Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa montagem é compatível? Se for ela teria um bom desempenho?


Ir à solução Resolvido por fabkinder,

Posts recomendados

Peço ajuda para saber se as seguintes peças apresentariam um bom desempenho no mundo dos games:

 

 

Processador: Ryzen 9 3900x

 

Placa de vídeo: RTX 2060 ou RTX 2080

 

placa-mãe: A520M AORUS ELITE

 

Memória RAM: Dois pentes de 8GB ddr4, 3000MHz

 

SSD: 256GB, M.2 NVMe, Leitura 1800Mb/s, Gravação 1200Mb/s

 

HD: 2TB

 

Fonte: 600w ou 650w

 

 

 

Perguntinha adicional: Seria necessário um Water Cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeitorFerreira Troque a placa-mãe para uma B550 ou X570, as memórias para umas com frequência de 3200MHz e pegue um processador mais fraco para compensar o valor, se for o caso.

Hoje em dia, o Ryzen 5 5600X é o processador mais rápido em jogos. Ele custa quase R$ 1.000,00 a menos que o Ryzen 9 3900X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os componentes em si são bons, water cooler é opcional e nesse caso é melhor um de 240 mm ou maior ou então um air cooler mais parrudo porque o TDP desse Ryzen é de 105W, então nesse ponto fica a sua escolha.

 

Eu só trocaria essa placa-mãe porque mesmo que ela funcione com o Ryzen 9 3900X não faz muito sentido usar um processador high end numa placa-mãe de entrada, cujo o VRM no fim pode acabar fritando com facilidade com um processador desses, dodeca-core afinal.

 

Suas opções de placa-mãe podem ir desde as B450 com um bom dissipador nos VRMs até as B550 ou X570, é possível pensar também nas X470 mas não recomendo nada abaixo disso.

 

Dá pra fazer overclock nas memórias então ai okay, fora isso, apenas certifique-se de pegar uma fonte de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe, escolha uma X570 ou B550 que esteja em verde na coluna "VRM a 75A" desta planilha:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

 

Fonte, que uma que esteja nos Tier A ou B desta lista:

https://linustechtips.com/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

Uma Fonte de 550W é mais que suficiente para rodar uma RTX 2060 Super. Uma de 650W vai rodar uma RTX 3080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo  Teria muito problema continuar com essa placa-mãe? A questão é que infelizmente eu acabei já comprando-a, caso tenha muito problema seria recomendável trocar o processador?

 

@fabkinder

  Teria muito problema continuar com essa placa-mãe? A questão é que infelizmente eu acabei já comprando-a, caso tenha muito problema seria recomendável trocar o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeitorFerreira vai variando amigo, o 5600x que o amigo recomendou é perfeito, placa-mãe X570 ou X470 com dissipadores no VRM seria o ideal, procure por pentes com frequências mais altas (um 3600mhz com preço bom) para casar bem com o ryzen.

 

@HeitorFerreira Tem um grande problema continuar com essa placa-mãe, chipset mais simples e sem dissipadores no VRM, se for de Ryzen 9 ou mesmo de 5600x eu não recomendaria nenhum placa com chipset inferior ao B550 e sem dissipadores de VRM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus de Oliveira Reis disse:

@HeitorFerreira vai variando amigo, o 5600x que o amigo recomendou é perfeito, placa-mãe X570 ou X470 com dissipadores no VRM seria o ideal, procure por pentes com frequências mais altas (um 3600mhz com preço bom) para casar bem com o ryzen.

 

Entendi, mas eu já havia comprado a A520M então nesse caso eu tenho que reduzir o processador certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, HeitorFerreira disse:

 

@fabkinder

  Teria muito problema continuar com essa placa-mãe? A questão é que infelizmente eu acabei já comprando-a, caso tenha muito problema seria recomendável trocar o processador?

Pela planilha que te passei, ela é uma boa placa-mãe, ela foi testada suportando mais de 100A com boas temperaturas no VRM, então ela suporta o 3900X sem overclock.

De qualquer maneira, eu pegaria um processador mais fraco e uma placa de vídeo melhor, eu sugiro um Ryzen 7 3700X e uma RTX 2060 Super ou até uma RTX 2070 Super com a diferença de preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...