Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows não da boot pelo SSD NVMe - placa-mãe Gigabyte


Lucas Enumo

Posts recomendados

Recentemente adquiri um SSD Adata XPG Spectrix S40G, 256GB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s - AS40G-256GT-C e a minha ideia é apenas colocar o Windows nele e alguns programas básicos. Baixei a ISO do próprio site do Windows e criei um pendrive bootavel.  

 

Li em alguns lugares que podia dar conflito com outros dispositivos de armazenamento então desconectei todos e tentei instalar. Bootei das duas maneiras, pela legacy aparece essa mensagem ("O Windows não pode ser instalado neste disco. O hardware do computador pode não oferecer suporte à inicialização neste disco. Verifique se o controlador de disco está habilitado no menu BIOS do computador"). Pela UEFI eu ate consigo instalar o Windows mas na hora que eu mudo na BIOS para iniciar pelo SSD aparece esta mensagem "Reboot and Select proper Boot device or insert boot media in selected boot device and press a key".

 

O SSD esta sendo reconhecido normal pela placa-mãe, aparece na BIOS e em qualquer programa para ver os armazenamentos.

 

Além disso eu não estou conseguindo alterar a cor do RBG. Já instalei o software da própria XPG e não funciona e no software da placa-mãe ele não reconhece.

 

Grato desde já por quem tentar me ajudar. 😁

 

PC Config: 

Placa-Mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Processador: AMD Ryzen 5 2600

Placa de Vídeo: GTX 960 2GB

Memória Ram: 2x8 XPG Spectrix D41, 8GB, 3000MHz

HD/SSD: SSD Kingston A400, 480GB

                SAMSUNG HD103UJ - 1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lucas Enumo disse:

não funciona e no software da placa-mãe ele não reconhece.

pede a versão B20.0721.1 no suporte, comigo é essa que funciona

 

16 minutos atrás, Lucas Enumo disse:

Baixei a ISO do próprio site do Windows e criei um pendrive bootavel.

ta, você iniciou no pendrive e instalou no SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Yan_ disse:

pede a versão B20.0721.1 no suporte, comigo é essa que funciona

 

ta, você iniciou no pendrive e instalou no SSD?

@Yan_versão B20.0721.1 do software da placa-mãe ou da própria XPG? 

 

Isso, criei um pendrive bootavel padrão para qualquer formatação e instalei no SSD, o windows chega a ser instalado mas na hora de iniciar aparece a mensagem "Reboot and Select proper Boot device or insert boot media in selected boot device and press a key".

 

 

27 minutos atrás, f_neto disse:

Na instalação tem que estar somente com o disco em que vai instalar o windows, é quase certo que o instalador reaproveitou a partição responsável pelo boot do outro disco

 

@f_neto Já fiz isso =/, retirei os SATAS da placa-mãe e retirei do próprio hardware o conector da fonte e o SATA. Deixei apenas o SSD NVMe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, f_neto disse:

Então o instalador não criou a partição responsável pelo boot

Em disco MBR é a Reservado pelo Sistema

Em disco GPT é a EFI

 

Ou sua placa não tem suporte para dar boot em NVme, já vi algumas com esse detalhe

 

@f_neto Pode ser algum problema na ISO que eu usei para criar o pendrive botavel? Foi mal sou leigo mesmo apenas sei o básico, quando adicionei o SSD no gerenciamento de disco configurei ele como GPT.

 

sobre a placa não ter suporte, antes de comprar eu olhei no site e lá tem uma lista de Suporte de M.2: https://download.gigabyte.com/FileList/Document/mb_m.2_support_amd_200512.pdf Me baseei nela pra comprar para não ter erro e só comprei esse SSD porque ele consta nesta lista.

 

17 minutos atrás, Yan_ disse:

do RGB Fusion 2.0

 

@Yan_Infelizmente não reconheceu =/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yan_ disse:

@Lucas Enumo você fez OC na RAM? coloca elas em 1.4V pela bios, independente de ter feito OC

@Yan_ Então a memoria RAM eu consigo alterar de boa no RGB Fusion o problema mesmo é no SSD NVMe ele tem RGB e não consigo alterar. Não sei se vai mudar algo se fizer isso na RAM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Cara boa noite, sei que esse post ja faz tempo, e vi que você teve o mesmo problema que eu, e cheguei a conclusão que essa placa-mãe ela é fraca para suportar os NVMe para inicialização de sistema... Tenho a mesma placa-mãe que você... E estou a procura de outra... Para quem for comprar essa placa-mãe ja falo, se for para colocar o sistema no NVMe compra outra placa, agora se for colocar em um SSD Sata ta de boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@knbz no fim acabei percebendo isso também, na época acionei a garantia do NVMe pois pensei que podia ser algum problema no próprio porque não conseguia alterar as cores do RGB, comprei um outro sem RGB e ate hoje não consegui instalar o Windows no novo... Como comprei uma outra placa de vídeo o prox upgrade vai ser na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Então, eu notei que o problema não era a placa-mãe, e sim o próprio NVMe, acionei a garantia, e tive o reembolso do valor, pois estava com defeito, e a empresa no caso a XPG não tinha um igual no estoque. Acabei vendendo a placa DS3H para um amigo, e hoje ele usa ela perfeitamente com um NVMe.

 

Moral da história, a chance do problema estar no próprio SSD é grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...