Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dividindo internet com o vizinho


jpbt96

Posts recomendados

Olá pessoa, meu vizinho possui internet da Vivo fibra de 300mbps. Possuo um cabo de rede que sai do roteador dele e entra no meu apartamento conectado ao meu TL-WR740N. Entretanto, esse meu roteador tem velocidade máxima de 100mbs e a wifi é fraca. Gostaria de saber qual a melhor alternativa. Se eu comprar um roteador gigabits para o meu apto vou conseguir usar todos os 300mbs que vem do apartamento do meu vizinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Gustavo.Loggin disse:

@João Pedro Toson  Sim conseguirá! Mas não esqueça que além do roteador os dispositivos conectados à ele (PC, notebook, Celular...) também deverão ser Gigabit (no cabo) ou possuir placa de rede 5Ghz (no Wi-Fi).

Eu estuou utilizando um computador conectado através do cabo de rede, mas ele é um pouco antigo. placa-mãe ecs a785gm-ad3. Devo comprar uma placa de rede ou essa será suficiente para usar os 300mbs? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2021 às 08:23, João Pedro Toson disse:

Olá pessoa, meu vizinho possui internet da Vivo fibra de 300mbps. Possuo um cabo de rede que sai do roteador dele e entra no meu apartamento conectado ao meu TL-WR740N. Entretanto, esse meu roteador tem velocidade máxima de 100mbs e a wifi é fraca. Gostaria de saber qual a melhor alternativa. Se eu comprar um roteador gigabits para o meu apto vou conseguir usar todos os 300mbs que vem do apartamento do meu vizinho?

 

Foralmente não, não vai.

 

Mas de certo modo vai. Tráfego de rede é como água. O provedor --- VIVO --- entrega uma certa capacidade de conexão, em mbps. Se fosse água essa capacidade seria chamada vazão. 


Todos os dispositivos conectados ao modem de seu vizinho vão dividir essa conexão. Seu roteador, esse que tem hoje ou um novo, vai apenas entrar na fila como uma torneira a mais. E na sua rede você vai ativar seus dispositivos e eles vão usufruir dessa banda --- vazão --- e a diferença entre seus dispositivos e algum ligado diretamente ao roteador dele é que todo o tráfego entre sua rede e a internet vai passar por esse cabo e esse roteador antes de chegar até aquele primeiro.

 

O wifi nada tem a ver com isso. O tráfego via wifi na sua rede vai entre sua antena e os dispositivos. Wifi é local. Depois que o tráfego wifi chega no ponto de acesso são as regras comuns de local/remoto e gateways.

 

Se não tiver nada acessando a internet do lado de seu vizinho você vai ter acesso a toda a banda que o roteador dele conseguir entregar por essa porta onde está ligado o seu roteador, e daí será dividido o tráfego para a sua rede. Exatamente como um cano de água.

 

Se você tiver algo na sua rede usando muito tráfego, como uma transferência  por aquele protocolo que a gente não pode discutir aqui, ou 4 vídeos em 4k naquele serviço online, sua rede vai usar boa parte do tráfego disponível, como pode imaginar. Se do lado da rede de seu vizinho tiver algo nessa situação também a vida segue como possível: os pacotes entram e saem de acordo com o protocolo e as velocidades de resposta do outro lado de cada conexão.

 

Mesmo numa rede pequena podem haver centenas de conexões ativas ao mesmo tempo

 

No fundo a questão pode ser mais complicada e é preciso ver o que tem na rede e como está tudo conectado. Os servidores DHCP se tiver mais de um, o NAT se tiver mais de um gateway, coisas assim. Nada disso é comum numa rede "doméstica" no entanto, em especial se seu roteador está ligado via porta LAN ao roteador de seu vizinho.

 

Nota: se seu vizinho cobra por esse serviço ou existe alguma transferência de dinheiro nessa jogada isso pode ser ilegal e o forum não poderia sequer dar suporte a esses casos.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, João Pedro Toson disse:

Eu estuou utilizando um computador conectado através do cabo de rede, mas ele é um pouco antigo. placa-mãe ecs a785gm-ad3. Devo comprar uma placa de rede ou essa será suficiente para usar os 300mbs? 

 Cara, a placa de rede dessa sua placa-mãe é do tipo Fast Ethernet (máximo de 100Mbps) por isso não irá aproveitar toda a velocidade da internet. Mas ela possui slots de expansão, por isso tu pode comprar uma placa de rede modelo Gigabit para fazer isso.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Gustavo.Loggin disse:

 Cara, a placa de rede dessa sua placa-mãe é do tipo Fast Ethernet (máximo de 100Mbps) por isso não irá aproveitar toda a velocidade da internet. Mas ela possui slots de expansão, por isso tu pode comprar uma placa de rede modelo Gigabit para fazer isso.

Ela é  RealTek 8111DL Gigabit Fast Ethernet segundo o site da fabricante. O fato de ser Gigabit não suportaria velocidades maiores? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...