Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe MSI a68hm-e33 v2 não reconhece toda a memoria ram


Posts recomendados

Olá. 

Já faz quase um mês que eu venho tentando achar uma solução para este problema, mas até agora não consegui resolver, já procurei soluções no Google e não objetive sucesso em nenhuma, até mesmo na solução do msconfig

Então, venho até aqui pedir à ajuda de vocês. 

Meu computador tem 2 (duas) memória ram de 4GB (quatro gigabyte), 2x4GB = 8GB. 
Mas a placa-mãe só está reconhecendo um pente de 4GB (quatro gigabyte), como vocês podem ver em uma imagem abaixo. 
E quando eu ligo o computador e vejo as informações de hardware dele, mostra os 2 (dois) pente de 4GB (quatro gigabyte) totalizando 8GB (oito gigabyte), porém, um deles está Reservado para o Hardware, e eu não reservei nada para o hardware, sendo que a minha placa-mãe não permite isso..

Informações do computador: 
Windows: 10 64bits. 

placa-mãe: MSI a68hm-e33 v2
Memória RAM: 2x4GB HyperX. 

Placa de vídeo: GeForce GTX 960. 

Processador: AMD A4-6300. 

- Agradeço desde já. 

1.jpeg2.jpeg

3.jpeg

4.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que encontrei sobre isso retorna que são configurações do BIOS. Entretanto, uma resposta parece ter mais luz no assunto justamente por ser uma AMD:

 

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/meu-windows-10-reserva-memória-demais-ao/c9be0bc4-e295-4881-8a81-05fc0adfb324

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Tô com o mesmo problema e essa questão da ISO não ser original talvez seja meu problema 😅

Enfim, tenho 4GBs instalados, 3Gbs aproximadamente disponíveis e 2,7Gbs sendo usados.

Memórias idênticas e tudo mais. No meu caso pode ser BIOS também, já que é uma versão das cavernas de uma P5VD2-MX. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2021 às 13:02, Mega Blaster disse:

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

 

Um adendo: isso é coisa de ISO não original ou de configuração de jogo (por vezes com hack). 

É infelizmente não deu certo.. formatei usando essa ISO do site oficial da Microsoft, e nada. :/ 
 

Continuo com o problema :s 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Rick Barbosa disse:

Continuo com o problema

Então tem que ser no BIOS. Um reset ou reconfigurar. No seu primeiro post, na foto do BIOS (a 2a, do meio), diz que tem 4GB e 1024 MB de cache. Então o Windows está enxergando o módulo mas não tem acesso. Talvez por isso indica que está reservado para hardware. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mega Blaster disse:

Então tem que ser no BIOS. Um reset ou reconfigurar. No seu primeiro post, na foto do BIOS (a 2a, do meio), diz que tem 4GB e 1024 MB de cache. Então o Windows está enxergando o módulo mas não tem acesso. Talvez por isso indica que está reservado para hardware. 

Eu de novo kkkkkk.

Não sei se o meu problema é o mesmo que o dele exatamente, mas é algo como isso que acabei vendo na minha BIOS?

Peguei as orientações daqui e vi que o meu PC enxerga só tanto de X memória e eu simplesmente não consigo alterar nada em configuração de RAM que nem orientaram aqui:

 

IMG_20210221_211856_3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Tai a trava! Veja qual limite aceita em Maximum payload size. Diminua ou aumente para ver o que o SO enxerga e o que fica para hardware. 

Então, o máximo que aceita é 4096 mesmo. Já diminui pela metade e acabou que não fez diferença. Vou tentar cada valor um por um então e retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato Nascimento disse:

Então, o máximo que aceita é 4096 mesmo. Já diminui pela metade e acabou que não fez diferença. Vou tentar cada valor um por um então e retorno.

No caso não deu em nada mesmo. Vou testar tirando cada pente de memória pra ver o que pode rolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Nascimento sua P5VD2-MX tem atualização do BIOS de 2007 que trata sobre memória. A última versão é a 1017 de 15/06/2007. Atualiza e testa, se não estiver nela. 

 

@Rick Barbosa me passei numa coisa. Seu modelo da placa-mãe tem uma atualização do BIOS que resolve problemas com a memória. Verifica e atualiza se sentir-se seguro em fazê-lo. De tudo que pesquisei e vi, incluindo SO, placa-mãe, periféricos, não achei nada de mais relevante que ajude a solucionar. Sobrou o BIOS ou defeito da baia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Mega Blaster disse:

@Renato Nascimento sua P5VD2-MX tem atualização do BIOS de 2007 que trata sobre memória. A última versão é a 1017 de 15/06/2007. Atualiza e testa, se não estiver nela. 

 

@Rick Barbosa me passei numa coisa. Seu modelo da placa-mãe tem uma atualização do BIOS que resolve problemas com a memória. Verifica e atualiza se sentir-se seguro em fazê-lo. De tudo que pesquisei e vi, incluindo SO, placa-mãe, periféricos, não achei nada de mais relevante que ajude a solucionar. Sobrou o BIOS ou defeito da baia. 

Realmente, se não dá pra mexer por configuração certeza que é isso... Vou ter que tentar. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...