Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolher a fonte baseado na potência ou eficiência 50%?


SanGrent

Posts recomendados

Olá, estou na fase de escolher a fonte pra minha máquina e pesquisando no tomshardware, jonnyguru, teclab e aqui no Clube do Hardware.

 

Anotei algumas indicações que li sobre fontes, uma delas é baseada na potência de todos componentes + 15-20% de carga, outra é soma dos componentes adicionando +- 100-150W e a última não é necessariamente uma recomendação mas sim uma dúvida. Vendo alguns gráficos de reviews vi que o pico de eficiência da fonte é +- 50% de carga dela, então faz sentido pegar uma fonte com o dobro de potência necessária pensando nesse aspecto de eficiência máxima ou só faz sentido dobrar a potência necessária para overclock?

 

Configuração: Huananzhi X99 T8, Xeon 2678 v3, 1650 SUPER, 4X8GB DDR3 1833Mhz, M2 NVMe 1TB, M2 WIFI, IDE 2TB 7200RPM, 2x LED 24'' Full HD
Inicialmente estive  pensando pegar uma fonte 500W custo e benefício. Hoje, estou pensando em não economizar na fonte e pegar um modelo que atenda futuramente um upgrade para RTX série 30 e plataforma AMD para overclock. Pensando nisso, qual seria a melhor potência para escolha? 750w? 850w?
 

Um adendo: vou usar a máquina mais de 16h por dia e as vezes 24/7 com renderização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, SanGrent disse:

Anotei algumas indicações que li sobre fontes, uma delas é baseada na potência de todos componentes + 15-20% de carga, outra é soma dos componentes adicionando +- 100-150W e a última não é necessariamente uma recomendação mas sim uma dúvida. Vendo alguns gráficos de reviews vi que o pico de eficiência da fonte é +- 50% de carga dela, então faz sentido pegar uma fonte com o dobro de potência necessária pensando nesse aspecto de eficiência máxima ou só faz sentido dobrar a potência necessária para overclock?

Boa parte dos PCs que rodam aí, entram nesse último quesito, com fontes na casa dos 450, 500 Watts.. Geralmente, seria o critério mais usado.. 

 

Sobre a fonte nova, dependeria da RTX que pretende.. 650 Watts, atenderia até a RTX 3060TI, contando com futuras versões menores.. Da RTX 3070 pra cima, pelo menos, 750 Watts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SanGrent Nem Potencia e nem Eficiência, o certo é olhar qualidade.

Eu gosto de usar essa lista na hora de recomendar uma fonte https://linustechtips.com/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/ alguns modelos do BR não tem la já que é baseada no mercado americano.

Mas se quer uma fonte para uma RTX 3000/RX 6000 tem que pegar tier B ou A, eu recomendo as Super Flower Ladex III 650W e a XPG Core Reactor, são as melhores fontes do mercado atual (Brasileiro ao menos).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SanGrent As fontes, no geral, tem sua melhor faixa de eficiência quando utilizando entre 20% e 80% de sua potência máxima nominal.

Eu sempre sugiro escolher a potência de uma fonte baseado nos 80%. Então, você faz o cálculo do limite de potência que seu sistema vai puxar e escolhe a potência da fonte baseado nisso.

 

Mas isso é só para a potência, a fonte, além disso, precisa entregar essa potência com a qualidade necessária, sem muitas variações e com pouco ruído e, também deve ter as proteções necessárias.

Como o colega acima disse, vale a pena escolher uma fonte entre os Tier A e B do link que ele postou ou, no máximo, do Tier C.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...