Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sou bolsista em Engenharia e gostaria de mudar para um curso pago


Posts recomendados

Bom galera, estou com uma grande dúvida, eu sei que o clube aqui é  totalmente  ligado a área de informática, mas acredito que existem pessoas com total experiência e capacidade para me orientar.

Tenho 22 anos, faço bacharel em administração, sou bolsista 100% e estou no 2 ano, e a universidade  na qual faço  é super renomada e reconhecida aqui no interior de SP.

Porém  eu estava pensando em mudar para alguma eng, talvez civil, acredito que futuramente posso ter um bom retorno financeiro, e um bom emprego, porém eu teria que pagar a faculdade, algo em torno de 900 reais por mês, hoje com o meu trabalho atual eu conseguiria pagar e ajudar em casa, porém ficaria duro todos os meses.

Trabalho em uma distribuidora de alimentos, recebo um pouco mais de 2 salários mínimos,  vejo crescimento na empresa mais acredito que meu salário futuramente  não sairia dos 4 mil reais.

O que seria mais correto eu fazer, terminar adm com 24 anos, e com 25 ingressar em alguma eng, ou já decidir a eng e mudar?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Hugo80011234 hmm, eu não entendo, não tenho experiencia, e nem capacidade de informar, mas vou dar minha opinião, mas não leve ela tão a sério, pois é a minha, não a tua.

Você gosta de engenharia mesmo ? meus irmãos fazem engenharia, eles usam muuita matemática, é bem puxado, pelo menos na faculdade deles, tipo, não sei se ta tudo bem pra você trabalhar e estudar engenharia ao mesmo tempo, pode ser que fique muito puxado, e você fique bem mal, o salario médio de um engenheiro civil é R$ 7.737, bem tentador a principio, mas se você não gostar da área, acho que só vai te causar muito estres, pois não é um trabalho fácil, mas é uma boa opção, se tu gosta, não vejo problema de tu seguir nela, eu mesmo, até o o ano passado que entrei no 1 ano do ensino médio queria fazer engenharia, mas até eu ter necessidade de um pc melhor e começar estudar hardwares, ai eu descobri a progamação, algo que eu gostei mais ainda, e hoje eu pretendo ser progamador. 

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

te digo que 4mil já é bem acima da média brasileira, se souber gerir bem da para viver muito bem.

agora, viver no aperto por 5 anos é muito arriscado, muita gente se individa até o pescoço assim, eu terminaria o curso iniciado primeiro (afinal é de graça) ingressaria num trabalho sobre a formação e com uma melhor condição financeira iniciaria os estudos em outra área.

  • Curtir 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que você decidiu fazer este bacharelado de administração para ter seu próprio negócio ou trabalhar no alto escalão de alguma empresa, você tem que ver se é isto vai ser um diferencial para você no seu futuro seja concluindo ele ou sendo uma capacitação extra no caso de você partir para alguma engenharia. O mercado está saturado nas duas áreas, você vai ter que se destacar para conseguir algo acima do comum.

Eu, pessoalmente, não largaria uma graduação tendo já feito 2 anos dela, mas é uma decisão muito pessoal e vai depender das oportunidades que apareçam.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que vale contribuir que muitos colegas que fizeram faculdade comigo e se formaram não estão trabalhando na área e muitos que trabalham com projetos não ganham nem a metade do piso (informado pelo colega acima), enfim, é uma carreira complicada

  • Curtir 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Hugo80011234 disse:

faço bacharel em administração, sou bolsista 100% e estou no 2 ano,

Bom dia, falando de forma realista, estamos falando de um mercado de trabalho para um futuro bastante distante, em se falando de Brasil. Cursos de engenharia demoram 5 anos e 5 anos é muito tempo no mercado de trabalho. No seu lugar eu concluiria o curso atual e aí sim, tentaria o vestibular para outra área. 

  • Curtir 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Pior, meus 2 irmãos, fazem engenharia, um faz de química, e de outro de elétrica, mas eles pretendem continuar a loja do meu pai ( uma loja de móveis ), eles decidiram isso cerca de 3 anos depois de iniciar a faculdade, mas agora eles vão terminar a faculdade e continuar na loja

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Hugo80011234 Se está só no primeiro ano de ADM recomendo mudar para essas 2 carreiras se o que visa é dinheiro. Engenharia de Controle e Automação (robótica) é o futuro e fábricas usam muito isso, ou se visa emprego público... Direito, direito é o básico para vários cargos públicos desde Assessor até Juíz e delegado, promotor, defensor público e etc direito assim como robótica é uma carreira que não vai faltar vagas, mas elas precisa estudar muito, para área da engenharia tem de ser bom em matemática, para direito tem de ser bom em português (os famosos talentos natos), e se for bom em biologia faça medicina. :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom como já mencionado você deve gostar do curso, é muito puxado e exige muito de quem o faz e claro veja o mercado de trabalho da sua região, tenho dois amigos próximos formados, um em eng. mecânica em Belo Horizonte não conseguiu emprego até agora depois de 2 anos formado e outro se formou em eng. elétrica em Floripa e esta na mesma 3 anos sem emprego, está fazendo uber, o mercado de Engenharia está beeem saturado.

Eu terminaria o curso de ADM pois vai te ajudar em qualquer carreira. Sou formado em Contábeis e trabalho a alguns anos na área e o esse sonho de salário base é ilusão, ninguem paga base da categoria você vai entrar como junior ou algum cargo que não te obriga a pagar a base e só em uns bons anos vai receber o que realmente seria justo, creio que seja um problema sério em quase todas as áreas aqui no Brasil.

  • Curtir 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Hugo80011234 Olá, estou no 2º ano de Engenharia da Computação e vou compartilhar um pouco da minha experiencia até agora: Engenharia é bem puxado, você vai enfrentar varias matérias complexas, principalmente matematica e fisica. Os primeiros 3 anos de todas as engenharias são iguais, e só então vem a especialização da sua área, e na parte de matérias compartilhadas entre elas você terá Calculo, Eletromag, Dinamica, dinamica dos fluidos e diversas outras, onde você estudará muita física e matemática. Não precisa amar matemática para fazer engenharia, basta estar disposto a aprender e "suportar" a matéria kkkkk. Já física eu acho que é necessário gostar e entender, pois é mais aplicado do que a matemática pura. Como disse, estou no 2º ano do curso, então tenho muitas matérias complexas pela frente ainda, e até agora não achei o curso aquele impossível que sempre comentam, mas também não é fácil. Atualmente eu trabalho durante a manha e tarde para pagar a faculdade, que faço a noite, e fica beeem puxado, considerando que minhas aulas acabam em volta das 23hrs. No geral, é um investimento do seu tempo, dinheiro e sanidade como toda outra faculdade e minha dica é: não faça Engenharia visionando o dinheiro, e sim por paixão. Caso não tenha certeza de sua vocação, faça alguns testes de profissao, até mesmo os gratuitos onlines podem te dar uma orientação. Recomendo também procurar palestras e coisas do tipo que falam sobre.

  • Curtir 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Matheus Dutra Primeiramente obrigado por responder, eu trabalho hoje como vendedor, administração tem tudo a ver e gosto da área, mas sabe quando você sente que quer ir mais longe? Não amo matemática, mas tenho uma facilidade de aprender muito grande, fiz 1 ano de computação (na época eu pagava) e levei de boa, mas sinceramente o medo maior é fazer adm e ser mais um por ai.

@Eder Neumann Cara hoje trabalho como vendedor tiro um pouco mais de 2 salário minimo, acredito que com 22 anos estou na frete de muita gente, e administração tem tudo a ver com a empresa onde eu trabalho, mas se eu fosse pagar uma faculdade hoje de eng, transporte+facul daria em torno de uns mil reais por mês, eu que sou uma peça fundamental em casa (não tenho pai) pesaria de mais.

A questão é que tenho medo de não ser ninguem na vida, entende? 

@fabkinder Então o fato de eu ja ter feito 1 ano de ciência da computação e não ter aguentado pagar, e minha vida ter tido uma revira volta, ter achado um emprego que paga melhor que o antigo e conseguido uma bolsa em adm onde na área que eu atuo hoje como vendedor é super importante.

Porém meu sonho é ter uma empresa, ou ser alguém do alto escalão, sou dedicado, tudo que aparece para mim eu dou 100% de mim, mas tenho medo de adm não ser uma boa, não levar onde quero chegar.

@Eder Neumann @Eder Neumann Você se refere a engenharia civil?

@PedraX Cara obrigado, estou mudando minha cabeça e decidindo terminar.

@Matheus Dutra Ahh, ainda estudo python nas horas que sobra!! kkk

@JeanLN Nem é tanto o dinheiro, acredito que seria conhecimento e ser reconhecido, cara eu vejo o Elon Musk ou o Bill Gates entre outros, o tanto que eles fizeram para ajudar a humanidade é FANTÁSTICO.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Hugo80011234 disse:

estou mudando minha cabeça e decidindo terminar.

Acredito quer nas suas condições atuais é a melhor opção.E na verdade é mais importante ir estudando mais matérias extra-curriculares e pensar em uma especialização.Mas tem que olhar o mercado em sua região.Como voce citou o interior de SP deve olhar para as grandes empresas próximas ou as prestadoras de serviços a essas empresas.Engenharia Civil(não querendo te desanimar) é uma especialidade que tem muita concorrencia e muitas escolas e assim não dá para cravar que seja fácil conseguir emprego ou abrir uma empresa, nesse sentido eu veria como uma opção bem melhor fazer um curso Técnico em Construção, que dá muitos dos privilégios no CREA, tais como assinar pequenas obras, assinar ART, etc.E o curso é de 3 anos.

https://www.lopes.com.br/blog/arquitetura/tecnico-de-edificacoes-e-arquiteto/

  • Curtir 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Hugo80011234 disse:

Você se refere a engenharia civil?

todas elas na verdade.

 

ser ninguem na vida é uma questão de auto-realização... tem muita gente que trabalha em chão de fábrica a vida inteira e está feliz com isso, todo ano tem dissídio (por lei e sindicato) então muito do crescimento do salário depende de fazer um bom trabalho, trabalhar com o que se gosta é muito melhor do que trabalhar em algo que você possa ganhar muito mas passe o dia inteiro se estressando por nao gostar do que faz.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • GusGraf alterou o título para Sou bolsista em Engenharia e gostaria de mudar para um curso pago
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

todas elas na verdade.

 

ser ninguem na vida é uma questão de auto-realização... tem muita gente que trabalha em chão de fábrica a vida inteira e está feliz com isso, todo ano tem dissídio (por lei e sindicato) então muito do crescimento do salário depende de fazer um bom trabalho, trabalhar com o que se gosta é muito melhor do que trabalhar em algo que você possa ganhar muito mas passe o dia inteiro se estressando por nao gostar do que faz.

Disse tudo, a melhor carreira é aquela que você gosta, claro se não gosta de nenhuma e o que gosta é dinheiro ai a melhor é direito, Engenharia civil é legal? Eu acho arquitetura melhor mais divertido projetar prédios e casas se preocupar com ambiência da sua construção, engenharia civil é muito mais calculo é para quem gosta de matemática (tem de ser bom e gostar de matemática), Direito como disse antes é português, se gosta de ajudar pessoas e ensinar é ser professor (paga muito pouco pelo trabalho que tem mas é gratificante ver as mentes aprendendo), Se gosta de salvar vidas tem medicina (biologia é mandatória e tem de ser bom) vai aprender fisiologia humana, mas se gosta mais de animais, ai é fisiologia animal a matéria secundária ligada a biologia - para ter lucro tanto com medicina e veterinária vai ter de ir para áreas rurais lá recebe mais.

 

Mas quero fazer engenharia, mas gosto muito do campo e de fazendas.. Tem Engenharias de agrimensura, vai aprender a medir e preparar terrenos para as mais diversas utilizações.

 

Ainda tem Engenharia robótica (controle e automação) vai aprender a fazer braços mecânicos (ou nas fábricas ou futuramente próteses), vais depender da especialização mas essa área só recomendo para quem gosta muito de eletrônica e tecnologia e que também seja bom em física (é o curso do futuro vagas não vão faltar nessa área mas é super concorrido para entra e estudar, mais concorrido que direito e medicina)

 

@Hugo80011234 Só escolha com cuidado e siga o coração nesse caso para não virar um profissional frustrado por erra na escolha. Tem carreiras que tem poucas vagas como engenharia civil, por ter muito posicionais nessa área e muitos do que tem não se aposentam e sim criam empresas para prestar serviços ou seja, para ter um emprego nessa área vai ter de ser muito bom.

 

Ahaa!!! mas no Brasil falta moradia... verdade, mas também falta investimento, falta dinheiro, falta emprego , então considere tudo antes de decidir pela sua carreira perfeita.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Com esses 2 anos de administração, já percebi que tem coisas que gosto e não gosto, e Direito infelizmente não gostei muito, tive Direito empresarial e percebi que se eu tivesse escolhido Direito talvez não ficaria contente. Mas eu por mais que eu leve em consideração o salário, quando eu encontro algum Gestor, Diretor que visitam a distribuidora onde trabalho meus olhos brilham e vou correndo perguntar como eles conseguiram chegar lá, e por mais engraçado que pareça, todos eles fizeram adm.. kkk

@PedraX Cara eu penso talvez em até eng de produção, já que se enquadra em adm acredito eu, talvez terminado adm eu poderia pensar em partir para essa, ou na qual eu decidir até lá.

  • Curtir 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!