Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É seguro fazer overclock ?


Posts recomendados

Olá, estou tentando mirar 60 frames no warzone...(média de 55 fps) gostaria de saber se é seguro ativar a opção "overclock" no painel da amd, aumentando o clock de 1250 pra 1320.

configs:

i5 3340

8gb ram

rx 570 4gb powercolor 

fonte bluecase 500w pfc ativo

hd 1 tb

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Olá, estou tentando mirar 60 frames no warzone...(média de 55 fps) gostaria de saber se é seguro ativar a opção "overclock" no painel da amd, aumentando o clock de 1250 pra 1320.

configs:

i5 3340

8gb ram

rx 570 4gb powercolor 

fonte bluecase 500w pfc ativo

hd 1 tb

obrigado!

 

Pode fazer sim, mas como no próprio software da AMD lhe informa após clicar no overclock que você pode perder a garantia após ativa-lo e tiver danos. Entretanto, seu limitador além do processador é sua memória ram. Esse jogo é ideal 16GB RAM. Se eu fosse você eu pensaria em outro módulo de memória e nem mexeria no overclock.

 

Fora o fato de que sua fonte é bem ruim, é até perigoso continuar utilizando ela.. Qualquer queda de energia ou coisa do gênero você pode perder o PC por completo só por estar usando uma fonte ruim dessa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni

Este vídeo é em inglês porém explica bem como fazer over e controlar a energia no Adrenalin, seguindo esses passos e aumentando aos poucos não tem perigo.
Como o amigo acima falou um módulo a mais de memória ajudaria muito assim com uma fonte de melhor qualidade, um over agora até poderá melhorar um pouco mas o ideal era fazer isso com 16gb em dual channel.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Cybershot_RS disse:

@Otávio Furoni

Este vídeo é em inglês porém explica bem como fazer over e controlar a energia no Adrenalin, seguindo esses passos e aumentando aos poucos não tem perigo.
Como o amigo acima falou um módulo a mais de memória ajudaria muito assim com uma fonte de melhor qualidade, um over agora até poderá melhorar um pouco mas o ideal era fazer isso com 16gb em dual channel.
 

 

Beleza, valeu mano

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni É seguro fazer OC? Não com essa fonte.

É bem comum acontecer o seguinte: Um usuário fazer Overclock em sua placa de video, e logo após um tempo a placa morre.. isso acontece pois, o OC aumenta de maneira exponencial o consumo, aumentando consequentemente o ripple. Algumas fontes ( muito provavelmente seu caso) descontrolam esse ripple.. e os capacitores da GPU que fazem essa filtragem de ruido, acabam sobreaquecendo pra conseguir filtrar todo o ruido, passando a inclusive danificar o PWM.. após um tempo a placa morre.

Já explicando,nesse caso ( a maioria), o risco não está no OC e sim na fonte. Outra coisa é saber fazer.

Definitivamente, eu não recomendo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Shanks. disse:

@Otávio Furoni É seguro fazer OC? Não com essa fonte.

É bem comum acontecer o seguinte: Um usuário fazer Overclock em sua placa de video, e logo após um tempo a placa morre.. isso acontece pois, o OC aumenta de maneira exponencial o consumo, aumentando consequentemente o ripple. Algumas fontes ( muito provavelmente seu caso) descontrolam esse ripple.. e os capacitores da GPU que fazem essa filtragem de ruido, acabam sobreaquecendo pra conseguir filtrar todo o ruido, passando a inclusive danificar o PWM.. após um tempo a placa morre.

Já explicando,nesse caso ( a maioria), o risco não está no OC e sim na fonte. Outra coisa é saber fazer.

Definitivamente, eu não recomendo.

 

 

Pse, depois desse comentário fiquei com medo de fazer e refiz as configurações de fábrica. 

Andei pesquisando e descobri esse tal ''undervolt'' será que dá uma ajudada tanto no desempenho quanto temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Andei pesquisando e descobri esse tal ''undervolt'' será que dá uma ajudada tanto no desempenho quanto temperatura?

O undervolt não traz riscos a placa ( pelo menos), o problema é: Cada placa de vídeo é unica, tem algumas que você vai conseguir reduzir  consideravelmente a tensão sem perder desempenho, outras não.. é a chamada "loteria do silício" .

Então é tentativa e erro.. 

E sim, pode aumentar o desempenho. 

O colega @IgorAlexandre conseguiu resultados bem bons com a placa sorteada dele.. mas isso depende.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...