Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de montar um Pc de até R$ 4.000,00


Posts recomendados

Bom dia / boa tarde / boa noite rs.

Galera preciso de uma ajuda, gostaria de montar um pc para estudo / games de até R$ 4.000,00, incluindo monitor e teclado/mouse.

Não precisa rodar jogos muito tops, só gostaria de rodar um fifa ou PES talvez, um gta v no low, alguns jogos antigos e por ai... só gostaria mesmo de um PC rápido.

Sou beeem leigo no assunto e cai de paraquedas no fórum pesquisando sobre o processador Ryzen 5 3400G.

Ai vai uma dúvida, consigo montar um pc pra rodar tudo que falei acima usando um Ryzen 5 3400G ou o Ryzen 3 3200G sem placa de vídeo?

Gostaria de algumas dicas por que como já disse meu conhecimento em PC é bem básico, será meu primeiro PC rs.

Já agradeço a todos desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:

Olá! Você pretende parcelar ou pagar à vista? A quantia inclui fretes? Vai precisar de algum periférico para o áudio (fone ou caixa de som)?

Fone eu tenho porém gostaria de uma caixa de som e uma webcam para as vídeo aulas. E sim, tenho até R$ 4.000,00 incluindo o frete rs. Pagamento a vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, vxalmeida disse:

Olá! Pagamento a vista. 😁


Legal, então acho melhor comprar peça por peça. Mas antes de recomendar uma configuração, vou dar umas dicas gerais, já que você é novato.

- Para melhor aproveitamento do gráfico integrado do processador, caso opte pelo 3200G ou 3400G, opte pela compra de dois pentes de RAM, mesmo que sejam dois de 4 Gb. Em dual channel, a performance em jogos melhora de 30% a 50% nos Ryzen com gráfico integrado. O ideal é comprar dois pentes de 8 Gb, totalizando 16 Gb, já que você terá de "emprestar" RAM do sistema pro chip gráfico do processador.

- Se quer um PC rápido, você precisa de um SSD. O tamanho vai de você. Eu, por exemplo, como não trabalho com arquivos grandes nem jogo jogos muito pesados, consigo me virar com um SSD de 500 Gb há mais de um ano. Se você quer mais espaço, o recomendável é comprar um SSD de 240 Gb para o sistema operacional e aplicativos e jogos mais usados + HD de pelo menos 1 Tb. Se quiser chutar o pau da barraca e pegar um SSD maior, tem os de 1 Tb também, mas não sei como tá o custo benefício deles ultimamente.

- Não economize tanto na fonte, nem compre algo superdimensionado. Sem placa de vídeo, seu sistema vai consumir menos de 200 W, então não vá comprar fonte de 600 W ou mais. Mas priorize a qualidade, pois é o componente mais importante para a saúde do PC. O fórum aqui tá cheio de recomendações, só comprar uma das mais elogiadas pelo pessoal mais experiente. O @KairanDpode te dar dicas boas.


- Opte por gabinetes que tenham o compartimento da fonte na parte inferior. Escolha também um com bom espaço interno pra organizar cabos e com a dianteira em mash - com furos - para ter um fluxo melhor de ar e seus componentes não esquentarem.  Se o gabinete tiver uma ventoinha na traseira, compre mais uma ou duas para a parte da frente e de cima (se tiver espaço). Se não, compre duas ou três ventoinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel_Caldeira disse:


Legal, então acho melhor comprar peça por peça. Mas antes de recomendar uma configuração, vou dar umas dicas gerais, já que você é novato.

- Para melhor aproveitamento do gráfico integrado do processador, caso opte pelo 3200G ou 3400G, opte pela compra de dois pentes de RAM, mesmo que sejam dois de 4 Gb. Em dual channel, a performance em jogos melhora de 30% a 50% nos Ryzen com gráfico integrado. O ideal é comprar dois pentes de 8 Gb, totalizando 16 Gb, já que você terá de "emprestar" RAM do sistema pro chip gráfico do processador.

- Se quer um PC rápido, você precisa de um SSD. O tamanho vai de você. Eu, por exemplo, como não trabalho com arquivos grandes nem jogo jogos muito pesados, consigo me virar com um SSD de 500 Gb há mais de um ano. Se você quer mais espaço, o recomendável é comprar um SSD de 240 Gb para o sistema operacional e aplicativos e jogos mais usados + HD de pelo menos 1 Tb. Se quiser chutar o pau da barraca e pegar um SSD maior, tem os de 1 Tb também, mas não sei como tá o custo benefício deles ultimamente.

- Não economize tanto na fonte, nem compre algo superdimensionado. Sem placa de vídeo, seu sistema vai consumir menos de 200 W, então não vá comprar fonte de 600 W ou mais. Mas priorize a qualidade, pois é o componente mais importante para a saúde do PC. O fórum aqui tá cheio de recomendações, só comprar uma das mais elogiadas pelo pessoal mais experiente. O @KairanDpode te dar dicas boas.


- Opte por gabinetes que tenham o compartimento da fonte na parte inferior. Escolha também um com bom espaço interno pra organizar cabos e com a dianteira em mash - com furos - para ter um fluxo melhor de ar e seus componentes não esquentarem.  Se o gabinete tiver uma ventoinha na traseira, compre mais uma ou duas para a parte da frente e de cima (se tiver espaço). Se não, compre duas ou três ventoinhas.

Caraca mano! Obrigado pelos toques. 

Eu tinha umas duvidas sobre ssd mesmo, se vale a pena mesmo e tal.

Você recomenda alguma loja? E é difícil montar sozinho um PC? Ah e em questão de placa-mãe, como eu sei que placa-mãe aguenta um futuro upgrade? Queria na frente comprar uma placa de video para rodar jogos pesados. Obrigado!

1 hora atrás, Luiz Felipe Moreira disse:

eu tenho um 3200G e ***** esse processador jogo tudo que tenho vontade  ale de ter um custo beneficio incrivel , mas primeiro voce precisa ver quais jogos você vai jogar em que qualidade e resoluçao ?

Sério?? Entre ele e um i5 9° geração ou 10° ele é melhor? Estava vendo sobre eles também. E sobre jogos eu amo jogos de futebol, queria rodar se possível PES, fifa e FM. Se der pra rodar um gta IV ou o V ficaria massa tb! porém se não der tudo bem, queria um PC base pra fazer upgrades dps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, vxalmeida disse:

Sério?? Entre ele e um i5 9° geração ou 10° ele é melhor? 

 

Não, o Ryzen 3200 G não é melhor que um i5 10ª geração (i5 de 9ª não compensa, custa ~85% do 10ª).

 

Porém como você precisa de incluir micro e monitor, teclado e mouse num orçamento de R$ 4.000,00 precisa de abrir mão de uma VGA dedicada, pois estão com preços super inflacionados, e mesmo uma GTX 1650 - que é abaixo do desejável, esta custando uns R$ 1.400,00 -  hoje, segunda pode estar mais caro.

 

O Ryzen 3200G que é uma APU (CPU+VGA) é uma opção de compromisso - R$ 830,00 na Pichau. 

 

Pesquise os preços individualmente, evite os configuradores das lojas, como da Pichau, pois trabalham com preços maiores do que o que você paga avulso.

 

Se for comprar alguma coisa na Pichau pegue o gabinete Pichau Aigo Darkflash, é ATX com fonte embaixo e lateral de vidro "gamer" - R$ 200,00. Não é dos mais bonitos - "belezura" tem preço,:P mas ajuda a manter o orçamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, 1lokos disse:

 

Não, o Ryzen 3200 G não é melhor que um i5 10ª geração (i5 de 9ª não compensa, custa ~85% do 10ª).

 

Porém como você precisa de incluir micro e monitor, teclado e mouse num orçamento de R$ 4.000,00 precisa de abrir mão de uma VGA dedicada, pois estão com preços super inflacionados, e mesmo uma GTX 1650 - que é abaixo do desejável, esta custando uns R$ 1.400,00 -  hoje, segunda pode estar mais caro.

 

O Ryzen 3200G que é uma APU (CPU+VGA) é uma opção de compromisso - R$ 830,00 na Pichau. 

 

Pesquise os preços individualmente, evite os configuradores das lojas, como da Pichau, pois trabalham com preços maiores do que o que você paga avulso.

 

Se for comprar alguma coisa na Pichau pegue o gabinete Pichau Aigo Darkflash, é ATX com fonte embaixo e lateral de vidro "gamer" - R$ 200,00. Não é dos mais bonitos - "belezura" tem preço,:P mas ajuda a manter o orçamento. 

Vou dar uma olhada na Pichau! Valeu irmão.

Montar um PC em casa sozinho não é difícil??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, vxalmeida disse:

Você recomenda alguma loja? E é difícil montar sozinho um PC? Ah e em questão de placa-mãe, como eu sei que placa-mãe aguenta um futuro upgrade? Queria na frente comprar uma placa de video para rodar jogos pesados. Obrigado!

 

Lojas pra comprar os componentes do PC são Pichau, Terabyte e Kabum. Pros periféricos, qualquer varejista vale.

 

Qualquer placa-mãe tem suporte à placas de vídeo, não esquenta. A qualidade da placa-mãe fica a cargo das suas preferências e do processador que quer usar. Se projeta um upgrade de CPU no futuro, vale olhar para as B450 ou B550 com dissipador no VRM. Se pretende ficar com o 3200G ou 3400G por muito tempo, pode pegar uma A320 basicona.

 

Não é difícil montar PC hoje em dia, não. So é necessário cuidado, paciência e seguir algum tutorial confiável.

18 horas atrás, vxalmeida disse:

Entre ele e um i5 9° geração ou 10° ele é melhor

 

Em processamento bruto, os dois i5 são melhores. Só que eles não tem gráfico integrado, e quando tem é bem pior do que a APU dos Ryzen.

 

Um i5 10400f valeria a pena se você fosse comprar uma placa de vídeo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Gabriel_Caldeira disse:

 

Lojas pra comprar os componentes do PC são Pichau, Terabyte e Kabum. Pros periféricos, qualquer varejista vale.

 

Qualquer placa-mãe tem suporte à placas de vídeo, não esquenta. A qualidade da placa-mãe fica a cargo das suas preferências e do processador que quer usar. Se projeta um upgrade de CPU no futuro, vale olhar para as B450 ou B550 com dissipador no VRM. Se pretende ficar com o 3200G ou 3400G por muito tempo, pode pegar uma A320 basicona.

 

Não é difícil montar PC hoje em dia, não. So é necessário cuidado, paciência e seguir algum tutorial confiável.

 

Em processamento bruto, os dois i5 são melhores. Só que eles não tem gráfico integrado, e quando tem é bem pior do que a APU dos Ryzen.

 

Um i5 10400f valeria a pena se você fosse comprar uma placa de vídeo de cara.

Primeiramente obrigado pelos conselho, montei 1 na terabyte com as dicas que me deram, porém não comprei ainda kk posso mandar as peças que escolhi pra vocês me darem uma força e ver se fiz correto?

E pesquisando por ai encontrei vídeos no YouTube com um tal processador xeon e5 2620 v3.. conhecem ele? Sabem se ele é tão bom quanto dizem? E se é bom porque custa só 150,00 reais? Kkk.

A e outra dúvida, como eu sei qual cooler é suficiente para meu PC?

E vi que os preços estão elevados de peças também, PC já montado/usado ou peças usadas são uma furada?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, vxalmeida disse:

posso mandar as peças que escolhi pra vocês me darem uma força e ver se fiz correto?

 

Claro, manda aí.

 

24 minutos atrás, vxalmeida disse:

E pesquisando por ai encontrei vídeos no YouTube com um tal processador xeon e5 2620 v3.. conhecem ele? Sabem se ele é tão bom quanto dizem? E se é bom porque custa só 150,00 reais?

 

É um bom processador, sim, ele custa barato porque vem da China pelo Ali Express e marketplaces similares. É de uma plataforma morta, ou seja, sem muita opção de fazer uogrades, e você teria que esperar meses pra chegar. E tem a possibilidade de ser taxado.

 

26 minutos atrás, vxalmeida disse:

A e outra dúvida, como eu sei qual cooler é suficiente para meu PC?

 

Tem que olhar o TDP do processador, e ver em testes quantos graus ele costuma atingir. Como você não vai comprar nada muito potente, fique tranquilo quanto a isso. O cooler que vem na caixa do processador é suficiente.

 

28 minutos atrás, vxalmeida disse:

PC já montado/usado ou peças usadas são uma furada?

 

Não necessariamente, mas tem que ser experiente pra saber o que é uma boa e uma má oferta de usado. No geral, processador e memória RAM parece ser seguro de comprar usado, GPU depende do uso que foi feito dela (mineradores de criptomoeda às vezes desgastam muito a placa, por exemplo). Gabinete pode ser também, já que não tem nada muito frágil nele. O resto eu não recomendo ir de usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel_Caldeira disse:

 

Claro, manda aí.

 

 

É um bom processador, sim, ele custa barato porque vem da China pelo Ali Express e marketplaces similares. É de uma plataforma morta, ou seja, sem muita opção de fazer uogrades, e você teria que esperar meses pra chegar. E tem a possibilidade de ser taxado.

 

 

Tem que olhar o TDP do processador, e ver em testes quantos graus ele costuma atingir. Como você não vai comprar nada muito potente, fique tranquilo quanto a isso. O cooler que vem na caixa do processador é suficiente.

 

 

Não necessariamente, mas tem que ser experiente pra saber o que é uma boa e uma má oferta de usado. No geral, processador e memória RAM parece ser seguro de comprar usado, GPU depende do uso que foi feito dela (mineradores de criptomoeda às vezes desgastam muito a placa, por exemplo). Gabinete pode ser também, já que não tem nada muito frágil nele. O resto eu não recomendo ir de usado.

Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo) 4/4 C/Cooler AM4 C/ Video - R$ 849,00

placa-mãe Colorful Battle-AX B450M-HD V14 AMD AM4 mATX DDR4 - R$ 479,00

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 2666MHZ, MD4U0826190BHKS - R$ 284,99 (pegaria duas para fazer dual chanel = R$ 570,00)

SSD 240GB, Sata III, Leitura 535MBs e Gravação 500MBs - R$ 247,95

Fonte SuperFrame, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, SF-B500FL - R$ 312,33

Total = R$ 2.458,95  (todo montado na Terabyte peça por peça, não é aqueles pré montados pela loja)
Achei uma HD na olx de 1TB na olx da sata III WD blue por R$ 180,00 porém tenho duvida se vale a pena juntar ele com o SSD.
Fiz esse valor de 2.5k para sobrar para o gabinete, mouse+teclado, monitor e a mesa para o PC. Só para garantir.

Uma dúvida meio besta kkk, os pcs na Terabyte ou lojas similares vem com Windows instalado? Se não vem como eu instalo ele assim que ele chegar?
Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, vxalmeida disse:

placa-mãe Colorful Battle-AX B450M-HD V14 AMD AM4 mATX DDR4 - R$ 479,00


Essa placa não tem boa reputação... aliás, qualquer placa dessa marca. BIOS ruim e péssimo sistema de proteção contra superaquecimento. Vale gastar um pouco mais pra pegar pelo menos uma B450 GT3 da Biostar, que tem seus problemas também, como dificuldade de fazer overclock em memória RAM, mas dá pro gasto.

 

 

16 minutos atrás, vxalmeida disse:

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 2666MHZ


Dá pra você pegar de uma marca mais conhecida e com velocidades maiores sem pagar muito mais. Sugestão

 

 

17 minutos atrás, vxalmeida disse:

SSD 240GB, Sata III, Leitura 535MBs e Gravação 500MBs


Qual SSD?

 

 

17 minutos atrás, vxalmeida disse:

Fonte SuperFrame


Não conheço a marca e você não especificou o modelo. Parece ser bomba. Você pegou recomendação daqui?

 

 

19 minutos atrás, vxalmeida disse:

Achei uma HD na olx de 1TB na olx da sata III WD blue por R$ 180,00


Não compre HD usado, a menos que saiba quanto de leitura e escrita ele já realizou e tenha detalhes da saúde do disco. Por realizar um processo físico de leitura de disco, HD tem um tempo de vida útil relativamente curto. Comprar usado é o famoso "barato que sai caro".
 

 

20 minutos atrás, vxalmeida disse:

Uma dúvida meio besta kkk, os pcs na Terabyte ou lojas similares vem com Windows instalado?


Vem com uma versão de teste por tempo limitado. Você teria que comprá-lo ou usar a versão gratuita (que tem suporte da Microsoft, não é nada pirata ou algo assim). Tem vários tutoriais na internet ensinando como instalar e tudo que você precisa é de um pen-drive e um outro computador para baixar o sistema operacional.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2021 às 11:37, vxalmeida disse:

Montar um PC em casa sozinho não é difícil??

 

Em 27/02/2021 às 12:56, Gabriel_Caldeira disse:

Não é difícil montar PC hoje em dia, não. So é necessário cuidado, paciência e seguir algum tutorial confiável.

 

Sábado, eu e um amigo fomos montar nosso Pc, foi um pouquinho complicado porque foi o primeiro mas quando fomos montar o segundo PC, não foi 30' enquanto o meu chegou próxima a 90'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...