Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual xeon devo pegar para bater de frente com um r5 3600 ou i5 10400?


Gndm28

Posts recomendados

51 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Nenhum. Xeon é um processador muito antigo e com tecnologia mais antiga ainda. O que ainda o salvam é o hyperthreading e principalmente o preço, por isso são opção de muitos usuários. Mas "bater de frente" com 3600 ou do i5 10400 não vai nem com reza brava.

Sim , o diferencial deles é o preço , preço de "pinga" , por isso muita gente compra , agora nenhum bate de frente com qualquer processador que você citou , porém se for usar um para 60FPs eles devem ainda dar um caldo com certeza , tem o xeon E5 2620 V3 que tem um bom desempenho na minha opinião , consegue 60 nos games mais pesados 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Sim , o diferencial deles é o preço , preço de "pinga" , por isso muita gente compra , agora nenhum bate de frente com qualquer processador que você citou , porém se for usar um para 60FPs eles devem ainda dar um caldo com certeza , tem o xeon E5 2620 V3 que tem um bom desempenho na minha opinião , consegue 60 nos games mais pesados 

Sim, dá um caldo sim, não falei em momento algum que não daria. Só que pensando em upgrade a longo prazo eles não compensam, porque os Ryzen dão muito mais opções para upgrades futuros. O 2620 V3 foi um processador que eu queria muito comprar antes de comprar este meu atual computador, só que optei por futuros upgrades o que me dará muito mais possibilidades.

 

Um exemplo básico é que o 1600AF ainda tem mais desempenho do que o 2620 por exemplo. 

Olha este vídeo abaixo: 

 

Lembrando que o desempenho do 1600 é 6 a 12% inferior ao 2600 e não encontrei vídeo do 1600, por isso usei o 2600 como parâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo vídeo o processador de ~R$ 120 rendeu 80-90% do FPS do processador de ~R$ 700,00. 

ONB.jpg

 

BTW - Os planos da AMD para 2022, com novo soquete e linha de CPUs tornarão o argumento  "upgrade futuro" do Ryzen 1600AF sem sentido, pois será equivalente a fazer hoje upgrade de CPU do socket 1151 da Intel.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, 1lokos disse:

Pelo vídeo o processador de ~R$ 120 rendeu 80-90% do FPS do processador de ~R$ 700,00. 

ONB.jpg

 

BTW - Os planos da AMD para 2022, com novo soquete e linha de CPUs tornarão o argumento  "upgrade futuro" do Ryzen 1600AF sem sentido, pois será equivalente a fazer hoje upgrade de CPU do socket 1151 da Intel.

 

 

Errado. 

AM4 você pode optar pela primeira, segunda, terceira, quarta e até a quinta geração dos Ryzen. Adento que a quinta geração é a última que foi lançada e estão dando um show nos Intel de décima geração além do custo ser bem mais em conta do que a concorrente. 

 

Enquanto isso, cada ano tem uma plataforma nova da Intel obrigando o usuário comum a fazer o upgrade de socket e processador enquanto a concorrente você pode pegar uma B450/B550/X570 e fazer inúmeros upgrades apenas no processador que ainda sairá mais barato do que a Intel. 

 

Agora, se esse ano ou em 2022 lançarem o socket AM5, ainda sim será mais vantagem continuar optando por Ryzen para quem quer uma folga pro bolso. Se você tem muito dinheiro e tem condição de pagar um i9-10900k, então ai eu aprovo sua ideia. Se você não tem (como todos nós meros mortais que moramos no brasil) então os Ryzen sempre será vantagem.

 

É só fazer uma comparação rápida:

i5 10400f 6n/12th - acima de R$1000

Ryzen 1600AF 6n/12th - entre R$600 a R$700.

 

O 1600AF perde um pouco de desempenho por ter o clock um pouco mais baixo? perde sim, mas para você jogar qualquer jogo, fazer stream e qualquer outra coisa ele dá conta sem problemas como o concorrente.

 

Fora que com o preço do 10400f você compra o 1600AF e uma mobo A320 que está de bom tamanho, podendo colocar até o 3600 (apesar de ser loucura).

 

Assim como eu, qualquer outro usuário que tenha um conhecimento básico para auxiliar os outros membros aqui no CdH, jamais irão recomendar Intel para ninguém, nem mesmo os intel de nona ou décima geração porque seu Custo/beneficio não vale a pena.

 

O "upgrade futuro" dos Ryzen ainda continua e continuará prevalecendo enquanto a Intel continuar lançando um socket novo por ano.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, IgorAlexandre disse:

 

 

É só fazer uma comparação rápida:

i5 10400f 6n/12th - acima de R$1000

Ryzen 1600AF 6n/12th - entre R$600 a R$700.

 

O concorrente do i5 10400F é o R5 3600.

 

O 10400F custa quase 40% a menos que o Ryzen 3600 (1.088 reais vs 1.449 reais) e ele ainda ganha do 3600 no desempenho em jogos. 

 

Já o i3 10100F custa 20% a menos que o 1600AF e mesmo tendo 2 núcleos a menos ele ainda ganha do Ryzen em jogos.

 

Hoje em dia o custo-benefício da Intel esta melhor, os Ryzen ficaram inflacionados!

Eu considero o 1600AF o único custo-beneficio bom da AMD atualmente. Mesmo perdendo para o i3 10100F eu ainda preferiria pegar ele ao invés de i3 pela questão dos núcleos a mais.

Apesar que ter mais núcleos não quer dizer mais performance, o FX6300 possui 6 núcleos e nem com macumba ele conseguiria superar um i3 9100F de 4 núcleos por exemplo...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, gutopereira disse:

 

O concorrente do i5 10400F é o R5 3600.

 

O 10400F custa quase 40% a menos que o Ryzen 3600 (1.088 reais vs 1.449 reais) e ainda ganha dele no desempenho em jogos. 

 

Já o i3 10100F custa 20% a menos que o 1600AF e mesmo tendo 2 núcleos a menos ele ainda ganha do Ryzen em jogos.

 

Hoje em dia o custo-benefício da Intel esta melhor, os Ryzen ficaram inflacionados...

 

 

 

Excelente vídeo, já tinha o visto a alguns dias atrás. 

 

Mas o que eu quis expor no meu comentário foi que o preço a ser pago não compensa simplesmente pelo preço a ser pago nos Intel, para ser mais específico nos i7 e i9.  Tem i7 de sétima geração que está custando o mesmo preço do R5 5600x. O top de linha da Intel que é o i9-10900k com 10n/20th e 5.30GHz turbo e custa em torno de R$3000 a R$4500 ainda consegue perder em muita coisa para o 5600x que tem somente 6n/12th e clock de 4.60GHz turbo simplesmente por causa das novas tecnologias Zen3, detalhe que ele é o mais fraco da quinta geração e ele custa de R$2000 a R$2350. A diferença de preço é absurdamente gritante.

 

Segue um vídeo para análise e teste;

 

 

34 minutos atrás, gutopereira disse:

O 10400F custa quase 40% a menos que o Ryzen 3600 (1.088 reais vs 1.449 reais) e ainda ganha dele no desempenho em jogos. 

 

Alguns processadores da Intel são bem parrudos quanto o assunto é desempenho em jogos e isso não tem o que negar apesar do preço ser alto. Entretanto, a demanda dos Ryzen está grande, muita gente procurando e optando pelos processadores com Vega 8 e Vega 11 por causa do orçamento curto de não conseguir comprar uma placa de vídeo boa para conseguir jogar vários jogos e coisa do gênero e por conta disso a inflação subiu para um caramba. Eu lembro que em meados de junho/julho o 3600X estava custando R$1300~1500 na Kabum e eu estava louco para compra-lo mas estava cheio de dividas rs. Hoje em dia você não o encontra por menos de R$1700~1900 e o 3600 (sem x) você encontrava por R$1000~1200 e agora tá em torno de R$1500~1700. Isso se você encontra-lo pois no nosso mercado os únicos da terceira geração que ainda tem em estoque são os modelos XT (pelo menos o que eu pesquiso)

 

Olhe este vídeo do 1600AF contra o i5 10400F link aqui. O 1600AF perde sim, mas pensando em upgrades futuros se você pegar uma B450 da vida ela irá ter suporte a qualquer processador da primeira até a quinta geração fazendo com que você possa ter várias opções de upgrades como: do 1600AF para o 3500X, depois para um 3800XT e depois para um 5600X sem trocar a mobo.... Eu já tive experiência com ambos processadores e particularmente não volto para Intel por nada. Mas isso é somente uma opinião particular.

 

Atualmente se você olhar o fórum e ver os tópicos das pessoas pedindo ajuda para montar um computador verá que 98% dos membros indicam diretamente o 1600AF, os outro 1% recomendam Intel e os outros 1% é falando abobrinha

 

Gosto de conversar sobre Intel e AMD, mesmo que talvez muitas pessoas sejam intel lovers ou amd lovers porque queira ou não cada pessoa tem um ponto de vista e você sempre pode aprender com eles.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre

Boa noite! Navegando por aí, achei esse tópico, e apesar de não ser o q eu procurava, decidi perguntar aqui pelo conhecimento e boa vontade de você, e da galera!

Depois de uns 5 anos, decidi fazer um upgrade, e vejam só: parece q eu nunca mexi com informática!!

Estou completamente deslocado, perdi meu norte!!! kkkkk

Alguém poderia me indicar uma configuração custo benefício razoável? Só gostaria de manter minha fonte ATX Spark PcYes, de 500w, e meu HD WD10PURZ, de 1 TB. Ganhei uma GeForce GTX 960 4GB, mas ela não tem o plug para a fonte. Mas meu uso inicial é doméstico, não gamer, então dá pra ficar sem placa de vídeo à princípio. O q me sugerem? Obrigado desde já pela atenção dispensada, e desculpem o trabalho.

Obs.: Uso um Core i5, mas não tenho preferência por Intel/AMD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2021 às 20:51, gutopereira disse:

@adrianojfsoares

A GTX 960 possui TDP 120W então ela deve ter sim o conector extra de energia, pode procurar que esta lá...

 

Qual é a geração desse Core i5 que voce usa?

Quanto esta disposto a gastar no upgrade?

Vou até olhar de novo, mas não vi na placa de vídeo nenhum plug pro cabo da fonte.

Sobre o i5, estou no trabalho, não lembro ao certo. Minha configuração é de 2xDDR3 4GB, e placa-mãe Asus H61, pela pesquisa deve ser de 3º geração, 1333 MHz. Mais tarde confirmo.

Sobre o upgrade, estava pensando num i5 10400, mas tem uns Ryzen bem mais em conta. Minha intenção era gastar uns 2.000, mas se o custo benefício for muito bom, posso aumentar o teto mais um pouco.

Desde já, agradeço a atenção, Guto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...