Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel tabela progressiva INSS no excel


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal!

 

Um excelente ano à todos!

 

E lá venho eu querendo extrair o conhecimento de vocês.

 

O INSS mudou a forma de cálculo deste imposto fazendo por meio de tabela progressiva. Deste modo, um funcionário que ganha até 1.100,00 pagará 7,5%  (até aí tudo bem).

 

Nova tabela do INSS

image.png.fc1386e50cdd1764844b44105624b21e.png 

 

Neste exemplo o cálculo para na faixa 2, ou seja, o saldo do INSS a recolher é a soma do valor devido na faixa 1 com o valor do salario, subtraído do teto da faixa 1, multiplicado pela alíquota da faixa 2.

image.png.ed2004a08bbafcdf235d60adc68f18f0.png 

 

 

Neste outro exemplo, o funcionário está na faixa 3, então soma-se o resultado da faixa 1 com a faixa 2+ a 3.

Note que neste caso a faixa 2 irá aplicar a alíquota sobre a diferença entre o teto da faixa 1 e 2.

Na faixa 3, aplica-se o valor do salario deduzindo do teto da faixa 2.

 

OBS: Onde eu escrevi "dedução" considere "teto faixa anterior" e "Teto faixa" é teto faixa mesmo só que na última faixa de cada um é a base de cálculo para O INSS calculada. 

 

image.png.b5114aec60634a97f80a9709ea985b9c.png 

 

Esta é a faixa 4, que soma o resultado da faixa 1 + 2 + 3 + a diferença do salario - o teto da faixa 3 para dar o resultado da faixa 4.

 

image.png.55d8772ddc0a496477642dd151713ca0.png 

 

 

Este é o cálculo do teto, acima desta base de calculo, até infinito, o valor do imposto será 751,97.

 

image.thumb.png.7466be0ec85be9d370676bc94955af90.png 

 

 

 

 

O problema é, como eu tenho mais de cem funcionários, não dá para ficar fazendo esta tabelinha um a um, mes a mês, então eu preciso de uma fórmula para fazer este cálculo e colocar na planilha mensal:

image.png.6e06c8312bb0a9077328dca9b8a2c67a.png

 

Estes valores que estão na coluna AH eu tive que copiar do último holerite pois não tinha tempo hábil para buscar a fórmula.

A fórmula irá usar a base de cálculo da coluna AF e me trazer o valor que deverá corresponder ao que eu terei em holerite.

 

Segue em anexo o modelo com um exemplo de cada faixa. 

 

 

 

Desde já agradeço a atenção,

 

Luna.

 

 

 

 

 

image.png

MODELO DE FOPAG.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...