Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar ou não estabilizador


Sandro3636

Posts recomendados

Eu vi dois vídeos aqui do grande Gabriel Torres sobre não usar "estabilizadores" nos aparelhos eletrônicos, eu compreendi e concordo com a explicação dele. 

Mas, sempre tem um mas, um técnico de tevê insiste que eu devo colocar um estabilizador na teve e no aparelho conversor da tv. Disse que preciso usar na geladeira e também na máquina de lavar. 

Ele fala com tanta certeza que eu fiquei com medo de perder algum equipamento meu...

Eu não acho que o aquecimento no aparelho conversor seja devido a oscilações na rede, já que a fonte tem na saida 12v...

Alguém pode me ajudar?!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Eu vi dois vídeos aqui do grande Gabriel Torres sobre não usar "estabilizadores" nos aparelhos eletrônicos, eu compreendi e concordo com a explicação dele. 

Mas, sempre tem um mas, um técnico de tevê insiste que eu devo colocar um estabilizador na teve e no aparelho conversor da tv. Disse que preciso usar na geladeira e também na máquina de lavar. 

Ele fala com tanta certeza que eu fiquei com medo de perder algum equipamento meu...

Eu não acho que o aquecimento no aparelho conversor seja devido a oscilações na rede, já que a fonte tem na saida 12v...

Alguém pode me ajudar?!

Obrigado

Não deve-se usar estabilizadores ,se quer evitar que algum componente queime , compre um bom filtro de linha , estabilizador não. 

agora, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Não deve-se usar estabilizadores ,se quer evitar que algum componente queime , compre um bom filtro de linha , estabilizador não. 

Só do cara falar "usar na máquina de lavar e na geladeira" é uma piada absurda pra mim 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Eu vi dois vídeos aqui do grande Gabriel Torres sobre não usar "estabilizadores" nos aparelhos eletrônicos, eu compreendi e concordo com a explicação dele. 

Mas, sempre tem um mas, um técnico de tevê insiste que eu devo colocar um estabilizador na teve e no aparelho conversor da tv. Disse que preciso usar na geladeira e também na máquina de lavar. 

Ele fala com tanta certeza que eu fiquei com medo de perder algum equipamento meu...

Eu não acho que o aquecimento no aparelho conversor seja devido a oscilações na rede, já que a fonte tem na saida 12v...

Alguém pode me ajudar?!

Obrigado

Não, estabilizador Mata qualquer eletrodoméstico, isso ae é uma verdadeira praga, não serve pra nada a não ser te dar prejuízo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Então... eu lei sobre eletrônica, mesmo sendo leigo, faz anos... e achei mega estranho.... ele disse que em todos os manuais de equipamentos está escrito que deve ser usado estabilizador... nunca li isso em nenhum manual, e eu leio manuais...rs vou até reler o da teve

1 minuto atrás, Sandro3636 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Então... eu lei sobre eletrônica, mesmo sendo leigo, faz anos... e achei mega estranho.... ele disse que em todos os manuais de equipamentos está escrito que deve ser usado estabilizador... nunca li isso em nenhum manual, e eu leio manuais...rs vou até reler o da teve

"lei" quis dizer leio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sandro3636 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Então... eu lei sobre eletrônica, mesmo sendo leigo, faz anos... e achei mega estranho.... ele disse que em todos os manuais de equipamentos está escrito que deve ser usado estabilizador... nunca li isso em nenhum manual, e eu leio manuais...rs vou até reler o da teve

Não cara , esse "técnico" tá falando muita m@#4$ , se quer garantir que seu equipamento não queime , coisa e tal , compre um bom filtro de linha , ele se caso haver um pico de energia , algo assim , o varistor dentro dele , se não me engano é esse o nome , queima para a energia não passar para o aparelho que estiver ligado no filtro de linha , assim , o aparelho estará protegido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sandro3636 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira tb acho que tem que ser um filtro de linha bom, mas esse filtro bom deve estar ligado no aterramento da casa né... se não, nem o varistor vai resistir...

Pelo que eu sei , é só deixar ele na ligado na tomada , e os aparelhos ligado nele , se algo ocorrer de picos de energia , ou coisa e tal , o dispositivo dentro do filtro de linha , queima , fazendo com que essa energia "errada" não passe para seus aparelhos conectados a ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Cara, foi o que pensei, tem um motor na máquina de lavar, e isso vai destruir o estabilizador e a máquina... há pelos principios eltromagnéticos grandes alterações que podem destruir as joças dos relês no estabilizador ne´...

@Gustavo Muccelin Moreira Foi o que sempre pensei.,,, mas vendo uns vídeos especializados e acho que até um vídeo do Gabriel Torres, deve haver o aterramento no pino do meio da tomada... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Foi o que sempre pensei.,,, mas vendo uns vídeos especializados e acho que até um vídeo do Gabriel Torres, deve haver o aterramento no pino do meio da tomada... 

Ai eu já não sei... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo mesmo motivo dos demais colegas neste fórum, eu não gosto de estabilizador, e aqui mesmo você encontra muitas explicações do porquê não usar.


Mas quebrar esse paradigma do estabilizador é muito difícil, existe sim, muitos técnicos formados que falam isso.


Quando me formei na área técnica de TI na década de 90, era isso que se ensinava. Não sei atualmente o que se ensina nos cursos, mas tem bastante técnico que ainda defende o paradigma de que estabilizador é bom.

 

Vamos ouvir isso ainda por muito tempo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi comentário da sua rede.
Caso ela seja 110 e no multímetro esteja saindo direto uns 90ou
Caso ela seja 220 e no multímetro esteja saindo menos de 200
SOMENTE NESSES CASOS, em equipamentos pesados, sem muita eletrônica, a energia tão fraca pode fazer o motor simplesmente não partir.

Na minha casa de praia no ano novo, a geladeira para de funcionar. Eu coloco um estabilizador que faz subir os 190 que sai da tomada em 210, 215 ela volta a usar.

Para computador, JAMAIS USE.
ara qualquer equipamento com fonte chaveada, NÃO USE.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Para computador, JAMAIS USE.
ara qualquer equipamento com fonte chaveada, NÃO USE.

 

Tenho um estabilizador há mais de 10 anos, funcionando 24h por dia. Tem a minha TV (de 48 polegadas?) com tela a led e um receptor de TV por assinatura pendurados nele. 

Aqui em casa vive faltando energia elétrica. No verão então, basta chover ou ventar um pouco mais forte, que a energia vai embora. Pior é quando a energia tenta religar por duas ou três vezes.

 

Não posso condenar todos os estabilizadores. Muitos possuem um bom projeto e parece que eu dei sorte com o meu.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, MOR disse:

Não posso condenar todos os estabilizadores. Muitos possuem um bom projeto e parece que eu dei sorte com o meu.

Não mesmo, existem raras exceções. 

 

Sobre usar ou não existem casos e casos...

Onde tem muita oscilação de energia e quedas o uso de um estabilizador acaba sendo menos prejudicial do que deixar sem dependendo do tipo de aparelho. 

 

Porém claro não é todos os aparelhos que precisam dele, os com fontes chaveadas automáticas tem uma faixa muito grande de tensão aceita na entrada e acabam corrigindo o erro de tensão de maneira mais rápida e eficaz do que qualquer estabilizador tornando-o totalmente inútil. 

 

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Na minha casa de praia no ano novo, a geladeira para de funcionar. Eu coloco um estabilizador que faz subir os 190 que sai da tomada em 210, 215 ela volta a usar.

Nesse caso até faz sentido, mas vale lembrar que o estabilizador precisa ter uma boa potência, bem maior do que a da geladeira. 

Também vale lembrar que isso é mais um quebra galho, pois como já foi dito os picos de partida da geladeira acabam fazendo os relés durarem bem menos. 

 

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

Eu não acho que o aquecimento no aparelho conversor seja devido a oscilações na rede, já que a fonte tem na saida 12v...

Esses aparelhos esquentam a toa mesmo, pois ficam ligados direto e geralmente os materiais usados são baratos de qualidade mediana. 

Os meus aqui esquentam também, porém nunca vi a rede oscilar é sempre os mesmos 117V quando coloco o multímetro. 

 

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

vi uns vídeos que dentro de alguns filtros de linha tem apenas dois fios e um fusível bagabundo....

Isso é o que mais tem... 

Geralmente é só um fusível e dois capacitores de valor baixo. 

Capacitor sem uma bobina bem calculada não filtra nada, como dizem acaba sendo um engodo. 

O varistor é importante pra queimar o fusível na hora certa, protegendo além da rede elétrica o equipamento também. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Renato.88 disse:

Os meus aqui esquentam também, porém nunca vi a rede oscilar é sempre os mesmos 117V quando coloco o multímetro. 

Mas morar no meio do mato.... eu nunca testei a oscilação aqui... mas o cara insiste que é falta de estabilizador... Renato, o aparelho tem uma fonte de saida de 12 v... e acho que isso já controla a oscilação... ah o mais importante a teve nova minha de led... tem fonte interna né? Ela é super moderna, ele o técnico garantiu que no manual tem lá dizendo pra usar estabilizador mas ainda não procurei rs e o medo de perder a teve?!

3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Na minha casa de praia no ano novo, a geladeira para de funcionar. Eu coloco um estabilizador que faz subir os 190 que sai da tomada em 210, 215 ela volta a usar.

É um relógio de luz só pra casa ou são várias casas no mesmo relógio e sua tensão cai? Acho que pode ser meu caso mas nunca medi no voltímetro... nem sei como medir direto... eu só medi meus aparelhos eletrônicos até hj kkkk

@MOR poxa logo você dizendo isso! Aí você me deixa com mais dúvidas hahH digo isso pois acho que moramos no mato ou seja rede parecida kkk e outra igual ai, se piscar três vezes a luz acaba de vez hahahah só pra saber, qual a marca do seu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...