Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desativar um comparador após ligar o circuito ?


Tito Fisher

Posts recomendados

Ola pessoal

 

Vim pedir ajuda aos universitários, até comentei em pvt com a Sra @.if   que tava com vergonha de perguntar, mas após umas horas fritando neurônios tenho que jogar a toalha.

 

Estou com o circuito abaixo,  tem um DS1804 alimentando diretamente um dimmer digital através dos push-button.

Acontece que o dito 1804 é não volátil , e quando desligado da tomada ( SW1 ) sem que a velocidade esteja em zero ele retorna na posicão memorizada e dá um ***** tranco no motor.

Então coloquei um comparador ali na saida dele, para que quando a maquina for ligada na rede seja feito um teste no potenciometro, e estando acima de 0.5V ele acende um alerta pedindo para o usuario 'baixar o volume'  através do respectivo push, e só então vai dar passagem na saida do LM358.  

 

Até aí funciona....

mas o que preciso é DESATIVAR esse comparador após o primeiro uso, havendo ele dado o alerta de tensão no dimmer ou mesmo que o potenciometro esteja na posição zero.

 

O algoritmo é fácil, só não estou encontrando um jeito de migrar a lógica para ativar/desativar os componentes eletronicos .

 

 

teste-1x.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Tito Fisher disse:

O algoritmo é fácil, só não estou encontrando um jeito de migrar a lógica para ativar/desativar os componentes eletronicos .

 


Confesso que está acima do meu nível atual. Mas pelo que entendi tem um Ci c/ código aí.
Esse teste é via software? Caso for, faz o teste c/ loop no void setup (ou similar na linguagem que você está trabalhando) e depois disso ele nem aparece no loop principal.

 

Caso precise "eliminar" algo do circuito após o teste, acho que um relé resolveria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que dá para dar uma "metralhada", uma saraivada de pulsos "abaixando o volume" a cada ligada, talvez com um 555 com algum tipo de inversor, pull-up, pull-down se necessário, e só depois disso começar a trabalho?

 

Quem sabe usar o NF do relé para isso? Se o relé estiver com o pino COM fechado com o NF, o 555 manda tantos pulsos quantos necessários para "abaixar o volume" até o zero... ou o 555 fica "segurando" o botão abaixar por um tempo... Depois disso, o 555 para e o trabalho começa. E quando COM for fechado com o NA, abrindo o NF, o 555 ficaria desativado...

 

527712-11-84IST1.png.3c3880450fcd230ac514f2e55aa2cbaf.png

 

Digital potentiometer pulse-train problem

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tito Fisher disse:

mas o que preciso é DESATIVAR esse comparador após o primeiro uso, havendo ele dado o alerta de tensão no dimmer ou mesmo que o potenciometro esteja na posição zero.

Use a outra metade do LM358 e faça um temporizador pra desligar o seu alerta. 

Um temporizador com um amplificador operacional é simples:

É na verdade um comparador, de um lado um divisor resistivo, do outro um circuito RC. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal.

 

Grato pelas colaborações .

 

@Thiago Miotto , o 1804 não é programável via software, ele apenas tem memória não volátil que armazena a ultima posição do potenciometro quando desligado .  Para fazer o incremento ou decremento dessa posição é necessário a interação do usuário ou de um outro componente eletrônico .

 

@rmlazzari58, a ideia de usar o 555 para metralhar pulsos até zerar o pot seria de fato viável, mas a intenção do fabricante da maquina a ser controlada é justamente disciplinar o usuário para zerar a rotação antes de desligar o aparelho.  Algo do tipo 'apague a luz ante de fechar a porta ' .

 

Quanto aos pinos NA/NF do relê que estão ali no desenho é justamente o caminho pretendido, que essa comutação ocorra após o usuario zerar ( se necessário ) o botão de volume.

 

Só não estou achando uma maneira de fazer o comparador executar seu trabalho uma unica vez no power-up e depois disso sair de cena.

 

@Renato.88 , eu pensei algo do tipo, mas o temporizador só poderia entrar em cena depois que o usuario faça a correção requerida para o startup, que é V   <=   0.5 Volts .

Se a rede for ligada e o temporizador iniciado com ela apenas dar um delay antes da partida sem que o usuario faça a correção  o motor vai ter um arranque com carga desconhecida.

 

Na verdade não sei se entendi sua ideia do temporizador, se ele seria ativado como um segundo comparador após o volume ser zerado  e testaria a correção ( V < 0.5V ) para então desligar o primeiro comparador ....

 

'_'

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tito Fisher disse:

fazer o comparador executar seu trabalho uma unica vez no power-up e depois disso sair de cena.

Que tal, então...No ligar, como o relé está com os terminais COM e NF fechados, o comparador fica ativo. A mudança de estado no relé tanto aciona o motor quanto desaciona o 358, dependendo só da tensão que há no COM. Se essa tensão for a mesma para ambos - motor e 358 - tudo bem. Se não for, e couber na placa, ou um segundo relé ou a troca do relé que já está lá por um outro, duplo, DPDT. O 358 só ficaria ativo novamente depois da máquina ser desligada e ligada de novo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Que tal, então...No ligar, como o relé está com os terminais COM e NF fechados, o comparador fica ativo. A mudança de estado no relé tanto aciona o motor quanto desaciona o 358, dependendo só da tensão que há no COM. Se essa tensão for a mesma para ambos - motor e 358 - tudo bem. Se não for, e couber na placa, ou um segundo relé ou a troca do relé que já está lá por um outro, duplo, DPDT. O 358 só ficaria ativo novamente depois da máquina ser desligada e ligada de novo...

 Faz o acionamento do relé por um por OR. Sendo A a liberação pós teste de volume e B um circuito que só é ativo sempre no NA.

Os transistores tem acionamento mais rápidos que os relés, então creio que essa velocidade fará o acionamento do relé por A continuar em B. Caso não ocorra, você precisa de algo que segure o acionamento de A por alguns milissegundos (talvez um capacitor resolva)

image.thumb.png.664f9f8814cf022a8dfecf526f89ae49.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

pulsos "abaixando o volume" a cada ligada

... era a ideia que ia dar depois de passar a noite em claro pensando numa solução pra você 😴...

 

9 horas atrás, Tito Fisher disse:

o usuario faça a correção requerida para o startup, que é V   <=   0.5 Volts .

Por curiosidade como o usuário vai saber que tal condição foi atendida?

 

13 horas atrás, Tito Fisher disse:

DESATIVAR esse comparador após o primeiro uso, havendo ele dado o alerta de tensão no dimmer ou mesmo que o potenciometro esteja na posição zero

A cada chegada no zero liga um gatilho, é isso? E só uma vez? Considere um flip flop cujo disparo é a aproximação do zero e reset é uma tensão mínima do vcc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

Por curiosidade como o usuário vai saber que tal condição foi atendida?


Se eu bem entendi, aciona um Led ou algo do gênero, que deve mostrar uma msg coloque o volume em 0. Eu chutaria que é uma msg em máscara (led apagado, tudo preto, led aceso aparece a msg)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Tito Fisher disse:

Na verdade não sei se entendi sua ideia do temporizador, se ele seria ativado como um segundo comparador após o volume ser zerado  e testaria a correção ( V < 0.5V ) para então desligar o primeiro comparador

Eu não entendi o que o relé faz. Ele desliga a máquina? 

 

 

Pelo que vi no esquema você só usou uma porta do 7414, com as outras 5 que sobram da pra fazer muita coisa, inclusive:

13 horas atrás, Tito Fisher disse:

metralhar pulsos até zerar o pot

 

Também dá pra eliminar os transistores (no esquema estão invertidos) que acionam o DS1804. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal

 

4 horas atrás, .if disse:

Por curiosidade como o usuário vai saber que tal condição foi atendida?

 

Por indicador luminoso .

 

Ao ser ligado manualmente o switch primário entra em cena um comparador para testar a posição do potenciometro, que não estando abaixo e 0,5V acende um alerta vermelho e mantêm 'alguma coisa" cortando a passagem da energia para o motor.

 

Então o usuário vai pressionar o botão de ' baixar o volume ' até que o alerta desligue, e nesse momento o 'alguma coisa'  abre passagem para funcionamento normal .

 

Essa chegada da tensão em zero vai habilitar o acelerômetro para funcionamento, de forma permanente  até que a chave primaria seja desligada ou que arranquem o plug da tomada.  Só então em um segundo uso  do dispositivo seja feita a checagem e procedimentos já mencionados.

 

Está na bancada 2 versões do circuito,  uma com relês associados a comparadores , e outra  com transistores  associados a comparadores , como lembrou  o @Thiago Miotto os componentes não mecânicos tem melhor tempo de resposta e menos propensos a desgaste fisico ( penso eu ).

 

Ontem após ....

 

4 horas atrás, .if disse:

passar a noite em claro pensando numa solução

 

Eu lembrei de um componente que poderia atender com êxito,  é um tal de SCR :

 

Digamos que eu ligo o aparelho na tomada, o comparador avisa que o volume tá alto, então o usuario pressiona o botão de baixar volume até que atinja o adequado, e nesse ponto entra um SCR que abre a malha para o dimmer/motor  enquanto não for desligado o aparelho da tomada .

 

Só preciso pesquisar um um SCR que opere DC em baixa tensão .

 

Mais umas horas e postarei novo "relatorio de caso"  .

 

'_'

 

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu não entendi o que o relé faz. Ele desliga a máquina? 

 

 

Ola Sr. @Renato.88  , por enquanto aquele relê estava ali ( em teste )  para abrir passagem da tensão variável do 1804 para o dimmer que controla a velocidade do motor.

 

Mas ele era invertido  pelo comparador quanto fosse atingido  uns 10% da tensão  total e davam um arranque indesejado no motor caso o  o switch fosse ligado sem que zerassem o volume.

 

Foi essa a razão inicial do post, desligar esse comparador após o primeiro uso .

 

O novo algoritmo agora que pretendo aplicar é : Ligar o switch, testar se tensão no potenciometro  < 0.5V e quando positivo abrir um SCR que habilita de forma permanente a operação dentro em todas os rotações entre 0.5V e 4.95V  do DS1804 que controlando o dimmer me darão 12v ~ 80V  no motor DC.

 

Como falei acima, só me falta identificar um SCR com  'V forward' extremamemte baixo .

 

Vai dar certo ! Estou feliz com o apoio de vocês ! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

abrir um SCR que habilita de forma permanente a operação

é quase a lesma lerda de um ...

5 horas atrás, .if disse:

flip flop cujo disparo é a aproximação do zero

Pois ambos têm "memória".

 

Ah... há a vantagem da lógica com ff pois não há a perda inerente do scr. No caso o ff (liberado pelo comparador) pode controlar o sinal CS do seu pot...

527712-11-84IST1.png

Pra esta façanha, uma leitura rápida (que não dei) no d.s. do bixo pode elucidar sua dúvida sobre o que faz o sinal CS.

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Como falei acima, só me falta identificar um SCR com  'V forward' extremamemte baixo .

Ah sim... não existe ou pelo menos não conheço e se existir é "mosca branca"... mais uma vantagem pro ff.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Tito Fisher disse:

disciplinar o usuário para zerar a rotação antes de desligar o aparelho.

OFF TOPIC: Há anos... na verdade desde que comecei a querer mexer eletrônica, faz uns 15 anos, que toda vez que ligo o soldador prometo a mim mesmo que, antes de desligá-lo, limparei a ponta. Faz 15 anos que toda vez que ligo, preciso esperar esquentar, limpar a ponta e só então começar a soldar, rs...

 

Seja amigo do usuário, @Tito Fisher, zere o pot para ele antes do motor começar a girar, rs...

 

(Brincadeira, hein? Seu usuário é o fabricante.)

23 horas atrás, Tito Fisher disse:

Algo do tipo 'apague a luz ante de fechar a porta ' .

Algo do tipo colocar o radar escondido atrás da moita, rs...

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

antes de desligá-lo, limparei a ponta

Penso que este procedimento deixa a ponta desprotegida, mais exposta e mais sujeita a oxidação o que pode reduzir sua vida útil.

Mas que essa ideia não te incentive a deixar de tomar banho ok? 😁

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...