Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

polarização tomada eletrica inversao


Posts recomendados

na tommada da parede da minha casa eu vejo que o fase e o neutro estão invertidos e pergunto se isso vai causar danos aos aparelhos eletronicos q sao usados nessa tomada, quando na tomada o pino terra esta para cima o fase esta a a esquerda e o neutro a direita e quando o pino terra esta para baixo é o contrario ou seja neutro esquerda e fase a direita, isso vai trazer danos? eu tambem uso filtro de linha upsai fht 1200 220v

 

2.png

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrojogos não traz danos, é normal, porque todo equipamento tem uma entrada de energia e outra de retorno da energia de fuga (que seria o neutro), tanto faz qual lado ligar a tomada, importante que um dos terminais esteja energizado, lembrando que o terra é importante mas tem que conferir se o medidor esta aterrado, se não não adianta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu achei isso muito estranho ja tava pensando em procurar eletricista para deixar tudo igual ao da imagem, essa inversao vai prejudicar a proteção do filtro de linha upsai fht 1200 220v q possui varistor?

 

é possivel eu saber onde esta o fase em todas as tomadas usando um multimetro digital? eu nao tenho chave teste

 

é possivel saber se o aterramento do meu quarto esta funcionando usando o multimetro digital? tem haste e tudo ja instalado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, retrojogos disse:

é possivel eu saber onde esta o fase em todas as tomadas usando um multimetro digital?

Sim. Coloque na escala de Vac, encoste uma ponteira na parede ou chão e a outra no furo da tomada. O neutro vai dar zero V e a fase algumas dezenas de V.  Como já ...

6 minutos atrás, retrojogos disse:

tem haste e tudo ja instalado

... provavelmente o terra já está ligado no centro. Neste caso ao invés da parede, coloque a ponta no terra (furo central) também vale.

 

6 minutos atrás, retrojogos disse:

procurar eletricista para deixar tudo igual ao da imagem

Se tiver a oportunidade, inverta sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu nao fizer essa inversao novamente na tomada da parede com eletricista vai reduzir a vida util dos aparelhos e do filtro de linha e também vai acabar com a proteção de varistores q o filtro proporciona?

 

 o meu filtro de linha upsai fht 1200 tem uma especie de luz dentro do interruptor nao sei se é neon ou led vai de um tempo para cá essa luz começou a piscar sem parar, isso é problema no circuitro do filtro e das tomadas dele? como testar com multimetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o multimetro digital é possivel eu testar se o aterramento esta funcionando ok? ele esta instalado aqui tem a haste nova mas o pc ta dando choque junto com o filtro de linha

 

é possivel testar a tomada da parede para saber se nelanao tem curto e mau contato tudo isso usando o multimetro digital?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...