Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Assistência pode ter danificado equipamento ?


ojefersonvieira

Posts recomendados

Boa tarde, levei meu notebook na assistência pois o mesmo estava ligando porém com artefatos na tela.

 

Levei para a assistência e foi constatado defeito no chip de vídeo e necessitava de reparo da solda bga o tal do reballing, eu autorizei a fazerem o reparo.

 

Após realizado o reparo da solda bga me informaram que o reparo não teve sucesso e o defeito seria no chip, necessita a troca por um chip novo, o novo chip sairia caro então não autorizei pois não compensa para o notebook. 

Agora o notebook esta ligando mas sem dar nenhuma imagem, antes de levar a assistência dava imagem com artefatos, a assistência pode ter danificado algo ou é normal chips com defeito pararem de dar imagem após o reballing ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você tem o direito de reclamar, eles diagnosticaram o problema de maneira errônea. Antes você tinha um notebook que funcionava e agora tem um que não funciona. Não acho que seja normal o chip parar de funcionar, a não ser que eles tenham cometido algum engano no reparo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

Boa tarde, levei meu notebook na assistência pois o mesmo estava ligando porém com artefatos na tela.

 

Levei para a assistência e foi constatado defeito no chip de vídeo e necessitava de reparo da solda bga o tal do reballing, eu autorizei a fazerem o reparo.

 

Após realizado o reparo da solda bga me informaram que o reparo não teve sucesso e o defeito seria no chip, necessita a troca por um chip novo, o novo chip sairia caro então não autorizei pois não compensa para o notebook. 

Agora o notebook esta ligando mas sem dar nenhuma imagem, antes de levar a assistência dava imagem com artefatos, a assistência pode ter danificado algo ou é normal chips com defeito pararem de dar imagem após o reballing ?

 

Rebaling é sorte , as vezes vai funcionar , as vezes não , então , acho que não tem o que reclamar realmente , claro que eles podem ter feito coisa errada , mas temos que acreditar que foi feito o certo... pagou por isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira não paguei, 

minha ideia para o notebook era usar um adaptador no slot m.2 para pcie, porém agora que não da mais vídeo algum não tenho como configurar, ele possui apenas o chip de vídeo dedicado, o processador não possui vídeo integrado

 

A minha duvida é se como eu entreguei ele com artefatos, se no minimo ele não deveria ser devolvido apresentando os artefatos, porque agora ele não da imagem nenhuma, voltou pior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, Acvale7 disse:

Verdade, mas se esse é o caso então a assistência deveria ter alertado quanto aos riscos

Ia escrever exatamente sobre isso, retirar um componente que não foi feito para ser "retirado" tem o risco de danificá-lo, se assistência não deixou isso bem claro, você tem o direito de reclamar. Caso isto esteja registrado na ordem de serviço, ai não há o que fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ojefersonvieira disse:

A minha duvida é se como eu entreguei ele com artefatos, se no minimo ele não deveria ser devolvido apresentando os artefatos, porque agora ele não da imagem nenhuma

De acordo com os direitos do consumidor, provavelmente. Mas nem tudo é regulamentado, e se o serviço foi feito de forma informal talvez seja difícil conseguir algum ressarcimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ojefersonvieira disse:

@Gustavo Muccelin Moreira não paguei, 

minha ideia para o notebook era usar um adaptador no slot m.2 para pcie, porém agora que não da mais vídeo algum não tenho como configurar, ele possui apenas o chip de vídeo dedicado, o processador não possui vídeo integrado

 

A minha duvida é se como eu entreguei ele com artefatos, se no minimo ele não deveria ser devolvido apresentando os artefatos, porque agora ele não da imagem nenhuma, voltou pior

Entendi , mas é difícil , chips são imprevisíveis , pode ser que ele não aguentou o Rebaling e morreu mesmo , é como um transplante de coração , tu não sabe se vai dar certo , mas você tem que tentar , só que no caso , seria tirar o coração e colocar ele de volta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

Aqui eu perguntei se o reparo podia estragar outra coisa.

imagem1.png

Havia sido feito um reparo em uma porca de parafuso com resina, eles alertaram que talvez isso poderia interferir no sucesso do reparo, então eu perguntei se isso poderia danificar o resto e parar total o notebook, e a resposta deles foram essa da imagem acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Entendo que chips é algo delicado, e até por isso eu vim aqui perguntar se era algo normal levar com um sintoma, e voltar pior, pois agora a minha ideia de usar uma gpu externa nele já era pois não tenho video algum para configurar a egpu.

@GusGraf Então, já havia sido feito o reparo em uma porca com resina, pois ela estava solta, eles alertaram que isso poderia interferir no sucesso do reparo, e então eu fiz a pergunta se por causa disso poderia parar total o notebook. e a resposta deles foi essa

 

 

Vou escrever alguns trechos da conversa : 
o que eles falaram no orçamento

só pra adinatar que tua maquina ja foi mexida, removeram todos termalpads e encheram de pasta termica, base do dissipador foi reparada com resina

pois então, isso dificulta bastante o sucesso do reparo (resposta quando falei que já havia sido mexida)

--

quando eu perguntei se isso poderia danificar o resto e parar total o notebook

--

não ha como garantir ou prever sobre serviços de outros
apenas que dificulta o reparo pois pode mascarar algum outro defeito que as vezes nem tinha antes
mas aprovando, faremos o melhor para garantir o sucesso do serviço, em caso de não dar certo, não sera cobrado nada e entregaremos a maquina como entrou, sem custos

 

@GusGraf isso é um fato, eles não alertaram que o equipamento poderia não dar vídeo após o reparo. Tanto que eles falam ali que entregariam a maquina como ela entrou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como devo proceder já que em nenhum momento eles alertaram que no caso de fracasso do reparo poderia causar outros problemas, e até por aquele trecho deles de em caso de fracasso entregaremos a maquina como entrou, eu estava acreditando que ela iria voltar dando video com artefatos e eu poderia tentar isso de usar a egpu.

 

@GusGraf você como técnico o que acha o correto em uma situação dessas ? Eu me sinto um pouco lesado por não ter a chance de tentar usar a egpu( não sei se iria funcionar realmente ou não, mas acho que funcionaria), meu notebook era um i7 7700hq 16gb de ram e gtx 1060 gb, eu iria continuar utilizando ele assim caso desse certo a egpu pois não é um processador ruim, agora preciso no fim comprar um pc novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

você como técnico o que acha o correto em uma situação dessas ?

Acho que deve entrar em contato e ter essa conversa com eles.

 

35 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

só pra adinatar que tua maquina ja foi mexida, removeram todos termalpads e encheram de pasta termica, base do dissipador foi reparada com resina

Ainda como técnico nem aceitaria fazer reparo em um notebook neste estado, qualquer coisa por mais simples poderia dar errado e deu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf Mas o que seria o correto ? Eles me ressarcirem algo ? O valor do chip seria de quase 3mil, e a placa-mãe nova 3800.

 

Não acho que seja justo eles me darem o chip no valor de 3k ou a placa-mãe nova no valor de 3800, mas também não acho justo eu sair lesado. 

O notebook é um asus rog gl502vmk, i7 7700hq, 16gb de ram, gtx 1060 6gb , ssd 256gb, 1tb de hd. Já tem uns 4 anos de uso eu acho, não é um aparelho novo, então sei o que seria correto ou justo em uma situação dessas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ojefersonvieira disse:

1060

Eu estaria muito bravo se uma assistência tivesse queimado minha gtx 1060 mobile, notebook com esse poder gráfico é uma fortuna...

 

Mas agora que você citou, geralmente esses notebooks ligam o sistema com o vídeo do processador, se não está dando vídeo há uma grande chance disso não ser um problema da placa e sim alguma outra coisa... Você poderia pedir pra uma outra assistência de confiança fazer um segundo diagnóstico (pra tentar recuperar o note caso não seja algo complexo)

7 horas atrás, ojefersonvieira disse:

algo ? O valor do chip seria de quase 3mil, e a placa-mãe nova 3800

Isso é o preço que eles deram, mas se você comprar da china duvido que chegue a esse valor. No Aliexpress, por exemplo, está custando menos de 700 reais 
(https://a.aliexpress.com/_mq0d4ur). Aí você pagaria uns 300 reais no serviço e ficaria uns 1000 reais, bem menos do que 3k. Se a importação for taxada, ficaria menos do que 1500, ainda metade do preço.

 

Esse link é do chip  N17E G1 A1, que é equivalente a uma gtx 1060 mobile, mas se você realmente tiver interesse em trocar a gpu você precisa se certificar de que é esse mesmo. E como eu falei, parece que tem algum problema que não é relacionado à gpu, então caso for trocar o chip gráfico, arrume antes os demais problemas (provavelmente de menor investimento), pra não acabar jogando dinheiro fora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 vou tentar descobrir o modelo do chip(onde posso encontrar não queria desmontar para eles não alegarem que o notebook foi mexido após o reparo deles) , esse meu processador não possui vídeo integrado é como se fosse esses modelos F novos da intel, por isso o vídeo vem apenas da gtx 1060 tenho quase certeza que o único problema do notebook é apenas o chip de vídeo. Uma placa-mãe nova no aliexpress para o meu modelo que é 1060 6gb, esta 3500, fora a taxa da receita federal

Eu mandei mensagem para eles no whats informando que fiquei insatisfeito com ele ter voltado nesse estado, visualizaram e não responderam, devo dar quanto tempo para eles me responderem antes de tentar algo mais radical(ir ao procon algo do tipo)

Minha ideia era configurar a gpu externa, já havia encomendado um adaptador m.2 para pciE no aliexpress quando eles me falaram que foi problema no chip, mas agora sem vídeo já era as esperanças, e agora me caiu a ficha que tenho um notebook caro com um bom processamento que virou um peso de papel caro, a solução custo/beneficio era a gpu externa mas isso já não é mais possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

3500, fora a taxa da receita federal

Mas a sua placa-mãe está com problema também?

 

17 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

solução custo/beneficio era a gpu externa mas isso já não é mais possível.

Eu tentaria levar em outra assistência e trocar a placa. Egpu você vai gastar bem mais e é uma solução adptada, que dá dor de cabeça pra instalar e pode ter bugs. Mas achar alguém confiável que vá substituir o chip também não é fácil, então faça o que achar mais conveniente

15 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

esse meu processador não possui vídeo integrad

esse 7700hq tem vídeo integrado sim, como consta no site da intel: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/97185/intel-core-i7-7700hq-processor-6m-cache-up-to-3-80-ghz.html

Hd graphics 630

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7  No forum de rog, foi informado que a linha rog não possui video integrado intel apenas os modelos antigos tinham e depois foi removido e nenhum mais possui video integrado ,quando ele apresentou artefatos, eu tentei instalar os graficos da hd 630 e nao funcionou, tentei com o detector da intel e não funcionou também, e fui pesquisar em alguns foruns foi informado que não tinha os graficos integrados apenas os graficos pela gtx 1060 acredito que foi algo que a Asus fez na linha rog(talvez para evitar aquecimento nao sei), e os caras dessa assistência onde levei me informaram também que não há grafico integrado

 

Minha placa-mãe não está com problema, essa assistência falou que o valor do chip é quase que o valor da placa-mãe. Vou ver se possui o numero do chip ali

 

Sobre a egpu, eu não iria comprar aqueles station, iria usar um adaptador m.2 para pciE (tem por menos de 200 reais) uma gpu externa e uma fonte atx.

 

aqui o chip:

20210224_005151.thumb.jpg.bdcef9d618c3a15042d9124944f8a53e.jpg

 

Mas pesquisando no aliexpress, vi que há varios por essa nomeclatura, porém com as bolas de solda diferentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que a fabricante (asus) tenha desabilitado, mas esse processador tem vídeo integrado

 

Esse código de chip  (N17E-G1-A1) é o mesmo do link que eu mandei do aliexpress, então o preço é esse mesmo: em torno de 650 reais + 50 de frete + imposto (que pode não haver) + preço do serviço.

 Mas novamente: tenha certeza dos problemas do pc antes de comprar, pois comprar um chip de 700 reais pro pc ter algum problema na comunicação das memórias da placa-mãe ou qualquer coisa do tipo seria muito triste

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 Isso a asus desabilitou nas linhas rog.

 

Bom e os outros numeros não influenciam ? Pois vi que em alguns o esquema das soldas bga é diferentes, https://aliexpi.com/7Cfm esse por exemplo os numeros abaixo do taiwan são diferentes, além de ser de outra marca que não sei se são boas, o note funcionava tudo 100% reconhecia todos núcleos do processador, o dual channel das memorias, a unica coisa foi isso dos artefatos 

Eles me cobraram 1000 no reparo da solda bga, se eu levar em outra assistência, essa remoção e colocação de um novo chip sairia na casa de um valor de reparo de solda bga pois o processo é basicamente o mesmo ou to enganado? Infelizmente aqui só achei 2 lugares para fazer e o outro lugar ficava muito longe(mas dessa vez irei neles se for realizar a troca do chip)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

Bom e os outros numeros não influenciam

Honestamente eu não tenho muita experiência nisso, então não sei dizer. Quanto a questão da compatibilidade, acredito que o melhor lugar no qual você vai achar informações relevantes são fóruns gringos (como tomshardware, abrindo um tópico lá e perguntando a respeito de questões de compatibilidade na troca de chips gráficos em notebooks), tendo em mãos o número de série e código de modelo exato do notebook. 

 

30 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

Eles me cobraram 1000 no reparo da solda bga, se eu levar em outra assistência, essa remoção e colocação de um novo chip sairia na casa de um valor de reparo de solda bga pois o processo é basicamente o mesmo ou to enganado

Eu não imaginava que o reballing fosse tão caro assim, mas acredito que o preço possa variar muito  de uma assistência pra outra. Mas talvez seja mais caro sim, vale a pena você conferir. Objetivamente o que eu faria é conversar com o técnico que você for contratar antes de tudo, assim você já fica sabendo do custo da mão de obra. Além de que, se ele for experiente, provavelmente vai saber das questões de compatibilidade dos chips gráficos de notebook e vai poder te orientar na compra. Mas há o risco de ele não ser experiente o suficiente, então é melhor ficar atento e tentar buscar o máximo de informação na internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 Então apesar de ser uma configuração boa, a gtx 1060 já está ficando antiga, por isso estava pensando que gastar talvez mais que 2mil no reparo mesmo que com sucesso, não sei se seria algo vantajoso, visto que talvez com uns 4mil , talvez eu monte um desktop melhor que o notebook ( apesar que agora na pandemia tudo subiu de valor absurdamente).

 

Como te disse a ideia era a gpu externa com adaptador(bem semelhante aqueles adaptador que usam a placa wifi) mas também não sei se isso funcionária, porque no caso de futuramente eu montar um desktop poderia utilizar a fonte e gpu que usava em conjunto com o adaptador

 

Vou esperar ver o que a assistencia me retorna, pois no momento que informaram que era problema no chip, eu havia questionado sobre dar video e eles me informaram que estava oscilando entre dar video e não dar video, hoje na retirada eu liguei pra testar e confirmei com o cara que não estava dando video, e depois da retirada  ele reforçou no whats que após o reballing não estava dando video, então nisso se encontra já algo estranho pois então no fim após o reballing estava oscilando ou não dando video ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...