Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preocupação com temperaturas i3 10100f


Visitante

Posts recomendados

Olá, boa tarde, então hoje comecei alguns testes no meu pc e fiz um stress no cpu-z, mas assim que clico no botão o CPU vai para casa de 78°C já tinha um tópico meu dizendo sobre ele ter chegado em aqui com overclock em 4.1GHz e disseram para deixar assim... Sem esquecer que os dissipadores da minha Z490 (no "dedometro") estão muito quentes, estou com medo dessas temperaturas e desse clock em 4.1GHz Então queria saber 3 coisas :

 

1 - O que está acontecendo?

2 - Preciso de um cooler melhor?

3 - Como retirar esse overclock

 

Se puderem responder por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste de estresse do CPU-Z vai fazer exatamente isso oras, estressar o processador.

Chegar a 78° C em qualquer benchmark é normal, até ai não tem nada de incomum. As temperaturas de teste de estresse praticamente nunca se repetem no dia a dia, a menos que se esteja trabalhando com edição de vídeo, renderização 3D e afins.

 

 

14 minutos atrás, RC Santiago disse:

Sem esquecer que os dissipadores da minha Z490 (no "dedometro") estão muito quentes […]

 

Não se afere temperatura de nada, de absolutamente nada com os dedos, a pele é sensível ao calor.

 

 

14 minutos atrás, RC Santiago disse:

[…] e desse clock em 4.1GHz […]

 

O clock de 4.10 GHz é o turbo do processador quando todas as threads estão ativas, assim como ele pode chegar a até 4.30 GHz em single-thread e isso não é overclock, é apenas o modo como o processador opera.

 

De resto… Sempre existe a possibilidade de colocar um cooler melhor no processador e melhorar a circulação de ar no gabinete, o que faria as temperaturas do processador e de todo o resto baixarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver usando o cooler box da Intel um Gammaxx 400v2 pode melhorar uns ~15º - tomando como referencia o i5-10400F ai neste teste, que foi feito em bancada e da uns 5º a menos que dentro do gabinete.

 

Spoiler

 

 

Mas se não estiver ocorrendo "termal throttling" - que é quando o CPU diminui o clock porque esta muito quente (lá perto dos 90º), deixa como esta, lembre-se do ditado: "if ain't broke don't fix it" (se não esta quebrado, não conserte).

 

Mas seu gabinete tem ventilação adequada, com pelo menos um ou dois fans puxando ar para dentro e um para fora?

 

A propósito combinação pouco ortodoxa essa sua, i3 com Z490.  :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...