Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tela azul "driver_power_state_failure" e "irql_not_less_or_equal" "ntoskrnl.exe"


Hayleigh

Posts recomendados

Olá pessoal, infelizmente venho tendo uns problemas bem desagradáveis e gostaria de da ajuda de vocês se possível!

Venho tendo de vez em quando telas azuis jogando ou não, mas principalmente quando eu vou desligar o note ou reiniciar, não é constantemente, mas e bem inesperado e é isso que preocupa, porque as vezes preciso fazer algum trabalho no Photoshop e isso pode pôr tudo a perder! Geralmente os códigos são esses "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL" e "DRIVER_POWER_STATE_FAILURE" todos os dois causados pelo drive "ntoskrnl.exe", uso o BlueScreenView e o WhoCrashed, mas no WhoCrashed só diz que não e problema de hardware, mas sim causado por algum drive que não pôde ser identificado, já formatei o note só que não excluí a partição do SSD que deixo os jogos, mas as telas continuam, só que atualizei os drives novamente pelo drive booster, nunca tive problemas com ele! Já rodei o MemTest e deu tudo ok, já executei os comandos "chkdsk /r" "sfc /scannow" "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e deu tudo ok, já testei o SSD e tudo ok também, já rodei o teste de stress no aida64 e tudo tranquilo, isso começou no mês passado e eu notei um padrão nessas telas principalmente uma semana depois de comprar um Receiver para controle de Xbox 360 e instalar os drives no Windows 10, uma semana antes de começar a usar esse receiver o note tava tranquilo sem telas azuis, mas usei durante uma semana tranquilo e depois disso começou essas telas sempre com as mesas informações! Vi que esses drives só tinha até o Windows 7, mas como instalei e funcionou tranquilo no windows10 achei que não teria mais problemas, mas ainda assim não sei bem ao certo como identificar com mais precisão a causa dessas telas! Já não tenho muitas opções a não ser formatar de novo e deixar de lado o drive booster, mas se vocês tiverem algumas outras dicas pra me ajudar eu ficaria muito agradecido, ficarei aguardando resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Hayleigh disse:

já formatei o note só que não excluí a partição do SSD que deixo os jogos, mas as telas continuam, só que atualizei os drives novamente pelo drive booster, nunca tive problemas com ele!

1- Leia: 

2- Remova o Driver Booster. Drivers devem ser baixados pelo site do fabricante e não por programas de terceiros. Você mesmo disse que o WhoCrashed apontou para um driver não reconhecido, portanto, não dá para afirmar que o culpado não são os drivers instalados pelo atualizador.

"Nunca ter tido problemas" não é critério. Conheço pessoas que dirigem olhando para o celular e "nunca tiveram problemas", mas isso obviamente não muda o fato de ser perigoso. Remova o Driver Booster.

 

3- 

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu ai meu consagrado por responder 😉

Ontem fui desligar o note e ele demorou pra desligar, logo em seguida deu outra tela azul, geralmente quase sempre é ao desligar ou reiniciar o note! Só que antes disso acontecer eu sempre noto um barulho tipo de CD arranhado enquanto tô usando, mas continuo usando normal, mas na hora de desligar ou reiniciar da tela azul.

O modelo do meu notebook é um HP Pavilion G4-2260br, eu uso ele com a fonte original ligada em um filtro de linha! Como já falei eu uso o driver booster, sei que ele não e recomendado, mas sempre usava de teimosia mesmo, mas de todo jeito já vinha a um tempo pensando em evita-lo. Abaixo estão as informações que você pediu... ficarei no aguardo de alguma resposta meu amigo, desde já, obrigado.

Speccy Informações.png

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

image.png

 

Dos quatro dumps (logs de telas azuis), um está apontando para o driver USBPort.sys, que é um driver responsável pelas portas USB 1.1 e 2.0.

 

Analisando seus drivers, você possui instalado no seu computador o driver rtbth.sys (Adaptador Bluetooth) e netr28x.sys (Driver de placas Wireless. No seu caso, deve ser integrada ao notebook). Recomendo que tente remover algum dos componentes das portas USB (especialmente os bluetooth) para testar.

 

image.png

 

Existem alguns logs que indicam que seu HD está com badblocks (setores defeituosos, causados por danos físicos).

 

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html
 
2- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 
 
3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu ai amigo pelas informações mais detalhadas, obrigado mesmo, de verdade! Agora queria que você me tirasse mais algumas duvidas se possível.

 

1 - Em relação ao HD com badblocks eu já tinha conhecimento, tá com aquele "C5 Current Pending Sector Count", já faz mais de 1 ano que ele tá assim, mas não uso ele pra guardar dados muito importantes, uso o SSD de 256Gb como unidade principal de inicialização, programas e jogos, e o HD de 500Gb com badblock uso em um drive caddy pra armazenar filmes, musicas, animes, jogos e coisas não muito importantes! Mas mesmo ele sendo HD secundário pode gerar problemas no sistema?

 

2 - A questão do dump com o Drive USBPort.sys deve tá relacionado com o "irql_not_less_or_equal" pode ser só uma incompatibilidade de driver ou pode ser um problema de hardware físico ou algum dispositivo externo?

 

3 - Outra coisa também é que em relação ao driver da placa Wireless aparentemente eu não tenho problema com ele, até porque o wifi do notebook funciona tranquilo, porém, em relação ao Bluetooth integrado os drivers dele até instala, só que ele nunca funcionou no Windows 10, já tentei de tudo, mas a ultima vez que ele funcionou foi a muito tempo quando eu usava Windows 7, só que no 10 instala os drives e tudo, mas não funciona.

 

4 - O Receiver do Xbox 360 que uso plugado em uma das portas USB pode ser considerado um componente Bluetooth / Wireless a ser considerado um dos suspeitos também? Até porque o drive dele não tem pro Windows 10, só pro 7, o que não impede o funcionamento do componente.

 

Ficarei no aguardo...

 

 

 

 

 

CrystalDiskInfo Informações.png

HD Tune Informações.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Hayleigh disse:

1 - Em relação ao HD com badblocks eu já tinha conhecimento, tá com aquele "C5 Current Pending Sector Count", já faz mais de 1 ano que ele tá assim, mas não uso ele pra guardar dados muito importantes, uso o SSD de 256Gb como unidade principal de inicialização, programas e jogos, e o HD de 500Gb com badblock uso em um drive caddy pra armazenar filmes, musicas, animes, jogos e coisas não muito importantes! Mas mesmo ele sendo HD secundário pode gerar problemas no sistema?

Não no Windows em si, mas sim nos arquivos salvos nele (e consequentemente programas, se você também os armazena nele), o erro Current Pending Sector Count indica falhas na escrita/leitura de determinado setor, sendo necessária uma análise para verificar se esse erro pode ser corrigido ou se é um defeito físico.

 

Abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R (substitua X pela letra da unidade), tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC (se for necessário). Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

 

21 minutos atrás, Hayleigh disse:

2 - A questão do dump com o Drive USBPort.sys deve tá relacionado com o "irql_not_less_or_equal" pode ser só uma incompatibilidade de driver ou pode ser um problema de hardware físico ou algum dispositivo externo?

Só testando pra descobrir.

 

21 minutos atrás, Hayleigh disse:

3 - Outra coisa também é que em relação ao driver da placa Wireless aparentemente eu não tenho problema com ele, até porque o wifi do notebook funciona tranquilo, porém, em relação ao Bluetooth integrado os drivers dele até instala, só que ele nunca funcionou no Windows 10, já tentei de tudo, mas a ultima vez que ele funcionou foi a muito tempo quando eu usava Windows 7, só que no 10 instala os drives e tudo, mas não funciona.

Se você não utiliza uma placa WiFi offboard (como um dispositivo USB), então pode desconsiderar.

 

Isso talvez tenha relação com drivers. Já ouvi falar que driver do Windows 7 funcionam em sistemas atuais por conta da retro compatibilidade mas já vi alguns casos que provaram o contrário. Infelizmente o culpado por isso é o fabricante que não lançou mais atualizações para o driver do periférico 😕

 

21 minutos atrás, Hayleigh disse:

4 - O Receiver do Xbox 360 que uso plugado em uma das portas USB pode ser considerado um componente Bluetooth / Wireless a ser considerado um dos suspeitos também? Até porque o drive dele não tem pro Windows 10, só pro 7, o que não impede o funcionamento do componente.

 

Ficarei no aguardo...

Se ele está utilizando um dispositivo Bluetooth para se conectar com o computador (ou ele próprio fornece essa funcionalidade), então sim.

Wireless significa "sem fio", ou seja, tanto Bluetooth quanto WiFi são sistemas de conexão de dispositivos sem fio. Porém precisamos saber se o responsável é o WiFi (o que podemos desconsiderar, como expliquei acima) ou o Bluetooth.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo! Fora a questão do HD que você já me orientou o que fazer, em relação ao problema das telas azuis qual passo você me recomendaria seguir de agora em diante pra ir eliminando possíveis suspeitas e tentar chegar a uma resolução do problema baseado nos dados que você analisou?

Quais os próximos passos a seguir?

Sei que não é fácil chegar a uma solução principalmente quando se trata de telas azuis, mas como você já viu eu já tentei algumas coisas, mas infelizmente sem sucesso kkk 

Gostaria muito de conseguir resolver e postar aqui no fórum a causa e a solução pra ajudar outras pessoas, porque já pesquisei muito e vi que tem muita gente com esse problema. 

Já tive problemas com artefatos a uns 2 anos eu acho, mas consegui resolver substituindo os módulos de memória! Só que esse problema de agora tá dando bastante dor de cabeça. 

Desde já, agradeço novamente meu amigo pela atenção e dedicação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso poucas vezes, mas irei realizar alguns testes só com o notebook sem mais nada conectado, ai qualquer coisa se eu notar algum padrão ou algo do tipo eu lhe informo! Eu ainda suspeito muito do receiver, porque geralmente as telas azuis não acontecem o tempo todo, mas eu notei pelo menos uma vez por semana, mas principalmente depois de uma jogatina com o controle quando vou desligar o notebook, meu irmão joga LOL normal mas nunca da tela azul depois que ele termina de jogar e desliga o notebook, das vezes que dá é sempre quando eu jogo, e eu só jogo outros jogos com o controle! A maioria das telas azuis sempre da ao desligar ou reiniciar, com a mensagem "DRIVER_POWER_STATE_FAILURE", mas das poucas vezes que deu durante algum jogo ou só usando o note normalmente foi com essa outra mensagem "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL", mas todas causadas pelo "ntoskrnl.exe".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hayleigh Ntoskrnl.exe é o driver de kernel do próprio Windows. São extremamente raros os casos em que o próprio Windows é o culpado pelas telas azuis, além de que, é totalmente normal um driver problemático fazer com que o kernel do Windows trave/congele e gere a tela azul, fazendo com que o dump aponte para ele (ntoskrnl.exe) como o culpado, sendo que ele foi a "vítima" do travamento e não o responsável (por assim dizer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo! Vou continuar usando e realizando alguns testes aqui pra ver se consigo chegar ao verdadeiro culpado, até agora tá tranquilo, mas creio que isso não se resolveria sozinho de uma hora pra outra, então não posso contar vitória antes da hora, qualquer coisa eu atualizo o tópico com alguma novidade! Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...