Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Há como aumentar o uso da placa de vídeo em comparação ao processador?


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Ontem peguei a 1660 super tuf3, muito boa, porém, meu monitor é apenas 900p, e como muitos sabem, quanto menor a resolução, maior o uso do processador e menor uso da placa de vídeo

 

Por enquanto não tenho absolutamente nenhum dinheiro para comprar um monitor (vou tentar vender minha 1050TI antiga + meu monitor atual, vou conseguir uns 1100 com eles dois, mas não é pra agora)

 

Minha pergunta é: existe alguma forma de meio que aumentar o uso da placa de vídeo em comparação ao processador sem precisar aumentar resolução?

 

CSGO que usa mais processador por exemplo, tem uso de 50 a 85% de processador, enquanto a placa de vídeo está entre 30 a 55% (eu uso i5 9400F, ele não limita a 1660 super)

 

No GTA 5 e jogos mais pesados ele fica normal, processador de 50 a 80% de uso enquanto placa de vídeo de 95 a 100% normalmente, é o que desejo nesses jogos mais leves

 

CSGO como usa mais processador, ele acaba subindo pra 71 graus meu processador (o que não é um problema, claro), mas a placa de vídeo fica na casa dos 54 a 61 graus, queria pelo menos equilibrasse e ambos ficassem equilibrados em uso, assim sendo, equilibrando em temperatura

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@joaowars776 Aumentando a resolução ou aumentando os gráficos, textura, etc.

Existe um recurso da placa de vídeo de emular uma resolução maior (DSR nas placas nVidia). 

https://www.tecmundo.com.br/nvidia/65402-dsr-ativar-tecnologia-nvidia-leva-imagens-4k-telas-full-hd.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre É mais pra equilibrar uso de placa e processador, testei o DSR do painel da nvidia (botei 1.40x) e de 71 graus foi pra 63 e o uso da placa de vídeo aumentou consideravelmente enquanto uso do processador diminuiu pelo fato de ter caído 8 graus, era basicamente isso que eu queria, e sobre queda de FPS, no A.C Odyssey processador não saia dos 100% e placa entre 60/85% de uso, o que é diferente em vídeos que as pessoas tem 1080p

 

Inclusive processador diminuiu pela primeira vez no Odyssey quando botei os gráficos no máximo possível, mas foi só 10%, no caso 90%/95%, creio que não preciso mais de ajuda, a questão mesmo era que, mesmo 71 graus sendo pouco eu diria, 63 já melhorou, placa de vídeo nem aumentou temperatura, continua abaixo de 61 graus

@Math.Pi no momento que cliquei em responder apareceu sua resposta haha, já ativei isso a uns minutos atrás e realmente melhorou 8 graus no processador, sem aumentar temperatura da placa de vídeo, CSGO é um jogo leve afinal, usa mais processamento, mas isso resolveu pra mim, é temporário até eu comprar um monitor FHD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, joaowars776 disse:

e como muitos sabem, quanto menor a resolução, maior o uso do processador e menor uso da placa de vídeo

não necessariamente, ele nao vai usar mais processador só por estar usando menos vga... o uso do processador continua sendo o mesmo em resoluções menores, podendo até ser menor.

 

ao meu ver, enquanto o cpu não chega a 100 o sistema ta bom, se chegar a 110 só fica ruim se projudicar o desmepenho do game.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Eu falei isso baseado no que vi na internet e experimentei mesmo, PC idêntico, porém, refrigeração inferior ao meu, mas monitor com resolução se não me engano 1440p, processador não passava de 55 graus, o uso de % não estou lembrado, mas eu baseio uso com temperatura digamos assim, e no meu caso tava maior, enquanto que esse PC idêntico, o uso da placa de vídeo estava chegando a 68 no máximo, acima do meu, diminuiu demais o do processador e aumentou minimamente o da placa de vídeo em comparação ao meu, mas já resolvi o caso, usando DSR citado acima já resolveu esse problema, já é suficiente até eu comprar um novo monitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Eder Neumann disse:

não necessariamente, ele nao vai usar mais processador só por estar usando menos vga... o uso do processador continua sendo o mesmo em resoluções menores, podendo até ser menor.

Na verdade, quando você diminui os gráficos, os FPS tendem a aumentar. E isso demanda mais do processador. Improvável o uso do processador diminuir nesse caso, a não ser que o jogo não precise mesmo, talvez por ser muito leve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...