Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador as vezes não liga.


Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

Olá.

Estou tendo o seguinte problema com meu computador:

 

As vezes o computador não liga. Preciso apertar o botão de power do gabinete diversas vezes até que ele inicie.

 

Quando ligado ele funciona normalmente, por várias horas e em várias aplicações. Já testei temperatura, colocando pra usar 100% do CPU e se manteve estável.

 

Há pouco tempo teve um dia que ele não ligou após dezenas de tentativas. Fiz uma limpeza geral nele pra tirar a poeira (limpo frequentemente a cada 3 meses mais ou menos) e após isso ligou normalmente. Desconfiei disso mas o problema já voltou a aparecer mesmo após uma semana de ter sido limpo.

 

Agradeço se alguém puder sugerir qual possa ser o problema ou o que eu poderia fazer para testar e descobrir.

 

Configurações:

Intel Core i3-8100 Coffee Lake 3600MHz
Gigabyte Z370M AORUS
Kingston HyperX FURY 8GB (2x4GB) 2666Mhz DDR4 CL15
Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8) 2666MHz DDR4 CL16
HD WesternDigital SATA 3,5´ Blue 1TB 7200RPM 64MB
SSD 128GB SATA3 - OCZ Vertex 4 Series
Corsair Carbide Spec-03
Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Filtro de linha APC P8T3V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2021 às 15:52, Kleber Peters disse:

Ele está ligado num estabilizador? 

 

Faça o seguinte teste: desconecte o cabo de força da fonte, aperte o power, conecte o cabo de força e aperte o power novamente. Veja se liga.

 

Não está ligado num estabilizador. Uso um filtro de linha.

 

Fiz o teste que você me sugeriu. Na primeira vez após tirar o cabo da fonte e recolocar, ligou de primeira ao apertar o botão.

Hoje ocorreu de novo de não ligar então fiz o mesmo procedimento novamente mas não vi diferença. Tive que apertar o botão de ligar do gabinete umas 8 vezes.

 

Caso seja relevante esse detalhe: quando o computador hiberna, ele liga novamente facilmente ao clicar no mouse ou teclado.

 

Obrigado pela atenção!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rafaelzrt disse:

Na primeira vez após tirar o cabo da fonte e recolocar, ligou de primeira ao apertar o botão.

Hoje ocorreu de novo de não ligar então fiz o mesmo procedimento novamente mas não vi diferença.

A fonte que não está desarmando quando desliga. Você desliga o filtro de linha após a utilização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kleber Peters disse:

A fonte que não está desarmando quando desliga. Você desliga o filtro de linha após a utilização?

 

Se estou em casa, deixo ligado. Ao sair, desligo o filtro da tomada. Mas não notei comportamento diferente nesses dois casos. Vou prestar mais atenção nos próximos dias.

 

Não deveria desligar? As vezes desligo a fonte na chave traseira dela tb. Não sei se é uma boa prática ou não fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2021 às 18:17, Kleber Peters disse:

Aconselho a desligar após o uso, a menos que tenha algum equipamento ligado no mesmo filtro que precise ficar ligado, como um roteador, por exemplo. 

Tente desligar e verifique se muda o comportamento. 

 

Nos ultimos dias tentei observar isso mas não notei nenhuma diferença. Quando eu desligo o computador e mantenho o filtro ligado e volto a tentar ligar tenho essa dificuldade. E o mesmo quando desligo também o filtro e volto a religar tudo.

 

Notei outra coisa, se eu segurar o botão power o computador tende a ligar. Mais fácil do que eu ter que apertar o botão umas 10 vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2021 às 17:18, Kleber Peters disse:

Você tem problema de maresia ai? Pode ser seu botão power com problema. Faz um teste. Inverte nos conectores da placa-mãe o power e o reset swith e liga pelo reset pra ver se para o problema. 

 

Maresia não. Mas aqui em Belém a umidade do ar é muito alta.

 

Fiz o teste agora, inverti os conectores. Ligou na primeira tentativa ao ligar pelo botão de reset.

 

Será que apenas oxidou o botão do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Sim, é possível. Ou algum outro desgaste. Se não te incomoda, mantenha a inversão e seja feliz. Se sim, terá que substituir o botão power então. 

 

Se isso descarta problemas na fonte e na placa-mãe fico mais tranquilo então. Me surpreende ter um problema desses num gabinete da Corsair, em gabinetes mais simples não tive problemas assim.

 

Enfim, muito obrigado Kleber pela atenção e ajuda em encontrar o problema. 😄

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...