Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando aleatoriamente durante o uso.


Posts recomendados

Boa noite a todos! 😊

Comprei um PC Montado na Black Friday da Pichau, assim que recebi o PC, troquei o cooler e instalei meu SSD e vivi feliz com ele por meses até então, até que em janeiro começaram os problemas. O primeiro problema que me deparei foi a tela azul:
image.png.c2eb6c00a39ec0bb2831ff449e9dcf1f.png

Eu mantive tendo esse erro várias vezes, no início ele somente desligava e reiniciava sozinho normalmente, após várias telas azul, ele desligava mas não estava mais reiniciando sozinho, e após esse desligamento ele não voltava a ligar pelo botão de power ou quando ligava, ele desligava automaticamente como mostra nesse vídeo:

https://wetransfer.com/downloads/6dffdc81e83973a618221bc74af71e0520210218210055/92d3e5

 

Foi então que eu suspeitei que as memórias poderiam ser o problema, e ai após retirar elas e por de novo, o computador ligava. Mas isso persistiu e cada vez era um problema diferente as vezes:

  • Ligava, mas não dava vídeo
  • Ligava, mas desligava
  • Ligava com uma RAM só e não a outra

 

Até que um dia ele desligou e dessa vez foi total, pc não dava nenhum sinal de vida, led da placa-mãe desligado, nem a luz do cabo de rede acendia. Como eu trabalho e estudo nesse computador, eu não podia ficar sem, então comecei a desconectar os componentes e cabos e reconectar novamente para ver se resolvia o problema, mas não obtive sucesso.

 

Foi nesse momento que eu decidi trocar a fonte por uma que tenho de reserva aqui, troquei a mancer thunder de 600w por uma evga 600w plus 80 white. E então depois de reconectar todos os cabos da fonte (menos o led do gabinete) o computador voltou a vida. Ligou, memórias ok, reconhecendo 16gb dual channel, tudo aparentemente normal.

 

Dias depois eu voltei a ter os mesmos problemas de antes, meu pc simplesmente desliga do nada, jogando ou não, independente de qualquer programa aberto, ele desliga a qualquer momento, pelo menos 2 vezes por dia ele desligava e então eu voltei a suspeitar das memórias novamente, é memória? Fonte? Os dois? Talvez os desligamentos estragaram a outra fonte? E até hoje eu estou nessa mesma situação. Meu pc atualmente liga, roda tudo, mas eu fico refém dele desligar a qualquer momento e geralmente quando desliga, eu preciso ou desligar a fonte ligar novamente como nesse vídeo:

https://wetransfer.com/downloads/94599b94e86f48068ca3a537721d12e220210218210117/0e132c
 

Ou retirar as memórias e encaixar novamente para ele ligar ou dar vídeo. Aqui segue um vídeo do atual estado do pc:

 

https://wetransfer.com/downloads/63b762a496e74649c5bcf56713b23d1d20210218210138/8cf880


Segue abaixo no link um vídeo de como o computador reage ao sofrer o desligamento:

Vídeo após o desligamento: https://we.tl/t-1tW30XF8Nu
Memória piscando ao ligar (não sei se tem problema) = https://we.tl/t-3A7yo2HBvN


Já realizei um teste usando o memtest e não foi detectado nenhum erro.
 

Segue as configs da minha máquina:

  • Processador: Ryzen 7 3700x
  • Placa de Vídeo: Radeon 5700xt
  • placa-mãe: Asus Prime B450M
  • Memórias: 16gb(2x8) Team group 3000mhz delta rgb
  • Fonte: evga 600w plus 80 white
  • AirCooler: DeepCool Gammaxx 400 V2 Blue, 120mm
  • HD 1 tb
  • SSD 512GB
  • Uso o Windows LTSC 2019

 

CPUZ log: DESKTOP-8CV30O1.txt

 

Agradeço desde já a ajuda! 😀

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Juballou Boa noite e seja bem vindo ao fórum.

 

Essa memória que deu essa piscada, ela faz isso em qualquer slot?

Deixe apenas a memória que não piscou conectada e se a máquina ligar, atualize a bios.

E quando a máquina liga como fica a temperatura do processador por dentro da bios?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Boa noite, obrigado pela atenção!
As duas memórias piscam ao ligar em qualquer slot
atualizei a bios 
a temperatura do processador mantém baixa mesmo rodando jogos e chrome, as temperaturas de todos os componentes em geral estão baixas, minha gpu atinge 75º durante o kombustor

image0asdasdasdas.jpg

image1asdasd.jpg

unknown.png

mandei mais uma imagem com a temperatura do cpu em idle 43ºc

unknown (1).png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite novamente!

Por curiosidade instalei um  programa chamado WhoCrashed que diz mostrar o porque do "desligamento" do computador. Após meu computador desligar novamente ele gerou este log:

image.thumb.png.94fbc92caf40ff5ac32f51143d9dc414.png

 

Este programa é confiável? Você acha que realmente este erro pode estar sendo o causador dos meus problemas?

Muito obrigado pela atenção desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 21/02/2021 às 00:53, Juballou disse:

Boa noite novamente!

Por curiosidade instalei um  programa chamado WhoCrashed que diz mostrar o porque do "desligamento" do computador. Após meu computador desligar novamente ele gerou este log:

image.thumb.png.94fbc92caf40ff5ac32f51143d9dc414.png

 

Este programa é confiável? Você acha que realmente este erro pode estar sendo o causador dos meus problemas?

Muito obrigado pela atenção desde já.

Bom dia

 

Desculpe da demora em responder.

Pela imagem tudo indica que seja algo relacionado com a placa de vídeo, como driver por exemplo?

Você teria uma outra placa de vídeo para testar, se possivel mais antiga.

No painel de controle você desabilitou para desligar o disto rígido, entrar em hibernação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...