Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RF 433Mhz - Alterar tensão Vcc


rodrigocirilo

Posts recomendados

Boa noite pessoal, venho pedir ajuda da galera pois estou com um problema.

 

Seguinte, tenho um circuito (anexo) que trata-se de um transmissor de RF trabalhando em 433Mhz, como podem ver, há um pic gerando o sinal, e colocando-o na base do transistor (na esquema é um bc847, mas na verdade eu uso o MMBTH10) há um cristal proprio para "travar" a frequencia em 433mhz, um loop de trilha na pcb que é a antena e dois capacitores "criticos" para o funcionamento. há tambem um zener 5V para abaixar os 12V para a tensão de trabalho do pic.(esqueci de colocar no esquema)

 

O meu problema é, esse circuito funciona muito bem em 12V com a pilha A23, tem um alcance bom, mas eu precisava faze-lo funcionar com baterias CR2032 de 3V. na verdade eu ja ate fiz uma pcb para essa tesão, funcionou, mas o alcance foi minimo, praticamente 10% doque com 12V.

 

Eu ja vi algo semelhante, usar 6V, porém havia um indutor entre o 6V e o loop da antenna (nao lembro exatamente)

 

Então, como eu poderia fazer esse circuito funcionar bem em 3V?

 

Desde ja agradeço..

placa.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 23/02/2021 às 19:53, rodrigocirilo disse:

o alcance foi minimo, praticamente 10% doque com 12V.

 

Em 23/02/2021 às 19:53, rodrigocirilo disse:

esse circuito funcionar bem em 3V?

Quem define a potência a ser transmitida primariamente é a fonte. Um contorno pra isso seria você transmitir pacotinhos pequenos por pouco tempo e um grande intervalo. Neste caso um regulador step up poderia aumentar seus 3 pra 12v.. algo como...

19 horas atrás, Thiago Miotto disse:

carregar um capacitor, emitir o sinal com a carga dele e depois carregar o capacitor de novo

 

Como é microcontrolado e (espero que) o programa é de sua autoria, basta controlar este tempo. ...

1 hora atrás, rodrigocirilo disse:

pelo tempo que ficar pressionando o botão

transmite durante 10mS - onde (quando) cabe muita informação - a cada 1S reduz em 100X o consumo o que é coisa placar alho

 

 

Seu circuito... pra quem tiver preguiça de clicar no download e com pouco espaço no hd...

Es7NNvA.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, .if disse:

 

Quem define a potência a ser transmitida primariamente é a fonte. Um contorno pra isso seria você transmitir pacotinhos pequenos por pouco tempo e um grande intervalo. Neste caso um regulador step up poderia aumentar seus 3 pra 12v.. algo como...

 

 

Mas existe trasnmissores da mesma categoria ASK que usam 3V, aqueles modulos RF 433 prontos (seria minha ultima alternativa)

Nao tem como usar step up, por problemas de espaço.

 

21 horas atrás, .if disse:

 

Como é microcontrolado e (espero que) o programa é de sua autoria, basta controlar este tempo. ...

transmite durante 10mS - onde (quando) cabe muita informação - a cada 1S reduz em 100X o consumo o que é coisa placar alho

Preciso transmitir pelo tempo que o botão ficar pressionado, nao posso alterar isso no codigo(ainda que seja de minha autoria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Preciso transmitir pelo tempo que o botão ficar pressionado, nao posso alterar isso no codigo(ainda que seja de minha autoria)

Uma opção, que não sei se você poderá fazer, é a seguinte:

1 - Transmita em PWM enquanto o botão estiver pressionado.

2 - No receptor coloque um pequeno estágio que integra e mantém o sinal em '0' ou '1' enquanto o botão estiver pressionado. 

Vai consumir muito pouca energia no Tx.

Como na figura...

CDH1.jpg.fe1dd5232e116e0e2c02429509782382.jpg

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, MOR disse:

Uma opção, que não sei se você poderá fazer, é a seguinte:

1 - Transmita em PWM enquanto o botão estiver pressionado.

2 - No receptor coloque um pequeno estágio que integra e mantém o sinal em '0' ou '1' enquanto o botão estiver pressionado. 

Vai consumir muito pouca energia no Tx.

Como na figura...

CDH1.jpg.fe1dd5232e116e0e2c02429509782382.jpg

 

MOR_AL

Nao posso, pois os receptores são comerciais, ja tem seus proprios firmwares...nao tenho como alterar ....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rodrigocirilo disse:

trasnmissores da mesma categoria ASK que usam 3V, aqueles modulos RF 433 prontos

Estes provavelmente estão otimizados em circuito, layout, antena e tal pra maior eficiência. Pesquise seu esquema e comprove.

 

Um casamento da ideia do Moris com a minha pode gerar algo como se R e C forem quase bem altos e calculados, um pulso com a distância (1s mas pode ser menos) e tamanho (10mS ou menos) que sugeri podem simular sua condição ...

1 hora atrás, rodrigocirilo disse:

transmitir pelo tempo que o botão ficar pressionado

... e reduzir o consumo.

 

O que me fez lembrar (já falei e quero falar de novo pow!) ... certa feita fiz um transmissor e receptor de dados só com lógica. O tx era um contador e um pulso largo era o sincronismo. Era aplicado num tradicional transmissor de fm com 1 transistor.

338bd9919007efc9aca4e0d253f7c3c5.png

O receptor era um radinho FM. O sincronismo e latch pros flip flops era captado por um circuito semelhante ao do Moris. Detalhe que não tinha osciloscópio e nem usei matemática pra tal. Foi na intuição mesmo... bons tempos...🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

O que me fez lembrar (já falei e quero falar de novo pow!) ... certa feita fiz um transmissor e receptor de dados só com lógica. O tx era um contador e um pulso largo era o sincronismo. Era aplicado num tradicional transmissor de fm com 1 transistor.

Eu tive um carrinho de brinquedo com controle remoto que funcionava assim. 

No controle tinha um 4024 e o oscilador com o 4001.

No receptor tinha outro 4024 e o latch 4042. Os TX e RX eram com um transistor só, mas em 27MHz.

 

4 horas atrás, rodrigocirilo disse:

existe trasnmissores da mesma categoria ASK que usam 3V, aqueles modulos RF 433 prontos

Penso eu que o segredo desses transmissores seja um indutor que tem junto com o oscilador. 

Ele pode induzir uma tensão mais alta formando uma espécie de step up, assim aumentando o alcance do circuito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

Mas este circuito ficaria depois (em cascata) do receptor. Entre o receptor e o microcontrolador.

MOR_AL

Digo, o conjunto todo é comercial, nao tenho acesso a nada da eletronica do lado que vai receber... isso que quis dizer...

9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Penso eu que o segredo desses transmissores seja um indutor que tem junto com o oscilador. 

Ele pode induzir uma tensão mais alta formando uma espécie de step up, assim aumentando o alcance do circuito. 

Provavelmente seja isso, eu tenho 2 aqui CYT8 que são para 500mts, trabalhando de 1.8v a 3.6v, não há legenda dos componentes, tem varios cap ceramico, mas tem uns mais escuros e outros brancos e um maior preto que acredito ser o induto (mais tarde vou medir)

O TX comercial que citei no primeiro post, que trabalhava com 6V tinha um indutor sim e tinha um alcance razoavel..

tavlez a solução, seja um indutor mesmo, resta saber qual valor e onde usa-lo hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Renato.88 disse:

um indutor que tem junto com o oscilador. 

Ele pode induzir uma tensão mais alta formando uma espécie de step up, assim aumentando o alcance do circuito

 

13 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

um indutor mesmo, resta saber qual valor e onde usa-lo

Não bem assim que a mágica acontece. O que faz ir mais longe é a harmonia entre as partes... capacidade da fonte, frequência, tamanho coerente da antena (maior melhor=ndv), ganho do tr em h.f. e alguns etc.

 

A dica final daqui do mundo exterior... pra produto comercial é melhor você comprar algo pronto (seu tx r.f.) do que tentar reinventar a roda. Repasse o custo pro cliente e todo mundo fica feliz.

19 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

o conjunto todo é comercial

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2021 às 13:40, .if disse:

A dica final daqui do mundo exterior... pra produto comercial é melhor você comprar algo pronto (seu tx r.f.) do que tentar reinventar a roda. Repasse o custo pro cliente e todo mundo fica feliz.

 

Acho que no fim das contas é isso mesmo 🤨

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...