Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador dando erro "reboot and select proper boot device"


Posts recomendados

Estava baixando um jogo e fui mexer no celular, quando voltei estava aparecendo uma tela preta com a mensagem "reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key".

 

O pc liga, da video e eu consigo entrar na BIOS, mas não inicia

Vi que pode ser algo relacionado ao SSD mas não consigo resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vá no BIOS > Localize a aba "boot" e veja se o seu HD ou SSD está sendo reconhecido, além de alterar a ordem de boot colocando o HD/SSD onde está o Windows em primeiro.

 

image.png

 

PS: O seu setup pode ser diferente deste visto que existem inúmeras versões, mas no geral a localização é a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Vá no BIOS > Localize a aba "boot" e veja se o seu HD ou SSD está sendo reconhecido, além de alterar a ordem de boot colocando o HD/SSD onde está o Windows em primeiro.

 

image.png

 

PS: O seu setup pode ser diferente deste visto que existem inúmeras versões, mas no geral a localização é a mesma.

Acredito que seja esse circulado

20201228_175512.jpg

@GabrielLV a opção "Restore Factory Keys" em Secure Boot pode resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, RodrigoR5 disse:

a opção "Restore Factory Keys" em Secure Boot pode resolver?

Não, essa opção não tem nada a ver com isso.

 

O SSD está sendo reconhecido, mas se o Windows não está iniciando, então talvez algum arquivo tenha corrompido.

 

Você possui uma mídia de instalação do Windows? Se sim, podemos tentar utilizar o modo de reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não, essa opção não tem nada a ver com isso.

 

O SSD está sendo reconhecido, mas se o Windows não está iniciando, então talvez algum arquivo tenha corrompido.

 

Você possui uma mídia de instalação do Windows? Se sim, podemos tentar utilizar o modo de reparo.

Tenho um pendrive, posso colocar o Windows nele.

Provavelmente perdi tudo que tinha no SSD ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, apenas os arquivos do Windows devem ter sido corrompidos.

 

Quando conseguir uma mídia de instalação, faça o seguinte:

Conecte e inicie a mídia de instalação do Windows 10 e siga os procedimentos até chegar na tela de "Instalar Agora", então clique na opção debaixo, "Repair your Computer" (Ou "Reparar Computador" caso esteja em português)


xIoIpUT.png

 

Clique em "Troubleshoot" (Ou "Solucionar problemas" caso esteja em português)


rQOSJaJ.png

 

Selecione "Advanced Options" (Opções Avançadas)


J1vhI9j.png

 

Após isso, selecione "Startup Repair" (ou reparo da inicialização).

Veja se o problema persiste após isso. Se persistir, refaça esse procedimento mas dessa vez vá em "Prompt de comando"

 

R72Ow00.png

 

Após isso, digite os comandos:

bootrec.exe /fixmbr

bootrec.exe /fixboot

bootrec.exe /rebuildbcd

 

Veja se o problema persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, RodrigoR5 disse:

@GabrielLV ok vou tentar

Vi um vídeo de um cara pedindo pra instalar um tal de Ruffus pra isso, é realmente necessário?

Esse software é para a criação de um pendrive bootavel (isso é, gravar o arquivo de instalação no pendrive). Ele é necessário dependendo da forma que você está tentando criar a mídia de instalação.

PS: O software de criação da Microsoft faz isso automaticamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

2 horas atrás, GabrielLV disse:

Não, apenas os arquivos do Windows devem ter sido corrompidos.

 

Quando conseguir uma mídia de instalação, faça o seguinte:

Conecte e inicie a mídia de instalação do Windows 10 e siga os procedimentos até chegar na tela de "Instalar Agora", então clique na opção debaixo, "Repair your Computer" (Ou "Reparar Computador" caso esteja em português)


xIoIpUT.png

 

Clique em "Troubleshoot" (Ou "Solucionar problemas" caso esteja em português)


rQOSJaJ.png

 

Selecione "Advanced Options" (Opções Avançadas)


J1vhI9j.png

 

Após isso, selecione "Startup Repair" (ou reparo da inicialização).

Veja se o problema persiste após isso. Se persistir, refaça esse procedimento mas dessa vez vá em "Prompt de comando"

 

R72Ow00.png

 

Após isso, digite os comandos:

bootrec.exe /fixmbr

bootrec.exe /fixboot

bootrec.exe /rebuildbcd

 

Veja se o problema persiste.

Isso que aparece quando coloco os comandos

20201228_210647.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca tentei esses procedimentos então não sei se vão funcionar da forma que está descrito no site da Microsoft, mas em todo caso, tente executa-los:

 

Citação

 

Se a saída mostrar a instalação do Windows: 0, execute os seguintes comandos:

 

Citação

bcdedit /export c:\bcdbackup

attrib c:\\boot\\bcd -r –s -h

ren c:\\boot\\bcd bcd.old

bootrec /rebuildbcd

Depois de executar o comando, você receberá a seguinte saída:

 

Citação

Scanning all disks for Windows installations. Please wait, since this may take a while ... Successfully scanned Windows installations. Total identified Windows installations: 1 {D}:\Windows Add installation to boot list? Yes/No/All:

Pressione Y e tecle Enter

Tente reiniciar o sistema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode tentar.


Caso queira fazer backup dos seus dados, faça esses procedimentos:

Citação


 

Conecte e inicie a mídia de instalação do Windows 10 e siga os procedimentos até chegar na tela de "Instalar Agora", então clique na opção debaixo, "Repair your Computer" (Ou "Reparar Computador" caso esteja em português)

 

xIoIpUT.png

 

Clique em "Troubleshoot" (Ou "Solucionar problemas" caso esteja em português)

 

rQOSJaJ.png

 

Selecione "Advanced Options" (Opções Avançadas)

 

J1vhI9j.png

 

E selecione "Command Prompt" (Prompt de Comando)

 

R72Ow00.png

 

 

E então digite "diskpart" (sem aspas) e tecle Enter. Tente o seguinte para salvar seus arquivos:

 

No diskpart, digite os seguintes comandos:

 

- List disk

 

Fj4qV14.png

 

 

Irá aparecer o disco referente ao seu HD/SSD

 

- Select disk X (substitua X pelo numero do seu disco)

 

Bpz357z.png

 

 

- List partition (este comando irá exibir as partições desse disco)

 

PxjxYx6.png

 

 

Após isso, você deve selecionar a maior partição ali para reduzi-la, e para isso você deve usar o comando:

 

- Select partition X (substitua X pelo número da maior partição, no meu caso, é a partição 2)

 

VCpNqIW.png

 

 

Após selecionada a maior partição, iremos diminuí-la para formar uma outra partição, para isso usamos o comando:

 

- Shrink 

 

kIiDSG2.png

 

 

Veja que o comando neste caso criou uma nova partição de 9GB (no seu caso ela pode ser maior ou menor), vamos usar esse valor para criar uma nova partição:

 

- Create partition primary

 

Esse comando irá detectar os GB livre e criar uma nova partição

 

- list disk

 

fmbDuvz.png

 

 

Veja que ele criou uma partição 4, com os exatos 9 GB. Após isso, digite os quatro comandos, em sequência:

 

- Select partition X (substitua X pelo número da partição exibido ali)

- format fs=ntfs quick

- assign letter=M (eu usei somente "assign" na imagem abaixo, no seu caso utilize o "assign letter=M")

- active

 

do1XoT6.png

 

 

Após isso, digite exit para sair do diskpart e no prompt de comando, digite "notepad.exe" para abrir o bloco de notas > Vá em arquivo > abrir > este computador

 

VaF1Shs.png

 

 

Você verá ali criada a nova partição que acabamos de fazer com todos esses procedimentos, e a partir dessa tela, mova todos seus arquivos para esta partição, dessa forma estaremos criando um backup.

 

Após mover todos seus arquivos, feche tudo e reinicie o PC, inicie a mídia de instalação novamente e use a opção "instalar agora" ao invés de "reparar seu PC" até chegarmos na tela de particionamento:

 

upIMBzK.png

 

 

Nessa tela, você verá todas as partições do Windows, incluindo aquela que criamos com os procedimentos acima.

 

Dele todas as partições, menos aquela onde estão os seus arquivos, após isso selecione a partição onde deseja instalar o Windows e clique em "novo", siga os procedimentos padrões da instalação e pronto

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV agora fui ver, tem a partição com o tamanho total do SSD e está totalmente livre, devo ter perdido meus dados

@GabrielLV nao tinha muito coisa importante, a única coisa que me doi é 40 horas de cyberpunk perdidas kkkk. Vou instalar o Windows aqui.

Esse problema se deu provavelmente por causa de um erro no Windows ou talvez no meu SSD? Será que eu deveria levar a um técnico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, RodrigoR5 disse:

Esse problema se deu provavelmente por causa de um erro no Windows ou talvez no meu SSD? Será que eu deveria levar a um técnico?

Problema no Windows = Talvez...

Problema no SSD = Vale a pena diagnosticar.

 

1- Seu SSD é da Crucial, certo? Baixe o Crucial Storage Executive Tool > Vá em S.M.A.R.T. > Verifique se está sendo apontado algum erro.

 

2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: 

https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3
Abra-o, selecione seu HD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@GabrielLV Opa, de novo isso me aconteceu, fiz todos aqueles procedimentos e não deu certo, então resolvi fazer o backup pra reinstalação do Windows

Em 28/12/2020 às 21:54, GabrielLV disse:

Pode tentar.


Caso queira fazer backup dos seus dados, faça esses procedimentos:

 

Mas quando seleciono meu SSD no Select disk 0 aparece que o espaço está livre, ignoro, e digito list partition aparece que não há particoes no disco para mostrar, sendo que um tempo atrás fiz uma particao de 8gb pra caso isso acontecesse de novo.

O que devo fazer? Não tenho dados muito importantes, mas já e a segunda vez que isso me acontece, dessa vez eu desliguei o PC pelo gabinete e deu nisso, na primeira aconteceu enquanto eu baixava um jogo, devo tomar mais cuidado ou o problema esta no software ou no SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja tive esse problema em dezembro, enquanto eu baixava um jogo do nada o Windows corrompeu, e parece ser o caso agora

 

 

Fiz todos esse procedimento novamente e não funcionou, tentei fazer o backup mas aparece que meu disco esta livre, digito list partition e aparece que não há particoes sendo que fiz uma de 8gb pra caso isso ocorrese de novo.

1 - E possivel fazer o backup de outra maneira?

2 - O problema está no software, no SSD ou eu que devo tomar mais cuidado em algo?

 

Vou tentar esse método

https://youtu.be/6UcMdBM5Jdc

 

Esse método não funcionou também, não consigo achar a pasta do Windows, acho que perdi tudo mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...