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Tela Azul aleatoriamente + quando o computador volta do modo suspensão


Hacket213

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Olá, fazem aproximadamente 2 meses que meu pc começou a apresentar esses BSODs. Bugchecks 0x00000133 e 0x0000009f respectivamente. Aleatoriamente o pc poderia ter uma tela azul, acabando de ligar, ou navegando pela net e mais comum também quando o pc "acendia" depois de voltar de hibernação (o numlock ligava mas não tinha imagem e ficava tudo travado até eu resetar direto no botão). Eu cheguei a formatar o computador mas não resolveu. Vindo pra cá agora, vi o post sobre não formatar o pc com tela azul 😕 .

 

Removi o driver booster 5 que usava, desinstalei meu driver da placa de vídeo nvidia e removi todos os resíduos com o DDU. Baixei e reinstalei o driver direto do site da nvidia, mas aparentemente o problema aconteceu novamente enquanto o pc hibernava. Vale dizer também que eu fiquei por volta de 1 mês usando o pc com o monitor conectado direto na placa-mãe, a placa de vídeo estava instalada mas não estava conectada no monitor, com os drivers também desativados, mas o problema ainda ocorreu algumas vezes. Então suponho que o problema em si não seja a própria placa de vídeo.

 

PS: A memória RAM é uma hyper fury rgb, ddr4 8GB, 2400MHZ

Screenshot_4.jpg

Screenshot_5.jpg

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Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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1- Thermaltake Smart Series 500W. Modelo: SPD-0500P SMART 500W W/Active PFC.

2- Uso o pc conectado em um estabilizador.

3- Possuo um modem de internet conectado e outro para dar cabo direto para um segundo computador. Mas o problema já existia antes desse segundo modem.

4- Não faço overclock.

5- Fazia, mas como segue no corpo do texto, já removi, desinstalei o driver de vídeo por completo, removi resíduos com o DDU e reinstalei direto pelo site da fabricante.

 

O procedimento do LogsCdH infelizmente apresentou erros e não gerou nenhum arquivo salvo para enviar, como pode ver no anexo.

Screenshot_6.jpg

Screenshot_7.jpg

Screenshot_8.jpg

Acho que o erro é porque o script tá querendo salvar os logs e procurando minidumps no usuário do pc antes da formatação, eu estou usando outro usuário depois da formatação. Eu poderia tentar pegar as informações manualmente.

Bem, eu coletei os dados manualmente como pude, usando os aplicativos disponíveis. Acho que consegui tudo menos o "listappta.txt". Por favor confira.

LogsColetados.7z

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3 horas atrás, Hacket213 disse:

1- Thermaltake Smart Series 500W. Modelo: SPD-0500P SMART 500W W/Active PFC.

2- Uso o pc conectado em um estabilizador.

Descarte-o. Estabilizadores são um dos maiores geradores de problemas em computadores pois não cumprem o que prometem e prejudicam o bom funcionamento da fonte (além de gerarem outros problemas). Estabilizadores são mania brasileira, só no Brasil essa tralha é vendida. O brasileiro tem todos seus aparelhos domésticos ligados diretamente na tomada sem nenhum problema, mas quando se trata de computador, ele teima em achar que precisa de estabilizador. Estabilizadores JAMAIS devem ser utilizados não importa a ocasião (muito menos em fontes com PFC ativo).

Veja este artigo para entender mais sobre o assunto:

 

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador
 

Veja estes vídeos para entender mais sobre o assunto:-

 

 

 

 

 

 

3 horas atrás, Hacket213 disse:

5- Fazia, mas como segue no corpo do texto, já removi, desinstalei o driver de vídeo por completo, removi resíduos com o DDU e reinstalei direto pelo site da fabricante.

Esses programas costumam instalar todo tipo de driver diferente, sendo que o DDU desinstala apenas drivers de vídeo e de áudio. Muito provavelmente você não desinstalou todos os drivers que foram instalados pelo driver booster.

 

3 horas atrás, Hacket213 disse:

Acho que o erro é porque o script tá querendo salvar os logs e procurando minidumps no usuário do pc antes da formatação, eu estou usando outro usuário depois da formatação.

Isso não tem nada a ver. O local dos arquivos .dmp fica localizado na pasta do sistema (e o script copia os arquivos dessa pasta, se existirem) e não em pastas de usuário. Se o PC foi formatado (tudo foi apagado e o Windows reinstalado), então obviamente que o script não iria tentar procurar algo que não existe mais. Se ele foi apenas reinstalado por cima de uma versão anterior, o local da pasta minidump continua sendo o mesmo.

 

Os erros indicam que a pasta já existe, ou seja, você talvez tenha executado ele mais de uma vez. Apague a pasta "LogsColetados" na próxima e tente executar o script como administrador novamente. Lembre-se de mover a pasta LogsCdH para a área de trabalho.

 

----

 

1-

image.png

image.png

 

Remova o Warsaw do seu PC. Plugins bancários são conhecidos por causarem muitos problemas no computador.

 

Vá em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em Criar > crie um ponto de restauração.

Desinstale o Warsaw Technology do seu PC. Após isso, execute o software "autoruns" dentro da pasta "LogsCdH", na parte superior do programa, na caixa "filter", digite "warsaw" > localize os itens da imagem a seguir, (alguns podem sumir após desinstalar o software) > Botão direito em cada um deles > delete (apenas os que possuem "Warsaw" no nome/descrição).

image.png

 

2-

image.png

 

Todos os dumps estão apontando para o "nvlddmkm.sys", que é um driver de vídeo da Nvidia.

 

image.png

 

Pelo log, a versão desse driver é "27.21.14.6140", referente ao driver versão 461.40, de 26/01/2021. Tente, então, baixar uma versão mais antiga do driver, como este que é do dia 02/12/2020:

https://www.nvidia.com/en-us/drivers/results/167108/

 

Utilize o DDU para remover seu driver atual e instale-o:

 

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Após isso, instale o driver que foi recomendado acima.

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Olá novamente. Removi o Warsaw do pc e fiz o procedimento que pediu para remover o driver de vídeo e instalar a versão um pouco mais antiga. O estabilizador vai demorar um pouco pra ser removido porque falta tomada pra tudo que está conectado nele. Tentei rodar o script de novo, dessa vez com sucesso. Mas estranhamente parte dele ficou salva numa pasta de desktop do antigo usuário, como pode ver no anexo. Parte dos logs haviam sido salvos em "Gabriel" quando o sistema está de fato todo instalado em "super", mas foi questão simples de só juntar tudo na mesma pasta.

 

Bem, agora acho que é só aguardar e ver se o problema vai acontecer de novo. Seguem os logs coletados de agora caso interessem.

Screenshot_9.jpg

LogsColetados.7z

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Bom dia, o problema aconteceu hoje novamente, liguei o pc e quando voltei por volta de 1h e 30 min depois, estava congelado em uma tela preta, o pc, mouse e nem teclado respondiam, nem a luz do num lock. Mas dessa vez não houve nenhum minidump novo. Seguem os logs de agora.

 

PS: Bateu o limite de anexos da minha conta. Vou colocar os logs de hoje (26/02) num link do dropbox se não for problema: https://www.dropbox.com/s/8gp3fkcc8jivylx/LogsColetados.7z?dl=0

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@Hacket213 Analisando novamente, vejo que você utiliza o "iaStorE.sys", que é um driver da tecnologia IRST (Intel Rapid Storage Technology), bastante utilizada em notebooks (ou por usuários que utilizam memórias optane), pois ele permite utilizar um SSD de poucos gigabytes como cache para acelerar as tarefas do HD. Por que exatamente você utiliza esse driver? (se você não o instalou, provavelmente foi o atualizador de drivers que o fez).

 

image.png

Vá em Iniciar > Agendador de tarefas > Clique em "biblioteca do agendador de tarefas" > Selecione a tarefa do Warsaw e delete-a.

 

image.png

 

Analisando os dumps novamente, a lista de drivers culpados também aponta para o dxgkrnl.sys, que é um driver do DirectX do próprio Windows (o próprio S.O. raramente é o responsável pelas telas azuis, sendo que em casos onde drivers do próprio Windows são apontados como culpados, as vezes, isso indica um problema de hardware).

 

Como os eventos acima estão apontando para o PowerState (estado de energia), consideraremos então desativar as opções de gerenciamento de energia do BIOS, deixando-as a cargo do próprio Windows.

 

Acesse seu setup (configurações do BIOS) > Localize e desative todas as opções que atendem pelos seguintes nomes:

Suspend Mode, S1, S3, C-State, C1Support, C1Power, C3 State Support, Deep Sleep

 

 

O vídeo acima do setup da sua placa-mãe mostra, na opção "advanced", diversas opções "C-State", e em "CPU Power Management Configuration" está ali listada a opção "CPU C-States", desative-a  e verifique se as que mencionei acima existem (e desative-as também). Veja se o problema persistirá.

 

image.png

 

Desative também a inicialização rápida:

Iniciar > Painel de Controle > Sistema e segurança > Opções de energia > Escolher as funções do botão de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento > desative a inicialização rápida.

 

Reinicie o PC e veja se o problema persiste.

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@GabrielLV Desativei o C-states na bios, desabilitei a inicialização rápida tanto no sistema quanto na própria bios também. Também removi o warsaw das tarefas agendadas. Sobre o "iaStorE.sys", realmente deve ter sido o driver booster que instalou durante o meu uso. Não sei como proceder com isso.

 

Queria detalhar também que o problema sempre começa com um congelamento em uma cor sólida aleatória, que pode ou não terminar em uma tela azul apropriada. Também lembrando que ocorreu mesmo sem o monitor estar conectado na placa de vídeo, com os drivers da placa de vídeo desabilitados. A placa-mãe havia sido trocada ano passado, por basicamente o mesmo problema, estava tudo normal até o final de Dezembro/início de Janeiro, não houveram mais congelamentos nem telas azuis até então.

 

Em uma das vezes no mês passado, houve uma tremenda distorção de imagem na tela, embora ainda fosse possível navegar normalmente e o windows ainda estava rodando: https://www.dropbox.com/s/6rufc46ze5cpriz/Screenshot_6.jpg?dl=0 Segue uma imagem da tela na hora.

 

Agora o jeito é aguardar e ver se o problema ocorre novamente.

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@GabrielLV Aconteceu novamente, tela ficou preta e congelou, o num lock ainda respondia por alguns segundos e daí congelou também, na primeira acho que o windows levou pra uma tela azul e reiniciou por conta própria, logo em seguida aconteceu outra vez e tive que reiniciar manualmente com o botão de reiniciar. Pelo menos dessa vez gerou um minidump.

Seguem os logs: https://www.dropbox.com/s/3752pbr88h19xs2/LogsColetados 27 do 02.7z?dl=0

 

PS: Rodei um sfc /scannow e não encontrou nenhum problema também. Eu chequei aqui e minha placa de vídeo só foi reconectada dia 21/02 , então esses BSODs de antes foram quando a placa estava instalada no pc, mas o cabo do monitor estava conectado na placa mãe, a placa de vídeo não estava sendo usada e eu tinha desativado os drivers dela durante esse tempo.

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16 horas atrás, Hacket213 disse:

PS: Rodei um sfc /scannow e não encontrou nenhum problema também. Eu chequei aqui e minha placa de vídeo só foi reconectada dia 21/02 , então esses BSODs de antes foram quando a placa estava instalada no pc, mas o cabo do monitor estava conectado na placa mãe, a placa de vídeo não estava sendo usada e eu tinha desativado os drivers dela durante esse tempo.

Então porque não removeu a placa de vídeo já que não estava a utilizando?

 

image.png

 

O dump ainda aponta para o driver de DirectX (driver do próprio Windows). Se você não está utilizando sua placa de vídeo, remova-a do seu PC e faça o teste.

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@GabrielLV Eu não havia removido por realmente acreditar que ela só estar conectada na placa-mãe sem usar para vídeo não afetaria em nada. Mas eu já estou usando a placa desde o dia 21, uns 2-3 dias antes de abrir o tópico, e o erro ainda ocorria antes de reconectá-la ao monitor, como pode ver nos minidumps.

Já que o erro aponta para o direct x, não seria interessante eu reinstalá-lo também? Lembrando que o congelamento acontece aleatoriamente, não é específico de quando jogo ou faço algo intensivo com a máquina.

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@Hacket213 Não há como reinstalar o DirectX, ele é nativo no próprio Windows e não possui instalador avulso. O máximo que você pode tentar é ir no Windows Update e verificar se há atualizações.

 

image.png

 

Tente o seguinte, também no Windows Update: Clique em "exibir atualizações opcionais" > Veja ali se existem drivers da Nvidia. Se existirem, instale-os.

image.png

 

 

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@GabrielLV Bem, eu verifiquei atualizações aqui e havia me esquecido que a imagem do windows 10 que havia utilizado para formatar a máquina em Janeiro era da atualização de maio de 2019. No caso eu atualizei para a versão de Outubro/2020 agora, além de todas as atualizações opcionais, tomara que isso tenha resolvido a situação. Continuarei observando por enquanto se ocorrerá novamente.

 

PS: Por causa da atualização pesada, os minidumps e logs de eventos de antes sumiram, mas pra todos os efeitos ainda estão salvos nos links anexados.

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  • 2 semanas depois...

Bem, desde o meu último post, não tive mais nenhum problema, nem mesmo avisos de que o driver parou e se recuperou, então acho que atualizar o windows realmente resolveu algo, quem diria? Depois desse tempo todo acho que dá pra encerrar o tópico já. Obrigado pela ajuda!

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