sobre isso quando pesquisava, mas nunca muito infelizmente

@chris2701 vi no youtube alguns videos sobre plataformas amd que estão assim, as 450 etc
inclusive alguns resolvem com secador, por isso acredito que seja umidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fala Thales, tenho a mesma placa que voce e exatamente com o mesmo problema. A minha voltou a funcionar sem necessidade alguma de mexer na BIOS, levei o computador no tecnico e ele simplesmente ligou lá. Havia tentado todos os procedimentos possiveis antes de fazer isso. Hoje, 3 meses depois de ter apresentado o problema, voltou a apresentar. Não sei o que fazer. Como está seus status com a B450 hoje em dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sterben @Sterben Então, não mudou em nada. Eu processei a loja que explode, ganhei, óbvio. Essas placas ocorrem isso mesmo, principalmente se você mora em litoral ou algum lugar que chove muito. No final das contas, continuo com a mesma placa apenas porque ainda consigo usar ela de uma certa forma: deixo sempre conectado na tomada, mesmo que esteja desligado e dessa maneira liga quando eu preciso (funciona assim comigo). Quando não liga dessa forma, então eu uso um metódo que aprendi no youtube com um cara, que é criar um curto com a energia estática em um pino do cristal oscilador ( https://www.youtube.com/watch?v=mOZuj1X5DpI ), esse curto pode ser feito com o próprio dedo, pinça, etc. Espero ter te ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...