Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tojo GR 300 - Como aproveitar ao máximo?


Ir à solução Resolvido por Dj Rayke,

Posts recomendados

Bom dia.

Estou para me aposentar, e decidi resgatar partes saudáveis da minha vida.
Estou comprando um saxofone.
Estou comprando uma rural.
Já comprei um Tojo GR 300.
Daí, pergunto e peço ajuda:
1) Qual é a potência de saída de áudio do GR 300?

2) Quais são os alto-falantes mas indicados?
3) Qual a potencia do equipamento de som automotivo que devo comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Stênio Farias Não me lembro se os GR-300 usavam como CIs de saída os TA7205 ou TDA1510/1515 ou ainda os TDA1558, lembro que se referiam a eles como sendo 100W, mas isso não era RMS! 

Os TA7205 chegavam perto de 10W com falantes de 4 Ohms e os TDA1510 perto de 12W com falantes de 4 Ohms e os TDA1558 perto de 22W com falantes de 4 Ohms.

Todos os Tojos possuíam 4 Canais e para melhor desempenho usavam 1 falante de 4 Ohms em cada canal.

Os falantes eram de 30W ou 50W não eram mais potentes porque o imã era grande e não cabiam nas portas!

A potência dos aparelhos que eram ligados a eles eram pouca, a maioria dos toca fitas tinham saídas com transistores e alguns poucos (da linha Bosch), eram com os mesmos CIs que os tojos usavam nas saídas...

@Dj Rayke Lembra de algo que me escapou no momento?

@Edvaldo J. Frederico Lembra de mais alguma coisa?

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@BCP, está correto na relação do GR 300

 

@Stênio Farias, o TOJO é um excelente aparelho no quesito qualidade. Mas vale lembrar que, obviamente na época ele não era aconselhável para ligação em sons que já tinham amplificadores automotivos visto o risco de danificar os alto-falantes (naquela época). 

 

Nesse caso, sua potência como já mencionado pelo @BCP não é de 100 RMS cravados pois aquela época os fabricantes abatiam da potência do Equalizador / Amplificador o THD (Nível de distorção), assim o TOJO GR 300 rodando com falantes a 4 ohmz, seu nível THD (distorção ) é 2%.

 

Por esse critério seria 22 a 24 RMS por alto-falantes a 4 ohmz, sendo 4 falantes nesse faixa... totalizando 96 RMS (Essa seria a potência total do mesmo), já que os outros 4% seriam a sobra da distorção.  Se for montar apenas um par de falantes, você pode utilizar falantes de 4 ou 8 ohms, se for utilizar 2 pares nesse modelo é aconselhável pelo fabricante falantes de 8 ohms. 

 

Agora, caso o TOJO for ser utilizado apenas como um equalizador essa questão:

 

Citação

3) Qual a potencia do equipamento de som automotivo que devo comprar?

 

Será respondida pelos modelos de alto-falantes que você vai adquirir. Deve-se tomar cuidado ao ligar o Tojo a um amplificador (embora muitos amplificadores digitais de hoje tenham equalização no sinal de entrada), alguns ainda não apresentam esse filtro e claro, pode queimar as entradas do amplificador dependendo da ligação a ser feita. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores boa noite,

 

Antes de mais nada, muito obrigado pela atenção em querer solucionar meu impasse. Sou completamente leigo nesse contexto. Fui em algumas equipadoras para tentar solucionar meu impasse na montagem do conjunto (Tojo GR 300 + Equipamento de som automotivo + Alto falantes mais adequados), entretanto, com o respeito devido aos profissionais dos locais em que fui, hoje temos muitos montadores e poucos técnicos, começam logo me pedindo o manual do Tojo, e não tenho. Razão pela qual procurei este espaço para buscar ajuda.
Como falei, sou completamente leigo neste contexto, procuro de forma simples encontrar a combinação que me ofereça um som com uma qualidade que percebia naquela época, onde a distribuição era perfeitamente identificável ao ouvir aquelas músicas precussoras do que hoje é feito por alguns DJ's. A câmara de eco é um espetáculo à parte.
Devo comprar alto falantes de quantas polegadas, qual potência, ..., qual a potência de saída do equipamento de som, ...? Não tenho a menor ideia, e nas equipadoras "o melhor, mais indicado", "coincidentemente", são sempre os mais caros que quaisquer outros disponíveis, e meu desconhecimento do contexto, é o motivo pelo qual eu "não entendo" a explicação deles. Uma pergunta que em todas as equipadoras não me respondem de forma clara, eu digo: o Tojo GR 300 tem 100Watts de potência, são 25Watts em cada uma das quatro saídas, ou 100Watts em cada? Daí eles sempre respondem fazendo uso de RMS e PMPO, e não usam o bendito Watts, e eu fico me sentindo um piloto de caça supersônico (voando longe), vocês entendem?

O que compro?

Antecipadamente agradeço muito o apoio de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
  • Solução

@Stênio Farias

 

Funciona assim, o TOJO suporta 100 Watts RMS com THD (Total Harmonic Distortion) a 2%.

 

Em um cálculo mais simples significa que, o THD deve ser abatido em RMS para que o amplificador / equalizador não funcione clipado. Clipar seria o limite do seu equipamento gerando distorção do mesmo. 

 

Então pensamos o seguinte, o TOJO empura 100 Watts em 1 par de alto-falantes (2 alto-falantes)

ou

Empurra 100 watts em 2 pares de alto-falantes (4 alto-falantes).

 

100 watts totais abatendo o THD de 2%, seria 98 watts, certo...  A soma dos watts dos seus dois ou quatro falantes não podem ultrapassar 98 watts, lembrando que seus alto-falantes tem que ser de 4 ou 8 ohms cada um...

 

Ohms - é a impedância do seu alto-falante... No termo mais técnico é  a carga resistiva total de um circuito elétrico de corrente alternada do seu alto-falante.

 

Deixando mais claro para a pessoa que vai montar um som, geralmente os montadores ou mesmo donos de som não são Técnicos de áudio ou não trabalham com som profissionalmente e isso as vezes atrapalha mesmo quando procuramos entender um pouco mais, mas explicando de uma maneira mais simples para entender no grosso modo seria assim:

 

Quanto mais baixa a impedância do alto falante (mais sensível, ex: 2 ohms):
– Consegue reproduzir um volume sonoro um pouco (pouquíssimo) maior;
– Menor qualidade sonora;*
– Maior risco de queima.*


* esses dois fatores estão interligados, pois por ser um alto falante mais sensível, o alto falante acaba reproduzindo um pouco mais de distorção (THD)

 

Geralmente alto falantes com impedância mais baixas, são utilizados em competições SPL (Sound Pressure Level), como também por serem mais sensíveis e ter uma taxa de fidelidade maior, seu custo também é mais caro e o consumo de alimentação (energia) seja do módulo como dos alto-falantes costumam ser maiores...

 

 

Alto falante com uma impedância alta (menos sensível, ex: 8 ohms)


– Reproduz um volume sonoro um pouco (pouquíssimo) menor;
– Maior qualidade sonora;*
– Menos risco de queima.*


* esses dois fatores estão interligados, pois por ser um alto falante menos sensível, o alto falante acaba reproduzindo um pouco menos de distorção.


Na prática: geralmente são utilizados em sistemas profissionais, sistemas comuns ou sistemas trio de alta qualidade sonora, obviamente equipamentos que empurram a 4 ohms ou a 8 ohms costumam ser mais em conta na aquisição, até por conta da taxa SPL ser um pouco mais baixa no quesito volume... 

 

Se você vai utilizar no dia a dia isso não influenciara a ouvidos NUS, na prática, essa percepção auditiva só funciona mais para quem já trabalha com som profissionalmente como no meu caso, para o usuário em seu dia a dia normal ou mesmo um usuário de som automotivo, dependendo do que como o som será montado não vai influenciar, até porque para medir a qualidade sonora, precisaria de alguns equipamentos como multimetro, osciloscópio dentre outros.  A maioria dos técnicos que conheço sabem bem o uso do multimetro, mas quando chega no osciloscópio não conseguem nem entender o que é descrito ali. 

 

No final das contas é o seguinte...

 

Para o seu TOJO, pegue 4 alto-falantes de 4 ou 8 Ohms iguais (2 pares), sendo cada alto-falante de 22 Watts RMS a 24 Watts RMS cada, certo??? Ficaria  4 x 24 RMS = 96 watts RMS para o seu TOJO trabalhar com folga. 

 

Isso se você não for usar um módulo amplificador, se for usar um módulo amplificador além do TOJO, obviamente você poderá escolher mais alto-falantes.

 

Quanto as pessoas que pediram o Manual do TOJO, olha só..

 

tojo 3006.jpgtojo 300 5.jpgtojo 300 4.jpgtojo 300 3.jpgtojo 300 2.jpg

 

tojo 300 1.jpg

 

Essa manual é tão raro quanto o equipamento (um dos melhores equalizadores de som para automóveis que eu já trabalhei), guardo o meu a 7 chaves,  então guarde-o  bem guardado... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores,

 

Torno a agradecer a atenção em responder minhas dúvidas. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho desenvolvido. Aprendi na vida, que desejamos boa sorte aos que vão às escuras nos caminhos do desafio a enfrentar, e sucesso àqueles que sabem por onde devem pisar nos mesmo caminhos que os outros.
Sucesso a todos.

Muitíssimo obrigado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores,

 

Retorno, só para registrar, que realmente vivemos uma era em que as pessoas não tem o menor conhecimento do que estão fazendo. Não temos pessoas com conhecimento técnico, só montadores, encaixadores de plug, verdadeira geração plug and play.

Apesentei em três "equipadoras", o teor da última resposta que recebi, de onde destaquei as especificações, o manual, que tive o cuidado de imprimir as fotos, recortar, ordenar, deixar bem organizado, etc.

Querem me fazer comprar uma "carreta de 60 rodas" um "extreme trucking" para carregar um saco de algodão doce.

Difícil.

Sigo na minha saga, forte abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

 Bom... Qual o problema que o pessoal lhe informou agora??? Estou desconfiado que o pessoal não consegue montar um som usando TOJO GR-300, seria algo estranho visto que isso seria o mínimo... 

 

Para o seu TOJO GR-300, lembrando que ele é apenas um equalizador, você precisaria do auto-rádio é claro, ligado ao TOJO GR-300.

 

1 - Auto-rádio

1 - TOJO GR 300

4 - alto-falantes de 24 Watts RMS cada cada um a 8 Ohms.

 

É caro que será necessário montar a caixa. 

 

Claro que se for ligar um equipamento nesse som, como por exemplo o seu saxofone, você precisaria de uma mesa de som de pelo menos 4 canais e certificar-se que o auto-rádio tenha entrada para auxiliar.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Stênio Farias disse:

Bom dia senhores,

 

Apesentei em três "equipadoras", o teor da última resposta que recebi, de onde destaquei as especificações, o manual, que tive o cuidado de imprimir as fotos, recortar, ordenar, deixar bem organizado, etc.

Querem me fazer comprar uma "carreta de 60 rodas" um "extreme trucking" para carregar um saco de algodão doce.

Difícil.

Sigo na minha saga, forte abraço. 

KKKKKKKK!!!!

Não é fácil não!

Talvez você encontrará bons instaladores só em lojas mais antigas de sua cidade, geralmente elas são pequenas e não fazem muita propaganda!

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, primeiro explicando aleatoriamente... Você vai montar seria uma caixa de som porém com som automotivo, isso???

 

Pra podermos entender melhor o projeto que você tem em mente.. Afinal você já tem que chegar com um projeto claro para a pessoa que vai montar o seu som...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Dj Rayke,

 

Não é isso.

Veja, estou me aposentando este ano, e resolvi retomar alguns projetos de vida, que por diversos motivos, ao longo da minha trajetória, não me foram possíveis realizar, dentre eles tive, a vontade de ter a beleza que via no Tojo, com as luzes deslizando e o espetáculo que proporcionava com a câmara de eco, ...

Comprei o o Tojo (que é a estrela principal para mim), e agora que montar um conjunto de som em uma rural willys, que será constituído pelo Tojo + equipamento de som + alto falantes (+ tweeters?),

entende?

Não quero montar um som de competição, nem uma equipamento ensurdecedor, nem nada parecido. Minha vontade é ter um som de boa qualidade, onde o Tojo seja a estrela principal.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, como ele será montado em um veículo então não precisa de caixa ou mesmo assim você vai querer uma caixa de som??? Isso quem define é você, e não o montador. 

 

Eu entendo o que você deseja, porém, o TOJO será uma estrela em qualquer tipo de som, porque a equalização do som quem fará é ele. 

 

Nessa questão aqui funciona o seguinte:

 

Citação

Comprei o o Tojo (que é a estrela principal para mim), e agora que montar um conjunto de som em uma rural willys, que será constituído pelo Tojo + equipamento de som + alto falantes (+ tweeters?),

 

O montador de som ou o Técnico de Som que você vai procurar  não vai entender dessa forma. Esse som que você quer, tem como montar ele com digamos valor X ou com valor Y. Não importa o valor, nem se você vai utilizar 20 alto-falantes ou 4 alto-falantes,  se o equalizador é o TOJO, ele será a estrela independente se você vai montar um som nais forte ou um só apenas para ouvir numa boa. O equalizador sempre dá qualidade ao som pois essa é a função dele, então ele sempre será a estrela.

 

Caixa de grave você vai utilizar? Você vai montar apenas o som padrão sem alterar as características do veículo? Se sim, você observou se a Rural Willys (isso se for um veículo como eu penso que seja) que foi adquirida tem furações de fábrica para alto-falantes apenas na porta ou tem em atrás também no veículo??? Quantos falantes você quer utilizar??? Isso é você que tem que ter em mente e informar ao pessoal que vai montar, se deixar por eles é claro que eles vão querer te empurrar uma carreta de som, mais isso não é culpa deles, é um projeto seu e você quem define as finalidades e custos do seu projeto.

 

Suponha elaborando o seu projeto, querer só 4 falantes sem problemas, você observou se o veículo vem de fábrica o espaço para esses alto-falantes??? Se sim, qual o espaço? Pelo que me lembro a Rural Willys (se for o veículo) das que cheguei a observar todas tinham furação pequenas e apenas na porta pois eram voltados para o som daquela época  então seria no máximo alto-falantes de 6 polegadas para as portas devido ao tamanho do imã. Não me lembro de outros espaços para alto-falantes que ela tinha. 

 

 

Voltando ao quesito estrela de som, vou te explicar melhor porque as vezes talvez não ficou claro nas questões anteriores.  O TOJO 300 é um equalizador, ele vai substituir o que seria o Crossover do Som  (isso para sons automotivos) ou um Ultradrive (isso para sons profissionais) nos dias atuais (não importa a marca do Crossover, Stetsom, Pyramid, DB,  dentre outras marcas), então quem vai dar a equalização e divisão de canais no som é este equipamento independente de ser muito som ou não, o equalizador será a estrela do seu som de todo o jeito, é isso que você tem que assimilar, é o equalizador que faz o som ser melhor devido a sua função que é a a divisão das faixas de frequência para cada canal ou faixa de Khz.  Esse tipo de função só o equalizador faz, não tem outro equipamento que lhe dá esse tipo de divisão. Isso você deve assimilar, independente do TOJO estar ou não a mostra, a equalização será feita por ele. 

 

Quero muito som? Quero pouco som? Quantos falantes eu quero? Para cada quantidade de falantes que você deseja, o projeto será diferente e esse projeto quem define é você e não o montador.

 

Por padrão,  o que indicamos foi um projeto mais simples votlado para um som como o daquela época certo? Seria:

 

1 auto-radio

1 TOJO 300

1 ou 2 pares de falantes de  5 ou 6 polegadas (nessa medida costumam caber em qualquer porta de veículo)

 

Lembrando ainda que hoje você encontrará um grande problema, que seria  que os falantes são diferentes dos utilizados aquela época, quer dizer que hoje eles vêm com mais potência (consequentemente com imãs maiores)... Capazmente dois falantes coaxiais de 8 polegadas por exemplo da Pionner já vão dar 100 watts rms, certamente os seus serão menores se for para as portas, seriam de 5 ou 6 polegadas. 

 

Caso opte por 4 alto-falantes ou falantes triaxiais, talvez somente o TOJO 300 não seja suficiente para a potência dos falantes que você vai adquirir ocasionando a queima do equipamento (e justamente por essa falta de clareza que os montadores devem estar querendo que você coloque um módulo e tal), será necessário também um módulo amplificador e aí possivelmente que está a dificuldade do pessoal, ligar o TOJO ao Módulo ou entender mais o seu projeto. Mas te falo que para quem conhece não é difícil a ligação não.

 

Vou dar um exemplo...

 

Tenho um rádio

TOJO 300GR

 

1 par de alto-falantes coaxiais

 

1 par de twitters Selenium,

 

Olha o problema...

 

Se o modelo dessas twitters minhas for ST200, quer dizer que o par dessas twitters sozinhas já dão 100 Watts RMS, consequentemente o TOJO não vai dar conta de empurrar as twitters e mais um par de alto-falantes, ele vai empurrar ou um ou outro e você para o outro par de alto-falantes precisará de um módulo adicional. 

 

O que você vai precisar, parte inicialmente do que você deseja adquirir. Se o modelo sugerido acima for o suficiente de som que falamos para você, tudo bem, aí fica difícil mesmo só a ligação, se acha que precisa de mais falantes, possivelmente precisará de um módulo adicional.  

 

Qualquer dúvida poste aí.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2021 às 12:50, Dj Rayke disse:

Bom, como ele será montado em um veículo então não precisa de caixa ou mesmo assim você vai querer uma caixa de som??? Isso quem define é você, e não o montador. 

 

Eu entendo o que você deseja, porém, o TOJO será uma estrela em qualquer tipo de som, porque a equalização do som quem fará é ele. 

 

Nessa questão aqui funciona o seguinte:

 

 

O montador de som ou o Técnico de Som que você vai procurar  não vai entender dessa forma. Esse som que você quer, tem como montar ele com digamos valor X ou com valor Y. Não importa o valor, nem se você vai utilizar 20 alto-falantes ou 4 alto-falantes,  se o equalizador é o TOJO, ele será a estrela independente se você vai montar um som nais forte ou um só apenas para ouvir numa boa. O equalizador sempre dá qualidade ao som pois essa é a função dele, então ele sempre será a estrela.

 

Caixa de grave você vai utilizar? Você vai montar apenas o som padrão sem alterar as características do veículo? Se sim, você observou se a Rural Willys (isso se for um veículo como eu penso que seja) que foi adquirida tem furações de fábrica para alto-falantes apenas na porta ou tem em atrás também no veículo??? Quantos falantes você quer utilizar??? Isso é você que tem que ter em mente e informar ao pessoal que vai montar, se deixar por eles é claro que eles vão querer te empurrar uma carreta de som, mais isso não é culpa deles, é um projeto seu e você quem define as finalidades e custos do seu projeto.

 

Suponha elaborando o seu projeto, querer só 4 falantes sem problemas, você observou se o veículo vem de fábrica o espaço para esses alto-falantes??? Se sim, qual o espaço? Pelo que me lembro a Rural Willys (se for o veículo) das que cheguei a observar todas tinham furação pequenas e apenas na porta pois eram voltados para o som daquela época  então seria no máximo alto-falantes de 6 polegadas para as portas devido ao tamanho do imã. Não me lembro de outros espaços para alto-falantes que ela tinha. 

 

 

Voltando ao quesito estrela de som, vou te explicar melhor porque as vezes talvez não ficou claro nas questões anteriores.  O TOJO 300 é um equalizador, ele vai substituir o que seria o Crossover do Som  (isso para sons automotivos) ou um Ultradrive (isso para sons profissionais) nos dias atuais (não importa a marca do Crossover, Stetsom, Pyramid, DB,  dentre outras marcas), então quem vai dar a equalização e divisão de canais no som é este equipamento independente de ser muito som ou não, o equalizador será a estrela do seu som de todo o jeito, é isso que você tem que assimilar, é o equalizador que faz o som ser melhor devido a sua função que é a a divisão das faixas de frequência para cada canal ou faixa de Khz.  Esse tipo de função só o equalizador faz, não tem outro equipamento que lhe dá esse tipo de divisão. Isso você deve assimilar, independente do TOJO estar ou não a mostra, a equalização será feita por ele. 

 

Quero muito som? Quero pouco som? Quantos falantes eu quero? Para cada quantidade de falantes que você deseja, o projeto será diferente e esse projeto quem define é você e não o montador.

 

Por padrão,  o que indicamos foi um projeto mais simples votlado para um som como o daquela época certo? Seria:

 

1 auto-radio

1 TOJO 300

1 ou 2 pares de falantes de  5 ou 6 polegadas (nessa medida costumam caber em qualquer porta de veículo)

 

Lembrando ainda que hoje você encontrará um grande problema, que seria  que os falantes são diferentes dos utilizados aquela época, quer dizer que hoje eles vêm com mais potência (consequentemente com imãs maiores)... Capazmente dois falantes coaxiais de 8 polegadas por exemplo da Pionner já vão dar 100 watts rms, certamente os seus serão menores se for para as portas, seriam de 5 ou 6 polegadas. 

 

Caso opte por 4 alto-falantes ou falantes triaxiais, talvez somente o TOJO 300 não seja suficiente para a potência dos falantes que você vai adquirir ocasionando a queima do equipamento (e justamente por essa falta de clareza que os montadores devem estar querendo que você coloque um módulo e tal), será necessário também um módulo amplificador e aí possivelmente que está a dificuldade do pessoal, ligar o TOJO ao Módulo ou entender mais o seu projeto. Mas te falo que para quem conhece não é difícil a ligação não.

 

Vou dar um exemplo...

 

Tenho um rádio

TOJO 300GR

 

1 par de alto-falantes coaxiais

 

1 par de twitters Selenium,

 

Olha o problema...

 

Se o modelo dessas twitters minhas for ST200, quer dizer que o par dessas twitters sozinhas já dão 100 Watts RMS, consequentemente o TOJO não vai dar conta de empurrar as twitters e mais um par de alto-falantes, ele vai empurrar ou um ou outro e você para o outro par de alto-falantes precisará de um módulo adicional. 

 

O que você vai precisar, parte inicialmente do que você deseja adquirir. Se o modelo sugerido acima for o suficiente de som que falamos para você, tudo bem, aí fica difícil mesmo só a ligação, se acha que precisa de mais falantes, possivelmente precisará de um módulo adicional.  

 

Qualquer dúvida poste aí.

 

É vou precisar ler tudo isso com mais calma, já li esses textos duas vezes. Me sinto um verdadeiro analfabeto nessa linguagem. Cada vez vejo mais que entendo menos desse contexto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas que saga hein??? Vamos tentar te ajudar no processo...

Citação


Primeiro passo, quantos alto-falantes você deseja colocar no carro???

 

 

Essa pergunta é você que tem que responder, não somos nós e nem os montadores de som que possivelmente você teve que procurá-los, tudo bem??? 

 

Esquece o TOJO, o amplificador  e todo o resto... Quantos alto-falantes você quer colocar no veículo???  Lembre-se que o melhor seria no mínimo 4  e claro, você pode escolher mais ou menos alto-falantes, isso vai depender de você, lembro que ainda que a Rural Willys é um veículo grande, portanto, para ter uma distribuição de som harmônica no veículo você obviamente precisará de talvez 6 alto-falantes já que busca um som de qualidade e uma distribuição fidelizada como antigamente. 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DJ, boa tarde.

Antes de mais nada, muito obrigado por sua paciência. 

Não entendo absolutamente nada sobre o assunto. A única coisa que eu "faço questão" é o Tojo, não tenho a menor ideia quanto ao restante. 

A quantidade de alto-falantes, tweeteres, subwoofer, ..., não tenho nenhuma preferência. 

Não desejo som de competição, apenas um  som automotivo de boa qualidade, no qual possa inserir o Tojo GR 300.

Entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Faz um teste então, faça primeiro a instalação de um som padrão, caso você observar que a distribuição não ficou o suficiente para você curtir o seu som, depois você modifica,certo... 

 

Então, siga esse passo primeiramente... 

 

1 - auto-rádio de sua preferência (se for adquirir os atuais), eu sugiro a você um modelo de auto-rádio que tenha saídas separadas para subwoofer, ok... São os melhores e futuramente você poderá precisar delas...

 

2 - TOJO 300

 

3 - 1 par de alto-falantes Pionner ou JBL  de 6 polegadas a 50 Watts RMS,  nos dias de hoje apenas um 1 par vai consumir toda a potência desse amplificador.

 

Os rádios de hoje, os mais atuais vem com uma corrente de 6 volts na saída de alimentação dos mesmos... você irá precisar fazer uma adaptação direta, se for a direta geralmente não usará o Terra do alto-falante geralmente (mas é bom o Técnico fazer isso)... Ou então mais seguro utilizar um capacitor para que o sistema não entre em curto, em geral os capacitores utilizados são 1000x25 ou 1000x35 ou mesmo 470x25 ou 470x35, qualquer um vai funcionar bem...  Sugiro alguém que realmente entenda de som para fazer a ligação do TOJO se o auto-rádio adquirido for desses atuais.

 

Infelizmente como informado anteriormente, os alto-falantes de hoje já vem com muita potência, mas acredito que até 4 falantes, desde que não use o volume auto demais, rodará bem o som, pois 4 falantes de 6 polegadas já dão 200 watts rms  nos dias atuais... Já vi gente ligando o TOJO em 4 falantes e funcionando sem queimar, aí, só mesmo testando, se não quiser arriscar ao contrário de 4 falantes utilize apenas 2...

 

Se você não gostar depois verifica outro método para aumentar o som no veículo, lembro que esses capacitores serão apenas se for ligado em aparelhos modernos, se for utilizar os auto-rádios de antigamente, aqueles que tem inclusive toca-fitas, o esquema de ligação do TOJO é o padrão.

 

Se não gostar do volume (lembro que altura ou quantidade de falantes não é qualidade, são coisas diferentes ok...), aí procura modificar o projeto inicial.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Stênio Farias disse:

Bom dia DJ.

 

Conversando com um curioso ontem, ele me sugeriu quatro alto-falantes JBL BoomBox de 30 RMS cada, um em cada saída do Tojo.

O que você acha?

@Stênio Farias Desculpe-me adiantar ao @Dj Rayke, mas só comentando..., esse falante indicado é bom porém acho ele pequeno (4 polegadas), para carros pequenos seria ideal.

Como o carro seu é "um pouco grande", acredito que falantes  de 6" seriam o mínimo para empurrar uma boa sonoridade dentro dele.

Ex: Com um kit como esse abaixo, você consegue uma boa sonoridade, eles possuem cones com suspensão emborrachada que é ideal para graves mesmo em baixo volume e já possui o tweeter para os agudos e midranger para os médios.

Kit 2 Falantes 6X9" quadrixial e 2 Falantes 6" Triaxial

Os redondos seriam para as portas dianteiras e os ovais para a traseira co carro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu concordo com o @BCP nesse caso.

 

@Stênio Farias, o seu problema é que a Rural Willys é um veículo grande e quem vê o veículo vai querer te empurrar uma carreta de som porque para que o som seja distribuído harmonicamente nesse veículo obviamente você precisará de alguns critérios mínimos... É totalmente diferente você instalar um TOJO GR 300 em um Fusca ou um Opala ou mesmo em um Dell Rey,

 ou Gol, que tem a metragem interna referente ao espaço menor do que instalar o TOJO em uma Rural Willys ou em um Fiat Doblo da vida (referindo ao espaço interno que digo) que tem definitivamente o triplo de espaço desses outros veículos até porque o porta-malas acaba sendo integrando no veículo como um todo e isso exigirá mais alto-falantes porque senão quem estiver nos bancos de passageiros não irá ouvir o som instalados apenas nas portas para o motorista, não da forma que você deseja, você quer um veículo com um som de qualidade e isso exige distribuição harmônica. 

 

O correto é no mínimo falantes de 6 polegadas e infelizmente só um par para esse veículo não dá, você sentirá a qualidade mas digamos dependendo dos falantes, os passageiros por exemplo não vão ouvir o som e isso é pelo tamanho do veículo. 

 

O mínimo para você usar nesse veículo, seria 2 pares de falantes.

 

A sugestão acima seria a ideal:

 

Kit 2 Falantes 6X9" quadrixial e 2 Falantes 6" Triaxial

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Stênio Farias Essa potência de 240W que esta especificada lá é do conjunto completo, se você rolar a página para baixo vai ver e descrição deles separados  (falantes): Segue abaixo:

 

"Especificações Técnicas Alto Falantes 6x9 Polegadas:
- Modelo: B4X69 G
- Código: 9-6057/079
- Polegadas: 6x9"
- Impedância: 4
- Sens. dB/W/m: 88
- Fo Hz: 65
- RESP.Fq. Hz: 50 - 20K
- WMAX. Watts: 140
- WRMS. Watts: 70
- Altura mm: 119
- Diâmetro mm: 261x176

Especificações Técnicas Alto Falantes 6 Polegadas:
- Modelo: B3X60 G
- Código: 9-6076/106
- Polegadas: 6"
- Impedância: 4
- Sens. dB/W/m: 89
- Fo Hz: 85
- RESP.Fq. Hz: 60 - 20K
- WMAX. Watts: 100
- WRMS. Watts: 50
- Altura mm: 53
- Diâmetro mm: 165

Conteúdo da embalagem:
- 02 - Alto-falantes 6" Bravox B3X60G - 50W RMS cada (sem tela)
- 02 - Alto-falantes 6x9" Bravox B4X69G - 70W RMS cada (com tela)

 

Coloquei em negrito a potência real de cada um; Como o Tojo possui de 22W a 24W por canal, eles vão trabalhar um pouco folgado mesmo em volume máximo!

Fique tranquilo...

Você não terá problemas com esse conjunto de falantes.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...