Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

estudar e aprender eletrônica


Posts recomendados

eae galera beleza?

 

bom, eu gosto muito de tecnologia e de inventar coisas, inclusive estou tentando aprender programação e tal.

 mas o que eu mais gosto mesmo é da eletrônica, desde pequeno ja mexo com motores, eletricidade e varias coisas, como criança faz mesmo.

 mas eu ja fui mais alem, tanto que hj ja sei soldar coisas quase perfeitamente, ja faço alguns projetos envolvendo componentes, e ate tenho minhas próprias ferramentas e guardo varios tipos de componentes eletrônicos de aparelhos que desmonto e dessoldo.

tambem ja fiz um curso de eletronica digital( onde aprendi coisas como circuitos e portas lógicas e sistemas numericos),

e tambem aprendi o basico sobre ligações, componentes, tensão, corrente, o basico da eletrônica mesmo.

 

mas ainda tem muita coisa que quero aprender, ja que o meu sonho é construir robôs e tudo mais, mas por exemplo nao sei direito como funciona um transistor e suas "centenas" de variantes, alem de ter muita dificuldade de construir circuitos proprios, mesmo em simuladores( como o tinkercad), que eu tinha visto no curso de eletrônica digital. por isso queria pedir uma ajuda:

 

como eu posso aprender mais coisas sem ter que pagar um curso tecnico ou daqueles cursos caros que tem por ai, ja que nao tenho dinheiro?

tem algum lugar onde posso aprender eletrônica bem legal e tudo mais? e que me ajude com esse sonho?

 

 

valeu e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Quantos anos você tem? E por que não tem interesse em cursos técnicos? Existem muitas instituições públicas que oferecem cursos técnicos gratuitos, de áreas como mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica, etc. Se você estiver no Ensino Fundamental II, pode fazer um destes cursos integrado ao Ensino Médio, se não, pode fazê-los individualmente. Na maioria dos casos, você precisará fazer uma prova ou apenas enviar o seu currículo escolar, mas a concorrência em cursos apenas técnicos geralmente não é tão alta - pode variar de 3 a 15 candidatos por vaga, mais ou menos. Algumas instituições que oferecem cursos técnicos gratuitos são as ETECs, IFSP, Colégios técnicos filiados a universidades, como Cotil (em limeira) e Cotuca (em Campinas), filiados à Unicamp - pode ser que haja algo parecido aí em Minas, e demais colégios específicos de cada região que não são associados a universidades, como a ETECAP aqui na minha cidade.

 

Quando queremos aprender algo a fundo, por mais que estudar por conta ajude, às vezes acaba ficando difícil por conta da complexidade dos assuntos e da dedicação necessária, que é difícil ter sem professores exigindo provas e estudo constante. Fora os colégios técnicos ou cursos superiores, você pode ver cursos na internet, mas se seu sonho é "construir robôs", é melhor ingressar na vida acadêmica o quanto antes (na minha opinião). E a robótica é uma área mais associada à engenharia mecatrônica/ engenharia de controle e automação. Isso não significa que você não possa trabalhar com robôs sendo engenheiro eletrônico, mas não vai ser uma área de foco no seu curso.

 

Vale dizer também que robô é um termo que engloba quase qualquer tipo de atuador robótico (braço mecânico com eixos de rotação), que são utilizados principalmente em indústrias, mas também podem estar presentes em aplicações de interação humana. Então robôs não são necessariamente aquela coisa de filmes, mesmo que haja algumas aplicações que se assemelham a este estereótipo, como isso aqui.

 

Outra coisa válida é participar de experiências práticas como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), na qual você precisa construir um robô-carrinho com a ajuda de um microcontrolador (um exemplo é o arduino), porém precisa estar em uma escola (ensino fundamental, médio ou técnico) ou cursinho e ter até 19 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Acvale7 disse:

Boa tarde. Quantos anos você tem? E por que não tem interesse em cursos técnicos? Existem muitas instituições públicas que oferecem cursos técnicos gratuitos, de áreas como mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica, etc. Se você estiver no Ensino Fundamental II, pode fazer um destes cursos integrado ao Ensino Médio, se não, pode fazê-los individualmente. Na maioria dos casos, você precisará fazer uma prova ou apenas enviar o seu currículo escolar, mas a concorrência em cursos apenas técnicos geralmente não é tão alta - pode variar de 3 a 15 candidatos por vaga, mais ou menos. Algumas instituições que oferecem cursos técnicos gratuitos são as ETECs, IFSP, Colégios técnicos filiados a universidades, como Cotil (em limeira) e Cotuca (em Campinas), filiados à Unicamp - pode ser que haja algo parecido aí em Minas, e demais colégios específicos de cada região que não são associados a universidades, como a ETECAP aqui na minha cidade.

 

Quando queremos aprender algo a fundo, por mais que estudar por conta ajude, às vezes acaba ficando difícil por conta da complexidade dos assuntos e da dedicação necessária, que é difícil ter sem professores exigindo provas e estudo constante. Fora os colégios técnicos ou cursos superiores, você pode ver cursos na internet, mas se seu sonho é "construir robôs", é melhor ingressar na vida acadêmica o quanto antes (na minha opinião). E a robótica é uma área mais associada à engenharia mecatrônica/ engenharia de controle e automação. Isso não significa que você não possa trabalhar com robôs sendo engenheiro eletrônico, mas não vai ser uma área de foco no seu curso.

 

Vale dizer também que robô é um termo que engloba quase qualquer tipo de atuador robótico (braço mecânico com eixos de rotação), que são utilizados principalmente em indústrias, mas também podem estar presentes em aplicações de interação humana. Então robôs não são necessariamente aquela coisa de filmes, mesmo que haja algumas aplicações que se assemelham a este estereótipo, como isso aqui.

 

Outra coisa válida é participar de experiências práticas como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), na qual você precisa construir um robô-carrinho com a ajuda de um microcontrolador (um exemplo é o arduino), porém precisa estar em uma escola (ensino fundamental, médio ou técnico) ou cursinho e ter até 19 anos

Eu tenho 18 anos e sim tenho interesse em um curso técnico, mas pra mim no momento, quaisquer um desses cursos técnicos são mt caros e tudo mais.

Tanto que ja tentei, antes de fazer meu ensino médio, entrar no Instituto Federal (ifmg) onde tinha a materia de eletroeletrônica técnica, mas n consegui entrar na época.

 

também ja estudei sobre os termos que estão inclusos na palavra robô, tanto que eu mesmo gosto de pensar em algumas automações envolvendo arduino e tal.

 

Inclusive quero entrar na faculdade de Engenharia mecâtronica, mas desde muito antes ja me interessava por eletrônica e ainda quero aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...