Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Dell inexplicavelmente lento


Posts recomendados

RESUMO:

Tenho um notebook Dell Modelo Inspiron 14 7460 comprado em 2018. Em 2019 ele começou a ficar muito lento beirando o inutilizável. No gerenciador de desempenho tudo aparenta estar normal. Já formatei várias vezes e até coloquei um SSD e não adiantou. 

Me digam que diagnósticos posso fazer e postar aqui para que possam me auxiliar nesse problema.

 

CONFIGS DO NOT:

Spoiler

image.png.d1ae29ef21a065d1bc798dd33b571a82.png

Spoiler

image.png.e2444e1bf670f13e5de7bc788b7940d5.png

Spoiler

image.png.9bae25b487438b1e11f721e89bd175f0.png

 

DETALHANDO O PROBLEMA:

Segue as configurações:

No gerenciador de desempenho tudo sempre pareceu normal, mas mesmo assim o computador é lento.

Abrir o Windows Explorer; abrir programas; google chrome; assistir vídeos; Tudo isso apresenta uma lentidão fora do comum.

Ao assistir vídeos (youtube ou do próprio hd, até no barulho das notificações do windows) dá um ruído tipo "mal contato de fone de ouvido" e agarradas pesadas até mesmo quando mudo de aba no chrome.

 

O QUE EU JÁ FIZ

Já restaurei o sistema de fábrica pelo windows. Já formatei com pendrive de instalação. Já fiz as "otimizações'' básicas de windows. Já desfragmentei disco (acabei substituindo depois o hd por um ssd). Todos os drivers atualizados. Recentemente substituí o hd por um ssd. Já rodei o disgnóstico de falha em hardware da Dell e não acusou nenhum problema.

 

DIAGNÓSTICOS:

Fiz um benchmark pelo userbenchmark e no CPUz que seguem abaixo (se tiver necessidade de outro benchmark eu posto aqui, só falar).

Vou colocar também uma print do desempenho sem nenhum programa aberto e uma com um vídeo no YT rodando.


ANEXOS:

Spoiler

 

image.thumb.png.f345f0945a0e52c6d643d2d7ccc12b94.png

 

image.thumb.png.412e0532cafa3c6d66886ac8b6da7660.png

image.thumb.png.963476c2003750d59a86affaaea18092.png

image.thumb.png.8de6e1ba9d420f36a9faa37b77d393db.png

image.thumb.png.d2b2e36988a5717ea71449a12473334a.png333.PNG.6ec350e3179512378052c5173acd875b.PNG

11.PNG.78286600e2dde8fedfe6cda15174cf49.PNG

 

 

 

 

 

 

 

333.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 @mineirimbb Obrigado pela atenção. 

O retorno do comando:

BankLabel      Capacity            DeviceLocator     Speed
BANK 0          8589934592      DIMM 1                2400

 

Não estou conseguindo mandar mais imgens, então o diagnostico do Crystal Disk Mark ficou assim:

SEQ1M Q8T1: Read 547,15Mb/s - Write 384,9Mb/s

SEQ1M Q1T1: Read 424,02Mb/s - Write 336,39Mb/s

RND4K Q32T1: Read 63,38Mb/s - Write 38,16Mb/s

RND4K Q1T1: Read 16,02Mb/s - Write 45,51Mb/s

 

Temperatura do SSD está em 35 graus. O modelo é um KINGSTON SA400 de 120gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Quando rodei o HWmonitor e botei um vídeo no yt pra rodar, na hora ele alcançou 100%. O clock ficou travado em 399MHz e em alguns momentos por uma fraçao de segundo subia, mas já voltava.

Depois disso fechei o vídeo, esperei uns minutos e parece que o processador voltou ao normal, inclusivo o clock, variando normal. 

Aí abri novamente o vídeo e novamente ele foi a 100% do mesmo modo. 

A temperatura máxima que ele acusou foi 55 graus.

Além disso no monitor de desempenho do windows fala que a cpu está a 15% quando ela está na verdade a 100%

 

Um detalhe que não mencionei: a um tempo atras tive problema na bateria, então desconectei ela da placa-mãe e to usando só pelo cabo agora. A bateria deu uma estufada dentro do note que já é super fino, pode ter danificado alguma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Medeiros_471453 já resetou a bios? o problema é esse processador rodando a 400mhz, foi esse clock que achei estranho.

Não creio que a bateria estufada possa causar isso, ela poderia estragar de vez a placa-mãe, mas não causar lentidão.

reseta a bios, se der pra acessar a bateria da bios e remover ela melhor ainda.

fora isso seria testar com outro processador, como eu disse quando encontrei problema parecido foi processador estragado, era um i5, troquei por um i3 e funcionou perfeitamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Acabei de resetar, não adiantou. Tem uma atualização de bios pendente pro modelo, mas ele só permite atualizar com a bateria conectada e carrega em 10%. Não sei se esse update resolveria, mas pra isso teria que comprar uma bateria de R$599, sem ter a certeza de que resolveria o problema.

O processador é soldado na placa-mãe, então não rola de substituir. Acho que chegamos no fim da linha que você pode me ajuda aqui rsrsrsrs. De qualquer maneira vou ligar pro suporte da dell com essas novas infos em mãos.

Muito obrigado pela ajuda, esclareceu muitas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é chegamos em um beco sem saida, nesse caso acho que vai ter que trocar a placa  mãe, pega o pn dela e pesquisa no mercado livre e aliexpress, pode ser que você encontre uma que compense, pode ser que valha a pena ,essa maquina é cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Consegui resolver. Através de gambiarra mas consegui. 

O problema não era processador bichado. Utilizando uma aplicaçãozinnha chamada ThrottleStop consigo desativar um tal de DB PROCHOT, que é uma orientação que implementada no computador pela Dell pra "forçar" um underclock do processador pra gastar menos energia ou prevenir aumento de temperatura (deve ter sido causado pela morte da minha bateria, visto que quando comprei não tinha esse problema). 

Após isso o processador voltou magicamente ao normal, e sem problemas de temperatura, visto que não exigo muito dele after all.

Agora eu me pergunto, por que raios uma fabricante coloca uma orientação pro processador trabalhar num clock de 400MHz o tempo todo? Só pro consumidor ser obrigado a comprar uma bateria de 600 conto a cada ano? Tomar no ... 

Enfim, apenas dando um retorno, caso veja um problema parecido no futuro. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Medeiros_471453 exatamente, o mesmo defeito  pode ser causado por varios problemas diferentes e o seu relato ajudará aos perdidos pela eternidade.

A dell é uma boa empresa, a intenção dessa solução até que é boa, mas o caso é que a solução apresentou defeito, tem que ir fuçando mesmo até achar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Medeiros_471453 Vale lembrar que nem sempre trocar a bateria ou o carregador resolvem o problema, há um circuito integrado na placa-mãe que as vezes queima ou entra em curto e mesmo com carregador novo ou bateria o problema persiste, estou com um inspiron 15 5567 que queimou um integrado desses, niguém conseguiu reparar, e terei de ser obrigado a conviver com isso ou trocar de placa-mãe, mas usando Linux não tenho esse problema de clock, o kernel se encarrega de contornar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...