Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD congelando pc e com barulho


Isa-xD

Posts recomendados

  • Membro VIP

@Isa-xD Por algum motivo, o log do chkdsk não foi gerado..

 

Em todo caso, o procedimento já foi executado e todos os erros encontrados pelo comando foram corrigidos, não há mais nada com o que se preocupar. Apenas recomendo que execute os seguintes comandos para garantirmos que, se uma falha no Windows impediu que o log fosse gerado, que ela seja corrigida para que isso não ocorra novamente.

 

Citação

 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )

 


 

---

 

Após isso, pode utilizar o computador normalmente 👍

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD Não é necessário fazer o procedimento 2, então ignore. Mas, no caso, a unidade talvez fosse diferente do E, por isso você deveria usar o comando "bcdedit" para saber qual exatamente é a unidade.

 

Enfim, use apenas o comando:

DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

 

Após isso, reinicie o PC e pode usa-lo normalmente, não há mais nenhum procedimento necessário a ser feito 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD Não é necessário fazer esse procedimento. Você executou o procedimento 1, e ele emitiu o aviso dizendo que encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito. Caso ele informasse que os arquivos corrompidos não puderam ser corrigidos, ai você faria o procedimento 2, mas como não é o caso, você irá fazer somente o procedimento 3.

Citação

 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Prontíssimo. êxito.

Só deixa eu tirar uma dúvida: No caso, meu HD agora tá em perfeito estado, é isso?

aqueles 5 badblocks já eram?

 

Se sim, eu poderia ter feito esses procedimentos antes de comprar aquele HD de segunda mão kk, pior que esse meu HD ficou uns 3/4 meses aqui parado, pegando poeira..

Só estranhei ele não ter feito barulho e nem congelado nenhuma vez, pois ele sempre fazia, sabe? Só não lembro se era quando eu ''forçava'' em games (lol, gta), mas acho que no ''básico'' tb apresentava tais problemas (youtube, netflix) e não apresentou quando foi zerado.. ficou desde ontem ok e até cheguei forçar entrando no lol (treinamento) e 0 sinal de defeito

agora, Isa-xD disse:

@GabrielLV Prontíssimo. êxito.

Só deixa eu tirar uma dúvida: No caso, meu HD agora tá em perfeito estado, é isso?

aqueles 5 badblocks já eram?

 

Se sim, eu poderia ter feito esses procedimentos antes de comprar aquele HD de segunda mão kk, pior que esse meu HD ficou uns 3/4 meses aqui parado, pegando poeira..

Só estranhei ele não ter feito barulho e nem congelado nenhuma vez, pois ele sempre fazia, sabe? Só não lembro se era quando eu ''forçava'' em games (lol, gta), mas acho que no ''básico'' tb apresentava tais problemas (youtube, netflix) e não apresentou quando foi zerado.. ficou desde ontem ok e até cheguei forçar entrando no lol (treinamento) e 0 sinal de defeito

Alias, muito obrigada pela ajuda. valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Prontíssimo. êxito.

Só deixa eu tirar uma dúvida: No caso, meu HD agora tá em perfeito estado, é isso?

aqueles 5 badblocks já eram?

Não.

 

Badblocks são setores fisicamente danificados. O que fizemos foi um procedimento para anular esses setores pois, se eles estivessem "funcionais" e algum dado fosse salvo nele, esse dado ficaria corrompido. Esse procedimento é para garantir que os setores defeituosos não serão mais utilizados para armazenar dados.

 

1 hora atrás, Isa-xD disse:

Só estranhei ele não ter feito barulho e nem congelado nenhuma vez, pois ele sempre fazia, sabe?

Isso é uma questão de sorte. Se algum arquivo importante do sistema ficar armazenado em um badblock, irá causar problemas. Se algum programa for armazenado num badblock, ele pode apresentar lentidão, não abrir ou emitir erros. Um universo de possibilidades podem ocorrer com um arquivo se partes dele estiverem em um setor defeituoso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
1 hora atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Olá, Gabriel.

Poderia me ajudar a refazer novamente o procedimento já que fazem uns 2/3 meses que me ajudou?

Vi que tem uns erros e gostaria de tentar ''resolve-los''

Já vou deixando os prints aqui p facilitar, sei lá.

Talvez nem esteja apresentando problemas, mas não custa nada tentar fazer algo, não é mesmo?

Os comandos são os mesmos apesar dos defeitos serem em locais diferentes?

ps: não deixei completar, mas acho que já é o suficiente o error scan

 

Uma dúvida: 41 Graus não seria muito apesar de ser completamente diferente ali dentro da nossa sensação? Na cidade tá 19



 

1.png

2.png

3 minutos atrás, Isa-xD disse:

Já vou deixando os prints aqui p facilitar, sei lá.

Talvez nem esteja apresentando problemas, mas não custa nada tentar fazer algo, não é mesmo?

Os comandos são os mesmos apesar dos defeitos serem em locais diferentes?

ps: não deixei completar, mas acho que já é o suficiente o error scan

 

Uma dúvida: 41 Graus não seria muito apesar de ser completamente diferente ali dentro da nossa sensação? Na cidade tá 19



 

1.png

2.png

E sim, eu já sei que não é recomendado ficar com um HD defeituoso, mas é o que eu tenho pro momento, como daquela vez kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Isa-xD disse:

Já vou deixando os prints aqui p facilitar, sei lá.

Talvez nem esteja apresentando problemas, mas não custa nada tentar fazer algo, não é mesmo?

Os comandos são os mesmos apesar dos defeitos serem em locais diferentes?

ps: não deixei completar, mas acho que já é o suficiente o error scan

 

Uma dúvida: 41 Graus não seria muito apesar de ser completamente diferente ali dentro da nossa sensação? Na cidade tá 19



 

1.png

2.png

E sim, eu já sei que não é recomendado ficar com um HD defeituoso, mas é o que eu tenho pro momento, como daquela vez kk

fiz a paradinha  '' wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx''

Só não sei se coloquei certo os arquivos aqui

1610332711_Novapasta.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isa-xD disse:

fiz a paradinha  '' wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx''

Só não sei se coloquei certo os arquivos aqui

1610332711_Novapasta.zip 3 MB · 0 downloads

 

@GabrielLV

Fiz todos os processos que cê me passou naquele tempo, só não fiz aquele passo 2 porque o 1 deu certo.

ps: Só falta cê dá uma olhadinha na pasta que mandei agora.

 

Enfim, pareceu ter dado tudo certo, mas

ainda consta os defeitos quando abro o CrystalDisk e quando coloco p rodar o Error Scan do HD Tune.

É normal?

Não deveria ter ''corrigido''?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Isa-xD disse:

Talvez nem esteja apresentando problemas, mas não custa nada tentar fazer algo, não é mesmo?

Os comandos são os mesmos apesar dos defeitos serem em locais diferentes?

 

Uma dúvida: 41 Graus não seria muito apesar de ser completamente diferente ali dentro da nossa sensação? Na cidade tá 19

1- Sim, está apresentando problemas, o erro "Current Pending Sector Count" indica isso (setores cuja escrita/leitura de dados falhou, sendo necessária uma análise com o chkdsk /r para saber se o erro pode ser corrigido ou se é um defeito físico).

 

2- Sim. É uma temperatura fora do normal. Monitore-a constantemente para saber se ela não irá superar os 55ºC.

 

1 hora atrás, Isa-xD disse:

fiz a paradinha  '' wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx''

Só não sei se coloquei certo os arquivos aqui

Não é necessário fazer este procedimento.

 

---

 

Você executou o comando chkdsk /r e esperou o tempo de análise (para o seu caso, provavelmente demoraria cerca de 2 a 4 horas)? O procedimento executou normalmente ou o computador voltava para a tela do Windows sempre que reiniciava?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD

Citação

 

Verificando o sistema de arquivos em 😄
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.

Uma verificaçao de disco foi agendada.
O Windows verificará agora o disco.                                       

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
  552192 de registros de arquivos processados.                               
Verificaçao de arquivos concluída.
 Duraçao da fase (Verificaçao de registro de arquivo): 16.45 segundos.
  11441 registros de arquivos grandes processados.                       
 Duraçao da fase (Recuperaçao de registro de arquivo órfao): 0.00 milissegundos.
  0 registros de arquivos inválidos processados.                     
 Duraçao da fase (Verificaçao de registro de arquivo incorreto): 1.37 milissegundos.

Estágio 2: examinando a ligaçao do nome do arquivo...
  5916 registros de novas análises processados.                         
  753306 de entradas de índice processadas.                                 
Verificaçao de índices concluída.
 Duraçao da fase (Verificaçao de índice): 1.30 minutos.
  0 arquivos nao indexados verificados.                              
 Duraçao da fase (Reconexao órfa): 1.63 segundos.
  0 arquivos nao indexados recuperados em achados e perdidos.                     
 Duraçao da fase (Recuperaçao de órfaos para achados e perdidos): 773.15 milissegundos.
  5916 registros de novas análises processados.                         
 Duraçao da fase (Verificaçao de ponto de nova análise e ID de Objeto): 23.34 milissegundos.

Estágio 3: examinando os descritores de segurança...
Limpando 197 entradas de índice nao usadas do índice $SII do arquivo 0x9.
Limpando 197 entradas de índice nao usadas do índice $SDH do arquivo 0x9.
Limpando 197 descritores de segurança nao usados.
Verificaçao de descritores de segurança concluída.
 Duraçao da fase (Verificaçao do descritor de segurança): 85.36 milissegundos.
  100558 arquivos de dados processados.                                   
 Duraçao da fase (Verificaçao de atributo de dados): 1.48 milissegundos.
O CHKDSK está verificando o diário de USN...
  34297224 de bytes USN processados.                                           
Verificaçao do diário de USN concluída.
 Duraçao da fase (Verificaçao do diário de USN): 425.83 milissegundos.

Estágio 4: procurando clusters inválidos nos dados do arquivo do usuário...
  552176 de arquivos processados.                                                                
Verificaçao dos dados do arquivo concluída.
 Duraçao da fase (Recuperaçao de arquivos do usuário): 1.32 horas.

Estágio 5: procurando clusters inválidos livres...
  32287486 de clusters livres processados.                                     
Verificaçao de espaço livre concluída.
 Duraçao da fase (Recuperaçao de espaço livre): 0.00 milissegundos.

Nao há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma açao necessária.

 487748908 KB de espaço total em disco.
 357762892 KB em 345563 arquivos.
    164508 KB em 100559 índices.
        20 KB em setores defeituosos.
    671540 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
 129149948 KB disponíveis em disco.

      4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de  121937227 unidades de alocaçao no disco.
  32287487 unidades de alocaçao disponíveis em disco.
Duraçao total: 1.35 horas (4884135 ms).

Informaçoes internas:
00 6d 08 00 b5 ce 06 00 bf 65 08 00 00 00 00 00  .m.......e......
86 01 00 00 96 15 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00  ................

O Windows terminou de verificar o disco.
Aguarde enquanto o computador é reiniciado.

 


👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD

Não há problemas no sistema de arquivos. = O sistema de arquivos do HD (formato NTFS) não possui nenhuma falha que necessita-se de correção.

 

20 KB em setores defeituosos. = Setores com defeito. Aparentemente nenhum arquivo precisou ser recuperado (nenhum estava corrompido).

 

Duraçao total: 1.35 horas (4884135 ms).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Então todos os defeitos mostrados no Error scan e Crystal foram resolvidos?

Mas vem cá, não deveria mais aparecer os defeitos no error scan e no crystal, né?

Já que eles foram ''resolvidos'' de momento.

35 minutos atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Então todos os defeitos mostrados no Error scan e Crystal foram resolvidos?

Mas vem cá, não deveria mais aparecer os defeitos no error scan e no crystal, né?

Já que eles foram ''resolvidos'' de momento.

Mais uma coisinha: Eu tô sentindo que ele tá meio que dando umas travadinhas bem de leve, mas pode ser só impressão mesmo, não sei. Caso esteja, pode ser algo relacionado a esses defeitos?

Tava pensando em restaurar p dados de fábrica só p dar uma limpeza nele etc, pode ser uma boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Então todos os defeitos mostrados no Error scan e Crystal foram resolvidos?

A palavra correta é "anulados" (marcados para não serem mais utilizados), então sim.

 

12 horas atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Então todos os defeitos mostrados no Error scan e Crystal foram resolvidos?

Mas vem cá, não deveria mais aparecer os defeitos no error scan e no crystal, né?

Já que eles foram ''resolvidos'' de momento.

Eu pessoalmente nunca executei o HDTune novamente após o chkdsk para saber se isso ocorreria, então não sei dizer. Mas, teoricamente, eram para não aparecer...

 

12 horas atrás, Isa-xD disse:

Mais uma coisinha: Eu tô sentindo que ele tá meio que dando umas travadinhas bem de leve, mas pode ser só impressão mesmo, não sei. Caso esteja, pode ser algo relacionado a esses defeitos?

Dificilmente pois o chkdsk /r já foi executado.

 

12 horas atrás, Isa-xD disse:

Tava pensando em restaurar p dados de fábrica só p dar uma limpeza nele etc, pode ser uma boa?

Reinstalar o Windows você fala? Se sim, pode fazer caso for fácil para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Eu pessoalmente nunca executei o HDTune novamente após o chkdsk para saber se isso ocorreria, então não sei dizer. Mas, teoricamente, eram para não aparecer...

Vou ficar cismada com isso agora, querendo utilizar novamente o chkdsk kk

 

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Se sim, pode fazer caso for fácil para você.

Mas não faz tudo sozinho? única coisa que eu teria que fazer é baixar meus jogos novamente e alguns programas que utilizo diariamente, não?

DD.png

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Dificilmente pois o chkdsk /r já foi executado.

Eu não queria fazer esse ''reset'', mas como to com essa impressão de umas travadinhas, talvez possa resolver (se num for o HD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
39 minutos atrás, Isa-xD disse:

Mas não faz tudo sozinho? única coisa que eu teria que fazer é baixar meus jogos novamente e alguns programas que utilizo diariamente, não?

Sim. Existem usuários que evitam fazer formatações pois possuem muitos arquivos e programas, portanto, o tempo necessário para reinstala-los e/ou restaurar o backup seria grande. No seu caso, se isso não for um problema, pode realizar a reinstalação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@GabrielLV Eu acabei descobrindo que tinha um PC velhinho aqui (tempo de msn KK), 

Será que o HD funciona no meu PC? Só p eu usar por um tempo e não ficar sem? É da Samsung HD322HJ

Se sim, eu perco algum desempenho no Pc em modo geral por ele ser de 320GB? 

22 minutos atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Eu acabei descobrindo que tinha um PC velhinho aqui (tempo de msn KK), 

Será que o HD funciona no meu PC? Só p eu usar por um tempo e não ficar sem? É da Samsung HD322HJ

Se sim, eu perco algum desempenho no Pc em modo geral por ele ser de 320GB? 

 

Ah, e tem um outro mais recente, (não sei a marca, mas é de 320GB TB) que a menina ficou de trazer p mim amanhã. A pergunta é a mesma do da Samsung 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...