Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo ideapad 330 não liga nem carrega


ToDesocupado

Posts recomendados

Boa noite a todos. Aconteceu algo muito chato há mais ou menos 1 mês: o carregador original do meu ideapad 330 quebrou de vez e parou de funcionar.

 

Até aí tudo bem, havia pedido para um parente trazer um novo, e esse parente me veio com um genérico dizendo que iria funcionar.

 

Estranhei que a corrente era um pouco maior que a do notebook original, mas a pessoa disse que era só ajustar a tensão do genérico para uma menor, até que A * V fosse igual ao W do outro. 

 

Assim que pluguei a droga do carregador o led de carregamento ficou aceso por 1 segundo e apagou. Achei que o problema era no carregador genérico em si, então resolvi pedir um original da Lenovo (aliás, péssima loja online, n comprem nada lá) e também não estava carregando.

 

Ou seja, depois que pluguei o carregador genérico meu note n carrega por nada :(

Tô sem poder trabalhar e não tenho os quase 1700 que o suporte me cobrou pra substituir a placa-mãe inteira.

 

Gostaria de saber se alguma boa alma aqui tem ideia de que peça (ou peças) podem ter estragado para que eu possa ir num técnico, não ser feito de trouxa, e não precise gastar quase o preço que dei no notebook para trocar a placa toda.

 

Como sou leigo o problema pode nem ser esse, só quero uma luz, me desculpem por minha ignorância kkk sei que fiz besteira. É isso, agradeço desde já pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

corrente não deve ser um problema, segue aqui uma explicaçãozinha:

 

A Corrente ou corrente (A) deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original.

A Tensão ou tensão (V) deve ser IGUAL a da fonte original.

A Potência, resultado da multiplicação da corrente pela tensão (A*V), deve ser MAIOR OU IGUAL a da fonte original.

Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V – 3.42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V – 5.0A.

 

tente mudar de tomada, carregador, ou até mesmo de bateria, pode tentar mandar para a garantia ou para uma loja que identifique o problema, caso tu tiver alterado de alguma forma a tensão, então sim, você provavelmente queimou algum componente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ToDesocupado Meu caro,qual é a tensão da fonte original do seu notebook? E qual é a tensão da fonte genérica ? A corrente se for a mais não tem nenhuma importância! desde de que claro,ela não seja menor do que a fonte original,é necessário você verificar as voltagens delas pra ver se são a mesmas,caso a da fonte genérica ser mais forte em Volts,ela certamente causou danos no seu notebook.

Quanto ao diagnóstico, pra poder identificar os componentes e circuitos que foram danificados não são pra qualquer um,se for uma assistência de fundo de quintal,esquece!! A assistência pra realizar esse serviço precisa ter os equipamentos corretos e também certamente terão o diagrama da sua placa-mãe,identificar esses defeitos geralmente é um caminho difícil e demorado,precisa avaliar,localizar o problema ( que pra mim é uma das partes que se quebra mais a cabeça ) e depois de achar o defeito,precisa achar a solução,troca de componentes,orçamento aprovado pelo cliente ou não, e assim vai! por isso algumas assistências talvez vão querer de empurrar uma placa -mãe nova pra trocar.

E sem contar que,o preço vai depender do trabalho que ele exigir,se for um defeito simples,um valor x, agora se for muitos componentes danificados,o valor pode duplicar,triplicar e por ai vai.

Pode ser desde um simples regulador de tensão que queimou,até uma determinada área de circuitos integrado e componentes que queimaram,na sua cidade tem alguma assistência de confiança? Leve-o até ela e explique o que aconteceu.

Obs : Talvez você vá dizer : Bah queria eu achar o defeito,mas eu te dei essas dicas ai,por que sinceramente,nem todos tem um multímetro em casa,e talvez você não tenha muito conhecimento na área,e as vezes,quando vamos tentar ajeitar algum defeito,pode que arrumamos outros defeitos piores ainda,afinal,componentes e hardwares são coisas sensíveis,o técnico precisa ter os equipamentos corretos e experiência.

E claro,não vá me interpretar mal,se você tiver conhecimento e quiser arriscar,é uma opção tua,só dei as dicas pra ti ajudar e tu conseguir resolver teu problema da melhor maneira possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Lubbito disse:

corrente não deve ser um problema, segue aqui uma explicaçãozinha:

 

A Corrente ou corrente (A) deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original.

A Tensão ou tensão (V) deve ser IGUAL a da fonte original.

A Potência, resultado da multiplicação da corrente pela tensão (A*V), deve ser MAIOR OU IGUAL a da fonte original.

Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V – 3.42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V – 5.0A.

 

tente mudar de tomada, carregador, ou até mesmo de bateria, pode tentar mandar para a garantia ou para uma loja que identifique o problema, caso tu tiver alterado de alguma forma a tensão, então sim, você provavelmente queimou algum componente.

 

Boa tarde, Lubbito! Eu já tentei :( a V do genérico era MENOR que a do original, talvez isso tenha dafinicado? Eu tentei outros carregadores, trocar a bateria, e infelizmente nada deu muito certo. Eu já tinha aceitado o fato de que algum componente (ou componentes) havia sido dafinicado, mas minha preocupação era em gastar dinheiro com algo simples, pelo que estou lendo aqui é algo complexo,

infelizmente parece um preço justo :(. 

 

13 horas atrás, Willian_Souza disse:

@ToDesocupado Meu caro,qual é a tensão da fonte original do seu notebook? E qual é a tensão da fonte genérica ? A corrente se for a mais não tem nenhuma importância! desde de que claro,ela não seja menor do que a fonte original,é necessário você verificar as voltagens delas pra ver se são a mesmas,caso a da fonte genérica ser mais forte em Volts,ela certamente causou danos no seu notebook.

Quanto ao diagnóstico, pra poder identificar os componentes e circuitos que foram danificados não são pra qualquer um,se for uma assistência de fundo de quintal,esquece!! A assistência pra realizar esse serviço precisa ter os equipamentos corretos e também certamente terão o diagrama da sua placa-mãe,identificar esses defeitos geralmente é um caminho difícil e demorado,precisa avaliar,localizar o problema ( que pra mim é uma das partes que se quebra mais a cabeça ) e depois de achar o defeito,precisa achar a solução,troca de componentes,orçamento aprovado pelo cliente ou não, e assim vai! por isso algumas assistências talvez vão querer de empurrar uma placa -mãe nova pra trocar.

E sem contar que,o preço vai depender do trabalho que ele exigir,se for um defeito simples,um valor x, agora se for muitos componentes danificados,o valor pode duplicar,triplicar e por ai vai.

Pode ser desde um simples regulador de tensão que queimou,até uma determinada área de circuitos integrado e componentes que queimaram,na sua cidade tem alguma assistência de confiança? Leve-o até ela e explique o que aconteceu.

Obs : Talvez você vá dizer : Bah queria eu achar o defeito,mas eu te dei essas dicas ai,por que sinceramente,nem todos tem um multímetro em casa,e talvez você não tenha muito conhecimento na área,e as vezes,quando vamos tentar ajeitar algum defeito,pode que arrumamos outros defeitos piores ainda,afinal,componentes e hardwares são coisas sensíveis,o técnico precisa ter os equipamentos corretos e experiência.

E claro,não vá me interpretar mal,se você tiver conhecimento e quiser arriscar,é uma opção tua,só dei as dicas pra ti ajudar e tu conseguir resolver teu problema da melhor maneira possível.

Boa tarde @Willian_Souza! Eu dei uma olhada nos procedimentos de reparo através de um vídeo e realmente não é algo que eu poderia fazer, mas estou relutante em gastar uma quantidade tão grande de dinheiro num reparo, e claro, me sentindo mal por ter provocado essa necessidade por pura ignorância. Bem, eu moro na cidade do RJ, e pelo suporte a Lenovo informou que não fazem esse serviço de assistência na minha cidade, apenas pegariam a placa velha, colocariam uma nova e me devolveriam o Notebook. Estou verificando as opções e fazendo uma pesquisa, pra como você mesmo falou, eu não acabar tendo uma experiência ruim com um "profissional" de fundo de quintal. Mas obrigado pelo esclarecimento, tomarei cuidado

 

@Willian_Souza @Lubbito MUITO obrigado pela ajuda de vocês! Eu estou desesperado aqui e é muito bom contar com informação agora que tô tão perdido! Agradeço de coração, e mais uma vez me desculpem por dar trabalho por conta de ignorância 😬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...