Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta automática simples


Drivmarcos
Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

1 hora atrás, Drivmarcos disse:

@rmlazzari58 @Renato.88

Olha aqui, acho que vou usar a ideia do BMS 3S, com 3x18650 em serie e tal, ja calculei o gasto pra comprar tudo da china(que eu acho mais barato).

É a melhor opção mesmo. 

1 hora atrás, Drivmarcos disse:

fiz aqui um diagrama do circuito, olhem ai pra ver se ta tudo certo

O amigo @rmlazzari58 é que conhece esses reguladores. 

 

1 hora atrás, Drivmarcos disse:

Ai queria perguntar um negocio: da pra adicionar uma led no circuito pra ligar junto com o solenoide? tipo pra ser indicação de ativação e tal?

Sim, pode. 

Use o led em série com um resistor de no mínimo 1k.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

O resistor fica exclusivo para o led. 

 

Entao fazendo uma correção naquele diagrama do circuito, ficaria assim com o led?

Ou eu posso colocar o led entre o botão e o solenoide?

Uma coisa q eu esqueci de falar é que a fonte de 12v tem 450mA, que é tipo uma plaquinha, tem algum problema?

16143753207454196088385395171170.thumb.jpg.f21aa215002e723d566d7ce1e7a3eba3.jpg

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Entao fazendo uma correção naquele diagrama do circuito, ficaria assim com o led?

Ou eu posso colocar o led entre o botão e o solenoide?

Uma coisa q eu esqueci de falar é que a fonte de 12v tem 450mA, que é tipo uma plaquinha, tem algum problema?

16143753207454196088385395171170.thumb.jpg.f21aa215002e723d566d7ce1e7a3eba3.jpg

 

Para que serve esse LED? Para acender quando você apertar o botão ou passar o imã na porta? Ou para indicar que o circuito pronto para funcionar?

 

Bom... eu tinha entendido que era para indicar que o botão foi pressionado então fiz assim:

 

fechadura.jpg.bce9d610bad8e8fbcf9f72ddca376c8f.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

 

Para que serve esse LED? Para acender quando você apertar o botão ou passar o imã na porta? Ou para indicar que o circuito pronto para funcionar?

 

Bom... eu tinha entendido que era para indicar que o circuito está pronto para funcionar então fiz assim:

 

 

é pra led acender junto com a ativaçao do solenoide, ao fechar o circuito com o botao ou reed switch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Drivmarcos disse:

é pra led acender junto com a ativaçao do solenoide, ao fechar o circuito com o botao ou reed switch.

 

Então o desenho que mandei tá certo.

Atenção às baterias, Marcos. O esquema que postei está igual àquele anterior, que é uma foto. No que você postou os terminais 1 e 2 estão invertidos. Talvez funcione mas eu iria na "receita de bolo".

 

Se você quiser dar uma conferida, eu peguei daqui.

 

30 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Uma coisa q eu esqueci de falar é que a fonte de 12v tem 450mA, que é tipo uma plaquinha, tem algum problema?

Está no limite mínimo. A fechadura usa 420mA.

Agora, para carregar as baterias... até funciona mas se elas estiverem descarregadas via levar um tempão para carregá-las.

 

Não tem problema a não ser que alguém fique lá, o dia inteiro o tempo todo, plec, plec, plec... sem parar.

Mas mesmo nesse caso, acho que o pior que pode acontecer é a fonte esquentar e as baterias levarem mais tempo para carregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

 

Então o desenho que mandei tá certo.

Atenção às baterias, Marcos. O esquema que postei está igual àquele anterior, que é uma foto. No que você postou os terminais 1 e 2 estão invertidos. Talvez funcione mas eu iria na "receita de bolo".

 

Se você quiser dar uma conferida, eu peguei daqui.

 

Está no limite mínimo. A fechadura usa 420mA.

Agora, para carregar as baterias... até funciona mas se elas estiverem descarregadas via levar um tempão para carregá-las.

 

Não tem problema a não ser que alguém fique lá, o dia inteiro o tempo todo, plec, plec, plec... sem parar.

Mas mesmo nesse caso, acho que o pior que pode acontecer é a fonte esquentar e as baterias levarem mais tempo para carregar.

Ata, agora vi o desenho, eu tinha pensado que a led era em serie com o solenoide, mas era em paralelo, ett agora deu pra entender como vai funcionar com o resistor sem afetar o solenoide.

 

Quanto ao desenho que eu fiz, era so uma representação do BMS, n exatamente, ett na hora de de fazer mesmo, coloco nos terminais certos e tal.

 

1.Quanto a fonte, eu tenho uma aqui de 13 a 14v, posso usar ela com um resistor antes do solenoide?

2.E também achei uma fonte 12v 1A no mesmo lugar que ia comprar a de 450mA, ett posso comprar a de 1A mesmo certo? (Ja queria comprar pra n reciclar uma fonte aq em casa e dps precisarem dela, ett comprar uma so pro projeto era melhor na minha opinião)

 

Quanto ao carregamento, trocar a fonte pela de 1A é melhor certo?

E também vou usar um contato deslizante pra que a fechadura so seja energizada quando a porta tiver fechada, porque ai sim haveria necessidade de destrancar a porta. Ai no caso é so deixar a porta aberta quando n quiser trancar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Drivmarcos disse:

1.Quanto a fonte, eu tenho uma aqui de 13 a 14v, posso usar ela com um resistor antes do solenoide?

Pode usar essa mesmo, sem resistor. 

O solenoide é algo meio bruto e não funciona por muito tempo, logo a tensão maior não causa problema. 

 

Mas se não quiser usar essa e comprar outra, tanto faz se é de 450mA ou 1A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Drivmarcos disse:

eu tenho uma aqui de 13 a 14v, posso usar ela

 

58 minutos atrás, Renato.88 disse:

O solenoide é algo meio bruto e não funciona por muito tempo, logo a tensão maior não causa problema. 

 

Já o BMS... no link que eu postei não tem essa especificação, mas em vários anúncios do Aliexpress diz que o carregador precisa fornecer algo entre 12,6v e 13,6v, máximo.

 

Pensando no BMS e nas baterias, quem sabe a fonte de 14v com um diodo em série não seria mais indicada? Resultaria em 13,3v...

 

Quanto à corrente da fonte, pelo que tenho visto, só mexe no tempo que leva para carregar. O gerenciador se encarrega de diminuir ou aumentar tanto a corrente quanto a tensão, da seguinte forma:

 

até a bateria ter 4,2v, a tensão sobe e a corrente fica constante, em 100% do que a fonte fornecer. Depois disso, o BMS fornece 4,2v constantes e vai diminuindo a corrente... 90%, 80%, 70% (do disponível na fonte).

 

03.jpg.8aebec3979b7c1804db0368fbed96810.jpg

 

Tem BMS 3S que trabalha balanceando as baterias ("balanced"), não deixa nenhuma ficar carregada antes que as outras. Outros BMS, que o pessoal chama de "enhanced", carrega cada bateria no mais rápido cada uma puder. Sempre trata cada bateria individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

27 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

 

 

Já o BMS... no link que eu postei não tem essa especificação, mas em vários anúncios do Aliexpress diz que o carregador precisa fornecer algo entre 12,6v e 13,6v, máximo.

 

Pensando no BMS e nas baterias, quem sabe a fonte de 14v com um diodo em série não seria mais indicada? Resultaria em 13,3v...

 

Quanto à corrente da fonte, pelo que tenho visto, só mexe no tempo que leva para carregar. O gerenciador se encarrega de diminuir ou aumentar tanto a corrente quanto a tensão, da seguinte forma:

 

até a bateria ter 4,2v, a tensão sobe e a corrente fica constante, em 100% do que a fonte fornecer. Depois disso, o BMS fornece 4,2v constantes e vai diminuindo a corrente... 90%, 80%, 70% (do disponível na fonte).

 

03.jpg.8aebec3979b7c1804db0368fbed96810.jpg

 

Tem BMS 3S que trabalha balanceando as baterias ("balanced"), não deixa nenhuma ficar carregada antes que as outras. Outros BMS, que o pessoal chama de "enhanced", carrega cada bateria no mais rápido cada uma puder. Sempre trata cada bateria individualmente.

Entao no caso, eu deveria usar a fonte de 13/14v mesmo ett?

Ou devo adicionar o diodo ou coisa assim? Ate porque n sei mt como usar diodos.

 

Refiz o diagrama do circuito com o led e tal e gostaria de saber se agora ta pronto pra funcionar:16143874149765778972807250064924.thumb.jpg.8bcbc5871a54d92bbcb03b32c813134d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Drivmarcos sim, tá certo. 

@Drivmarcos sim, tá certo. 

Perai qual ta certo?

Esse:

56 minutos atrás, Drivmarcos disse:

@Renato.88

Entao no caso, eu deveria usar a fonte de 13/14v mesmo ett?

Ou devo adicionar o diodo ou coisa assim? Ate porque n sei mt como usar diodos.

 

Refiz o diagrama do circuito com o led e tal e gostaria de saber se agora ta pronto pra funcionar:16143874149765778972807250064924.thumb.jpg.8bcbc5871a54d92bbcb03b32c813134d.jpg

Ou esse?

 

19 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pronto.

 

Olha o que eu faria:

 

marcos.jpg.e2598e961a2b91448b7beeb182280204.jpg

 

 

Fonte: 14v

Diodo: 1N4001...1N4007

 

21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pronto.

 

Olha o que eu faria:

 

marcos.jpg.e2598e961a2b91448b7beeb182280204.jpg

 

 

Fonte: 14v

Diodo: 1N4001...1N4007

No caso é usar um desses diodos e o curcuito ta perfeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por último, Marcos, eu poria na ponta do lápis os preços de sites como o Mercado Livre e lojas na Brasil considerando o frete... Se na China custa R$10,00 mais o frete R$25,00 = R$35,00 e leva um mês, mas no Brasil, custa R$25,00 + frete R$10,00 = R$35,00 e chega em 5 dias, eu compraria no Brasil. Até para ajudar o comércio nacional que, por causa da pandemia anda precisando ajuda...

 

Na verdade se Brasil = R$ 40,00 eu compraria no Brasil, mesmo. ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Por último, Marcos, eu poria na ponta do lápis os preços de sites como o Mercado Livre e lojas na Brasil considerando o frete... Se na China custa R$10,00 mais o frete R$25,00 = R$35,00 e leva um mês, mas no Brasil, custa R$25,00 + frete R$10,00 = R$35,00 e chega em 5 dias, eu compraria no Brasil. Até para ajudar o comércio nacional que, por causa da pandemia anda precisando ajuda...

 

Na verdade se Brasil = R$ 40,00 eu compraria no Brasil, mesmo. ;)

 

Mas ai esta o problema, somente o solenoide, sem o frete no mercado livre custa cerca de 50,00

Ja no Aliexpress, o mesmo solenoide com o frete custa 30,00

Isso sem contar o restante, mas tudo o que falta comprar (solenoide e o BMS) na china custa 60 reais com o frete. 

Infelizmente vale mt mais a pena mesmo com o dolar a 5 reais.

 

Ja os dois que faltam no total no mercado livre dá quase o dobro do que vou pagar na china.

Mesmo que leve um mês ainda vale a pena

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...